Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Graphic NovelLançamentoListas

Cinema Panopticum: 5 Filmes essenciais do Expressionismo Alemão

Graphic Novel de Thomas Ott traz atmosfera do cinema mudo

05/10/2021

O alto contraste e o terror do cinema alemão expressionista não foi apenas um marco do cinema mudo no início do século. Parte de um movimento artístico que envolveu literatura e pintura, ele exerce forte influência na cultura até os dias de hoje, como é o caso da graphic novel Cinema Panopticum, publicado pela Caveira.

LEIA TAMBÉM: PRECISAMOS RECONFIGURAR OS LIMITES DO HORROR

A atmosfera de terror fantástico produzido na década de 1920 toma conta das páginas da HQ de Thomas Ott e o cinema se faz presente na trama. Uma menina em um parque de diversões está fascinada com as atrações, só que elas são muito caras. Uma opção acessível é entrar no Cinema Panopticum e assistir aos filmes em pequenos boxes pela barganha de dez centavos por sessão.

Tanto a história principal como as dos filmes assistidos pela protagonista capturam perfeitamente o tom sombrio e intenso do cinema mudo, principalmente das obras do Expressionismo Alemão. As palavras são completamente supérfluas aqui, mas o terror é garantido.

Para entrar no clima de Cinema Panopticum, conheça cinco dos filmes mais essenciais do Expressionismo Alemão:

1. O Gabinete do Dr. Caligari (1920)

Provavelmente o filme mais famoso deste movimento artístico, este terror mudo conta a história de um médico que hipnotiza sua vítima, obrigando-a a matar. Feito logo após a Primeira Guerra Mundial, o diretor Robert Wiene quis mostrar como o governo hipnotizava cidadãos em guerras. No filme, o Dr. Caligari é a figura autoritária, que representa os líderes alemães que hipnotizavam os soldados a enfrentarem batalhas ditadas por eles. 

Créditos: © Archives du 7e Art/Decla-Bioscop

Os cenários foram feitos de papel, criando sombras. A luz saturada e os fortes contrastes são elementos essenciais do Expressionismo Alemão. Tudo em O Gabinete do Dr. Caligari define o gênero, o que o torna uma obra essencial.

2. Nosferatu (1922)

Apesar de ter apenas 10% do tempo de tela, o monstro Nosferatu faz sua presença ser sentida ao longo de todo o filme – e lembrada até os dias de hoje. A palavra “nosferatu” é um termo romeno antigo que significa vampiro, um dos mais clássicos monstros do terror.

Créditos: © Archives du 7e Art/Prana-Film Berlin

A história de Nosferatu é bem parecida com a de Drácula, aliás, parecida até demais. Isso fez com que o estúdio fosse processado pela esposa de Bram Stoker, Florence Balcombe, o que levou o estúdio a fechar as portas logo após a produção do filme.

Diferentemente de outras versões de Drácula, o longa foca mais no sofrimento do personagem. Tal angústia era uma metáfora para o povo alemão que ainda estava de luto pelas perdas e pessoas que morreram na Guerra.

3. Metropolis (1927)

O legendário filme de Fritz Lang é uma das grandes obras-primas do Expressionismo, apesar de ter boa parte de seu conteúdo perdida por décadas. O filme se passa em um mundo utópico, dividido entre uma enseada próspera e um submundo secreto. 

Créditos: © Archives du 7e Art/UFA

O diretor se inspirou nos arranha-céus e ruas de Nova York – por ter ascendência judia, Lang se mudou para lá para fugir do nazismo. O investimento da megaprodução foi de 200 milhões de dólares, um orçamento semelhante ao de filmes como Star Wars e Avatar.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA A ROBÔ DE 1927 QUE INSPIROU A CRIAÇÃO DE C-3PO

4. M, o Vampiro de Düsseldorf (1931)

Outra obra inovadora de Fritz Lang, conhecido pelas suas ideias ousadas, M, o Vampiro de Düsseldorf é inspirado num caso real envolvendo o sequestro de crianças. O Expressionismo Alemão evoluiu dos monstros fictícios para casos mais próximos da realidade.

Créditos: © 1931 – Paramount Pictures

Um dos motivos que levou a esta mudança de foco foi o impacto da criminalidade e as disputas de poder na República de Weimar – o nome dado à Alemanha entre o fim da Primeira Guerra e a ascensão do nazismo. Mas esta não foi a única mudança da década de 1930: o começo do cinema falado. M é o primeiro filme com som de Fritz Lang.

5. O Golem (1915)

O primeiro de três filmes do diretor sobre o personagem, conta a história de um vendedor de antiguidades que encontra um golem a quem um rabino deu vida. Só que a criatura logo se apaixona pela filha do vendedor, que não corresponde à paixão e o rejeita. Isso leva o golem a cometer crimes como vingança.

Créditos: Deutsche Bioscop GmbH

A história é baseada numa lenda judaica sobre o Golem de Praga, na República Tcheca. Diz a lenda que ele atuava como um protetor dos judeus.

LEIA TAMBÉM: MONSTROS CLÁSSICOS DA UNIVERSAL: DOS LIVROS PARA O CINEMA

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

4 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Drácula - Dark Edition + Brinde Exclusivo
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Star Wars: Dark Edition + Brinde Exclusivo
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

White of the Eye: Segredos grandes demais para serem revelados

Verdade seja dita: o gênero horror possui muitas farpas. Mais do que isso, o gênero...

Por Cesar Bravo
CuriosidadesMagicae

O significado do ovo na magia

Símbolo da Páscoa, pós-treino de milhões e um item indispensável em uma dieta...

Por DarkSide
Crime Scene FictionE.L.A.SMúsica

15 Músicas para entrar no clima de Garotas na Escuridão

The Runaways, Pink Floyd, Led Zeppelin, Fleetwood Mac, The Doors, Blondie e tantas...

Por DarkSide
Graphic NovelNovidades

Oli Sykes se une a Junji Ito em coleção da Drop Dead

A Drop Dead, marca de roupas de Oli Sykes, acaba de anunciar uma colaboração com...

Por DarkSide
Crime Scene FictionCuriosidadesE.L.A.S

Por que mulheres gostam de ler sobre crime e suspense?

Livros com histórias de crime e suspense estão entre os preferidos dos leitores. Mas...

Por DarkSide