Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Cine Book ClubFilmes

13 Dicas de filmes de terror para mães trevosas

Prepare a pipoca para ficar em casa com estas produções que são garantia de um Dia das Mães emocionante.

08/05/2022

A maternidade nem sempre é um mar de rosas e vários filmes de terror mostram isso. Medo de perder os filhos, maldições familiares e figuras maternas por imposição são apenas alguns dos temas recorrentes nestas produções.

LEIA TAMBÉM: 13 MULHERES ICÔNICAS NO CINEMA DE HORROR

A incapacidade de conseguir proteger os filhos do pior é um medo constante em muitas mães, levando-as a extremos em alguns casos, e os filmes conseguem explorar bem este pavor, como é o caso de Grace em Os Outros e Annie em Hereditário. Afinal, existe algo mais amedrontador do que a maternidade? Para a maioria destes filmes, a resposta é não:

1. O Bebê de Rosemary

A maternidade pode ser uma maldição. E disso Rosemary Woodhouse (Mia Farrow) sabe muito bem. Ela e o marido se mudaram para um sinistro prédio, com umas histórias bem esquisitas, para começar a sua família. Mas quando ela engravida sua paranoia cresce e a relação com os vizinhos não parece ser tão amigável assim. E o pior: seu marido parece fazer parte da conspiração.

Publicado em 1967, o romance de Ira Levin explora a atmosfera sombria dos clássicos góticos com uma trama moderna sobre bruxas e demônios que nos transporta para o conturbado Estados Unidos dos anos 1960.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: O BEBÊ DE ROSEMARY, DE IRA LEVIN

2. Psicose

Norma Bates é uma presença tão forte que pode ser sentida do além-túmulo. Em Psicose, sua voz ecoa na consciência de seu filho Norman (Anthony Perkins), enchendo-o de culpa quando o assunto envolve seus impulsos sexuais.

Para aprofundar as raízes doentias desta relação de mãe e filho, a série Bates Motel especula sobre a juventude de Norman e a vida deles em uma cidade que exala corrupção e acontecimentos tenebrosos. Afinal, os problemas do assassino seriam mesmo culpa de sua mãe?

LEIA TAMBÉM: 7 CURIOSIDADES SOBRE OS BASTIDORES E O LANÇAMENTO DE PSICOSE

3. Hereditário

Hereditário explora os legados nocivos que a família pode ter sobre seus membros. Annie (Toni Colette) vem de uma relação complicada com a mãe e fez de tudo para proteger seus filhos desta influência. No entanto, alguns acontecimentos fazem com que ela tenha ressentimentos com um deles, mas ainda assim dá tudo de si quando o perigo bate à porta.

4. Os Outros

Proteger os filhos é uma missão instintiva das mães. Mas Grace (Nicole Kidman) acaba exagerando na dose e priva os filhos de ameaças que nem ao menos existem. Com o marido longe de casa, ela reluta em aceitar ajuda dos novos empregados e cria uma paranoia sem perceber o que realmente está acontecendo em sua isolada casa.

5. Um Lugar Silencioso

Manter as crianças quietinhas não é uma tarefa fácil, mas quando isso envolve a sua sobrevivência e a delas isso se torna uma missão de vida. E tem mais: imagine trazer um bebê a um mundo pós-apocalíptico assombrado por criaturas assassinas guiadas pelo som. Esse é o desafio de Evelyn Abbott (Emily Blunt) em Um Lugar Silencioso.

Mesmo com todos os desafios, ela e o marido conseguem manter a família a salvo neste mundo ameaçador. O ápice do autocontrole de Evelyn chega no momento de dar à luz uma criança em meio a um ataque dos monstros. A cena é daquelas de prender a respiração.

6. A Família Addams

Mesmo não sendo um filme de terror (pelo menos não para adultos), Mortícia Addams (Anjelica Huston) é a personificação da mãe trevosa, que não se importa com aranhas e outras criaturas adoráveis pela casa. Seu jeito de criar os filhos é um pouco mais livre, deixando que eles aprendam com seus próprios erros (e acidentes violentos). Ainda assim, ela tem garra para defender sua família e valores sinistros quando se vê ameaçada.

Além disso, Mortícia cultiva apaixonadamente o relacionamento inabalável com o marido, igualmente enamorado por ela. Estes dois são o exemplo de que existe amor nas trevas.

Aa imaginação do criador, Charles Addams, sempre tem lugar para mais um e os galhos desta árvore genealógica se estenderam, como você confere no livro A Família Addams: Álbum de Família, publicado pela DarkSide® Books em parceria com a Macabra.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA A ÁRVORE GENEALÓGICA DA FAMÍLIA ADDAMS

7. Mama

Mama é um filme sobre duas meninas órfãs que ficam desaparecidas em uma floresta para, cinco anos depois, serem encontradas e destinadas à guarda de seu tio e da namorada dele. A produção explora dois tipos de maternidade: por um lado, há a força sobrenatural da mãe, um espírito que as manteve vivas por todo este tempo e se recusa a deixar que estranhos criem suas filhas; mas há também a maternidade imposta a Annabel (Jessica Chastain), que se vê obrigada a proteger duas crianças que ela não planejava ter em sua vida.

8. Boa Noite, Mamãe

Dois gêmeos de nove anos moram em uma luxuosa casa afastada e aguardam o retorno de sua mãe (Susanne Wuest). Quando ela chega envolta em bandagens, após procedimentos médicos, eles começam a desconfiar que aquela mulher talvez não seja sua mãe. O problema é que esta falta de conexão leva os filhos a cometerem absurdos dentro de casa, incluindo um incêndio.

9. O Babadook

Se ser mãe já não é fácil, imagine ser uma mãe viúva, lidar com a depressão, ter que criar o filho sozinha, encarar o julgamento da sociedade que cobra “mães-modelo” e ainda enfrentar uma entidade maligna dentro da própria casa. Amelia (Essie Davis) pode não ser mulher de verdade (porque pertence ao mundo da ficção), mas seus dilemas e uma visão um pouco mais negativa da maternidade são compartilhados com muitas mães que nem podem assumir isso em voz alta.

No filme, o comportamento agressivo do filho é creditado à mãe e Amelia tem um verdadeiro ressentimento sobre a criança. Tudo isso em paralelo a um monstro que parece ter mais a ver com Amelia do que ela própria imagina.

10. Carrie, a Estranha

A maternidade tóxica pode se manifestar até quando, teoricamente, a mãe está fazendo a coisa certa. No caso de Carrie, a Estranha, Margaret White (Piper Laurie) se tornou uma péssima influência para sua filha Carrie (Sissy Spacek) ao tentar protegê-la de tudo. Junte isso ao fanatismo religioso e uma filha adolescente e temos a tragédia perfeita: Carrie não sabe lidar muito bem com situações do seu cotidiano (como a primeira menstruação, por exemplo) e sua mãe enxerga todas as mudanças na vida da filha como obra do demônio.

Quando Carrie percebe os problemas que sua mãe tem causado em praticamente toda a sua vida, sua primeira reação é destruir tudo o que encontra pelo caminho. 

11. Nós

Adelaide Wilson (Lupita Nyong’o) tem uma vida tranquila com seu marido e filhos, mas um episódio estranho no seu passado parece voltar para atormentá-la. Além de proteger a família, ela precisa encarar seus erros e traumas passados quando sósias deles e de outras pessoas aparecem e estão determinados a acabar com as suas vidas.

12. Sexta-feira 13

A lenda do assustador Jason de Sexta-feira 13, que gosta de estraçalhar adolescentes, tem origem em uma mãe: Pamela Voorhees (Besty Palmer). Mais do que um senso de vingança nefasto, ela encara a morte dos jovens como uma espécie de dever, dando início às atrocidades cometidas no Acampamento Crystal Lake.

13. As Boas Maneiras

Se mãe é quem cria, então Clara faz esse papel muito bem. Quando Ana morreu ao dar a luz ao seu bebê Joel, Clara o criou como se fosse dela e fez de tudo para protegê-lo do mundo, mesmo com a pequena condição da criança, que na verdade é um lobisomem.

Gostou da matéria? Confira no blog da Macabra a lista completa de mamãe macabras.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

O Bebê de Rosemary + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Psicose - Limited Edition + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide