Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListasMedo Clássico

10 curiosidades sobre Bela Lugosi que todo fã de terror deveria conhecer

Ele foi muito além do Drácula

Bela Lugosi definiu a forma como os vampiros são interpretados no cinema muito antes da popularidade deles realmente explodir. Em 1931, já perto dos 50 anos, ele atuou em Drácula e entrou de vez para o hall da fama do terror, garantindo também uma estrela na Calçada da Fama e um lugar nos corações sombrios. Conheça 10 curiosidades sobre o ator aqui no DarkBlog.

1. Seu nome não era Lugosi

Nascido Béla Ferenc Dezsö Blaskó, em 1882, ele passou a usar “Lugosi” aos 20 anos em homenagem a Lugoj, cidade austro-húngara onde nasceu. Na época que assumiu o novo nome, ele já trabalhava em companhias teatrais e havia ganhado seu primeiro papel um ano antes.

2. Ele fugiu de casa para se tornar ator

Sua história com a atuação começou bem antes de Drácula. Aos 11 anos ele fugiu de casa após seu pai se mostrar contra o desejo de Lugosi em seguir a carreira de ator. Ele trabalhou como mineiro e maquinista para se sustentar (e consequentemente precisou abandonar a escola).

LEIA TAMBÉM: A EVOLUÇÃO DO MITO DO VAMPIRO NA LITERATURA + 6 HQS E LIVROS SANGUINÁRIOS

3. Longa carreira no teatro

Lugosi fez seu nome nos palcos da Hungria, país em que morava desde 1911. O ator desempenhou dezenas de papéis no Teatro Nacional da Hungria.

Fonte: Stringfixer

Ele também participou de diversas peças clássicas, incluindo “Hamlet”, “Macbeth”, “Rei Lear”, “Megera Domada” e “Ricardo III”, totalizando 172 apresentações no palco.

4. 1ª Guerra Mundial

Lugosi serviu na patrulha de esqui húngara da 43ª Divisão do exército austro-húngaro durante a Primeira Guerra Mundial e lutou contra os russos perto da fronteira austríaca. Durante os conflitos, ele foi ferido e acabou se viciando em morfina.

5. Atuou com pseudônimo

Suas primeiras atuações no cinema se deram em 1917, em filmes húngaros. Na época ele usava o pseudônimo Arisztid Olt.

Fonte: Wikipedia

Pouco tempo após o término da 1ª Guerra, Lugosi de mudou para os Estados Unidos e levou mais um tempo até que conseguisse atuar novamente em filmes.

6. Caracterização de Drácula

A caracterização mais famosa de Drácula, com as capas, cabelo escuro, maneirismos e sotaque marcante, foi criada pelo próprio ator, enquanto se apresentava em teatros da Broadway, em 1927.

Fonte: Mysterious Universe

Quando ele foi escolhido para dar vida ao personagem na versão cinematográfica, Lugosi o trouxe pronto dos palcos para a tela.

7. Ele fez apenas 4 filmes como vampiro

Em seus 50 anos de carreira, Lugosi interpretou papéis de vampiro apenas 4 vezes e em apenas duas vezes ele deu vida ao Conde Drácula (Drácula, 1931 e Abbott e Costello Meet Frankenstein, 1948), mas sua interpretação é tão conhecida que ele se estabeleceu como o vampiro por excelência – ele é o Drácula.

LEIA TAMBÉM: “E SE DRÁCULA E FRANKENSTEIN ESTIVESSEM VIVOS?”

8. Charutos

Lugosi era um ávido fumante de charutos e, quando precisava parar por algum motivo, ele deixava o charuto aceso e voltava depois para terminá-lo. Quando se apresentava no teatro, sua esposa Lillian Lugosi o mantinha aceso fumando-o eventualmente para entregá-lo nos intervalos entre as cenas.

9. Screen Actors Guild

Nos anos 1930, Lugosi se juntou a outros atores para criar uma federação que pudesse representar o interesse da classe. Isso acabou colocando-o como parte da lista negra dos diretores de Hollywood, o que fez com que ele aceitasse papéis pequenos e terminasse sua carreira com o filme Plan 9 From Outer Space (1959).

Fonte: Halloween Every Night

Lugosi faleceu durante as gravações de Plan 9 From Outer Space e foi substituído por um amigo do diretor Ed Wood.

A Screen Actors Guild – Federação Americana de Artistas de Televisão e Rádio – funciona até hoje e representa cerca de 160.000 profissionais da área.

10. Imortalizado em música

Em 1979, 23 anos após a morte de Bela Lugosi, a banda Bauhaus o imortalizou em uma canção chamada “Bela Lugosi’s Dead” – Bela Lugosi está morto.

LEIA TAMBÉM: A VIDA MACABRA DE BELA LUGOSI, O ETERNO CONDE DRÁCULA

Sobre DarkSide

Eles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Drácula - First Edition + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
A Criatura + Brinde Exclusivo
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Graphic NovelListasMedo Clássico

Da obsessão à inspiração: As principais influências de H.P. Lovecraft

Passado quase um século desde a publicação de suas obras, hoje é difícil imaginar...

Por DarkSide
Dark House

As sinistras colaborações de Michael McDowell e Tim Burton

Michael McDowell tinha uma ideia muito bem definida quanto ao seu legado: nunca...

Por DarkSide
Darklove

Kerri Maniscalco: Novos livros chegarão ao Brasil

Os DarkSiders pediram e a Caveira ouviu: As bruxas de Kerri Maniscalco chegam na...

Por DarkSide
Coven MagicaeMagicae

Respeita a bruxa que habita teu ser

Você já se perguntou o que eu estou fazendo aqui? É tanta coisa que a gente vive,...

Por Devaneio da Bruxa
Graphic NovelListas

Uma Dobra no Tempo: 5 curiosidades sobre a autora Madeleine L’Engle

Madeleine L’Engle foi uma mulher à frente do seu tempo e suas obras atravessaram...

Por DarkSide