Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListas

7 Mulheres do cinema de terror que se destacaram em 2022

Nesse ano quem tocou o terror foram elas

22/12/2022

Mulheres e cinema de terror andam juntos há décadas. De scream queens a final girls geniais, elas seguem cavando com as próprias unhas seu tão merecido, porém muitas vezes negligenciado, lugar no cinema do gênero. Lugar de mulher é no set, nos bastidores e também gritando “ação!”.

LEIA TAMBÉM: DE MARY SHELLEY A MILICENT PATRICK: CRIADORAS DE MONSTROS

Em A Dama e a Criatura somos apresentados à história real da designer de monstros Milicent Patrick, que desenvolveu todo o conceito e deu vida à criatura de O Monstro da Lagoa Negra. Porém, a atenção que atraiu na época, somada ao fato de ela ser mulher em uma indústria dominada por homens, fez com que suas contribuições fossem esquecidas pela história

a dama e a criatura

Milicent foi uma das pioneiras no gênero e abriu caminhos para muitas outras profissionais que provam que mulher entende muito bem de terror, sim senhores! O legado dela e de tantas outras profissionais do ramo se fortalecem a cada dia. Prova disso são as cineastas que se destacaram nesse ano que passou, com produções pra lá de horripilantes. Confira a lista poderosa da Caveira das mulheres que definiram o terror em 2022:

1. Joanna Hogg

A premiada cineasta inglesa anos dirigiu o longa The Eternal Daughter, protagonizado pela poderosíssima e camaleônica Tilda Swinton. Nessa história de fantasmas, uma mulher e sua mãe idosa devem confrontar segredos há muito tempo enterrados quando elas retornam à sua antiga casa, que um dia já foi uma vistosa mansão, e se tornou um hotel repleto de mistério. O longa foi considerado uma das dez melhores produções independentes do ano pelo National Board Review dos Estados Unidos.

joanna hogg
Imagem: Shutterstock

2. Mimi Cave

Vinda do universo dos curtas e videoclipes, Mimi Cave deixou o mundo inteiro faminto por novos filmes dela após o lançamento de Fresh. Com um início que mais lembra uma comédia romântica, a cineasta surpreendeu a todos quando o filme se encaminhou para uma situação de cativeiro e tráfico de carne humana. Aliás, Fresh é todo trabalhado no girl power: a roteirista é Lauryn Kahn.

LEIA TAMBÉM: DEVORE ESSES 8 FILMES SOBRE CANIBALISMO

Mimi Cave
Imagem: mimicave.com

3. Halina Reijn

Essa holandesa é uma verdadeira potência no mundo da dramaturgia. Além da carreira de atriz (teatro, TV e cinema), Halina Reijn é autora, produtora e diretora. Nesse ano, ela trouxe o terror para os dilemas da geração Z com o inusitado Morte, Morte, Morte, um slasher iluminado por bastões de neon e lanternas de smartphone. Halina foi indicada na categoria de Melhor Direção do Independent Spirit Awards desse ano.

Halina Reijn
Imagem: Dave J Hogan/Getty Images for Sony

4. Carlota Pereda

Diretora e roteirista espanhola, Carlota Pereda se destacou em 2022 com o filme Porquinha. Na trama, Sara é uma jovem que lida constantemente com bullying e julgamentos das outras garotas da vizinhança. Em determinado dia, um misterioso homem as sequestra, deixando apenas Sara e tornando-a cúmplice do desaparecimento. Tanto o filme como a cineasta acumularam indicações e premiações em diferentes países.

Carlota Pereda
rogerebert.com/Reprodução

5. Iris K. Shim

A transição de Iris K. Shim do mundo dos documentários para o cinema de terror contou com a ajuda da atriz Sandra Oh e de Sam Raimi, que produziu o longa Umma, dirigido e roteirizado por Shim. O longa conta a história de Amanda e sua filha, que vivem em uma pacata fazenda nos Estados Unidos. Porém, quando as cinzas da mãe de Amanda vêm da Coreia, ela passa a ser assombrada pelo medo de se tornar a própria mãe.

iris k. shim
Imagem: 2022 Unique Nicole

6. Beth de Araújo

Nascida nos Estados Unidos, porém filha de uma mãe descendente de chineses e pai brasileiro, Beth De Araújo estreou nesse ano com o longa-metragem Soft & Quiet, lançado pela Blumhouse. O thriller se passa em tempo real e acompanha o período de uma tarde na vida de uma professora do ensino fundamental que reúne diversas mulheres que pensam da mesma maneira. Quando o grupo volta para casa, a professora se depara com uma mulher de seu passado, que desencadeia uma sequência de eventos imprevisíveis. Beth foi indicada como Cineasta Revelação no Gotham Awards.

Beth de Araújo
filmmakermagazine.com/Reprodução

7. Nikyatu Jusu

Filha de uma imigrante de Serra Leoa, Nikyatu Jusu se baseou nas experiências da mãe para criar o thriller sobrenatural Nanny, que acompanha a história de uma imigrante senegalesa que trabalha como babá em Nova York na esperança de trazer seu filho para o país. O filme mistura elementos do folclore da África Ocidental ao mito do sonho americano em um suspense psicológico que põe à prova a sanidade da protagonista. O longa levou o Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance e Nikyatu ganhou o prêmio de cineasta revelação no Independent Spirit Awards.

Nikyatu Jusu
deadline.com/Reprodução

LEIA TAMBÉM: 13 MULHERES ICÔNICAS NO CINEMA DE HORROR

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

A Dama e a Criatura + Brinde Exclusivo
R$ 84,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Damas Noir + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 7: Temporada das Sombras, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Algo maligno retornou dos mortos e uniu forças com a família de Emmy para dar início...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Anamorfose, por Shintaro Kago

Depois de arrebatar os leitores com truques narrativos engenhosos em Pedacinhos,...

Por DarkSide