Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime ScenePerfil

Ilana Casoy, referência no true crime brasileiro

Criminóloga é uma das mais influentes do país

19/02/2022

Nascida em 1960, vinda de uma família de intelectuais, Casoy se formou em Administração mas sua paixão mesmo era a investigação. Fez especialização em Criminologia pelo IBCCRIM e dedicou ao estudo da mente dos serial killers, com foco em montagem de perfis psicológicos. Em 2007 se tornou a primeira autora brasileira a publicar um livro pela DarkSide® Books e virou madrinha da linha Crime Scene. Descubra curiosidades sobre uma das maiores criminólogas do país e suas principais obras.

“Histórias policiais, crimes não resolvidos, sempre me intrigaram. Minha lembrança de infância sou eu na cozinha da casa da minha avó com meus pais e entrou o Boris [Casoy], meu tio, falando: ‘Mataram o Kennedy’.”

LEIA TAMBÉM: ILANA CASOY: O NOME DA LITERATURA DE CRIMINOLOGIA NO BRASIL

Vampiro de Niterói

Ao longo da sua carreira, Casoy já entrevistou um número incontável de criminosos. No início, um dos criminosos mais chocantes que ela investigou foi Marcelo Costa de Andrade, o Vampiro de Niterói, assassino que esteve ativo no início dos anos 90. Durante a entrevista, feita num hospital psiquiátrico, Casoy precisou sair para recuperar o ar enquanto o criminoso lhe contava o que fez com as 14 crianças que assassinou.

Além de dar detalhes dos crimes, Marcelo de Andrade afirmou que escolhia crianças como vítimas de suas cruéis sessões de tortura e sodomia por serem inocentes e, após a morte, ele acreditava que elas iriam direto para o céu. Marcelo preferia os meninos por serem mais bonitos e, segundo ele, tinham a pele “lisinha”.

Chico Picadinho

Outro criminoso que Casoy entrevistou para montar o perfil foi Chico Picadinho, que espalhou medo nas décadas de 1960 e 1970. Sobre o contato que teve com o criminoso, ela comenta: “Ele é um cara cultíssimo, faz yoga, se levantava cada vez que eu entrava na sala. Jamais diriam que ele matou uma mosca, mas aquelas mãos picaram pessoas.”

Detalhes sobre esses e outros crimes estão no livro Arquivos Serial Killes: Made in Brazil e Louco ou Cruel, uma edição especial com o relançamento de seus dois primeiros livros.

LEIA TAMBÉM: 5 SERIAL KILLERS BRASILEIROS SANGUINÁRIOS

Investigações

Como o foco do seu trabalho é montar perfis psicológicos, Casoy afirma que “Quanto menos você julgar, mais a pessoa vai contar quem ela é.”, ressaltando a importância de escutar o que o criminoso quer falar, método empregado por diversos países.

Essa fase do trabalho envolve fazer diversas entrevistas e visitas para descobrir o que se passa nas mentes dos criminosos (todas devidamente anotadas e usadas pela polícia). Já são inúmeros casos e cadernos de anotação que Casoy acumula, sendo alguns deles as fontes principais de seus livros.

A importância de ouvir o criminoso também a fez enxergar alguns erros no sistema jurídico/penitenciário do país, o que gerou a série Em nome da Justiça, atualmente em sua 2ª temporada — em exibição no canal AXN.

LEIA TAMBÉM: ILANA CASOY APRESENTA 2ª TEMPORADA DE “EM NOME DA JUSTIÇA”

Cada episódio conta um caso diferente, apresentando as contradições envolvidas nas investigações e os erros cometidos pela polícia ou pela justiça que resultaram na condenação de inocentes.

Casos de Família

Em 2016, Casoy lançou seu livro Casos de Família: Arquivos Richtoffen e Arquivos Nardoni, que reúne seus arquivos dos casos e faz uma análise detalhada de tudo o que aconteceu nesses crimes que tanto chocaram o país.

A obra também acompanha passo a passo o rumo das investigações e julgamento dos assassinos que romperam a linha da lei e do sagrado, os sentimentos e dúvidas da autora ficam agora expostos ao público.

LEIA TAMBÉM: CASO RICHTHOFEN: LIVRO DE ILANA CASOY DEU ORIGEM A DOIS FILMES COM PONTOS DE VISTA DIFERENTES

Ficção

Com todo o conhecimento acumulado sobre crimes, Casoy embarcou numa nova empreitada e também passou a escrever ficção. Ainda em 2016, em conjunto com o autor Raphael Montes e sob o pseudônimo Andrea Killmore, Casoy lançou a obra Bom Dia, Verônica. O mistério sobre a real identidade dos autores só foi revelado durante a Bienal do Livro de 2019, quando os autores participaram de um bate-papo e apresentaram a nova edição da obra.

Sobre escrever o livro a quatro mãos, e com autores de vertentes tão diferentes (Montes jpa era um conhecido autor de ficção), Casou aponta: “desde o início, tínhamos uma certeza: o trabalho seria conjunto e não da forma mais simples, com cada um escrevendo um capítulo”.

O livro virou série produzida pela Netflix e já está em sua 2ª temporada:

Antologia Dark

A autora também participou da Antologia Dark, uma homenagem à obra de Stephen King e um agradecimento por suas palavras terem formado leitores e vidas. 

A obra busca promover a importância do conto no universo do horror e o diálogo entre autores nacionais e grandes mestres da literatura dark trazendo talentos nacionais que transformaram suas loucas obsessões em palavras assustadoras e cativantes.

Audiovisual

Além da série em exibição pelo canal AXN, a autora já se envolveu com outros projetos audiovisuais, como colaboradora da série escrita por Glória Perez e dirigida por Mauro Mendonça Filho, Dupla Identidade.

Em 2021, ela lançou dois filmes sobre o caso Richthofen em parceria com Raphael Montes:

Os filmes foram inspirados em seu livro sobre os casos e contam com o olhar aguçado de Montes para as cenas.

Já foi confirmada a produção de uma série sobre o Caso Nardoni, no qual Casoy também atuará, mas ainda não foi difinida a data de estreia.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Casos de Família
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Bom dia, Verônica + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArteFilmes

Sato Cinema: Uma sala de cinema em SP para os amantes da produção asiática

Fãs da imensa e intensa produção audiovisual asiática, uni-vos. O Sato Cinema, na...

Por Liv Brandão
FilmesListas

13 Filmes de terror e suspense para assistir na HBO Max em 2023

Você prefere o terror clássico ou produções mais modernas? É daqueles que prefere...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

The Curse: Está na água! (e essa é uma péssima notícia)

Bem, não é exatamente um segredo que nós adoramos filmes com um bom começo. E...

Por Cesar Bravo
Crime SceneDocumentáriosSéries

10 Produções para fãs de Damas Mortais e Lady Killers

Os catálogos dos streamings e canais de televisão nunca estiveram tão recheados de...

Por DarkSide
DocumentáriosNovidades

The Enfield Poltergeist: Apple TV anuncia série documental sobre caso Enfield

A Apple TV anunciou uma série documental baseada no caso Enfield, que estreia em 27 de...

Por DarkSide