Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Cine Book ClubFilmesListas

6 Máscaras de filmes de terror e suas inspirações reais

As verdadeiras faces do mal

02/07/2022

Desde os desenhos do Scooby-Doo nos acostumamos a vilões mascarados. Há certo mistério em não saber qual é a verdadeira face do mal. Assassinos disfarçados se tornaram uma marca registrada dos slashers e suas máscaras viraram símbolos atemporais.

LEIA TAMBÉM: TOBE HOOPER, O PAI DO SLASHER + 6 OBRAS PARA CONHECER O CINEASTA

Máscaras não apenas encobrem, elas conferem uma nova identidade e carregam esses assassinos de mistério. É justamente essa imprevisibilidade que os torna tão assustadores: não sabemos quem são, por que matam e muito menos se têm planos de cessar a matança. 

Apesar de muitos desses serial killers terem se tornado um tanto caricatos e irreais, as inspirações para tais caracterizações não são completamente fictícias, bem como as histórias que inspiraram os filmes. A Caveira desmascara essas tramas horripilantes que são baseadas na realidade:

1. O Massacre da Serra Elétrica

Créditos: Vortex

Embora os filmes sejam completamente fictícios, O Massacre da Serra Elétrica tem suas inspirações na realidade, incluindo a temida máscara de pele humana usada por Leatherface. Quando a polícia prendeu o assassino Ed Gein, acabou descobrindo que ele havia exumado diversos cadáveres e confeccionado objetos com pele humana, incluindo máscaras. Ao observar todo o cenário de horror de Gein, Leatherface até parece um cidadão bem razoável. A história do assassino real pode ser conferida em detalhes na HQ Ed Gein.

LEIA TAMBÉM: DE ED GEIN A NORMAN BATES: COMO O ASSASSINO INFLUENCIOU PSICOSE

2. Assassino Invisível

Créditos: American International Pictures (AIP)

Esse filme chega a ser semidocumental, de tão próximo que ficou da realidade. Ele aborda os crimes cometidos pelo Assassino Fantasma, que atacou oito pessoas e matou cinco delas durante um período de dois meses e meio no ano de 1946. O assassino nunca foi capturado e sua única descrição era a de “um homem encapuzado”.

3. Pânico

Créditos: Dimension Films

Embora Pânico tenha sido inspirado no caso do Estripador de Gainesville, que em 1990 matou cinco jovens em apenas quatro dias, a máscara foi fruto da imaginação do roteirista Kevin Williamson. No roteiro de apenas dezoito páginas, ele mencionou que o assassino usaria uma “máscara de fantasma”, sem dar muitos detalhes. Por sorte, a produtora Marianne Maddalena encontrou uma máscara que seria ideal para o longa, mas os direitos da fantasia eram de uma empresa chamada Fun World. Após uma longa negociação do estúdio, Ghostface ganhou sua icônica máscara.

4. Halloween

Créditos: Compass International Pictures

Quem conheceu Halloween como uma das franquias mais longevas do cinema de terror pode até se impressionar com os perrengues para produzir o primeiro filme. Com um orçamento baixíssimo, a máscara original de Michael Myers acabou sendo uma adaptação meio deformada de uma fantasia do Capitão Kirk (interpretado por William Shatner) de Star Trek. Tudo o que John Carpenter queria era entregar o mínimo possível sobre o assassino, por isso sua máscara não deveria ter qualquer tipo de expressão. O disfarce foi pintado de branco e teve os olhos recortados para entregar a expressão vazia do serial killer.

Para os fãs de carteirinha da franquia, a DarkSide® Books lançou Halloween: O Legado de Michael Myers, o livro mais completo sobre o universo criado por Carpenter. Repleto de entrevistas reveladoras, a obra aborda origens, inspirações, retornos, curiosidades obscuras, trilha sonora incomparável, cenas deletadas, versões alternativas, ideias descartadas, interferências dos estúdios, testes de elenco, reinvenções, críticas e muito mais. É uma celebração do melhor de Halloween, e tudo o que um colecionador sempre quis.

5. Sexta-feira 13

Créditos: Paramount Pictures

A máscara de Jason Voorhees é uma das mais reconhecidas do cinema de terror, por isso é tão surreal saber que ela só foi aparecer no terceiro filme da franquia de Sexta-feira 13. Há diversas versões de como ela foi concebida, mas a mais consistente é possivelmente uma das menos empolgantes: durante um teste de maquiagem para os efeitos 3D das câmeras, a equipe não queria ter que passar horas aplicando maquiagem no ator Richard Brooker. O supervisor do 3D, Martin Sadoff, era um grande fã de hockey e sugeriu uma máscara de goleiro, que por acaso ele tinha consigo no momento. E essa é a história da icônica máscara de Jason.   

6. Você é o Próximo

Créditos: Snoot Entertainment

Em Você é o Próximo, um grupo de assassinos mascarados aterroriza uma família que se reúne para uma confraternização. Cada uma delas representa um animal: raposa, cordeiro e tigre. Além de serem assustadoras à sua maneira, elas também são verossímeis, indicando a praticidade dos predadores. Isso foi um pedido específico do diretor Adam Wingard, que não queria que os personagens parecessem muito fashionistas. Além disso, as máscaras também dão dicas sobre a personalidade do assassino por trás de cada uma delas. 

LEIA TAMBÉM: 8 FILMES COM PSICOPATAS INSPIRADOS EM CRIMINOSOS REAIS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Ed Gein + Brinde Exclusivo
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Psicose - Limited Edition + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesDarksideFilmes

Qual a verdadeira história de Valak?

O universo da franquia Invocação do Mal, ou InvocaVerso para os íntimos, é...

Por DarkSide
FilmesNovidadesSéries

Série de Halloween vai se basear no primeiro filme da franquia

Depois de um leilão acalorado com titãs do gênero como A24, a Miramax e o Trancas...

Por DarkSide
MacabraNovidades

Clive Barker vai parar de ir em convenções para se dedicar a novos livros

Criador de personagens como o Sacerdote do Inferno (famoso Pinhead) e de séries de...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Paperhouse: Uma fantasia sombria obrigatória a todo devoto do terror

Apesar de gostarmos muito do subgênero gore, não é só de sangue, tripas e gritos...

Por Cesar Bravo
Crime Scene FictionE.L.A.SSéries

Tudo o que sabemos da adaptação de Pedra Papel Tesoura para a Netflix

Provocativo, o lançamento de Alice Feeney no projeto E.L.A.S em Evidência já chega...

Por DarkSide