Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


ListasMedo Clássico

Robert Louis Stevenson: 5 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre autor de O Médico e o Monstro

Um escritor em constante experimentação

13/11/2021

Robert Louis Stevenson deixou um enorme legado para a literatura, poesia e história, atuando em diversas áreas ao longo de sua vida. A Ilha do Tesouro e O Médico e o Monstro são seus maiores clássicos, mas a vida do autor foi muito além disso. Nascido em 13 de novembro de 1850, e vindo de uma família tradicional da construção civil, seus interesses eram outros e ele se formou em Direito.

Créditos: Vegazeta

Entre 1871 e 1872, tendo maior contato com a produção de conteúdo do jornal universitário da instituição em que estudava, o Edinburgh University Magazine, seu talento  e apreço pela literatura foram rapidamente revelados, ajudando-o a construir uma sólida carreira. Conheça 5 curiosidades sobre ele no DarkBlog.

1. Existe um dia oficial para o autor

O Dia de Robert Louis Stevenson (#RLSDay) é uma data anual no calendário literário de Edimburgo, sua cidade natal, em que a vida, seus amores e obras são celebrados e diversos eventos são realizados. Com cerca de uma semana de duração, o ápice da festa literária acontece no dia 13 de Novembro, data de seu nascimento. A programação desse ano, que mescla eventos online e presenciais, pode ser acompanhada pelo site oficial.

2. Primeira história

Créditos: Wikipédia

Desde cedo ele demonstrava ter muita imaginação e seu talento para criar histórias surgiu ainda na infância: aos seis anos de idade, começou a ditar sua primeira história, chamada “A History of Moses”, para sua mãe, Margaret.

LEIA TAMBÉM: ROBERT LOUIS STEVENSON: O CONTADOR DE HISTÓRIAS

3. Autor e muito mais

Além de ser autor de 13 romances, 6 coletâneas de histórias curtas e 9 obras relatando suas viagens pelo mundo, Stevenson também foi poeta, dramaturgo, historiador, antropólogo, compositor e músico.

O autor tocava piano e flajolé, uma espécie de flauta doce, e compôs mais de 100 músicas e arranjos originais, incluindo solos, duetos, trios e quarteto. Suas obras incluem dez canções escritas para sua própria poesia.

4. É um dos autores mais traduzidos do mundo

Em 2018 ele foi classificado como o 26º autor mais traduzido do mundo, contando com um total de 2041 traduções no momento, incluindo francês, espanhol, italiano, alemão, russo e português.

LEIA TAMBÉM: EXPERIMENTO DE SONHO

5. A obra-prima inacabada

Em 1894, aos 44 anos, o autor faleceu deixando o romance “Weir of Hermiston” inacabado. Apesar de não ter conseguido contar toda a história em vida, o livro é apontado por muitos como sua obra-prima, um marco em sua carreira onde, novamente, ele fazia experimentações literárias. Relatórios da época determinaram que ele havia morrido de uma hemorragia cerebral devido ao calor e que havia sido provocada pelo esforço para abrir um pote de maionese ou uma garrafa de vinho. 

O Médico e o Monstro é DarkSide®

O Médico e o Monstro, publicado originalmente em 1886, é considerado um dos três maiores clássicos do gênero de horror, ao lado de Frankenstein e Drácula. A obra inspirou incontáveis traduções, adaptações, interpretações e homenagens ao longo das décadas.

Além da curiosa história do advogado Gabriel John Utterson preocupado com o comportamento estranho do seu amigo Dr. Henry Jekyll, outros “experimentos” de Stevenson que flertam com o terror e o sobrenatural estão presentes neste volume. É o caso dos contos “Markheim”, “O Apanhador de Corpos”, “Olalla” e “Janet, a Entortada”), sem falar nos contos de mistério e aventura (“A Praia de Falesá”), e fantasia (“O Demônio da Garrafa”, “A Ilha das Vozes”). Nenhuma dessas narrativas, porém, pode ser resumida a um gênero e enquadrada em apenas uma categoria. Alguns deles estão entre os mais brilhantes exemplares de ficção de horror do século XIX.

LEIA TAMBÉM: COMO O MÉDICO E O MONSTRO ESTÁ PRESENTE NA CULTURA HÁ MAIS DE 130 ANOS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Harlei Cursino Vieira

    16 de junho de 2023 às 14:10

    Eu li os livros Drácula, de Bram Stoker em 2020 e Frankenstein, de Mary Shelley em 2021, respectivamente! Já li a respeito do livro A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson, há algum tempo e O Médico e o Monstro, e ainda quero lê-los, se Deus quiser! São autores da Literatura Estrangeira no destaque mundial da criatividade humana!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Frankenstein
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Drácula - Dark Edition + Brinde Exclusivo
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide