Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime SceneFilmes

10 Filmes inspirados em crimes reais

Crime Scene além dos arquivos criminais

25/09/2023

De uns tempos para cá passamos a receber um número cada vez maior de documentários e minisséries centradas em crimes reais. Embora pareça um fenômeno relativamente recente, esse “fascínio” pelo true crime não é de hoje e data de séculos passados. Na verdade, o que mudou foi a forma como essas histórias chegam até nós. 

LEIA TAMBÉM: POR QUE ESTAMOS OBCECADOS POR TRUE CRIME?

Enquanto o true crime é tema de documentários, séries, podcasts e livros, ele também inspira filmes de ficção, que utilizam dessas histórias reais para construir enredos desconcertantes. Alguns exemplos são bastante óbvios, basta lembrar de Psicose e O Massacre da Serra Elétrica, filmes clássicos que emprestaram elementos dos crimes verídicos de Ed Gein para narrar suas histórias ficcionais. 

Essa relação entre cinema e true crime continua bastante prolífica até os dias atuais, embora algumas vezes apareça de forma sutil e quase imperceptível para os espectadores. Foi pensando nisso que a Caveira separou 10 filmes que se inspiraram em casos true crime e que com certeza vão despertar o investigador que existe dentro de você. 

1. Festim Diabólico (1948)

Clássico de Alfred Hitchcock, Festim Diabólico é uma adaptação da peça teatral homônima de 1929 escrita pelo dramaturgo Patrick Hamilton. O filme protagonizado por James Stewart acompanha dois jovens que se consideram intelectualmente superiores e por isso estrangulam o ex-colega de faculdade para provar que conseguem cometer o assassinato perfeito. Após esconderem o corpo em um baú de madeira no meio da sala de estar, eles decidem ousar e organizar um jantar com alguns conhecidos da vítima. 

festim diabólico

Lançado em 1948, Festim Diabólico ficou famoso por ser ambientado em um único cenário e se passar em tempo real, remetendo ao formato das peças de teatro. A chocante história foi inspirada em um crime real: o assassinato em 1924 do menino de 14 anos Bobby Franks. Franks foi sequestrado e morto por dois ricos estudantes da Universidade de Chicago, Nathan Leopold e Richard Loeb, que desejavam demonstrar sua superioridade intelectual e mostrar que podiam cometer o crime perfeito sem consequências. 

2. Frenesi (1972)

Penúltimo filme da carreira de Alfred Hitchcock, Frenesi é uma grande aula de suspense. O enredo é centrado em um assassino em série que aterroriza Londres e cujo modus operandi consiste em estrangular mulheres com uma gravata. A situação fica ainda pior quando a polícia vai atrás do homem errado. 

frenesi

Frenesi não é inspirado em um único caso de true crime, mas sim em vários. O antagonista é uma amálgama de outros assassinos infames como, Jack, o Estripador e John Reginald Halliday Christie, que matou pelo menos oito pessoas entre as décadas de 1940 e 1950. Os assassinatos cometidos por Christie também levaram à condenação de um homem inocente, seu vizinho Timothy Evans. Além disso, outras inspirações para o filme foram o serial killer Neville Heath, que durante a década de 1940 se disfarçava como um oficial das forças armadas e os assassinatos de Hammersmith, ocorridos nos anos de 1964 e 1965, em que diversas prostitutas foram mortas e encontradas despidas perto do Rio Tâmisa. Infelizmente, o culpado por esses crimes nunca foi identificado.  

3. Assassino Invisível (1976)

Dirigido e produzido por Charles Pierce, Assassino Invisível é considerado um antecessor dos slashers. O filme, lançado em 1976, utiliza um tom de documentário — contando inclusive com narração em voice-over — para avisar aos espectadores que o que eles vão assistir é verdade e que apenas os nomes foram alterados.

assassino invisivel

Na realidade, Assassino Invisível é inspirado em um assassino misterioso que em 1946 deixou a pequena cidade de Texarkana, nos Estados Unidos, em pânico. Conhecido como Assassino Fantasma, ele atacou oito pessoas em um período de dez semanas e assassinou brutalmente cinco delas. O caso, que ficou conhecido como Assassinatos à Luz do Luar de Texarkana, nunca foi resolvido e permanece um grande mistério até hoje. Uma curiosidade que vale mencionar é que o visual do assassino no filme inspirou a aparência do icônico Jason Voorhees em Sexta-feira 13, Parte 2 (1981).

4. Henry: Retrato de um Assassino (1986)

Extremamente controverso, Henry: Retrato de um Assassino chamou atenção por seu tom sombrio e violento, o que inclusive ocasionou dificuldades em encontrar um distribuidor nos cinemas. Lançado em 1986 e dirigido por John McNaughton, o longa acompanha a onda de crimes aleatórios de um assassino em série que aparentemente agia sem ser punido, entrando e saindo das vidas das pessoas e matando com extrema facilidade. 

henry

Protagonizado por Michael Rooker como o personagem que dá título ao filme, Henry: Retrato de um Assassino é inspirado na vida real de dois assassinos em série: Henry Lee Lucas, que foi condenado pela morte de onze pessoas e ficou famoso por confessar falsamente cerca de seiscentos outros assassinatos, e Ottis Toole, seu companheiro que foi condenado pela morte de seis pessoas. 

5. Wolf Creek: Viagem ao Inferno (2005)

Uma viagem pelo deserto australiano dá muito errado quando um trio de jovens mochileiros inocentemente cruza com o caminho do sádico Mick Taylor. Essa é a premissa do violento Wolf Creek: Viagem ao Inferno, filme de 2005 dirigido por Greg McLean. 

wolf creek

O enredo fica ainda mais perturbador quando descobrimos que é baseado em dois crimes que abalaram a Austrália nos anos 1990 e começo dos anos 2000. A história e seu antagonista foram inspirados nos casos reais de Ivan Milat, que oferecia caronas a mochileiros e assassinou sete deles entre 1989 e 1993, e Bradley John Murdoch, que matou um mochileiro britânico e tentou sequestrar sua namorada em 2001. 

6. A Menina da Porta ao Lado (2007)

Inspirado no assassinato real de Sylvia Likens, A Menina da Porta ao Lado é um filme de 2007 dirigido por Gregory M. Wilson que acompanha a história de duas irmãs que após perderem os pais em um trágico acidente são enviadas para viver com sua tia e seus três filhos. Os horrores acontecem quando elas passam a ser torturadas e submetidas a todos os tipos de violência por sua nova família.

a menina da porta ao lado

Ambientado em 1958, o filme é inspirado e dedicado a Sylvia Likens, uma menina de 16 anos que nos anos 1960 foi brutalmente torturada e assassinada por sua responsável legal, seus filhos e também pelas crianças da vizinhança. Os DarkSiders provavelmente estão familiarizados com o caso, uma vez que o longa é uma adaptação do livro de Jack Ketchum, A Garota da Casa ao Lado, que chegou na Caveira em parceria com a Macabra Filmes. 

LEIA TAMBÉM: A GAROTA DA CASA AO LADO: A HISTÓRIA, O LIVRO E O FILME

7. O Lobo Atrás da Porta (2013)

Dirigido por Fernando Coimbra e protagonizado por Leandra Leal, O Lobo Atrás da Porta é um ótimo exemplo de filme nacional inspirado em um caso real. Misturando terror com suspense e drama, o longa segue a investigação em torno do misterioso desaparecimento de uma criança, que logo revela uma trama de violência, crueldade e mentiras. 

o lobo atrás da porta

Por mais que todos os personagens e eventos do filme sejam fictícios, O Lobo Atrás da Porta é baseado em um crime que chocou e revoltou o Brasil na década de 1960. Nele, uma mulher, que ficou conhecida como a Fera da Penha, sequestrou e assassinou uma menina de quatro anos, após ter um caso extraconjugal com seu pai. Exemplo de true crime nacional, O Lobo Atrás da Porta é um longa que com certeza vai interessar aos leitores de Ilana Casoy e Casos de Família

8. O Despertar de um Assassino (2017)

Mistura de horror, drama e true crime, O Despertar de Um Assassino acompanha uma figura bastante infame: Jeffrey Dahmer. O filme dirigido por Marc Meyers e estrelado por Ross Lynch é baseado na graphic novel Meu Amigo Dahmer do cartunista Derf Backderf, que chegou no Brasil pela DarkSide® Books. Backderf foi amigo de Dahmer quando ambos frequentaram a mesma escola nos anos 1970 e colocou no papel a história real de sua convivência com o futuro serial killer que assassinou dezessete pessoas entre 1978 e 1991. 

o despertar de um assassino

Ambientado em Bath, Ohio na década de 1970, O Despertar de Um Assassino acompanha o jovem Jeffrey Dahmer e suas tentativas de se adequar na dinâmica escolar ao mesmo tempo em que procura lidar com seus impulsos sombrios. Embora os eventos retratados precedem os crimes de Dahmer, o filme é bastante angustiante, chamando a atenção por sua precisão histórica e pela atuação de Ross Lynch. 

9. O Bar da Luva Dourada (2019)

Extremamente polêmico, O Bar da Luva Dourada entrelaça terror e drama para contar a história dos chocantes crimes cometidos pelo assassino em série alemão Fritz Honka. Dirigido por Fatih Akin, o filme protagonizado por Jonas Dassler também é uma adaptação do livro homônimo de Heinz Strunk. 

o bar da luva dourada

Lançado em 2019, O Bar da Luva Dourada acompanha Honka, que entre 1970 e 1975 assassinou brutalmente quatro mulheres e escondeu partes dos corpos em seu apartamento na cidade de Hamburgo. Inclusive, o título do filme remete justamente ao bar onde o assassino conheceu suas vítimas

10. Ted Bundy: A Confissão Final (2021)

Ted Bundy é um dos assassinos em série mais retratados em filmes, documentários e minisséries. Com uma abordagem diferente, Ted Bundy: A Confissão Final não acompanha nem os crimes cometidos por ele nem a investigação policial, preferindo focar na complexa relação que Bundy estabeleceu com um único agente do FBI

ted bundy

Após ter sido preso e sentenciado à morte, o serial killer aceitou fornecer detalhes de seus crimes ao agente Bill Hagmaier, interpretado por Elijah Wood. Ted Bundy: A Confissão Final é inspirado justamente nessa estranha relação que os dois homens estabeleceram no período em que Bundy estava no corredor da morte. Hagmaier gravou mais de 200 horas de conversas, tentando entender seus métodos e motivações, já que na época era um dos cinco membros da Unidade de Análise Comportamental do FBI. Com ótimas atuações, Ted Bundy: A Confissão Final é a escolha certa para os DarkSiders que adoraram Mindhunter Profile: Serial Killers, além daqueles que conheceram a história muito bem em Ted Bundy: Um Estranho ao meu Lado

Dez anos de muita investigação

Há dez anos pavimentando o mercado de true crime no Brasil, a marca Crime Scene é dedicada ao estudo profundo, científico e sério de crimes reais. Publicando os mais renomados pesquisadores, investigadores, psiquiatras e criminólogos do ramo, a Crime Scene traz com a qualidade da Caveira os mais diversos lançamentos para os interessados neste gênero investigativo que não para de crescer. 

Ao longo dessa última década, a Crime Scene trouxe de tudo um pouco, passando por casos famosos e nomes reconhecíveis até investigações menos conhecidas pelo público em geral. Com muito cuidado e sensibilidade, a Caveira se orgulha de trazer para o Brasil vislumbres por trás das mentes mais perigosas e entregar informações detalhadas sobre a ciência forense, o mundo da investigação e da criminologia

true crime

Desde 2013, a Caveira vem alimentando o gosto pelo true crime do brasileiro e vai continuar fazendo isso por muito tempo. Pegue seu crachá e venha fazer parte da nossa Divisão Literária de Investigação. Estamos te esperando para começarmos mais uma investigação juntos.

LEIA TAMBÉM: 20 LIVROS, FILMES, DOCUMENTÁRIOS E PODCASTS SOBRE TRUE CRIME

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Ed Gein + Brinde Exclusivo
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
A Garota da Casa ao Lado + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
MEU AMIGO DAHMER
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesGamesLivros

12 Histórias de suspense que se passam em lugares gélidos e isolados

Imagine a seguinte cena: uma lareira aconchegante situada na sala de estar enquanto o...

Por DarkSide
CuriosidadesDarkside

Backrooms: Bastidores da realidade?

Ao longo dos anos, a internet se mostrou um lugar particularmente fértil para a...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Brain Dead: Seu cérebro nunca será desligado

Depois de tudo o que foi feito pelo horror nos anos 1980, nosso gênero mais amado (e...

Por Cesar Bravo
Graphic NovelNovidades

Spa, de Erik Svetoft, é finalista do Prêmio Eisner

Tem história publicada pela DarkSide® Books entre os finalistas do Prêmio Eisner...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Alpha: terceiro filme de Julia Ducournau vem aí

A cineasta francesa Julia Ducournau se estabeleceu como uma verdadeira visionária do...

Por DarkSide