Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


LançamentoMagicae

5 Coisas que você vai aprender com Grimório Oculto

Você está pronto para entender a filosofia das Ciências Ocultas?

11/10/2021

Amuletos, talismãs, presságios, divinações e feitiços são práticas comuns em todos os cantos do mundo. Porém, no ocidente, desde o domínio católico do Império Romano, tais costumes foram considerados ocultismo – embora as pessoas continuem se associando a eles. 

LEIA TAMBÉM: DUAS BRUXAS CONTAM COMO A CULTURA PAGÃ FOI TRANSFORMADA DURANTE A PANDEMIA

Em Grimório Oculto: Uma Jornada da Alquimia à Wicca, o leitor tem a oportunidade de conhecer os principais acontecimentos relacionados ao ocultismo na história da humanidade. Ao longo de uma jornada longa e tortuosa, o livro começa nos tempos pré-cristãos para mostrar esta íntima relação entre a humanidade e a magia, às vezes celebrada e muitas outras vezes demonizada. 

E nesta caminhada repleta de magia, história e mitologia a obra de John Michael Greer tem muito a nos ensinar sobre as origens e transformações do ocultismo ao longo dos séculos. Veja a seguir alguns conhecimentos compartilhados no livro:

1. A origem dos quatro elementos

O conjunto de símbolos mais influente do ocultismo surgiu da combinação de crenças de filósofos gregos. Quem colocou ordem na casa foi Empédocles em seu poema “Sobre a natureza”, a primeira exposição que se tem registro sobre a teoria dos quatro elementos.

Créditos: Thomas Vogel / Getty Images

Para ele, a riqueza e a diversidade da natureza eram a prova de que não poderia existir uma única fonte para tudo o que existe. Os quatro elementos – fogo, ar, água e terra – formavam todas as coisas, através de suas combinações e separações. A teoria de Empédocles encontrou longevidade no ocultismo: magos, adivinhos e outros ocultistas adotaram o hábito de dividir o mundo nas categorias ígneas, aéreas, líquidas e terrestres.

2. Origens da cabala

Nas províncias do sul da França, as comunidades judaicas prosperavam e os vínculos comerciais com o Norte da África permitiram o contato com o conhecimento que havia se perdido na Europa na Idade das Trevas. Desta forma, os rabinos da região tiveram contato com livros antigos que aludiam a mistérios profundos escondidos nas escrituras da Torá.

Blackboard with a the Sefirot of the Kabbalah drawn in the middle.

Com acesso a estes documentos, o rabino Isaac, o Cego descobriu uma nova maneira de compreender o livro sagrado, abrindo portas para mistérios surpreendentes. O segredo para a nova doutrina do religioso era numérico, apoiando-se nas mesmas tradições de números místicos e geometria sagrada introduzidos por Pitágoras. Pouco tempo depois, a cabala, palavra hebraica para “tradição oral” passou a ser aplicada a esses ensinamentos.

LEIA TAMBÉM: CAÇA ÀS BRUXAS NA ÁFRICA: PROBLEMA PERSISTE EM PLENO SÉCULO XXI

3. O surgimento do tarô

O mais importante sistema divinatório do ocultismo até os dias de hoje deu seus primeiros passos no século XV, quando o secretário do duque de Milão, chamado Marziano da Tortona, acrescentou um conjunto de cartas simbólicas aos primeiros baralhos conhecidos no mundo ocidental – que já se pareciam com as cartas modernas, com quatro naipes numerados.

Créditos: Jean Didier

As cartas extra eram as mesmas que as da sequência padrão do tarô, com dezesseis divindades gregas representando vícios e virtudes. Pela metade daquele século, os jogadores de cartas em Milão haviam estabelecido os 22 trunfos utilizados até hoje. O baralho milanês foi levado por mercadores a Marselha, na França, que se tornou o mais importante centro de fabricação de cartas de tarô.

4. A primeira Grande Loja Maçônica

Na Europa medieval, trabalhadores de cada profissão qualificada se reuniam em organizações comerciais chamadas guildas. A organização dos pedreiros na Inglaterra e na Escócia tinha um elaborado simbolismo e passou a atrair membros honorários, ou seja, que não exerciam a profissão. Em 1717, as quatro guildas de pedreiros em Londres se reuniram com o objetivo de organizar a primeira Grande Loja Maçônica.

Créditos: Mansell/The LIFE Picture Collection via Getty Images

Apesar de originalmente não ser uma associação ocultista, os laços que uniam os maçons à geometria sagrada e aos símbolos ocultistas levaram muitos adeptos do ocultismo a se tornarem maçons entre os séculos XVIII e XX. 

5. Wicca: magia para todos

Na metade do século XX, Gerald Gardner, que foi um dos estudantes de Aleister Crowley, escreveu livros sobre uma fé pagã que defendia a vida e a saúde e era praticada por meio da magia e da divinação – que hoje conhecemos como wicca. As publicações eram acessíveis a entusiastas que nem eram praticantes. 

Créditos: Horácio Gama

Vinte anos depois, novos livros disseminaram ainda mais a contracultura neopagã, marcando o amadurecimento da wicca pelo mundo. Se antes ela era uma tradição reservada, depois do fim dos anos 1970 a wicca se transformou em um movimento religioso bastante público, conquistando principalmente países de língua inglesa e reunindo adeptos em todo o mundo.

LEIA TAMBÉM: COMO BRUXAS PASSARAM DE ESQUISITONAS A ÍCONES FEMINISTAS

Sobre Macabra

Avatar photoMacabra Filmes é a fazenda do terror. Compartilhamos o horror e a beleza, a vida e a morte. Brindamos com sangue as alegrias de existir. Cultivamos o primeiro suspiro, o abrir de olhos, o frio na espinha, o grito na montanha russa, o crepúsculo e a eterna escuridão. Para nós, o medo é natural — e a vida, um presente sobrenatural. É puro terror. 100% macabra.

Website

4 Comentários

  • Eliezer croff

    26 de março de 2022 às 21:29

    Muito bom

  • Claudio Augusto Martins de Almeida

    30 de julho de 2022 às 21:21

    Eu amei o texto com as 5 Explicacoes Eu amo vocês Vou comprar o Livro Grimorio Oculto de Presente de Aniversário que é Dia 23 de Agosto Gratidão ValeuCaveira Snacks no Coração

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Grimório Oculto + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
O Ano das Bruxas + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoFilmes

O Presente do Horror

Algo no nome do Clive Barker me causava muito medo. Era o ano de 1997 e eu morava em...

Por Roberto Denser
ArtigoFilmes

A arte perdida dos menus de DVDs de terror

A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...

Por Liv Brandão
DarksideNovidades

Vespeiro conquista Livro do Ano no 7º Prêmio Jacarandá

Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...

Por DarkSide
MacabraSéries

Podemos dizer que O Pinguim é a união de Batman com Família Soprano?

De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Cabo do Medo vai virar série estrelada por Javier Bardem

Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...

Por DarkSide