Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListas

10 Filmes de terror que se passam em um cenário

Você não tem pra onde fugir

08/09/2023

Nós sabemos a importância de um bom cenário em filmes de terror. De castelos isolados, passando por casas assombradas até acampamentos de verão, o gênero vem provando recorrentemente que uma boa ambientação é a alma do negócio quando o objetivo é causar medo no espectador. Afinal, sem o ambiente certo até mesmo uma boa história pode falhar miseravelmente e passar despercebida. 

LEIA TAMBÉM: RELEMBRE TODOS OS FILMES DA FRANQUIA SOBRENATURAL

Acontece que às vezes o terror decide simplificar as coisas e ambientar suas histórias em praticamente um único cenário, dependendo ainda mais dele para sua execução. Isso pode acontecer devido a questões orçamentárias da produção ou até mesmo decisões criativas, já que um único cenário pode amplificar a tensão do filme, passar a sensação de claustrofobia, ajudar no desenvolvimento da narrativa e até mesmo ser o ponto de partida para o enredo trabalhar as relações humanas. 

Filmes que utilizam de apenas um cenário ou que resumem 99% de sua ação a um único lugar acabam aproveitando diferentes ferramentas narrativas para criar medo, muitas vezes focando nos personagens e suas personalidades. É claro que dependendo do filme e de como essa escolha é executada, isso pode dar muito certo ou muito errado. É por isso que hoje a Caveira separou 10 filmes de terror que se passam praticamente em um único cenário e que nos entregaram histórias verdadeiramente aterrorizantes. Mas tome bastante cuidado: dessa vez você não tem para onde fugir. 

1. Alien, o Oitavo Passageiro (1979)

Clássico da ficção científica e do terror, o filme de Ridley Scott se passa quase inteiramente dentro da nave Nostromo, criando um ambiente para lá de sufocante. Em sua viagem de volta para a Terra, a nave comandada pelo Capitão Dallas recebe uma transmissão de origem desconhecida em um planeta vizinho e decide averiguar. 

alien

Não demora muito para uma ameaça entrar no veículo e começar a aniquilar os tripulantes. No final, cabe à icônica Tenente Ellen Ripley lutar por sua vida em um jogo de gato e rato dentro da Nostromo. Alien, O Oitavo Passageiro é um dos filmes mais famosos do gênero e tem toda a razão quando diz que no espaço ninguém pode te ouvir gritar.

2. O Iluminado (1980)

Em alguns casos, os cenários não são apenas peças importantes dos filmes de terror, mas também se tornam personagens dentro da história. Um dos melhores exemplos disso com certeza é O Iluminado, adaptação de Stanley Kubrick do livro homônimo de Stephen King. A trama se desenrola quase que inteiramente no imenso e imponente hotel Overlook, que com seus corredores e quartos praticamente intermináveis se impõe como uma entidade maligna. 

O Iluminado
Warner Bros./Divulgação

A trama dispensa apresentações: para assumir a posição de zelador do hotel durante o período do inverno, Jack Torrance e sua família se mudam para cuidar do estabelecimento, ficando completamente isolados do restante do mundo. O Iluminado é outro grande clássico do cinema de terror, abordando questões como claustrofobia, violência e, claro, isolamento

3. Trem do Terror (1980)

Os anos 1980 foram marcados pela febre dos slashers, que popularizaram as mais variadas ambientações onde assassinos mascarados perseguem jovens desavisados. Uma pequena joia deste subgênero é Trem do Terror, que como seu próprio título sugere, se passa quase inteiro dentro de um trem! O enredo é a típica história de vingança dos slashers: alguns anos depois de uma brincadeira dar terrivelmente errado, um assassino mascarado persegue um grupo de universitários comemorando o Ano-Novo dentro de um trem em movimento. 

trem do terror
Astral Bellevue Pathé/Divulgação

Com uma contagem de corpos digna do gênero, Trem do Terror foi filmado dentro de um trem de verdade no Canadá, o que torna tudo ainda mais divertido. Para melhorar, o filme foi estrelado pela scream queen Jamie Lee Curtis! 

LEIA TAMBÉM: JAMIE LEE CURTIS: DE ETERNA SCREAM QUEEN A VENCEDORA DO OSCAR

4. O Enigma de Outro Mundo (1982)

Dirigido por John Carpenter e protagonizado por Kurt Russell, O Enigma de Outro Mundo é um filme que se desenrola em um cenário para lá de gelado e isolado: uma base de pesquisa norte-americana na Antártica! 

o enigma de outro mundo
Universal Pictures/Divulgação

Como se o frio não bastasse, para piorar a situação a equipe de cientistas conduz uma investigação que acaba libertando uma perigosa criatura alienígena com natureza parasítica e capacidade de imitar qualquer forma de vida. Já podemos adiantar que a situação não parece muito promissora para nossos protagonistas, não é mesmo?

5. Louca Obsessão (1990)

Baseado no livro homônimo de Stephen King, Louca Obsessão traz James Caan como Paul Sheldon, um famoso escritor que após um grave acidente de carro é resgatado e mantido em cativeiro por Annie Wilkes, interpretada por Kathy Bates, que se intitula como sua fã número um. 

louca obsessão

Pelo fato de Paul ficar acamado e não conseguir ir embora sozinho, a história de Louca Obsessão se passa quase inteiramente no quarto em que o escritor fica prisioneiro, o que aumenta ainda mais a ansiedade no espectador. O filme é marcado por atuações brilhantes e um roteiro angustiante. Por sua atuação, Kathy Bates levou o Oscar de Melhor Atriz em 1991. 

6. Cubo (1997)

Considerado por muitos como o antecessor de Jogos Mortais, Cubo é uma produção canadense de baixo orçamento que mistura ficção científica e terror e entrega um resultado para lá de claustrofóbico. 

cubo

No filme, um grupo de estranhos vai parar em um bizarro e perigoso labirinto composto por cômodos em formato de cubos. Sem saber como e por que foram parar lá, eles devem procurar uma saída, ao mesmo tempo em que tomam cuidado com as armadilhas mortais do lugar. Com uma história interessante, Cubo é um belo exemplo de como um bom cenário faz toda a diferença na narrativa (e também no destino dos personagens).

7. Armadilha (2012)

Armadilha acompanha três colegas de trabalho que, após uma festa de Natal, resolvem fazer uma rápida parada em um isolado caixa eletrônico. O que era para ser uma tarefa tranquila se transforma em pesadelo quando o grupo se torna alvo de um assassino encapuzado que aguarda do lado de fora.

armadilha

Embora esteja longe de ser o melhor filme da nossa lista, Armadilha parte de um único cenário para causar aflição, com certeza nos fazendo questionar o que faríamos no lugar dos protagonistas.

8. O Convite (2015)

Dirigido por Karyn Kusama, responsável por Garota Infernal, O Convite acompanha Will, que leva a namorada para a residência de sua ex-esposa e seu novo marido para um jantar com velhos amigos. Contudo, o ambiente desconfortável logo faz com que ele desconfie que algo estranho está acontecendo.

o convite

Com personagens complexos e uma trama que prende o espectador do começo ao fim, O Convite se desenrola inteiramente na casa de Eden, a ex-esposa de Will, inserindo nosso protagonista em um ambiente domiciliar aparentemente tranquilo, mas que logo se torna extremamente hostil e mortal. 

9. Hush: A Morte Ouve (2016)

Do diretor Mike Flanagan, Hush: A Morte Ouve é uma mistura de slasher com invasão domiciliar bastante original que traz Kate Siegel como Maddie, uma escritora surda que se mudou para uma isolada casa. No entanto, quando um assassino mascarado aparece em sua janela sua vida é virada de cabeça para baixo e ela precisa lutar para sobreviver.

hush

Com ótimas atuações, uma atmosfera desconfortável e elenco e cenário reduzidos, Hush: A Morte Ouve é um filme que definitivamente causa angústia do começo ao fim.  

10. Invasão Zumbi (2016)

Invasão Zumbi é a prova viva (ou morta) de que zumbis e trens são uma combinação letal. O filme sul-coreano dirigido por Yeon Sang-Ho se passa quase inteiramente em um trem de alta velocidade saindo da cidade de Seoul com destino a Busan.

invasão zumbi

Nele acompanhamos Seok-Woo, um homem obcecado por trabalho, que, procurando se reconectar com a filha, decide levá-la para visitar a mãe em outra cidade. O único problema é que durante a viagem uma infecção zumbi se espalha pelo trem, ameaçando a segurança dos passageiros. Invasão Zumbi utiliza o espaço confinado do meio de transporte para abordar as relações familiares, entregando um filme recheado de ação e momentos para lá de tensos.  

O horror do confinamento

Ao utilizar praticamente um único cenário em suas narrativas, esses filmes de terror possuem a desconcertante habilidade de transformar qualquer situação cotidiana em um grande pesadelo claustrofóbico. Caixas eletrônicos, nossas residências, hotéis, trens… nada mais é seguro e qualquer local pode se tornar mortal. 

A lista de filmes que utilizam um único ambiente para o desenvolvimento de sua história é longa. A Noite dos Mortos-Vivos (1968), por exemplo, se passa quase inteiramente em uma casa isolada de fazenda, enquanto o espanhol [REC] (2007) prende seus personagens em um prédio infectado por zumbis. 1408 (2007), baseado em um conto de Stephen King, coloca um escritor de terror para passar a noite em um quarto de hotel assombrado e Abismo do Medo (2005) passa grande parte de seu enredo em uma caverna subterrânea habitada por criaturas estranhas.

A Caveira sabe bem como o uso de um único cenário pode potencializar ainda mais uma história de terror, aumentando nossa angústia e medo. Livros macabros como Quando os Adams Saíram de Férias, lançado pela DarkSide® Books em parceria com a Macabra Filmes, por exemplo, utilizam muito dessa ideia de confinamento e espaço único para entregar uma história inquietante e repulsiva. 

quando os adams saíram de férias

E aí, você também gosta de histórias ambientadas em um único lugar? Quais desses filmes é o seu favorito? Conta para a gente nos comentários.

LEIA TAMBÉM: 8 FILMES DE TERROR COM ANIMAIS DEMONÍACOS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Zé Antonio

    12 de setembro de 2023 às 11:58

    muito bom esse site…

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

A Garota da Casa ao Lado + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Tom Savini: Vida Monstruosa + Brindes Exclusivos
R$ 129,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Next of Kin: Mais perto do horror do que você imagina

Uma das formas mais efetivas para que um filme, um livro, ou outra produção...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

MaXXXine: Ti West e Lily Collins chocam fãs com sessão surpresa do filme

Era para ser uma sessão dupla de X e Pearl, mas então veio o plot twist. O diretor Ti...

Por DarkSide
LivrosMagicae

5 Reflexões valiosas do livro Inverno da Alma

Você já parou pra pensar o quanto as estações do ano estão associadas aos nossos...

Por DarkSide
CuriosidadesDarkside

4 Expedições polares que deram terrivelmente errado

Desde que entendemos o planeta do jeito que ele é (redondo, para que não fiquem...

Por DarkSide
CuriosidadesMacabra

Como morreu Harry Houdini?

Harry Houdini teve uma carreira tão prolífica na arte do ilusionismo que ganhou o...

Por DarkSide