Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime SceneListas

5 Momentos de H. H. Holmes na cultura pop

Aparições e inspirações do primeiro serial killer dos EUA em livros e séries

22/06/2021

Venda de cadáveres, roubo de cavalo, fraude com seguradora, inúmeros calotes, tortura e múltiplos assassinatos. Estes são apenas alguns dos crimes conhecidos do infame Herman Webster Mudgett, conhecido como H. H. Holmes, o primeiro serial killer dos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM: 10 CURIOSIDADES SOBRE H. H. HOLMES, O PRIMEIRO SERIAL KILLER DOS EUA

O furor na época de seu julgamento foi alimentado mais pelas dúvidas do que pelas certezas – até hoje é desconhecida a extensão de seus crimes. Passado mais de um século da morte de Holmes, as lendas e mistérios que cercam o assassino se mantêm vivas, rendendo muitas especulações sobre quem ele realmente era e quais outras atrocidades poderia ter cometido.

Uma extensa pesquisa de Harold Schechter pode ser conferida no livro H. H. Holmes Maligno – O Psicopata da Cidade Branca. O autor disseca a vida do criminoso, seus primeiros golpes, as pessoas que tiveram o infortúnio de cruzar seu caminho, detalhes sobre o misterioso Hotel Infernal e o show que foi seu julgamento. 

Além dos livros e documentários focados em Holmes, o serial killer fez algumas aparições em obras de ficção e novos trabalhos já estão em andamento. Seja como vilão, coadjuvante, menção desonrosa ou até mesmo inspirando outros personagens, H. H. Holmes continua assombrando a mente fértil de autores e roteiristas. Confira algumas aparições do assassino na cultura pop:

1. Série Rastro de Sangue

Personagens clássicos e figuras históricas marcaram presença nos livros de Kerri Maniscalco: Jack, o Estripador, Conde Drácula e Houdini. No livro que conclui a série, Audrey Rose irá se deparar com ninguém menos do que o próprio H. H. Holmes.

Sem cair em território de spoilers, a autora apenas antecipou em entrevista ao DarkBlog que o vilão do último livro foi o mais difícil de elaborar. Conhecendo a natureza de Holmes e supondo que ele seja o vilão central, é compreensível o trabalho que Maniscalco tenha passado para compor o personagem.

2. Chronos: Viajantes do Tempo

Após descobrir que sua avó é uma historiadora viajante do tempo, Kate Pierce-Keller é transportada para a Chicago de 1893. Ao mesmo tempo em que a cidade estava radiante e em plena atividade ao sediar a Exposição Universal – que apresentou ao mundo a roda-gigante – um cruel assassino havia construído uma armadilha com fachada de hotel: o castelo de terror de H. H. Holmes.

Em Chronos: Viajantes do Tempo, primeiro livro da trilogia de Rysa Walker, a protagonista precisa impedir a ascensão de um culto religioso que pode ameaçar o universo como o conhecemos. Além disso, ela precisa tomar muito cuidado com suas interferências na linha temporal para não ameaçar a própria existência.

LEIA TAMBÉM: RYSA WALKER MESCLA FATOS HISTÓRICOS COM VIAGEM NO TEMPO NO PRIMEIRO VOLUME DA TRILOGIA CHRONOS

3. American Horror Story: Hotel

As temporadas de American Horror Story costumam brincar bastante com fatos históricos e encaixá-los em suas tramas. A 5ª temporada teve um espaço especial para H. H. Holmes. Intitulada American Horror Story: Hotel, a temporada teve como um de seus vilões o empresário James March (Evan Peters), amplamente inspirado em Holmes.

Créditos: Prashant Gupta / FX Netwo – © Copyright 2015, FX Networks

Apesar do Hotel Cortez estar localizado em Los Angeles e não em Chicago e ter sido inspirado por outros hotéis macabros da região, como o Cecil, suas armadilhas e a personalidade de seu proprietário vieram diretamente do infame Hotel Infernal. Assim como Holmes, March projetou e utilizou seu empreendimento para capturar, torturar e matar hóspedes.

4. Sherlock Holmes

Apesar do sobrenome, Sherlock e o serial killer não possuem parentesco – primeiro porque este nem era o verdadeiro sobrenome de Holmes, e segundo, claro, porque o detetive da Baker Street é um personagem fictício criado por Arthur Conan Doyle. Mas Sherlock se deparou com um antagonista à altura da vilania do serial killer na série de TV da BBC.

No episódio “The lying detective”, Sherlock (Benedict Cumberbatch) se depara com o cruel Culverton Smith (Toby Jones), que construiu um hospital filantrópico para matar seus pacientes. O sádico assassino cita H. H. Holmes diversas vezes e se inspirou no Hotel Infernal para construir o hospital, o que inclui demitir constantemente arquitetos e operários para garantir que somente ele conheça os segredos da construção.

https://www.imdb.com/title/tt3845888/mediaviewer/rm1249064960/?context=default

5. O Diabo na Cidade Branca

Há planos de que H. H. Holmes ganhe sua própria série produzida pela Hulu. Leonardo DiCaprio adquiriu os direitos da história em 2004 para produzir um filme e em 2010 confirmou que interpretaria Holmes. Em 2015, ele trouxe para o time o diretor Martin Scorsese, que deve atuar como coprodutor.

Apesar de ser um projeto que se arrasta há alguns anos, não é uma ideia abandonada. Em 2019 a Hulu escolheu a proposta para transformá-la em série. Com a mudança de direção é possível que DiCaprio não interprete mais o infame assassino de Chicago, mas provavelmente estará envolvido na produção com Scorsese.

Créditos: ROBYN BECK/AFP via Getty Images

LEIA TAMBÉM: H. H. HOLMES: POR DENTRO DA FEIRA MUNDIAL DE CHICAGO

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Chronos: Viajantes do Tempo + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesMagicae

O significado do ovo na magia

Símbolo da Páscoa, pós-treino de milhões e um item indispensável em uma dieta...

Por DarkSide
Crime Scene FictionE.L.A.SMúsica

15 Músicas para entrar no clima de Garotas na Escuridão

The Runaways, Pink Floyd, Led Zeppelin, Fleetwood Mac, The Doors, Blondie e tantas...

Por DarkSide
Graphic NovelNovidades

Oli Sykes se une a Junji Ito em coleção da Drop Dead

A Drop Dead, marca de roupas de Oli Sykes, acaba de anunciar uma colaboração com...

Por DarkSide
Crime Scene FictionCuriosidadesE.L.A.S

Por que mulheres gostam de ler sobre crime e suspense?

Livros com histórias de crime e suspense estão entre os preferidos dos leitores. Mas...

Por DarkSide
ListasMedo Clássico

A Volta do Parafuso: Bly e outras 10 casas fantasmagóricas da ficção

É difícil resistir a uma boa história de casa assombrada. Tais narrativas há muito...

Por DarkSide