Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


ListasMedo Clássico

Robert Louis Stevenson: 5 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre autor de O Médico e o Monstro

Um escritor em constante experimentação

Robert Louis Stevenson deixou um enorme legado para a literatura, poesia e história, atuando em diversas áreas ao longo de sua vida. A Ilha do Tesouro e O Médico e o Monstro são seus maiores clássicos, mas a vida do autor foi muito além disso. Nascido em 13 de novembro de 1850, e vindo de uma família tradicional da construção civil, seus interesses eram outros e ele se formou em Direito.

Créditos: Vegazeta

Entre 1871 e 1872, tendo maior contato com a produção de conteúdo do jornal universitário da instituição em que estudava, o Edinburgh University Magazine, seu talento  e apreço pela literatura foram rapidamente revelados, ajudando-o a construir uma sólida carreira. Conheça 5 curiosidades sobre ele no DarkBlog.

1. Existe um dia oficial para o autor

O Dia de Robert Louis Stevenson (#RLSDay) é uma data anual no calendário literário de Edimburgo, sua cidade natal, em que a vida, seus amores e obras são celebrados e diversos eventos são realizados. Com cerca de uma semana de duração, o ápice da festa literária acontece no dia 13 de Novembro, data de seu nascimento. A programação desse ano, que mescla eventos online e presenciais, pode ser acompanhada pelo site oficial.

2. Primeira história

Créditos: Wikipédia

Desde cedo ele demonstrava ter muita imaginação e seu talento para criar histórias surgiu ainda na infância: aos seis anos de idade, começou a ditar sua primeira história, chamada “A History of Moses”, para sua mãe, Margaret.

LEIA TAMBÉM: ROBERT LOUIS STEVENSON: O CONTADOR DE HISTÓRIAS

3. Autor e muito mais

Além de ser autor de 13 romances, 6 coletâneas de histórias curtas e 9 obras relatando suas viagens pelo mundo, Stevenson também foi poeta, dramaturgo, historiador, antropólogo, compositor e músico.

O autor tocava piano e flajolé, uma espécie de flauta doce, e compôs mais de 100 músicas e arranjos originais, incluindo solos, duetos, trios e quarteto. Suas obras incluem dez canções escritas para sua própria poesia.

4. É um dos autores mais traduzidos do mundo

Em 2018 ele foi classificado como o 26º autor mais traduzido do mundo, contando com um total de 2041 traduções no momento, incluindo francês, espanhol, italiano, alemão, russo e português.

LEIA TAMBÉM: EXPERIMENTO DE SONHO

5. A obra-prima inacabada

Em 1894, aos 44 anos, o autor faleceu deixando o romance “Weir of Hermiston” inacabado. Apesar de não ter conseguido contar toda a história em vida, o livro é apontado por muitos como sua obra-prima, um marco em sua carreira onde, novamente, ele fazia experimentações literárias. Relatórios da época determinaram que ele havia morrido de uma hemorragia cerebral devido ao calor e que havia sido provocada pelo esforço para abrir um pote de maionese ou uma garrafa de vinho. 

O Médico e o Monstro é DarkSide®

O Médico e o Monstro, publicado originalmente em 1886, é considerado um dos três maiores clássicos do gênero de horror, ao lado de Frankenstein e Drácula. A obra inspirou incontáveis traduções, adaptações, interpretações e homenagens ao longo das décadas.

Além da curiosa história do advogado Gabriel John Utterson preocupado com o comportamento estranho do seu amigo Dr. Henry Jekyll, outros “experimentos” de Stevenson que flertam com o terror e o sobrenatural estão presentes neste volume. É o caso dos contos “Markheim”, “O Apanhador de Corpos”, “Olalla” e “Janet, a Entortada”), sem falar nos contos de mistério e aventura (“A Praia de Falesá”), e fantasia (“O Demônio da Garrafa”, “A Ilha das Vozes”). Nenhuma dessas narrativas, porém, pode ser resumida a um gênero e enquadrada em apenas uma categoria. Alguns deles estão entre os mais brilhantes exemplares de ficção de horror do século XIX.

LEIA TAMBÉM: COMO O MÉDICO E O MONSTRO ESTÁ PRESENTE NA CULTURA HÁ MAIS DE 130 ANOS

Sobre DarkSide

Eles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Frankenstein
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Drácula - Dark Edition + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListas

Devore esses 8 filmes sobre canibalismo

Canibalismo é um assunto que gera tabu e fascínio ao mesmo tempo. Mesmo fora da nossa...

Por DarkSide
CuriosidadesGraphic Novel

Conheça as histórias japonesas que inspiraram Contos de Horror da Mimi

“Baseado em uma história real.” Quem nunca sentiu um calafrio extra ao ler esse...

Por DarkSide
CuriosidadesDarkSide Books

Conheça seus demônios

Do mundo antigo aos tempos atuais, as palavras têm poder. Antigamente acreditava-se...

Por DarkSide
LançamentoMedo Clássico

Lançamento: Mefisto, por Klaus Mann

As histórias de pessoas que negociaram a própria alma com demônios em troca de...

Por DarkSide
CuriosidadesListas

10 Curiosidades sobre Stephen King

Stephen King é um dos maiores mestres do terror e vem aterrorizando gerações com...

Por DarkSide