Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


ListasMedo Clássico

Robert Louis Stevenson: 5 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre autor de O Médico e o Monstro

Um escritor em constante experimentação

Robert Louis Stevenson deixou um enorme legado para a literatura, poesia e história, atuando em diversas áreas ao longo de sua vida. A Ilha do Tesouro e O Médico e o Monstro são seus maiores clássicos, mas a vida do autor foi muito além disso. Nascido em 13 de novembro de 1850, e vindo de uma família tradicional da construção civil, seus interesses eram outros e ele se formou em Direito.

Créditos: Vegazeta

Entre 1871 e 1872, tendo maior contato com a produção de conteúdo do jornal universitário da instituição em que estudava, o Edinburgh University Magazine, seu talento  e apreço pela literatura foram rapidamente revelados, ajudando-o a construir uma sólida carreira. Conheça 5 curiosidades sobre ele no DarkBlog.

1. Existe um dia oficial para o autor

O Dia de Robert Louis Stevenson (#RLSDay) é uma data anual no calendário literário de Edimburgo, sua cidade natal, em que a vida, seus amores e obras são celebrados e diversos eventos são realizados. Com cerca de uma semana de duração, o ápice da festa literária acontece no dia 13 de Novembro, data de seu nascimento. A programação desse ano, que mescla eventos online e presenciais, pode ser acompanhada pelo site oficial.

2. Primeira história

Créditos: Wikipédia

Desde cedo ele demonstrava ter muita imaginação e seu talento para criar histórias surgiu ainda na infância: aos seis anos de idade, começou a ditar sua primeira história, chamada “A History of Moses”, para sua mãe, Margaret.

LEIA TAMBÉM: ROBERT LOUIS STEVENSON: O CONTADOR DE HISTÓRIAS

3. Autor e muito mais

Além de ser autor de 13 romances, 6 coletâneas de histórias curtas e 9 obras relatando suas viagens pelo mundo, Stevenson também foi poeta, dramaturgo, historiador, antropólogo, compositor e músico.

O autor tocava piano e flajolé, uma espécie de flauta doce, e compôs mais de 100 músicas e arranjos originais, incluindo solos, duetos, trios e quarteto. Suas obras incluem dez canções escritas para sua própria poesia.

4. É um dos autores mais traduzidos do mundo

Em 2018 ele foi classificado como o 26º autor mais traduzido do mundo, contando com um total de 2041 traduções no momento, incluindo francês, espanhol, italiano, alemão, russo e português.

LEIA TAMBÉM: EXPERIMENTO DE SONHO

5. A obra-prima inacabada

Em 1894, aos 44 anos, o autor faleceu deixando o romance “Weir of Hermiston” inacabado. Apesar de não ter conseguido contar toda a história em vida, o livro é apontado por muitos como sua obra-prima, um marco em sua carreira onde, novamente, ele fazia experimentações literárias. Relatórios da época determinaram que ele havia morrido de uma hemorragia cerebral devido ao calor e que havia sido provocada pelo esforço para abrir um pote de maionese ou uma garrafa de vinho. 

O Médico e o Monstro é DarkSide®

O Médico e o Monstro, publicado originalmente em 1886, é considerado um dos três maiores clássicos do gênero de horror, ao lado de Frankenstein e Drácula. A obra inspirou incontáveis traduções, adaptações, interpretações e homenagens ao longo das décadas.

Além da curiosa história do advogado Gabriel John Utterson preocupado com o comportamento estranho do seu amigo Dr. Henry Jekyll, outros “experimentos” de Stevenson que flertam com o terror e o sobrenatural estão presentes neste volume. É o caso dos contos “Markheim”, “O Apanhador de Corpos”, “Olalla” e “Janet, a Entortada”), sem falar nos contos de mistério e aventura (“A Praia de Falesá”), e fantasia (“O Demônio da Garrafa”, “A Ilha das Vozes”). Nenhuma dessas narrativas, porém, pode ser resumida a um gênero e enquadrada em apenas uma categoria. Alguns deles estão entre os mais brilhantes exemplares de ficção de horror do século XIX.

LEIA TAMBÉM: COMO O MÉDICO E O MONSTRO ESTÁ PRESENTE NA CULTURA HÁ MAIS DE 130 ANOS

Sobre DarkSide

Eles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Frankenstein
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Drácula - Dark Edition + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Graphic NovelListasMedo Clássico

Da obsessão à inspiração: As principais influências de H.P. Lovecraft

Passado quase um século desde a publicação de suas obras, hoje é difícil imaginar...

Por DarkSide
Dark House

As sinistras colaborações de Michael McDowell e Tim Burton

Michael McDowell tinha uma ideia muito bem definida quanto ao seu legado: nunca...

Por DarkSide
Darklove

Kerri Maniscalco: Novos livros chegarão ao Brasil

Os DarkSiders pediram e a Caveira ouviu: As bruxas de Kerri Maniscalco chegam na...

Por DarkSide
Coven MagicaeMagicae

Respeita a bruxa que habita teu ser

Você já se perguntou o que eu estou fazendo aqui? É tanta coisa que a gente vive,...

Por Devaneio da Bruxa
Graphic NovelListas

Uma Dobra no Tempo: 5 curiosidades sobre a autora Madeleine L’Engle

Madeleine L’Engle foi uma mulher à frente do seu tempo e suas obras atravessaram...

Por DarkSide