Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime SceneDocumentáriosFilmes

20 Livros, filmes, documentários e podcasts sobre true crime

Desperte o investigador que há em você com essas obras

10/04/2023

Em dez anos de investigação, a marca Crime Scene reuniu muitas histórias para contar. Nesta última década, a Caveira mergulhou de cabeça no mundo do true crime, coletando evidências, pistas, métodos de investigação e é claro, casos criminosos que gelam nossa espinha

LEIA TAMBÉM: POR QUE ESTAMOS OBCECADOS POR TRUE CRIME?

Sempre com muito cuidado e sensibilidade, os livros da marca Crime Scene nos oferecem vislumbres por trás das mentes mais perigosas, além de entregar informações detalhadas sobre a ciência forense, o mundo da investigação e da criminologia. Nesta década que se passou, a Caveira alimentou o gosto pelo true crime, que continua mais em alta do que nunca. 

Para marcar o aniversário da nossa tão amada Crime Scene, reunimos uma lista para lá de especial com livros, documentários, filmes e podcasts, tudo que os aficionados por true crime que compõem nossa DLI (Divisão Literária de Investigação) precisam incluir em seu repertório. Separe seu distintivo e venha com a gente!

Livros

1. Meu Filho Dahmer

Jeffrey Dahmer com certeza não é um nome estranho para aqueles que consomem conteúdo true crime. Figura carimbada quando o assunto é assassinos em série, Dahmer chocou o mundo com seus crimes e recentemente voltou a ser o centro das atenções com uma avalanche de documentários e séries como, Dahmer: Um Canibal Americano e Conversando com um Serial Killer: O Canibal de Milwaukee

A Caveira já havia trazido para os DarkSiders, Meu Amigo Dahmer, uma história em quadrinhos que descreve o assassino pelo olhar de um de seus amigos da escola. Agora, em um olhar ainda mais íntimo, a Crime Scene traz Meu Filho Dahmer, um comovente relato escrito pelo pai de Jeffrey, Lionel Dahmer. 

Assim como em BTK: Meu Pai, aqui temos um vislumbre desses assassinos em série pelo olhar de quem lhes era mais próximos. Meu Filho Dahmer é um livro controverso, incômodo e comovente em que um pai tenta entender o que aconteceu, enquanto convive com a culpa e com o sofrimento. Uma leitura diferente que com certeza vai intrigar os interessados no assunto. 

meu filho dahmer

2. Lady Killers: Assassinas em Série

Se quando você pensa em assassinos em série automaticamente pensa em homens, Lady Killers: Assassinas em Série vai te fazer mudar de ideia. O livro de Tori Telfer mostra que as mulheres podem, sim, ser tão letais e perigosas quanto os homens. 

Em Lady Killers, os DarkSiders vão conhecer as histórias de quatorze assassinas em série, dissecar a complexidade de seus atos, suas intenções e os ambientes em que estavam inseridas. Aqui Tori Telfer questiona os estereótipos de gênero que as histórias dessas mulheres carregam, passando por assassinas famosas, como Elizabeth Báthory, a condessa sangrenta, e Alice Kyteler, envolvida em um dos primeiros e mais influentes julgamentos de bruxaria, entregando um livro inesquecível e necessário.

lady killers

Já para as investigadoras e investigadores de plantão que desejam saber detalhes de um caso envolvendo uma assassina em série, a Caveira trouxe mais lady killers em Lady Killers Profile: Belle Gunness e Veneno: Anjo de Bremen.

3. Vítima: O Outro Lado do Assassinato

Cortney Nasbitt é o personagem principal do livro Vítima: O Outro Lado do Assassinato, escrito por Gary Kinder. A obra se tornou obrigatória na formação de agentes do FBI e é pioneira em retratar o ponto de vista de uma das vítimas, ao contrário do foco nos criminosos. Nasbitt foi um dos sobreviventes do massacre que ficou conhecido como crimes do Hi-Fi, no qual três bandidos torturaram e mataram clientes e funcionários de uma loja em 1974 nos Estados Unidos.

Embora Cortney tenha sobrevivido, ele perdeu a mãe, assassinada durante o crime, e sofreu com graves sequelas pelo resto de sua vida, comprometendo sua saúde física e psicológica. Com muita pesquisa e sensibilidade, Gary Kinder escreveu uma obra necessária para refletirmos sobre o tratamento que crimes brutais como esse acabam recebendo da mídia e da sociedade, principalmente no que diz respeito às vítimas de tais fatalidades.

vítima

4. Casos de Família: Arquivos Richthofen e Arquivos Nardoni

Não poderíamos deixar de fora da nossa lista Ilana Casoy, criminóloga, escritora e a madrinha da marca Crime Scene. Nestes dez anos, a Caveira se tornou a casa de obras brasileiras sobre o tema, como Made in Brazil, em que Casoy analisa o caso de sete assassinos em série brasileiros, e Louco ou Cruel?, em que a criminóloga aborda diversos casos famosos à luz da Criminologia, do Direito, da Psiquiatria e Psicologia

LEIA TAMBÉM: 7 LIVROS CRIME SCENE PARA SE SENTIR UM VERDADEIRO INVESTIGADOR

Em Casos de Família: Arquivos Richthofen e Arquivos Nardoni, Casoy mergulhou nestes dois casos que chocaram o Brasil, mobilizaram a opinião pública e foram extensivamente acompanhados pela mídia, trazendo detalhes observados por quem estava nos bastidores. Aqui, a autora, que acompanhou as investigações e os julgamentos, abre seus cadernos de anotações utilizados durante a pesquisa sobre os dois crimes na Polícia Civil, Científica e no Ministério Público, oferecendo ao público detalhes sobre esses assassinatos brutais que marcaram a história criminal brasileira.

casos de família

5. BTK Profile: Máscara da Maldade

Em uma década de existência, a Crime Scene trouxe diversas obras centradas em assassinos em série famosos, como Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado e Killer Clown Profile: Retrato de um Assassino são apenas algumas delas. 

Para quem se interessa pela mente e pelo comportamento humano, BTK Profile: Máscara da Maldade é uma obra completa e cuidadosamente escrita sobre o caso de Dennis Rader, o infame BTK. O livro é um registro impactante de um assassino que aterrorizou por décadas a cidade de Wichita, dando enfoque não apenas ao homem que perpetrou toda essa maldade, mas também às pessoas de carne e osso que se esforçaram para capturá-lo.

btk

Documentários

1. O Caso Evandro (2021)

Dividida em nove episódios, a série documental é originária do podcast homônimo do jornalista Ivan Mizanzuk, que pesquisou e investigou o caso do desaparecimento do menino Evandro Ramos Caetano no interior do Paraná em 1992. 

Extremamente midiatizado e polêmico, o caso chocou o Brasil e é muito bem abordado no documentário, que desmistifica informações errôneas e traz uma nova luz sobre o que realmente aconteceu

caso evandro

2. Night Stalker: Tortura e Terror (2021)

O caso de Richard Ramirez, um dos assassinos em série mais notórios dos Estados Unidos, é o tema da minissérie documental Night Stalker: Tortura e Terror

Ramirez, que ficou conhecido como o Night Stalker, aterrorizou a cidade de Los Angeles na década de 1980. Como o assassino não exibia um padrão de comportamento e de ataques, a tarefa de identificá-lo foi extremamente difícil. Em Night Stalker: Tortura e Terror esta história é dividida em quatro episódios, que narram os crimes de Ramirez e como foi a caçada para capturá-lo. 

night stalker

3. Conversando com um Serial Killer: Ted Bundy (2019)

Para os DarkSiders que leram Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado de Ann Rule, Conversando com Um Serial Killer: Ted Bundy é um ótimo complemento, sendo um mergulho profundo e perverso na mente de um dos assassinos em série mais famosos de todos os tempos.

O diretor de Conversando com um Serial Killer: Ted Bundy, Joe Berlinger usa trechos de entrevistas gravadas com o próprio Bundy na prisão para relatar seus crimes, partindo de sua infância até seus últimos dias de vida. Dividida em quatro episódios, apesar da minissérie ser acompanhada pela voz de Bundy, quem conta a história são jornalistas, policiais, advogadas e conhecidos do assassino, apresentando um relato completo e macabro de sua pessoa e de seus crimes. 

Para aqueles que quiserem mais, a coleção Conversando com um Serial Killer também produziu mais duas minisséries: O Canibal de Milwaukee, que aborda o caso de Jeffrey Dahmer, e O Palhaço Assassino, que narra os chocantes crimes de John Wayne Gacy.

4. O Assassino da Capa de Chuva: Caça ao Serial Killer Coerano (2021)

Para a investigadora ou investigador que deseja sair dos casos norte-americanos mais conhecidos, O Assassino da Capa de Chuva é uma minissérie de três episódios que embarca em um dos casos mais notórios da Coreia do Sul. 

Yoo Young-Chul admitiu ter assassinado 19 pessoas entre 2003 e 2004, escolhendo aleatoriamente suas vítimas e as matando com requintes de crueldade. O documentário O Assassino da Capa de Chuva aborda o caso que chocou a Coreia do Sul e aterrorizou a cidade de Seul, mostrando ao espectador tudo que aconteceu desde os primeiros crimes e suspeitas até a prisão de Young-Chul e a repercussão do caso no país. 

o assassino da capa de chuva

5. Quem Matou María Marta? (2020)

Esta série documental vai aguçar o faro investigativo de todos os DarkSiders. Cobrindo um dos crimes mais chocantes e controversos da Argentina, Quem Matou María Marta? acompanha o assassinato da socióloga María Marta García Belsunce, que em 2002 foi encontrada morta na banheira de sua casa, localizada em uma nobre região metropolitana de Buenos Aires. 

O documentário mostra a tragédia e os mistérios que cercam o crime, que inicialmente foi enquadrado como um acidente doméstico. Com imagens inéditas e entrevistas exclusivas, a produção traz diferentes versões e hipóteses para o caso que parou a Argentina nos anos 2000 e continua cercado de mistério até hoje

quem matou maria marta

Filmes

1. A Garota da Foto (2022)

Neste documentário, acompanhamos o chocante caso de uma mulher desconhecida, encontrada à beira da morte em uma estrada, cujo caso abre as portas para uma trama sinistra e inimaginável. 

A partir desses eventos iniciais, A Garota da Foto acompanha dois crimes interligados: o sequestro de Michael Hughes e o assassinato de Suzanne Marie Sevakis, revelando uma história trágica, violenta e brutal. Dirigido por Skye Borgman, o filme é baseado nos livros de Matt Birkbeck, A Beautiful Child [Uma bela criança] e Finding Sharon [Procurando Sharon]. 

a garota da foto

2. O Enfermeiro da Noite (2022)

Baseado em uma história real, O Enfermeiro da Noite é protagonizado por Jessica Chastain e Eddie Redmayne. Inspirado no livro do jornalista Charles Graeber, o filme dramatiza a chocante história do assassino em série Charles Cullen, um enfermeiro norte-americano que trabalhou como enfermeiro em vários hospitais na Pensilvânia e em Nova Jersey. 

Cullen surpreendeu os Estados Unidos ao ser preso em 2003, confessando ter matado cerca de 29 pacientes que estavam sob seus cuidados. A produção traz Redmayne como o enfermeiro e Chastain como a enfermeira responsável por ter denunciado Cullen às autoridades.

o enfermeiro da noite

3. Zodíaco (2007)

O Assassino do Zodíaco é um dos casos mais misteriosos de todos os tempos e também um dos mais presentes na cultura popular. Permanecendo sem solução até os dias de hoje, os crimes cometidos pelo assassino em série no final da década de 1960 inspiraram um número enorme de livros, documentários, programas de televisão e filmes. 

Um desses longas é justamente Zodíaco, dirigido por David Fincher, responsável por filmes como Seven: Os Sete Crimes Capitais e Garota Exemplar, e protagonizado por Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo e Robert Downey Jr. 

Baseado nos livros Zodiac e Zodiac Unmasked de Robert Graysmith, o filme é inspirado nos eventos reais e acompanha Graysmith, um cartunista que em 1969 se tornou obcecado em capturar o assassino desconhecido que aterrorizava a baía de São Francisco nos Estados Unidos.

zodíaco filme

4. Monster: Desejo Assassino (2003)

Protagonizado por Charlize Theron e Christina Ricci e dirigido por Patty Jenkins, Monster: Desejo Assassino dramatiza a história da assassina em série Aileen Wuornos, que assassinou sete homens entre 1989 e 1990, antes de ser executada na Flórida em 2002. 

O filme acompanha a história de Aileen, desde o seu primeiro assassinato até sua captura pela polícia, mostrando as violências a que foi submetida e o que a levou a ser conhecida como a primeira assassina em série dos Estados Unidos. Extremamente impactante, o filme rendeu o Oscar® de Melhor Atriz a Charlize Theron por sua interpretação de Aileen. 

monster instinto assassino

5. Mamãe Morta e Querida (2017)

Dee Dee e Gypsy Rose Blanchard pareciam ter uma amorosa relação de companheirismo entre mãe e filha. As duas sempre estavam juntas, já que Gypsy tinha diversos problemas de saúde e precisava de constantes cuidados. No entanto, a história toma um rumo trágico quando Dee Dee é encontrada morta em sua própria casa, assassinada pela filha. O caso fica ainda mais surpreendente quando é descoberto que todas as doenças de Gipsy foram inventadas pela mãe. 

O documentário Mamãe Morta e Querida, dirigido por Erin Lee Carr, acompanha o caso que chocou o mundo, abrangendo a relação entre as duas, os anos de abuso e mentiras, o crime e a investigação que deixou todos boquiabertos. Em 2019, o caso também foi transformado na série de televisão de oito episódios, The Act. Nela, Dee Dee é interpretada por Patricia Arquette e Gypsy por Joey King. 

mamãe morta e querida

Podcasts

1. Modus Operandi

Apresentado por Mabê Bonafé e Carol Moreira, o Modus Operandi nasceu em 2020 e é um podcast dedicado a crimes reais e assassinos em séries. As apresentadoras narram as histórias de forma bastante sensível, trazendo uma pesquisa bem embasada e propondo sempre a reflexão e o debate. Com episódios novos todas as quintas-feiras, o podcast já ultrapassou a marca de 150 programas, cobrindo os mais diversos casos e assuntos.

2. 1001 Crimes

O 1001 Crimes é um podcast apresentado por Bruna, Fabi e Jéssica, com novos episódios todas as quartas e sextas-feiras. Com mais de 300 programas, as apresentadoras abordam os mais variados crimes reais ao longo da história, desde assassinatos até sequestros e roubos, analisando a questão psicológica e cultural dos eventos. Além disso, tudo é feito com muita sensibilidade, pesquisa e bom-humor. 

3. Detetive do Sofá

O Detetive do Sofá é o podcast perfeito para os fãs de Mistérios sem Solução. Apresentado por Marcela Souza e Alexandre Lima, o programa foca exclusivamente em crimes e mistérios reais que nunca foram resolvidos. Com episódios novos nas quintas-feiras, o podcast tem um excelente trabalho de pesquisa e ainda divulga em suas redes sociais um material complementar sobre o caso da semana para saciar a curiosidade dos ouvintes. 

4. Criminologia

Lançado pelo podcast Mundo Freak Confidencial, o Criminologia é um programa idealizado e apresentado por Jey Carrillo. Dividido em temporadas e temáticas específicas, o Criminologia já tem duas temporadas disponíveis, que focam em casos de aniquiladores de família, pessoas que assassinam vários membros da família. Com um ótimo trabalho de pesquisa, o podcast aborda com muita sensibilidade os temas, oferecendo perspectivas bem interessantes aos casos. 

5. Café com Crime

Com episódios quinzenais, o Café com Crime é um podcast que aborda crimes brasileiros famosos. Apresentado por Ester Zorzi, o programa comenta e traz informações e curiosidades sobre cada crime, tudo em um tom descontraído e amigável. 

Lançado em 2018, o Café com Crime aborda desde casos de assassinato e sequestro até golpes e muito mais. 

10 Anos de muita história

Em dez anos de Crime Scene foram tantas histórias investigadas que ficou até difícil para a Caveira escolher apenas algumas para compor essa lista. O gênero de true crime não para de crescer e somos cada vez mais agraciados com documentários, filmes e podcasts, tudo para deixar nossas habilidades de investigadores sempre aguçadas e alertas. E a boa notícia é que vem muito mais por aí! 

E aí, quem está preparado para embarcar em mais investigações com a Caveira? 

LEIA TAMBÉM: 10 LIVROS DE TRUE CRIME PARA DARKSIDERS INVESTIGADORES

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Meu Filho Dahmer + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Casos de Família
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide