Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime SceneListas

5 Momentos de H. H. Holmes na cultura pop

Aparições e inspirações do primeiro serial killer dos EUA em livros e séries

22/06/2021

Venda de cadáveres, roubo de cavalo, fraude com seguradora, inúmeros calotes, tortura e múltiplos assassinatos. Estes são apenas alguns dos crimes conhecidos do infame Herman Webster Mudgett, conhecido como H. H. Holmes, o primeiro serial killer dos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM: 10 CURIOSIDADES SOBRE H. H. HOLMES, O PRIMEIRO SERIAL KILLER DOS EUA

O furor na época de seu julgamento foi alimentado mais pelas dúvidas do que pelas certezas – até hoje é desconhecida a extensão de seus crimes. Passado mais de um século da morte de Holmes, as lendas e mistérios que cercam o assassino se mantêm vivas, rendendo muitas especulações sobre quem ele realmente era e quais outras atrocidades poderia ter cometido.

Uma extensa pesquisa de Harold Schechter pode ser conferida no livro H. H. Holmes Maligno – O Psicopata da Cidade Branca. O autor disseca a vida do criminoso, seus primeiros golpes, as pessoas que tiveram o infortúnio de cruzar seu caminho, detalhes sobre o misterioso Hotel Infernal e o show que foi seu julgamento. 

Além dos livros e documentários focados em Holmes, o serial killer fez algumas aparições em obras de ficção e novos trabalhos já estão em andamento. Seja como vilão, coadjuvante, menção desonrosa ou até mesmo inspirando outros personagens, H. H. Holmes continua assombrando a mente fértil de autores e roteiristas. Confira algumas aparições do assassino na cultura pop:

1. Série Rastro de Sangue

Personagens clássicos e figuras históricas marcaram presença nos livros de Kerri Maniscalco: Jack, o Estripador, Conde Drácula e Houdini. No livro que conclui a série, Audrey Rose irá se deparar com ninguém menos do que o próprio H. H. Holmes.

Sem cair em território de spoilers, a autora apenas antecipou em entrevista ao DarkBlog que o vilão do último livro foi o mais difícil de elaborar. Conhecendo a natureza de Holmes e supondo que ele seja o vilão central, é compreensível o trabalho que Maniscalco tenha passado para compor o personagem.

2. Chronos: Viajantes do Tempo

Após descobrir que sua avó é uma historiadora viajante do tempo, Kate Pierce-Keller é transportada para a Chicago de 1893. Ao mesmo tempo em que a cidade estava radiante e em plena atividade ao sediar a Exposição Universal – que apresentou ao mundo a roda-gigante – um cruel assassino havia construído uma armadilha com fachada de hotel: o castelo de terror de H. H. Holmes.

Em Chronos: Viajantes do Tempo, primeiro livro da trilogia de Rysa Walker, a protagonista precisa impedir a ascensão de um culto religioso que pode ameaçar o universo como o conhecemos. Além disso, ela precisa tomar muito cuidado com suas interferências na linha temporal para não ameaçar a própria existência.

LEIA TAMBÉM: RYSA WALKER MESCLA FATOS HISTÓRICOS COM VIAGEM NO TEMPO NO PRIMEIRO VOLUME DA TRILOGIA CHRONOS

3. American Horror Story: Hotel

As temporadas de American Horror Story costumam brincar bastante com fatos históricos e encaixá-los em suas tramas. A 5ª temporada teve um espaço especial para H. H. Holmes. Intitulada American Horror Story: Hotel, a temporada teve como um de seus vilões o empresário James March (Evan Peters), amplamente inspirado em Holmes.

Créditos: Prashant Gupta / FX Netwo – © Copyright 2015, FX Networks

Apesar do Hotel Cortez estar localizado em Los Angeles e não em Chicago e ter sido inspirado por outros hotéis macabros da região, como o Cecil, suas armadilhas e a personalidade de seu proprietário vieram diretamente do infame Hotel Infernal. Assim como Holmes, March projetou e utilizou seu empreendimento para capturar, torturar e matar hóspedes.

4. Sherlock Holmes

Apesar do sobrenome, Sherlock e o serial killer não possuem parentesco – primeiro porque este nem era o verdadeiro sobrenome de Holmes, e segundo, claro, porque o detetive da Baker Street é um personagem fictício criado por Arthur Conan Doyle. Mas Sherlock se deparou com um antagonista à altura da vilania do serial killer na série de TV da BBC.

No episódio “The lying detective”, Sherlock (Benedict Cumberbatch) se depara com o cruel Culverton Smith (Toby Jones), que construiu um hospital filantrópico para matar seus pacientes. O sádico assassino cita H. H. Holmes diversas vezes e se inspirou no Hotel Infernal para construir o hospital, o que inclui demitir constantemente arquitetos e operários para garantir que somente ele conheça os segredos da construção.

https://www.imdb.com/title/tt3845888/mediaviewer/rm1249064960/?context=default

5. O Diabo na Cidade Branca

Há planos de que H. H. Holmes ganhe sua própria série produzida pela Hulu. Leonardo DiCaprio adquiriu os direitos da história em 2004 para produzir um filme e em 2010 confirmou que interpretaria Holmes. Em 2015, ele trouxe para o time o diretor Martin Scorsese, que deve atuar como coprodutor.

Apesar de ser um projeto que se arrasta há alguns anos, não é uma ideia abandonada. Em 2019 a Hulu escolheu a proposta para transformá-la em série. Com a mudança de direção é possível que DiCaprio não interprete mais o infame assassino de Chicago, mas provavelmente estará envolvido na produção com Scorsese.

Créditos: ROBYN BECK/AFP via Getty Images

LEIA TAMBÉM: H. H. HOLMES: POR DENTRO DA FEIRA MUNDIAL DE CHICAGO

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Chronos: Viajantes do Tempo + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Brain Dead: Seu cérebro nunca será desligado

Depois de tudo o que foi feito pelo horror nos anos 1980, nosso gênero mais amado (e...

Por Cesar Bravo
Graphic NovelNovidades

Spa, de Erik Svetoft, é finalista do Prêmio Eisner

Tem história publicada pela DarkSide® Books entre os finalistas do Prêmio Eisner...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Alpha: terceiro filme de Julia Ducournau vem aí

A cineasta francesa Julia Ducournau se estabeleceu como uma verdadeira visionária do...

Por DarkSide
CuriosidadesMagicae

Quais são os 7 chakras e o que eles significam

Você provavelmente já ouviu algum comentário sobre “desalinhar os chakras” e...

Por DarkSide
CuriosidadesMagicae

O que é a linguagem secreta das flores da Era Vitoriana?

Quanta emoção uma flor pode carregar? Não é de hoje que elas acompanham nossos...

Por DarkSide