Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Cine Book ClubFilmesListas

6 Máscaras de filmes de terror e suas inspirações reais

As verdadeiras faces do mal

Desde os desenhos do Scooby-Doo nos acostumamos a vilões mascarados. Há certo mistério em não saber qual é a verdadeira face do mal. Assassinos disfarçados se tornaram uma marca registrada dos slashers e suas máscaras viraram símbolos atemporais.

LEIA TAMBÉM: TOBE HOOPER, O PAI DO SLASHER + 6 OBRAS PARA CONHECER O CINEASTA

Máscaras não apenas encobrem, elas conferem uma nova identidade e carregam esses assassinos de mistério. É justamente essa imprevisibilidade que os torna tão assustadores: não sabemos quem são, por que matam e muito menos se têm planos de cessar a matança. 

Apesar de muitos desses serial killers terem se tornado um tanto caricatos e irreais, as inspirações para tais caracterizações não são completamente fictícias, bem como as histórias que inspiraram os filmes. A Caveira desmascara essas tramas horripilantes que são baseadas na realidade:

1. O Massacre da Serra Elétrica

Créditos: Vortex

Embora os filmes sejam completamente fictícios, O Massacre da Serra Elétrica tem suas inspirações na realidade, incluindo a temida máscara de pele humana usada por Leatherface. Quando a polícia prendeu o assassino Ed Gein, acabou descobrindo que ele havia exumado diversos cadáveres e confeccionado objetos com pele humana, incluindo máscaras. Ao observar todo o cenário de horror de Gein, Leatherface até parece um cidadão bem razoável. A história do assassino real pode ser conferida em detalhes na HQ Ed Gein.

LEIA TAMBÉM: DE ED GEIN A NORMAN BATES: COMO O ASSASSINO INFLUENCIOU PSICOSE

2. Assassino Invisível

Créditos: American International Pictures (AIP)

Esse filme chega a ser semidocumental, de tão próximo que ficou da realidade. Ele aborda os crimes cometidos pelo Assassino Fantasma, que atacou oito pessoas e matou cinco delas durante um período de dois meses e meio no ano de 1946. O assassino nunca foi capturado e sua única descrição era a de “um homem encapuzado”.

3. Pânico

Créditos: Dimension Films

Embora Pânico tenha sido inspirado no caso do Estripador de Gainesville, que em 1990 matou cinco jovens em apenas quatro dias, a máscara foi fruto da imaginação do roteirista Kevin Williamson. No roteiro de apenas dezoito páginas, ele mencionou que o assassino usaria uma “máscara de fantasma”, sem dar muitos detalhes. Por sorte, a produtora Marianne Maddalena encontrou uma máscara que seria ideal para o longa, mas os direitos da fantasia eram de uma empresa chamada Fun World. Após uma longa negociação do estúdio, Ghostface ganhou sua icônica máscara.

4. Halloween

Créditos: Compass International Pictures

Quem conheceu Halloween como uma das franquias mais longevas do cinema de terror pode até se impressionar com os perrengues para produzir o primeiro filme. Com um orçamento baixíssimo, a máscara original de Michael Myers acabou sendo uma adaptação meio deformada de uma fantasia do Capitão Kirk (interpretado por William Shatner) de Star Trek. Tudo o que John Carpenter queria era entregar o mínimo possível sobre o assassino, por isso sua máscara não deveria ter qualquer tipo de expressão. O disfarce foi pintado de branco e teve os olhos recortados para entregar a expressão vazia do serial killer.

Para os fãs de carteirinha da franquia, a DarkSide® Books lançou Halloween: O Legado de Michael Myers, o livro mais completo sobre o universo criado por Carpenter. Repleto de entrevistas reveladoras, a obra aborda origens, inspirações, retornos, curiosidades obscuras, trilha sonora incomparável, cenas deletadas, versões alternativas, ideias descartadas, interferências dos estúdios, testes de elenco, reinvenções, críticas e muito mais. É uma celebração do melhor de Halloween, e tudo o que um colecionador sempre quis.

5. Sexta-feira 13

Créditos: Paramount Pictures

A máscara de Jason Voorhees é uma das mais reconhecidas do cinema de terror, por isso é tão surreal saber que ela só foi aparecer no terceiro filme da franquia de Sexta-feira 13. Há diversas versões de como ela foi concebida, mas a mais consistente é possivelmente uma das menos empolgantes: durante um teste de maquiagem para os efeitos 3D das câmeras, a equipe não queria ter que passar horas aplicando maquiagem no ator Richard Brooker. O supervisor do 3D, Martin Sadoff, era um grande fã de hockey e sugeriu uma máscara de goleiro, que por acaso ele tinha consigo no momento. E essa é a história da icônica máscara de Jason.   

6. Você é o Próximo

Créditos: Snoot Entertainment

Em Você é o Próximo, um grupo de assassinos mascarados aterroriza uma família que se reúne para uma confraternização. Cada uma delas representa um animal: raposa, cordeiro e tigre. Além de serem assustadoras à sua maneira, elas também são verossímeis, indicando a praticidade dos predadores. Isso foi um pedido específico do diretor Adam Wingard, que não queria que os personagens parecessem muito fashionistas. Além disso, as máscaras também dão dicas sobre a personalidade do assassino por trás de cada uma delas. 

LEIA TAMBÉM: 8 FILMES COM PSICOPATAS INSPIRADOS EM CRIMINOSOS REAIS

Sobre DarkSide

Eles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Ed Gein + Brinde Exclusivo
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Psicose - Limited Edition + Brinde Exclusivo
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarkloveListas

Blanche White e + 10 detetives mulheres da cultura pop

O chamado a resolver mistérios nem sempre vem de uma carreira ou de uma família de...

Por DarkSide
CuriosidadesDarkside

Conheça a tradição afro-americana de ring shout

Em Ring Shout: Grito de Liberdade, P. Djèlí Clark criou uma realidade alternativa...

Por DarkSide
CuriosidadesDarksideFilmes

Audição: 5 Curiosidades sobre o livro e o filme

ATENÇÃO: O POST A SEGUIR CONTÉM SPOILERS  O mestre do psycho thriller japonês...

Por DarkSide
Medo ClássicoPerfil

Sheridan Le Fanu: Conheça a mente que criou Carmilla

Muitos anos antes de Drácula popularizar o mito do vampiro, Sheridan Le Fanu...

Por DarkSide
FilmesListas

Clu Gulager: Do drama para o terror

Em 1985, A Volta dos Mortos Vivos trazia uma nova abordagem ao cinema: era possível...

Por DarkSide