Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DocumentáriosSéries

10 Documentários sobre cultos no streaming

Sacie a sua curiosidade com essas produções

02/01/2024

Cultos e seitas sempre renderam assunto para a cultura midiática. Despertando a curiosidade coletiva, as histórias desses grupos chegam até nós pelos mais variados formatos, desde filmes de ficção, documentários, minisséries até podcasts e vídeos no YouTube. Basta escolher sua plataforma preferida e dar o play.  

LEIA TAMBÉM: 11 CELEBRIDADES QUE JÁ FORAM ASSOCIADAS A CULTOS

É claro que o fascínio da sociedade por cultos está longe de ser algo novo. É o que nos mostra Amanda Montell em Cultos: A Linguagem Secreta do Fanatismo, novo livro da Macabra em parceria com a DarkSide®. Expondo os elementos verbais que transformam comunidades em cultos, Montell mostra como esses grupos e práticas estão por toda a parte: em coletivos liderados por figuras notórias como Jim Jones até startups, academias de ginástica e mídias sociais. 

cultos

Recentemente, as plataformas de streaming se tornaram bons lugares para encontrarmos documentários sobre o tema, oferecendo aos espectadores a oportunidade de conhecer mais dessas histórias que parecem ter saído direto do roteiro de um filme de terror. Entre cultos de relacionamento, aventuras psicodélicas e desfechos trágicos, a Caveira separou 10 documentários sobre o assunto para você saciar sua curiosidade e assistir do conforto da sua casa. 

1. Heaven’s Gate: O Culto dos Cultos (2020)

Provavelmente um dos cultos mais famosos de todos os tempo, o Heaven’s Gate ficou famoso pelo trágico suicídio em massa de seus 39 membros em 1997. Liderados por Marshall Applewhite, o grupo misturava milenarismo cristão, Nova Era e ufologia, pregando que a salvação viria por meio de uma viagem até os céus dentro de um ovni.

heavens gate

Lançado em 2020 com quatro episódios, Heaven’s Gate: O Culto dos Cultos explora a história do grupo desde a sua fundação em 1975, passando por suas crenças e modificações até a tragédia de 1997. Contando com filmagens nunca antes vistas, o documentário traz relatos de ex-membros e pessoas próximas dos integrantes.

Onde Assistir: HBO Max

2. The Vow (2020)

Com quinze episódios, The Vow é uma série documental que investiga o NXIVM, grupo de auto-aperfeiçoamento e empresa de marketing multinível que em 2017 foi exposta como uma seita sexual. O documentário é contado majoritariamente pela perspectiva de ex-membros e investiga com sensibilidade as experiências e razões pessoais dos envolvidos no culto liderado por Keith Raniere, que atualmente cumpre prisão perpétua.

the vow

A primeira temporada acompanha os ex-membros em suas tentativas de ajudar outros participantes, além de mostrar como a NXIVM se transformou de uma empresa de desenvolvimento pessoal em um culto. Já a segunda temporada acompanha o julgamento de Raniere e toda a saga legal do grupo, que deixou de existir em 2021. 

Onde Assistir: HBO Max

3. Fugindo do Twin Flames (2023)

Lançada em 2023, Fugindo do Twin Flames é uma minissérie documental em três episódios que explora o mundo do Twin Flames Universe, um grupo on-line administrado pelo casal Jeff e Shaleia cuja promessa inicial era ajudar as pessoas a encontrarem o amor. No entanto, o que inicialmente era um esquema de cursos on-line com estratégias para encontrar o “par perfeito”, logo se transformou em um culto com práticas perturbadoras e violentas. 

twin flames

Com depoimentos de antigos membros e familiares de pessoas que ainda estão envolvidas com o grupo, a minissérie dirigida por Cecilia Peck investiga as acusações de controle coercitivo, golpes, doutrinação e abuso por parte dos fundadores. 

Onde Assistir: Netflix

4. A Queda: Deus, avareza e o culto de Gwen Shamblin (2021-2022)

Dividida em cinco partes, a série examina a guru da dieta Gwen Shamblin Lara, fundadora de um programa cristão de perda de peso que pregava a magreza como devoção e mais tarde fundadora da Igreja Remnant Fellowship. A Queda: Deus, Avareza e o Culto de Gwen Shamblin explora como Lara combinou religião com seu plano de dieta, acumulando um número impressionante de seguidores. 

a queda

O documentário acompanha as acusações de abuso e exploração dentro da congregação, examinando o legado e a imagem cuidadosamente construída de sua líder, que faleceu subitamente em um acidente de avião em 2021. Fruto de anos de investigação, A Queda traz entrevistas de ex-membros e pessoas afetadas por Gwen Shamblin Lara. Os três primeiros episódios foram disponibilizados em 2021 e os últimos dois em 2022, contando com depoimentos de indivíduos que só se sentiram confortáveis para falar com as câmeras após a morte de Lara.

Onde Assistir: HBO Max

5. Wild Wild Country (2018)

Dirigido pelos irmãos Way, Wild Wild Country conta a história da comunidade de Rajneeshpuram, que surgiu na Índia e se estabeleceu no início dos anos 1980 no interior de Oregon, nos Estados Unidos. O documentário retrata a fundação do grupo pelo guru Bhagwan Shree Rajneesh, conhecido também como Osho, e como a comunidade que pregava amor livre, comunidade sustentável e educação se chocou com os moradores locais. 

wild wild country

Wild Wild Country conta com seis episódios, trazendo imagens de arquivos e acervo pessoal, além de depoimentos de ex-membros que explicam porque se juntaram, como era o funcionamento da comunidade e como tudo escalonou rapidamente até quase culminar em uma luta armada e terrorismo doméstico. 

Onde Assistir: Netflix

6. Por Dentro das Seitas (2018)

Esse documentário antológico explora o universo de diferentes grupos cultistas ao longo da história. Produzido pela revista People, a série conta com duas temporadas e doze episódios, de forma que cada um aborda um culto distinto. 

por dentro da seitas

Com entrevistas, imagens de arquivos e áudios, a produção examina desde grupos mais conhecidos, como Jonestown e Heaven’s Gate, até outros menos midiatizados, como a Nação Nuwaubiana e a Nação Yahweh.

Onde Assistir: Discovery+

7. Charles Manson: Assassinatos Brutais (2018)

Quando o assunto é culto, Charles Manson e sua “Família” provavelmente são um dos primeiros nomes que nos vem à cabeça e também um dos casos mais abordados por livros e filmes. Lançado em 2018, Charles Manson: Assassinatos Brutais é um documentário de 90 minutos que examina e reconta a história violenta do culto utilizando material inédito: filmagens e fotografias de dentro da comunidade. 

manson

Alternando entre imagens originais, entrevistas e reencenações, o documentário traça um perfil da “Família” e de seus crimes que chocaram os Estados Unidos no final dos anos 1960, tentando entender como um grupo de hippies acabou cometendo atos tão cruéis. 

Onde Assistir: HBO Max 

8. Rezar e Obedecer (2022)

Essa minissérie documental em quatro partes mostra a ascensão de Warren Jeffs como líder da Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e o chocante caso criminal que resultou em sua prisão por violência sexual contra menores. Rezar e Obedecer examina as transações secretas e abusos dentro da comunidade, expondo os exercícios de poder, coerção sistemática e as rígidas leis direcionadas às mulheres.

rezar e obedecer

O documentário traz entrevistas de ex-membros, que relatam suas experiências, assim como especialistas no caso, investigadores particulares e jornalistas. Para o DarkSider que deseja saber ainda mais sobre o assunto, há ainda o documentário Prisioneira do Profeta, narrado em primeira pessoa por Briell Decker, a 65ª esposa de Warren Jeffs que expôs os segredos mais obscuros desse culto poligâmico. 

Onde Assistir Rezar e Obedecer: Netflix 

Onde Assistir Prisioneira do Profeta: Discovery+; HBO Max

9. O Cerco de Waco (2023)

Em fevereiro de 1993, o estado do Texas foi palco de um impasse entre agentes federais e a comunidade religiosa com crenças apocalípticas conhecida como Ramo Davidiano, liderada pelo autoproclamado profeta, David Koresh. Após denúncias de violência sexual contra menores de idade e armazenamento ilegal de armas, o cerco durou 51 dias e terminou tragicamente com a morte de mais de 80 pessoas.

waco

O Cerco de Waco é uma produção dividida em três episódios que examinam um dos eventos mais controversos da história estadunidense. Com material inédito, o documentário questiona o que aconteceu ao longo desses dias, trazendo relatos de investigadores do FBI e sobreviventes do Ramo Davidiano.

Onde Assistir: Netflix

10. Bikram: Yogi, Guru, Predador (2019)

Amanda Montell destina a quinta parte de Cultos: A Linguagem Secreta do Fanatismo para examinar os chamados “cultos fitness”, inclusive os gurus da yoga. Talvez nenhum documentário exemplifique melhor isso do que Bikram: Yogi, Guru e Predador

bikram

O filme da premiada diretora Eva Orner examina a trajetória do polêmico guru Bikram Choudhury, responsável por popularizar o estilo de ioga quente (hot yoga) nos Estados Unidos. Com depoimentos de antigos alunos e profissionais da área, Bikram: Yogi, Guru e Predador narra a ascensão do excêntrico iogue até as chocantes denúncias de abuso moral e sexual que o fizeram fugir do país.

Onde Assistir: Netflix

Também não resiste a um documentário sobre cultos? Tem mais algum para indicar? Conta para a Caveira nos comentários!  

LEIA TAMBÉM: 10 CURIOSIDADES ESTRANHAS SOBRE A CIENTOLOGIA

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Manson: A Biografia
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

O Exorcista: versão de Mike Flanagan ganha data de estreia

Existem duas coisas que nunca são demais: pipoca e filme do Exorcista (ok, vamos...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Entenda o sucesso de Sob as Águas do Sena, da Netflix

A essas alturas você já deve ter percebido que Sob as Águas do Sena, da Netflix,...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Next of Kin: Mais perto do horror do que você imagina

Uma das formas mais efetivas para que um filme, um livro, ou outra produção...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

MaXXXine: Ti West e Lily Collins chocam fãs com sessão surpresa do filme

Era para ser uma sessão dupla de X e Pearl, mas então veio o plot twist. O diretor Ti...

Por DarkSide
LivrosMagicae

5 Reflexões valiosas do livro Inverno da Alma

Você já parou pra pensar o quanto as estações do ano estão associadas aos nossos...

Por DarkSide