Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesLivrosMedo Clássico

125 anos de Drácula: 8 Curiosidades sobre o clássico

Crave suas presas nesses fatos interessantes sobre a obra-prima de Bram Stoker

Boa parte do nosso imaginário sobre vampiros, como os hábitos peculiares, suas presas afiadas e a sede por sangue, foi formada graças a um misterioso conde que morava na Transilvânia. Nesses 125 anos de Drácula, o clássico de Bram Stoker ultrapassou as barreiras das manifestações artísticas, tornando-se um sucesso dos teatros, do cinema e da cultura pop em geral, nunca perdendo seu fascínio sobre as novas gerações.

LEIA TAMBÉM: DRÁCULA AO LONGO DAS DÉCADAS: UMA CRONOLOGIA IMORTAL

Para celebrar a existência da obra que deu vida a um dos monstros mais populares dos dois últimos séculos, a Caveira separou algumas curiosidades vampirescas que nem todo mundo conhece sobre tudo o que envolve o Conde Drácula. Crave suas presas e mate a sua sede por sangue e conhecimento:

1. Bram Stoker nunca visitou a Transilvânia

A despeito das vívidas descrições do lugar e do seu povo, Stoker não conheceu a bela localidade romena. Sua Transilvânia ficcional é produto de pesquisa, leitura e uma boa dose de imaginação.

2. O romance levou sete anos para ser escrito

Bram Stoker começou a escrever Drácula em março de 1890. Morando e trabalhando em Londres, sua atarefada rotina como gerente no Lyceum Theatre não permitia que se dedicasse inteiramente à literatura. 

Bram Stoker

3. A palavra nosferatu não existe na língua romena

A despeito de sua popular associação com vampiros, a palavra nosferatu não existe na língua romena. Acredita-se que uma das fontes consultadas por Stoker tenha ouvido outra palavra e a registrado de forma incorreta. Uma possibilidade é nesuferit, que significa insuportável

LEIA TAMBÉM: SERIA DRÁCULA INSPIRADO EM OSCAR WILDE?

4. Drácula significa Filho do Dragão

Para criar seu conde vampiresco, Stoker se inspirou em Vlad Tepes, uma personalidade histórica real. O pai de Tepes pertencia à Ordem do Dragão, uma associação de cavaleiros fundada no século XV, e adotou o nome Dracul (Dragão) em sua homenagem. Dracula, nome usado por Vlad Tepes, significa portanto filho do Dragão.

5. Drácula estreou para o público no teatro

Em maio de 1897, Bram Stoker conduziu uma leitura dramática do romance, adaptado em uma peça de cinco atos. A leitura, realizada oito dias antes da publicação do livro, foi realizada para assegurar publicamente os direitos autorais da obra.

6. O livro foi publicado na Romênia com um século de atraso

Drácula estava na lista de livros estrangeiros banidos pelo regime comunista e, embora os romenos soubessem de sua existência, só puderam ter acesso ao romance do autor irlandês na década de 1990.

drácula

7. O Van Helsing da versão final é a junção de três personagens diferentes

De acordo com as notas de Bram Stoker, o célebre caçador de vampiros nasceu da junção de três personagens: um historiador, um professor alemão e um detetive. Na versão final do romance, Van Helsing assume múltipla função dramática e nos é apresentado como médico, professor, advogado, doutor em Letras, atuando também como uma espécie de investigador paranormal.

8. Drácula não foi um sucesso imediato

Após 125 anos de glória literária, é difícil imaginar que Drácula não tenha conquistado público e crítica ao ser lançado em 1897. Mas na época, o romance não trouxe nem sucesso nem fortuna ao seu autor. A imprensa londrina o considerou sensacionalista e aconselhou o público leitor a evitar uma leitura tão assustadora. “Apenas para os fortes”, advertiu um dos críticos. 

Se a sua sede por sangue ainda não foi saciada, enterre suas presas nesse clássico de uma vez por todas. A DarkSide® conta com duas edições: Drácula: Dark Edition para a galera trevosa, e Drácula: First Edition, para o fã mais raiz. Só não leve mais 125 anos para ler esse clássico essencial.

LEIA TAMBÉM: 10 LIVROS PARA O HALLOWEEN QUE SÃO OBRIGATÓRIOS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Drácula - First Edition + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Carmilla + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Tudo o que sabemos sobre Pânico 6

Alô, Sidney. Ou melhor, Sam e Tara. Desde aquela ligação telefônica sinistra em...

Por DarkSide
ArtigoFábulas Dark

A sinistra relação entre Pink Floyd e O Mágico de Oz

De um lado, O Mágico de Oz, clássico do cinema estadunidense, dirigido por Victor...

Por DarkSide
CuriosidadesDarkside

O que é mito e o que é mitologia?

Há alguma ironia e até um trocadilho divertido quando pensamos nos principais mitos...

Por DarkSide
ListasLivros

Dicas de livros para presentear nesse fim de ano

O período de festas e confraternizações está chegando, e com ele aquela eterna...

Por DarkSide
DarkloveListasLivros

10 Livros com lições valiosas da marca DarkLove

Uma narrativa nunca se limita ao universo de seus personagens. Ela ressoa nas...

Por DarkSide