Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListas

10 Filmes que misturam terror com comédia

Produções que vão do terror ao terrir

30/11/2022

Terror e comédia são provavelmente os gêneros mais difíceis de se trabalhar na ficção. O sucesso dessas histórias está diretamente ligado às sensações que irão provocar na gente: medo ou risos

Tudo isso esbarra em aspectos muito peculiares da nossa construção de valores ao longo da vida. Enquanto indivíduos, aquilo que nos dá calafrios e aquilo que nos arranca gargalhadas pode variar demais, e agradar pelo menos a maioria se torna uma missão ainda mais delicada.

LEIA TAMBÉM: O INCRÍVEL MUNDO DOS FILMES QUE PODERIAM NÃO TER EXISTIDO

Mas e quando o terror e a comédia se esbarram? A união dos dois gêneros pode ocorrer de maneira intencional ou não, quando o gore é tão forçado que se torna cômico. Sabe aquela ideia de melhor pior filme? Aqui ela se torna sinistramente satisfatória.

Mas há a comédia intencional no terror, pendendo para os absurdos, como monstros bizarros, muito sangue, gosma e personagens absolutamente caricatos — muitas vezes tudo isso orquestrado para proporcionar uma verdadeira sátira do gênero. Espia só essa seleção de produções macabramente hilárias feita pela Caveira:

1. Tucker e Dale contra o Mal (2010)

A antítese para os assassinos de áreas rurais, Tucker e Dale contra o Mal inverte a lógica de produções como O Massacre da Serra Elétrica e Olhos Famintos. Os personagens só queriam dar um jeito no seu chalé e encontrar algum descanso rural quando um grupo de adolescentes irritantes entra na sua propriedade e imagina o pior deles. Apesar de fazerem de tudo para serem amigáveis e úteis ao grupo, Tucker e Dale inocentemente acabam literalmente matando a galera de susto, resultando e uma comédia sangrenta que tem até uma lição de moral sobre superar estereótipos escondida em algum lugar. Aqui, quando o diretor grita “corta” o significado pode ser outro.

tucker e dale
Hillbilly Hero Productions Ltd./Divulgação

2. Todo Mundo Quase Morto (2004)

A estreia de Edgar Wright na direção acabou se tornando uma das sátiras de filmes de zumbi mais queridas do público. Ele e Simon Pegg, que também escreveu o roteiro e atua como o protagonista Shaun, entregam uma narrativa que vai de zero a cem no ritmo que os zumbis conseguem caminhar. A ação é centrada em Shaun, um homem com uma vida entediante resumida a trabalho e videogame, e que de repente se depara com o próprio apocalipse zumbi em Londres, obrigando-o a tomar alguma atitude para proteger seu melhor amigo, sua mãe e o amor da sua vida. Lembre de Todo Mundo Quase Morto na próxima vez que disser que você é um zumbi antes da primeira xícara de café do dia.

todo mundo quase morto
Allstar Picture Library Ltd. / Alamy Stock Photo/Divulgação

3. O Segredo da Cabana (2011)

Apesar dos sustos e das risadas nervosas provocadas, O Segredo da Cabana tem algo a dizer, principalmente sobre por que as pessoas precisam de filmes de terror e como, no fundo, o público é o verdadeiro babaca da coisa toda. O longa acompanha a história de um grupo de adolescentes que não sabem que estão sendo manipulados para uma morte digna de filmes de terror. Ao mesmo tempo, a produção funciona como uma comédia de trabalho (alô, The Office), pois trata as mortes dos adolescentes como apenas mais uma meta a ser batida pela equipe.

o segredo da cabana
Diyah Pera/Divulgação

4. Zumbilândia (2009)

Fala a verdade: a maioria das regras de sobrevivência que você conhece para um apocalipse zumbi foi aprendida com Zumbilândia. Com um elenco principal incrível — Emma Stone, Woody Harrelson, Jesse Eisenberg e Abigail Breslin, todos já indicados ao Oscar® e Emma vencedora —, o filme acompanha um grupo de sobreviventes solitários que depende dessas regras valiosas para não se tornar um zumbi. A participação de Bill Murray é de matar! 

zumbilandia
Columbia Pictures/Divulgação

LEIA TAMBÉM: A TRANSFORMAÇÃO DOS ZUMBIS NO CINEMA EM 7 FILMES ICÔNICOS

5. A Morte te Dá Parabéns (2017)

Tem gente que adoraria fazer aniversário todos os dias… A não ser que alguém decidisse te matar em vez de te dar um presente. A Morte te Dá Parabéns mistura a fórmula dos slashers com Feitiço do Tempo, aquele filme em que Bill Murray revive o Dia da Marmota repetidamente até aprender alguma lição valiosa. Só que no caso da nossa aniversariante aqui, ela precisa descobrir quem é o seu assassino enquanto revive dia após dia as consequências de todas as escolhas erradas para sua vida.

a morte te da parabens
Universal Pictures/Divulgação

6. Garota Infernal (2009)

Um filme que já nasceu clássico cult, Garota Infernal traz o terror para os corredores do ensino médio com o sacrifício da adolescente mais popular do colégio em troca do sucesso de uma banda. Amaldiçoada, ela agora quer saciar sua sede por sangue, que a deixa cada vez mais bonita, ao mesmo tempo em que sua melhor amiga tenta resolver a situação. Algumas amizades realmente nos devoram, só não permita que isso seja feito de maneira literal.

garota infernal
© 2009 Twentieth Century Fox Film Corporation/Divulgação

7. O que Fazemos nas Sombras (2014)

O filme que catapultou o cineasta neozelandês Taika Waititi para Hollywood captura a fórmula dos mockumentaries (aqueles documentários cômicos no estilo de The Office e Parks and Recreation) para acompanhar o dia a dia de um grupo de vampiros centenários sobrevivendo nos tempos atuais. Com um humor meio bobo e quase ingênuo, Waititi e Jermaine Clement cravam suas presas em uma das melhores comédias vampirescas desde Drácula Morto, Mas Feliz.

o que fazemos nas sombras
Unison Films/Divulgação

8. Plano-Sequência dos Mortos (2017)

Já deu para perceber que os zumbis costumam ser os monstros preferidos para um cenário que junta terror e comédia, né? Plano-Sequência dos Mortos reúne todos os absurdos que os fãs mais amam com um começo lento, mas que culmina em um terceiro ato em que é impossível não se acabar em gargalhadas. Não se deixe enganar pela familiaridade com os filmes de found footage do início, o longa tem muitas cartas na manga, feitas especialmente para quem ama cinema e sabe que ele também serve para divertir.

Plano sequencia dos mortos
Third Window Films/Divulgação

9. Gremlins (1984)

Não molhe, não alimente depois da meia-noite e não o exponha ao sol. Não parecem regras tão difíceis assim de serem quebradas, não é mesmo? Se você já assistiu Gremlins sabe muito bem do pandemônio que pode ocorrer se qualquer uma dessas advertências não for levada a sério. Os monstrengos e suas diferentes personalidades — todas caóticas — levam o inferno para uma pequena cidade em plena época de Natal. Um filme para ir do “iti malia” ao “credo!” em poucas gotas de água.

Gremlins
Warner Bros./Reprodução

10. Freaky: No Corpo de um Assassino (2020)

Se você já quis trocar de lugar com a sua mãe em algum momento, provavelmente repensou essa ambição ao assistir Sexta-Feira Muito Louca, com Lindsay Lohan e Jamie Lee Curtis. Mas e se, em vez de trocar de corpo com a mãe, a troca fosse com um assassino em série? Essa é a divertida especulação de Freaky: No Corpo de um Assassino, que é tão genial que a gente até se pergunta por que demorou tanto a ser feita. E aí? Como você convenceria todo mundo de que você não é um assassino sanguinário, só está preso no corpo dele?

freaky
Universal Pictures/Reprodução

LEIA TAMBÉM: PSICOSE E A INFLUÊNCIA NOS SLASHERS MODERNOS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Ed Wood: Contos & Delírios + Brinde Exclusivo
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Tom Savini: Vida Monstruosa + Brindes Exclusivos
R$ 129,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide
DarkloveLivros

4 Livros para se encantar pela narrativa de Catherine Ryan Hyde

Encontros improváveis e relações humanas repletas de camadas são marcas registradas...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Medicina Macabra 4, por Arnold van de Laar

Somos seres curiosos por natureza. Embarque conosco no quarto volume da coleção...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Anatomia do Nojo, por William Ian Miller

Somos atraídos pelo desconhecido, pelo macabro, pelo inexplicável. É essa...

Por DarkSide