Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesMacabra

10 Curiosidades estranhas sobre a Cientologia

Religião de astros como Tom Cruise e John Travolta causa fascínio e estranheza

13/06/2023

A Cientologia é uma religião que causa fascínio e estranheza ao mesmo tempo. No livro Cultos: A Linguagem Secreta do Fanatismo, Amanda Montell conta um relato pessoal de como ela e uma amiga quase foram persuadidas a participar, realizando um “teste de personalidade” proposto pelo culto, além de dar detalhes sinistros sobre suas regras e funcionamento, fornecidas por uma entrevistada que havia sido cientologista.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: CULTOS: A LINGUAGEM SECRETA DO FANATISMO, POR AMANDA MONTELL

Como tudo o que é estranho me atrai, resolvi listar algumas curiosidades pelas quais a religião de astros como Tom Cruise e John Travolta — e que tem como ex-membros nomes como Laura Prepon e o escritor beat William S. Burroughs II — chama tanta atenção.

1. Fundador da Cientologia era autor de ficção científica

Muitos dirão que faz sentido: a Cientologia foi fundada por L. Ron Hubbard, um prolífico autor de livros de ficção científica. É dele o recorde de mais obras publicadas por um único autor, registrado no Guinness Book. Não à toa, os textos fundamentais da Cientologia e a história da criação da igreja envolvem alienígenas. O culto, no entanto, nega acreditar na existência de ETs.

L Ron Hubbard

2. Este mesmo fundador sequestrou e disse ter matado a própria filha

L. Ron Hubbard era uma figura bastante controversa, que manifestou tendências paranoides e abusivas, segundo pessoas que foram próximas a ele. Quando a segunda mulher de Hubbard ameaçou deixá-lo, ele sequestrou a própria filha do casal. Então, ligou para a mulher e disse que havia matado a menina. Pouco depois, fez uma nova ligação e admitiu que a filha estava viva.

3. Membros da Cientologia são pressionados a falar sobre as suas vidas sexuais

Para fazer parte da Cientologia, os interessados passam por um processo conhecido como auditoria, durante o qual são feitas perguntas extremamente pessoais. Muitas delas dizem respeito à vida sexual das pessoas, e a igreja mantém registros detalhados desta auditoria. 

LEIA TAMBÉM: JIM JONES: DE RESPEITADO LÍDER RELIGIOSO A PROFETA DO APOCALIPSE

4. Cientologia busca atrair celebridades

Para aumentar seu poder e status, a Cientologia procura ativamente atrair famosos para seu séquito. Como se sabe, algum de seus fiéis famosos Tom Cruise e John Travolta. O comediante Jerry Seinfeld chegou a se interessar pela igreja, e muitas celebridades deixaram a cientologia para trás, como a atriz Leah Rimini.

tom cruise

5. A Cientologia tentou censurar a Wikipedia

A Cientologia foi acusada de repetidamente tentar remover críticas a ela da Wikipedia. Com isso, a fundação que gere a Wikipedia proibiu qualquer organização afiliada à cientologia de editar seus artigos. 

6. Cientologistas negam a existência de transtornos mentais

Os cientologistas acreditam que doenças mentais não existem. Hubbard acreditava que os psiquiatras eram maus e os chamava de “terroristas”. Por isso, os cientologistas não acreditam em psicologia e são veementemente contra o uso de medicamentos psiquiátricos.

7. O FBI investigou a Cientologia por tráfico humano

De acordo com o jornal britânico The Telegraph, a Cientologia foi acusada de escravizar membros considerados “rebeldes” em campos de concentração. Também houve relatos de violência por parte de oficiais do culto. Essas denúncias levaram o FBI a investigar as maneiras pelas quais os membros podem ser controlados e coagidos a ficar na cientologia.

8. A Cientologia se prepara para o apocalipse

De acordo com veículos como Daily Beast e Huffington Post, a Cientologia investe na construção de bunkers secretos em uma floresta à espera do Juízo Final. Esses bunkers para o fim do mundo incluem abrigos à prova de armas nucleares e cofres enormes com imagens de seu fundador, L. Ron Hubbard.

9. A Cientologia rechaça fontes de conhecimento que não sejam da própria igreja

Para a religião, qualquer informação que não venha de uma fonte cientologista — como livros externos, revistas, jornais e internet — é proibida. A igreja ensina aos membros que quaisquer fontes externas são mentirosas, destinadas a destruir a Cientologia, feitas por pessoas que não querem que os outros sejam felizes. O que explica a guerra contra a Wikipedia.

10. Eles têm até uma espécie de detector de mentiras

Montell menciona em seu livro a existência de uma máquina chamada de E-Metro, um dispositivo muito parecido com um discman — mas em proporções aumentadas. Também chamado de eletropsicômetro, o equipamento é usado para “auditar” (aconselhar espiritualmente) os PCs (nome dado aos cientologistas que ainda não atingiram o “estado de clareza”. Apesar da fama de ser um detector de mentiras, a própria Cientologia declara publicamente que o dispositivo “sozinho não serve para nada”.

e-metro cientologia
Este seria um modelo do E-Metro, mas não temos certeza porque a imagem foi retirada da Wikipedia.

Desvendando a linguagem secreta dos cultos

Percebeu como a Cientologia utiliza algumas expressões muito específicas em seu círculo? Esse tipo de estudo é o que deu origem ao livro Cultos: A Linguagem Secreta do Fanatismo, que fala não apenas da Cientologia, mas de outras espécies de cultos — daqueles bem com cara de seita, até a estratégias de marketing e grupos de academia (sim, aquelas de exercícios físicos).

cultos

Entenda como a linguagem é utilizada para persuadir, criar senso de comunidade e até mesmo incentivar comportamentos tóxicos em nome de uma ideologia. Você vai até desconfiar do seu feed nas redes sociais.

LEIA TAMBÉM: MITOS SOBRE GARY HEIDNIK E OUTROS 5 LÍDERES DE SEITAS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • 1.000tão

    21 de junho de 2023 às 08:29

    Totalmente excelente o post. Fiquei curioso para ler esse livro, que deve ser uma ótima fonte de inspiração para mesas de RPG com tema de conspiração. Inclusive tem alguns livros de RPG sobre o gênero que são BR! 😀

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Manson: A Biografia
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesMúsica

15 Músicas para sentir a magia de Wicked

Nenhuma viagem para Oz está completa sem a playlist perfeita para embalar a jornada....

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Tremors: Vermes gigantes, pólvora e Kevin Bacon

Como cinéfilos devotados e praticamente moradores da Firestar & DarkBlog, sabemos...

Por Cesar Bravo
FilmesMúsicaNovidades

Beatlesverso: Sam Mendes irá fazer 4 filmes do Fab Four

Lembra quando a Marvel fez vários filmes de origem de seus super-heróis para depois...

Por DarkSide
DarklovePerfil

Loputyn: Uma aventura pelo mundo encantador da ilustração

Com traços mágicos e profundos, a arte de Loputyn nos conduz por uma dança...

Por DarkSide
DarkSide BooksNovidades

DarkSide lança canal no WhatsApp

A Caveira baixou a tia do Zap e incorporou o tio do Pavê só pra te chamar para um...

Por DarkSide