Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Macabra

Todos os filmes e séries da Família Addams (até o momento)

Família criada por Charles Addams é sucesso na telona e na telinha

25/11/2021

A família mais sinistra da sua infância chegou à DarkSide® Books. Família Addams: Retrato de Família é uma edição indispensável para os fãs de Gomez, Mortícia, Vandinha, Feioso, Tropeço, Tio Chico, Mãozinha e companhia. O livro reúne itens do arquivo do criador Charles Addams desde os cartuns da New Yorker.

LEIA TAMBÉM: 5 CASAIS APAIXONANTEMENTE MACABROS DOS FILMES DE TERROR

Sim, antes de ser um sucesso da TV e do cinema os Addams figuravam em ilustrações que desafiavam os padrões da “família perfeita” da época. Mas foi com a série dos anos 1960 que a família se tornou um sucesso que atravessa décadas, com lugar cativo nas produções audiovisuais.

A Macabra reuniu todos os filmes e séries já produzidos sobre a Família Addams. Será que você já assistiu a todos?

1. Série: A Família Addams (1964-1966)

Créditos: Getty Images

A ABC foi a primeira rede de TV a dar vida aos curiosos personagens da Família Addams. A série durou apenas duas temporadas, mas se eternizou no imaginário popular. O programa era uma sitcom familiar nos moldes dos Addams, ou seja, com tons muito mais sinistros. A diversão era justamente ver como os valores dos Addams conflitavam com o que era considerado “normal”.

2. Episódio: “Scooby-Doo e a Família Addams” (1972)

O retorno à TV veio seis anos após o fim da série com uma participação especial nos desenhos de Scooby-Doo. Neste episódio, Scooby e seus amigos caem em uma armadilha trabalhando como babás de Vandinha e Feioso, para que Gomez e Mortícia possam sair em uma segunda lua de mel. Os problemas começam para Scooby e Salsicha quando Vandinha desaparece da mansão gótica dos Addams.

3. Especial de TV: The Addams Family Fun House (1973)

Apesar de nunca ter passado de um piloto, este especial ainda é considerado uma tentativa infame pelos fãs. O projeto pretendia transformar as crônicas da Família Addams em uma espécie de musical e show de variedades. Uma nova geração de atores foi escalada, mas o projeto nunca chegou a ir pra frente.

4. Série de animação: A Família Addams (1973)

Créditos: Hanna-Barbera

Graças ao sucesso da participação especial no episódio de Scooby-Doo, a Hanna-Barbera deu aos Addams uma série de animação para chamar de sua. O desenho teve apenas uma temporada, em que a Família embarcou em uma viagem através do país. Curiosidade: uma Jodie Foster de 11 anos de idade dublou Feioso.

5. Especial de TV: Halloween com a Nova Família Addams (1977)

A NBC fez um tributo à série de TV dos anos 1960 com este especial de Halloween. O telefilme reuniu boa parte do elenco original, incluindo John Astin e Carolyn Jones. Na trama, Gomez e Mortícia são os alvos de um grupo de bandidos ao mesmo tempo em que Gomez tem uma disputa com seu irmão Pancho.

6. Filme: A Família Addams (1991)

Créditos: © 1991 Paramount Pictures

A família sinistra entrou com tudo nos anos 1990 graças ao filme de Barry Sonnenfeld que marcou a infância de muita gente. Adaptado para audiências mais modernas, o elenco inclui nomes de peso, como Anjelica Houston, Christopher Lloyd e Christina Ricci. A história envolve um agiota que pretende tomar posse dos bens dos Addams.

LEIA TAMBÉM: 13 MULHERES ICÔNICAS NO CINEMA DE HORROR

7. Série de animação: A Família Addams (1992-1993)

Créditos: Hanna-Barbera

Se você era criança nos anos 1990 provavelmente se lembrará desta série que acabou embarcando no sucesso do filme. Tanto nos Estados Unidos como no Brasil os episódios eram transmitidos junto com a programação de desenhos aos sábados de manhã – aqui a transmissão era do SBT. A animação seguia bem a fórmula das sitcoms familiares e durou duas temporadas.

8. Filme: A Família Addams 2 (1993)

O sucesso do primeiro filme foi tão grande que o estúdio não perdeu tempo em produzir uma sequência, mantendo o diretor Barry Sonnenfeld e o elenco principal. Na continuação da história, Mortícia e Gomez têm um bebê e contratam uma babá chamada Debbie, que na verdade está querendo dar um golpe no Tio Chico. Ela envia Vandinha e Feioso a um acampamento de férias, o que rende algumas das melhores cenas do longa.

9. Telefilme: O Retorno da Família Addams (1998)

Filmado originalmente como um piloto para uma nova série de TV, a produção acabou se tornando um telefilme, com direito a Tim Curry no papel de Gomez e Daryl Hannah como Mortícia. O projeto não decolou porque o diretor queria fazer uma comédia de humor ácido, enquanto o estúdio defendia um conteúdo voltado ao público infantil. 

10. Série: A Nova Família Addams (1998-1999)

Créditos: © 1998 Shavick Entertainment

Resultado de uma colaboração entre estúdios dos Estados Unidos e do Canadá, esta série ressuscitou o projeto naufragado do filme de 1998. Também feito no formato de sitcom, a produção rendeu 65 episódios, mas foi cancelada após a primeira temporada. Curiosidade: John Astin, que interpretou Gomez na série dos anos 1960, atua nesta série no papel de Vovô Addams.

11. Filme de animação: A Família Addams (2019)

Créditos: Universal Pictures

A Universal Pictures, famosa por seus monstros clássicos, é a responsável por apresentar os Addams à nova geração de crianças. A animação por computação foi sucesso de bilheteria e, assim como o filme de 1991, também apostou em um elenco estrelado, com Charlize Theron, Oscar Isaac, Bette Midler, Allison Janney e Snoop Dog (!). 

12. Filme de animação: A Família Addams 2: Pé na Estrada (2021)

Créditos: Universal Pictures

A continuação da animação de 2019 repete o elenco principal do primeiro filme, com a adição do comediante Bill Hader. A trama resgata a história da primeira série de animação da Família, em que eles embarcam em uma viagem pelo país.

13. Série: Wandinha (2022)

A primogênita dos Addams ganhou uma série para chamar de sua na Netflix, com produção de Tim Burton, cineasta que ajudou a definir o imaginário fantástico de crianças trevosas nas últimas décadas. Na série Wandinha a protagonista, interpretada por Jenna Ortega, é uma adolescente que precisa desvendar um mistério, ao mesmo tempo em que deve se adaptar à sua nova escola, a Academia Nunca Mais, após ter sido expulsa da última por ter soltado piranhas na piscina.

Vandinha Addams
Divulgação/Netflix

LEIA TAMBÉM: 8 FILMES PARA CRIANÇAS SEM MEDO

Sobre Macabra

Avatar photoMacabra Filmes é a fazenda do terror. Compartilhamos o horror e a beleza, a vida e a morte. Brindamos com sangue as alegrias de existir. Cultivamos o primeiro suspiro, o abrir de olhos, o frio na espinha, o grito na montanha russa, o crepúsculo e a eterna escuridão. Para nós, o medo é natural — e a vida, um presente sobrenatural. É puro terror. 100% macabra.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Ano das Bruxas + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide
DarkloveLivros

4 Livros para se encantar pela narrativa de Catherine Ryan Hyde

Encontros improváveis e relações humanas repletas de camadas são marcas registradas...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Medicina Macabra 4, por Arnold van de Laar

Somos seres curiosos por natureza. Embarque conosco no quarto volume da coleção...

Por DarkSide