Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesMacabra

10 Curiosidades estranhas sobre a Cientologia

Religião de astros como Tom Cruise e John Travolta causa fascínio e estranheza

13/06/2023

A Cientologia é uma religião que causa fascínio e estranheza ao mesmo tempo. No livro Cultos: A Linguagem Secreta do Fanatismo, Amanda Montell conta um relato pessoal de como ela e uma amiga quase foram persuadidas a participar, realizando um “teste de personalidade” proposto pelo culto, além de dar detalhes sinistros sobre suas regras e funcionamento, fornecidas por uma entrevistada que havia sido cientologista.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: CULTOS: A LINGUAGEM SECRETA DO FANATISMO, POR AMANDA MONTELL

Como tudo o que é estranho me atrai, resolvi listar algumas curiosidades pelas quais a religião de astros como Tom Cruise e John Travolta — e que tem como ex-membros nomes como Laura Prepon e o escritor beat William S. Burroughs II — chama tanta atenção.

1. Fundador da Cientologia era autor de ficção científica

Muitos dirão que faz sentido: a Cientologia foi fundada por L. Ron Hubbard, um prolífico autor de livros de ficção científica. É dele o recorde de mais obras publicadas por um único autor, registrado no Guinness Book. Não à toa, os textos fundamentais da Cientologia e a história da criação da igreja envolvem alienígenas. O culto, no entanto, nega acreditar na existência de ETs.

L Ron Hubbard

2. Este mesmo fundador sequestrou e disse ter matado a própria filha

L. Ron Hubbard era uma figura bastante controversa, que manifestou tendências paranoides e abusivas, segundo pessoas que foram próximas a ele. Quando a segunda mulher de Hubbard ameaçou deixá-lo, ele sequestrou a própria filha do casal. Então, ligou para a mulher e disse que havia matado a menina. Pouco depois, fez uma nova ligação e admitiu que a filha estava viva.

3. Membros da Cientologia são pressionados a falar sobre as suas vidas sexuais

Para fazer parte da Cientologia, os interessados passam por um processo conhecido como auditoria, durante o qual são feitas perguntas extremamente pessoais. Muitas delas dizem respeito à vida sexual das pessoas, e a igreja mantém registros detalhados desta auditoria. 

LEIA TAMBÉM: JIM JONES: DE RESPEITADO LÍDER RELIGIOSO A PROFETA DO APOCALIPSE

4. Cientologia busca atrair celebridades

Para aumentar seu poder e status, a Cientologia procura ativamente atrair famosos para seu séquito. Como se sabe, algum de seus fiéis famosos Tom Cruise e John Travolta. O comediante Jerry Seinfeld chegou a se interessar pela igreja, e muitas celebridades deixaram a cientologia para trás, como a atriz Leah Rimini.

tom cruise

5. A Cientologia tentou censurar a Wikipedia

A Cientologia foi acusada de repetidamente tentar remover críticas a ela da Wikipedia. Com isso, a fundação que gere a Wikipedia proibiu qualquer organização afiliada à cientologia de editar seus artigos. 

6. Cientologistas negam a existência de transtornos mentais

Os cientologistas acreditam que doenças mentais não existem. Hubbard acreditava que os psiquiatras eram maus e os chamava de “terroristas”. Por isso, os cientologistas não acreditam em psicologia e são veementemente contra o uso de medicamentos psiquiátricos.

7. O FBI investigou a Cientologia por tráfico humano

De acordo com o jornal britânico The Telegraph, a Cientologia foi acusada de escravizar membros considerados “rebeldes” em campos de concentração. Também houve relatos de violência por parte de oficiais do culto. Essas denúncias levaram o FBI a investigar as maneiras pelas quais os membros podem ser controlados e coagidos a ficar na cientologia.

8. A Cientologia se prepara para o apocalipse

De acordo com veículos como Daily Beast e Huffington Post, a Cientologia investe na construção de bunkers secretos em uma floresta à espera do Juízo Final. Esses bunkers para o fim do mundo incluem abrigos à prova de armas nucleares e cofres enormes com imagens de seu fundador, L. Ron Hubbard.

9. A Cientologia rechaça fontes de conhecimento que não sejam da própria igreja

Para a religião, qualquer informação que não venha de uma fonte cientologista — como livros externos, revistas, jornais e internet — é proibida. A igreja ensina aos membros que quaisquer fontes externas são mentirosas, destinadas a destruir a Cientologia, feitas por pessoas que não querem que os outros sejam felizes. O que explica a guerra contra a Wikipedia.

10. Eles têm até uma espécie de detector de mentiras

Montell menciona em seu livro a existência de uma máquina chamada de E-Metro, um dispositivo muito parecido com um discman — mas em proporções aumentadas. Também chamado de eletropsicômetro, o equipamento é usado para “auditar” (aconselhar espiritualmente) os PCs (nome dado aos cientologistas que ainda não atingiram o “estado de clareza”. Apesar da fama de ser um detector de mentiras, a própria Cientologia declara publicamente que o dispositivo “sozinho não serve para nada”.

e-metro cientologia
Este seria um modelo do E-Metro, mas não temos certeza porque a imagem foi retirada da Wikipedia.

Desvendando a linguagem secreta dos cultos

Percebeu como a Cientologia utiliza algumas expressões muito específicas em seu círculo? Esse tipo de estudo é o que deu origem ao livro Cultos: A Linguagem Secreta do Fanatismo, que fala não apenas da Cientologia, mas de outras espécies de cultos — daqueles bem com cara de seita, até a estratégias de marketing e grupos de academia (sim, aquelas de exercícios físicos).

cultos

Entenda como a linguagem é utilizada para persuadir, criar senso de comunidade e até mesmo incentivar comportamentos tóxicos em nome de uma ideologia. Você vai até desconfiar do seu feed nas redes sociais.

LEIA TAMBÉM: MITOS SOBRE GARY HEIDNIK E OUTROS 5 LÍDERES DE SEITAS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • 1.000tão

    21 de junho de 2023 às 08:29

    Totalmente excelente o post. Fiquei curioso para ler esse livro, que deve ser uma ótima fonte de inspiração para mesas de RPG com tema de conspiração. Inclusive tem alguns livros de RPG sobre o gênero que são BR! 😀

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Manson: A Biografia
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoFilmes

O Presente do Horror

Algo no nome do Clive Barker me causava muito medo. Era o ano de 1997 e eu morava em...

Por Roberto Denser
ArtigoFilmes

A arte perdida dos menus de DVDs de terror

A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...

Por Liv Brandão
DarksideNovidades

Vespeiro conquista Livro do Ano no 7º Prêmio Jacarandá

Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...

Por DarkSide
MacabraSéries

Podemos dizer que O Pinguim é a união de Batman com Família Soprano?

De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Cabo do Medo vai virar série estrelada por Javier Bardem

Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...

Por DarkSide