Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Séries

Vem aí o Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro

Saiba tudo sobre a nova série da Netflix

01/09/2022

Ninguém é mais eficaz em encontrar a beleza que existe no macabro do que Guillermo del Toro. Dono de uma sensibilidade ímpar, o diretor responsável por sucessos como A Forma da Água, O Labirinto do Fauno e A Espinha do Diabo há muito vem demonstrando sua habilidade em balancear o horror e grotesco com o mágico e delicado. 

LEIA TAMBÉM: 4 AUTORES QUE INFLUENCIARAM O TERROR POR TODA ETERNIDADE

Mostrar que o mundo é, ao mesmo tempo, bonito e assustador é a proposta da nova parceria de del Toro com a Netflix: O Gabinete de Curiosidades, uma antologia composta por oito histórias que chega na plataforma no dia 25 de outubro. Seguindo a tradição das sessões duplas, nas quais era possível assistir a dois filmes pelo preço de um, a cada noite serão disponibilizadas duas histórias para o público se deliciar. 

Casa de Guillermo del Toro

Trazendo realidades que existem fora do mundo considerado normal, cada episódio terá um universo próprio, oferecendo uma jornada por suas anomalias e curiosidades. Os temas das histórias são vastos e recheados de surpresas que com certeza vão agradar aos fãs, vindas do espaço, do sobrenatural e até mesmo da mente humana. Tal qual uma criança olhando pelo buraco da fechadura, a série proporcionará uma espiadela em um gabinete cheio de delícias e elementos fantásticos que existem escondidos do mundo em que vivemos. 

Este tema, inclusive, não é nenhuma novidade para os darksiders, que já estão acostumados a encarar mundos assustadoramente belos através da mente de Clive Barker, que não cansa de nos encantar com histórias que unem o grotesco e o ordinário em sua série Livros de Sangue.

Casa de Guillermo del Toro

É impossível também não deixar de lembrar do formato da série antológica Além da Imaginação, tanto em sua versão original com o saudoso Rod Serling quanto no reboot de Jordan Peele. Na década de 1950, Serling já mostrava aos espectadores que o normal era apenas uma fachada e mundos incríveis estavam apenas esperando para serem descobertos em viagens insólitas e fantásticas. 

LEIA TAMBÉM: “NÓS” TAMBÉM FAZEMOS FILMES DE TERROR, AFIRMA JORDAN PEELE

Os bastidores da produção

Para iniciar essa jornada, O Gabinete de Curiosidades conta com um time de roteiristas e cineastas escolhidos a dedo e que tiveram total liberdade criativa. Catherine Hardwicke, diretora de Crepúsculo, ficou responsável pelo segmento Sonhos na Casa da Bruxa, baseado nada mais, nada menos do que em um conto de H.P. Lovecraft. Mas essa não é a única referência ao pai do horror cósmico. Em Modelo de Pickman o roteirista Lee Patterson utilizou como base o conto homônimo do autor estadunidense, publicado originalmente em 1927 e que chegou aos leitores Dark no segundo volume de H.P. Lovecraft: Medo Clássico.

Outros nomes conhecidos dos fãs de cinema de horror também compõem o time de realizadores. A diretora de Garota Sombria Caminha pela Noite, Ana Lily Amirpour ficou responsável pelo segmento Por Fora, baseado em uma história da quadrinista Emily Carroll. Já a australiana Jennifer Kent, a mente por trás do impactante O Babadook, adaptou uma história original do próprio del Toro em O Murmúrio.

Também integram o time de cineastas, Vincenzo Natali (Cubo), Guillermo Navarro (Narcos), Keith Thomas (Chamas da Vingança), David Prior (O Mensageiro do Último Dia) e Panos Cosmatos (Mandy: Sede de Vingança). Já o elenco conta com figuras como Rupert Grint, Ismael Cruz Córdova, F. Murray Abraham, Essie Davis, Andrew Lincoln e Kate Micucci

Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro

Como surgiu a ideia do Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro

Segundo del Toro, a ideia é redefinir e questionar as noções tradicionais de horror, misturando diferentes formas de assustar, indo do grotesco ao clássico. A alusão a um gabinete de curiosidades não é aleatória, pelo contrário. Também conhecidos como quartos das maravilhas, esses cômodos tornaram-se populares a partir do século XVI, frutos da época das grandes navegações e das explorações que desvelaram novos mundos aos europeus. Nestes lugares, que muitas vezes serviram como precursores dos museus, era possível encontrar coleções de objetos raros e estranhos, relíquias religiosas e históricas, antiguidades, achados arqueológicos, obras de arte, fósseis e muitas outras coisas. 

A própria residência onde o cineasta mexicano guarda sua enorme coleção de horror funciona como um grande gabinete de curiosidades. Apelidado carinhosamente de Bleak House (algo como a casa soturna ou a casa abandonada), em homenagem ao romance homônimo de Charles Dickens, o local armazena mais de dez mil livros, colecionáveis, itens de filmes e artefatos macabros. Aqui ele deixa explícito seu amor por monstros clássicos, como Frankenstein e outras criaturas icônicas, que povoam prateleiras e paredes. 

Esse amor por monstros também foi transportado para O Gabinete de Curiosidades. O mais novo trailer da série divulgado pela Netflix mostra o processo de criação de algumas das criaturas que estrelam os episódios, valorizando a arte de produzir monstros de forma prática e manual. 

Mas essa não foi a primeira vez que del Toro levou seu encanto por belas e aterrorizantes criaturas para outros projetos. Em A Forma da Água, filme que lhe rendeu a estatueta do Oscar de Melhor Diretor em 2018, o cineasta se inspirou em suas memórias de infância do clássico da Universal, O Monstro da Lagoa Negra de 1954. Com um dos trajes mais icônicos da história, criado pela talentosa artista Milicent Patrick, a Criatura entrou no panteão de monstros inesquecíveis do cinema. A trajetória de Milicent, seu processo criativo e as inúmeras tentativas de apagamento de seu trabalho podem ser conhecidos no emocionante A Dama e A Criatura. Recomendado pelo próprio del Toro, o livro é uma bela pesquisa da jornalista Mallory O’Meara que com certeza vai agradar aos fãs de cinema e monstros. 

E já que o assunto é cinema, é bom ficar de olho: em 2023 a Darkside vai trazer até você um livro de Daniel Kraus, escritor premiado que trabalhou com del Toro na série animada da Netflix, Caçadores de Trolls e foi seu roteirista parceiro em A Forma da Água. Foi em 2011 durante um café da manhã que os dois esboçaram a ideia do premiado filme estrelado por Sally Hawkins, Michael Shannon e Doug Jones

Um grande evento de Halloween e uma celebração do vasto universo do horror que tanta amamos, O Gabinete de Curiosidades chega dia 25 de outubro na Netflix com lançamentos diários até 28 de outubro. Guillermo del Toro atua como criador, apresentador e produtor. J. Miles Dale, produtor de A Forma da Água, é um dos showrunners e Gary Ungar e Regina Corrado entram como produtores executivos. 

E aí, vai criar coragem e dar aquela espiadinha pela fechadura? 

Casa de Guillermo del Toro

LEIA TAMBÉM: 6 MULHERES PIONEIRAS DO TERROR QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Livros de Sangue: Volume 1 + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
A Dama e a Criatura + Brinde Exclusivo
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide
LançamentoSociedade Secreta

Lançamento: Otelo, por William Shakespeare, ilustrado por Julien Delval

Uma história inesquecível sobre o veneno corrosivo do ciúme. Um drama sobre um amor...

Por DarkSide
MacabraPerfil

Susan Hill: Conheça a autora de Eu Sou o Rei do Castelo

Conhecida principalmente por suas histórias de fantasmas, Susan Hill é uma escritora...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide