Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListas

10 Filmes que misturam terror com comédia

Produções que vão do terror ao terrir

30/11/2022

Terror e comédia são provavelmente os gêneros mais difíceis de se trabalhar na ficção. O sucesso dessas histórias está diretamente ligado às sensações que irão provocar na gente: medo ou risos

Tudo isso esbarra em aspectos muito peculiares da nossa construção de valores ao longo da vida. Enquanto indivíduos, aquilo que nos dá calafrios e aquilo que nos arranca gargalhadas pode variar demais, e agradar pelo menos a maioria se torna uma missão ainda mais delicada.

LEIA TAMBÉM: O INCRÍVEL MUNDO DOS FILMES QUE PODERIAM NÃO TER EXISTIDO

Mas e quando o terror e a comédia se esbarram? A união dos dois gêneros pode ocorrer de maneira intencional ou não, quando o gore é tão forçado que se torna cômico. Sabe aquela ideia de melhor pior filme? Aqui ela se torna sinistramente satisfatória.

Mas há a comédia intencional no terror, pendendo para os absurdos, como monstros bizarros, muito sangue, gosma e personagens absolutamente caricatos — muitas vezes tudo isso orquestrado para proporcionar uma verdadeira sátira do gênero. Espia só essa seleção de produções macabramente hilárias feita pela Caveira:

1. Tucker e Dale contra o Mal (2010)

A antítese para os assassinos de áreas rurais, Tucker e Dale contra o Mal inverte a lógica de produções como O Massacre da Serra Elétrica e Olhos Famintos. Os personagens só queriam dar um jeito no seu chalé e encontrar algum descanso rural quando um grupo de adolescentes irritantes entra na sua propriedade e imagina o pior deles. Apesar de fazerem de tudo para serem amigáveis e úteis ao grupo, Tucker e Dale inocentemente acabam literalmente matando a galera de susto, resultando e uma comédia sangrenta que tem até uma lição de moral sobre superar estereótipos escondida em algum lugar. Aqui, quando o diretor grita “corta” o significado pode ser outro.

tucker e dale
Hillbilly Hero Productions Ltd./Divulgação

2. Todo Mundo Quase Morto (2004)

A estreia de Edgar Wright na direção acabou se tornando uma das sátiras de filmes de zumbi mais queridas do público. Ele e Simon Pegg, que também escreveu o roteiro e atua como o protagonista Shaun, entregam uma narrativa que vai de zero a cem no ritmo que os zumbis conseguem caminhar. A ação é centrada em Shaun, um homem com uma vida entediante resumida a trabalho e videogame, e que de repente se depara com o próprio apocalipse zumbi em Londres, obrigando-o a tomar alguma atitude para proteger seu melhor amigo, sua mãe e o amor da sua vida. Lembre de Todo Mundo Quase Morto na próxima vez que disser que você é um zumbi antes da primeira xícara de café do dia.

todo mundo quase morto
Allstar Picture Library Ltd. / Alamy Stock Photo/Divulgação

3. O Segredo da Cabana (2011)

Apesar dos sustos e das risadas nervosas provocadas, O Segredo da Cabana tem algo a dizer, principalmente sobre por que as pessoas precisam de filmes de terror e como, no fundo, o público é o verdadeiro babaca da coisa toda. O longa acompanha a história de um grupo de adolescentes que não sabem que estão sendo manipulados para uma morte digna de filmes de terror. Ao mesmo tempo, a produção funciona como uma comédia de trabalho (alô, The Office), pois trata as mortes dos adolescentes como apenas mais uma meta a ser batida pela equipe.

o segredo da cabana
Diyah Pera/Divulgação

4. Zumbilândia (2009)

Fala a verdade: a maioria das regras de sobrevivência que você conhece para um apocalipse zumbi foi aprendida com Zumbilândia. Com um elenco principal incrível — Emma Stone, Woody Harrelson, Jesse Eisenberg e Abigail Breslin, todos já indicados ao Oscar® e Emma vencedora —, o filme acompanha um grupo de sobreviventes solitários que depende dessas regras valiosas para não se tornar um zumbi. A participação de Bill Murray é de matar! 

zumbilandia
Columbia Pictures/Divulgação

LEIA TAMBÉM: A TRANSFORMAÇÃO DOS ZUMBIS NO CINEMA EM 7 FILMES ICÔNICOS

5. A Morte te Dá Parabéns (2017)

Tem gente que adoraria fazer aniversário todos os dias… A não ser que alguém decidisse te matar em vez de te dar um presente. A Morte te Dá Parabéns mistura a fórmula dos slashers com Feitiço do Tempo, aquele filme em que Bill Murray revive o Dia da Marmota repetidamente até aprender alguma lição valiosa. Só que no caso da nossa aniversariante aqui, ela precisa descobrir quem é o seu assassino enquanto revive dia após dia as consequências de todas as escolhas erradas para sua vida.

a morte te da parabens
Universal Pictures/Divulgação

6. Garota Infernal (2009)

Um filme que já nasceu clássico cult, Garota Infernal traz o terror para os corredores do ensino médio com o sacrifício da adolescente mais popular do colégio em troca do sucesso de uma banda. Amaldiçoada, ela agora quer saciar sua sede por sangue, que a deixa cada vez mais bonita, ao mesmo tempo em que sua melhor amiga tenta resolver a situação. Algumas amizades realmente nos devoram, só não permita que isso seja feito de maneira literal.

garota infernal
© 2009 Twentieth Century Fox Film Corporation/Divulgação

7. O que Fazemos nas Sombras (2014)

O filme que catapultou o cineasta neozelandês Taika Waititi para Hollywood captura a fórmula dos mockumentaries (aqueles documentários cômicos no estilo de The Office e Parks and Recreation) para acompanhar o dia a dia de um grupo de vampiros centenários sobrevivendo nos tempos atuais. Com um humor meio bobo e quase ingênuo, Waititi e Jermaine Clement cravam suas presas em uma das melhores comédias vampirescas desde Drácula Morto, Mas Feliz.

o que fazemos nas sombras
Unison Films/Divulgação

8. Plano-Sequência dos Mortos (2017)

Já deu para perceber que os zumbis costumam ser os monstros preferidos para um cenário que junta terror e comédia, né? Plano-Sequência dos Mortos reúne todos os absurdos que os fãs mais amam com um começo lento, mas que culmina em um terceiro ato em que é impossível não se acabar em gargalhadas. Não se deixe enganar pela familiaridade com os filmes de found footage do início, o longa tem muitas cartas na manga, feitas especialmente para quem ama cinema e sabe que ele também serve para divertir.

Plano sequencia dos mortos
Third Window Films/Divulgação

9. Gremlins (1984)

Não molhe, não alimente depois da meia-noite e não o exponha ao sol. Não parecem regras tão difíceis assim de serem quebradas, não é mesmo? Se você já assistiu Gremlins sabe muito bem do pandemônio que pode ocorrer se qualquer uma dessas advertências não for levada a sério. Os monstrengos e suas diferentes personalidades — todas caóticas — levam o inferno para uma pequena cidade em plena época de Natal. Um filme para ir do “iti malia” ao “credo!” em poucas gotas de água.

Gremlins
Warner Bros./Reprodução

10. Freaky: No Corpo de um Assassino (2020)

Se você já quis trocar de lugar com a sua mãe em algum momento, provavelmente repensou essa ambição ao assistir Sexta-Feira Muito Louca, com Lindsay Lohan e Jamie Lee Curtis. Mas e se, em vez de trocar de corpo com a mãe, a troca fosse com um assassino em série? Essa é a divertida especulação de Freaky: No Corpo de um Assassino, que é tão genial que a gente até se pergunta por que demorou tanto a ser feita. E aí? Como você convenceria todo mundo de que você não é um assassino sanguinário, só está preso no corpo dele?

freaky
Universal Pictures/Reprodução

LEIA TAMBÉM: PSICOSE E A INFLUÊNCIA NOS SLASHERS MODERNOS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Ed Wood: Contos & Delírios + Brinde Exclusivo
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Tom Savini: Vida Monstruosa + Brindes Exclusivos
R$ 129,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesDarksideFilmes

Qual a verdadeira história de Valak?

O universo da franquia Invocação do Mal, ou InvocaVerso para os íntimos, é...

Por DarkSide
FilmesNovidadesSéries

Série de Halloween vai se basear no primeiro filme da franquia

Depois de um leilão acalorado com titãs do gênero como A24, a Miramax e o Trancas...

Por DarkSide
MacabraNovidades

Clive Barker vai parar de ir em convenções para se dedicar a novos livros

Criador de personagens como o Sacerdote do Inferno (famoso Pinhead) e de séries de...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Paperhouse: Uma fantasia sombria obrigatória a todo devoto do terror

Apesar de gostarmos muito do subgênero gore, não é só de sangue, tripas e gritos...

Por Cesar Bravo
Crime Scene FictionE.L.A.SSéries

Tudo o que sabemos da adaptação de Pedra Papel Tesoura para a Netflix

Provocativo, o lançamento de Alice Feeney no projeto E.L.A.S em Evidência já chega...

Por DarkSide