Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesMacabraPerfil

Jamie Lee Curtis: De eterna scream queen a vencedora do Oscar

Conheça a trajetória da atriz no terror

13/03/2023

Se você é daqueles que há anos pede “por favor, deem um Oscar pra Jamie Lee Curtis”, o seu pedido acabou de ser atendido. A atriz recebeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, grande vencedor do Academy Awards de 2023.

LEIA TAMBÉM: 10 CURIOSIDADES SOBRE JAMIE LEE CURTIS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER HOJE

Sabemos que filmes de terror não costumam figurar entre as grandes premiações do cinema, a não ser por raras exceções como O Silêncio dos Inocentes e Corra!, então, não é de se estranhar que a Jamie nunca tenha recebido o devido reconhecimento da Academia pelas personagens que viveu no gênero — que não foram poucas!

Uma dinastia de scream queens

O terror já corria nas veias de Jamie Lee Curtis desde que ela era um bebezinho. A nossa eterna Laurie Strode é filha de Janet Leigh, a Marion Crane de Psicose. Jamie nasceu mais de um ano antes da mãe se tornar a scream queen da famosa cena do chuveiro do longa de Alfred Hitchcock. Ainda assim, ela só foi assistir ao filme depois de adulta.

Nascida em 22 de novembro de 1958 em Santa Monica, de Janet Leigh e do também ator Tony Curtis, Jamie Lee foi a primeira filha do casal de astros, que se divorciou em 1962, quando ela ainda era bem nova. Tony não participou muito de sua criação e quando ele faleceu, ela e seus irmãos descobriram que foram deixados de fora do testamento.

Em 1976 ela chegou a cursar a faculdade de Direito, mas desistiu após o primeiro semestre para se dedicar à carreira de atriz. No início, ela desempenhou pequenos papéis em séries de TV, até que, aos 20 anos, entrou para o elenco de um filme sobre um assassino de babás dirigido por John Carpenter. Nascia assim Laurie Strode, que Jamie Lee Curtis voltaria a reprisar em diferentes momentos da carreira — a mais recente delas em Halloween Ends, de 2022.

Por muito pouco a estreia de Jamie Lee não ocorreu em outro clássico do terror. Quando ela tinha 13 anos de idade, perguntaram para sua mãe se ela poderia participar de uma audição para um filme sobre uma menina possuída por um demônio. Sim, ela quase esteve em O Exorcista.

LEIA TAMBÉM: SCREAM QUEENS EM FAMÍLIA: JAMIE LEE CURTIS E JANET LEIGH

Após Halloween, a atriz consolidou sua fama de scream queen ao estrelar vários outros filmes de terror (que nós vamos explorar logo mais nesse post). Mas ela não se limitou ao gênero, atuando em produções para os mais variados gostos, desde histórias de amadurecimento, como Meu Primeiro Amor e Sexta-feira Muito Louca; comédias, como Um Peixe Chamado Wanda; até filmes de ação, como True Lies, pelo qual recebeu um Globo de Ouro de Melhor Atriz.

A primeira indicação de Jamie Lee Curtis foi justamente por Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, que também mistura ação, comédia e aventura em uma trama que explora diferentes universos. A atriz interpreta Deirdre, uma auditora que pode servir tanto como algoz quanto como amiga da protagonista Evelyn (Michelle Yeoh) — dependendo do universo em que ela se encontra, é claro!

jamie lee curtis oscar
Imagem: Dania Maxwell / Los Angeles Times

5 Filmes de terror com Jamie Lee Curtis que são imperdíveis

Mas a Caveira decidiu dedicar boa parte desse post para enaltecer a carreira da nossa scream queen no mundo do terror. Até mesmo no filme Pânico a protagonista Sidney (Neve Campbell) questiona: “Como que Jamie Lee Curtis está em todos esses filmes?”, referindo-se a três produções do gênero com a atriz que foram lançadas no mesmo ano. Rainha é pouco para ela, olha só:

1. Halloween: A Noite do Terror (1978)

Laurie não seria apenas a primeira, mas a personagem mais longeva de Jamie Lee Curtis no mundo do terror. Ela já viveu a personagem em oito produções diferentes: desde a babá focada e repleta de recursos até à mulher sobrevivencialista que encara Michael Myers de frente em Halloween Ends

Fãs da franquia e da própria Jamie Lee contam com informações de bastidores, entrevistas e materiais exclusivos em Halloween: A Vingança de Michael Myers, uma publicação macabra obrigatória para os entusiastas dos filmes.

2. A Bruma Assassina (1980)

Apenas dois anos depois de seu primeiro trabalho com John Carpenter, Curtis voltou a atuar em um filme do cineasta, dessa vez, A Bruma Assassina. Como Elizabeth Solley, Curtis se afastou bastante da recatada Laurie, mas novamente precisa lutar pela própria sobrevivência: dessa vez, por causa de espíritos vingativos que se escondem em uma névoa assassina. Sua mãe Janet Leigh também está no filme.

a bruma assassina
AVCO Embassy Pictures/Divulgação

3. Jogos de Estrada (1981)

Possivelmente uma das produções de terror mais sinistras na qual Jamie Lee Curtis já trabalhou, Jogos de Estrada conta a história de um caminhoneiro que se vê no encalço de um serial killer que ataca caronistas. A própria atriz interpreta uma dessas caroneiras, que acaba ajudando-o a perseguir o assassino. O filme acabou influenciando outras produções com essa temática, como A Morte Pede Carona e Perseguição.

jogos de estrada
Essaness Pictures/Divulgação

4. O Trem do Terror (1980)

Pense em um slasher com os seus melhores clichês dentro de um trem — Jamie Lee Curtis também estava lá! O filme se passa em uma festa a fantasia realizada na noite de Ano-Novo, permitindo que o assassino trocasse de fantasia o tempo todo. Por mais que o filme seja de qualidade bem questionável, Curtis se destaca na produção.

trem do terror
Astral Bellevue Pathé/Divulgação

5. Baile de Formatura (1980)

Sim, você leu certo: esse é o terceiro filme de terror de Jamie Lee Curtis em 1980 — e provavelmente o menos empolgante deles, embora tenha alcançado o status de cult pelos fãs e conseguido sua própria franquia. Na trama, um assassino mascarado persegue quatro adolescentes envolvidos na morte acidental de um colega de classe seis anos atrás.

Baile de Formatura
Guardian Trust Company/Divulgação

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA AS PRINCIPAIS REFERÊNCIAS A FILMES DE TERROR EM PÂNICO

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

2 Comentários

  • Mikhail gastby zuniga vega

    14 de março de 2023 às 04:59

    Ela é fantástica!!!!!!!

  • Mais do que merecido!! Demorou mas chegou!!!

    19 de março de 2023 às 08:52

    Mais do que merecido!! Demorou mas chegou!!!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Tom Savini: Vida Monstruosa + Brindes Exclusivos
R$ 129,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Cabo do medo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide
LançamentoSociedade Secreta

Lançamento: Otelo, por William Shakespeare, ilustrado por Julien Delval

Uma história inesquecível sobre o veneno corrosivo do ciúme. Um drama sobre um amor...

Por DarkSide
MacabraPerfil

Susan Hill: Conheça a autora de Eu Sou o Rei do Castelo

Conhecida principalmente por suas histórias de fantasmas, Susan Hill é uma escritora...

Por DarkSide