Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesListas

8 Deusas e deidades gregas que você precisa conhecer

Personagens presentes até os dias de hoje na cultura pop

17/10/2023

Quando pensamos no panteão grego geralmente lembramos instantemente de três nomes: Zeus, Poseidon e Hades. Famosos e poderosos, esses deuses são frequentemente retratados na cultura pop e encarados como os grandes representantes das divindades gregas. 

LEIA TAMBÉM: O PODER DA MITOLOGIA NA CULTURA POP

No entanto, vamos ser sinceros: o panteão grego vai muito além desse trio. Também vai muito além de apenas deuses masculinos. Os gregos foram devotos a várias mulheres que merecem ser descobertas e redescobertas por todos nós e quando olhamos com atenção descobrimos um panteão repleto das mais variadas deusas. Algumas mais famosas, outras menos, mas todas repletas de personalidade e acompanhadas por histórias grandiosas. 

Os DarkSiders encontram algumas delas, junto a divindades de outros panteões, em Divinas Mulheres, livro mágico ilustrado por Ann Shen, que reúne 50 deusas e seus mitos, mostrando toda a sua diversidade e o impacto que deixaram em nossa cultura. É pensando nisso que a Caveira separou algumas deusas gregas para você conhecer e assim poder escolher para qual vai pedir por orientação.

ensaio deusas divinas mulheres

1. Atena

Atena é a deusa grega da guerra, da sabedoria e do artesanato. É filha de Zeus e de sua primeira esposa, Métis, deusa da saúde e proteção. No mito grego, Atena nasceu completamente crescida e trajando sua armadura dourada. Ela teria brotado da cabeça de Zeus, que havia engolido sua mãe ainda grávida depois de descobrir que ela estava destinada a parir filhos que ameaçariam sua posição como líder dos deuses.

A deusa é a protetora das cidades, especialmente de Atenas, pela qual competiu com Poseidon. Segundo a lenda, o deus dos mares teria presenteado o povo ateniense com um poço de água salgada, que não era potável, enquanto Atena teria dado uma oliveira, que proporcionava sombra, óleo para as lamparinas e azeitonas para alimentação. 

atena
Reprodução

Embora seja conhecida como a deusa da guerra, Atena é a deusa das guerras justas e necessárias, nunca feitas por impulso e sempre estratégicas. Apoiou e protegeu diversos heróis, como Perseu, que graças ao escudo dado por ela conseguiu derrotar a lendária Medusa, a qual inclusive aparece desenhada em seu escudo. Atena é recorrentemente retratada com sua armadura e elmo, portando um escudo e lança, e com uma coruja empoleirada no ombro direito. 

2. As Musas

As Musas são consideradas deusas patronas da literatura e das artes. Filhas de Zeus e Mnemósine, deusa titânide da memória, são nove ao total, sendo que cada uma cuida de um aspecto diferente da criatividade e arte. São reunidas pelo deus Apolo, que é o deus da música e poesia. 

Segundo seu mito de origem, as Musas nasceram no monte Parnaso, sendo que muitos poetas e estudiosos, buscando inspiração divina, iam até o local para beber de uma nascente que descia pela montanha. As Musas geralmente aparecem nos desafios e histórias mitológicas de outros personagens. No entanto, suas aparições quase sempre possuem resultados trágicos. São também responsáveis por conceder talento e habilidade aos mortais, sendo comum que lhes seja oferecido leite, mel e vinho. 

musas

As nove Musas são: Calíope, que cuida da poesia épica; Clio, da história; Euterpe, da poesia lírica e da flauta; Melpômene, da tragédia; Tália, da comédia; Terpsícore, da dança; Polímnia, da música e da narração de histórias; Urânia, da astronomia; e Erato, da poesia erótica e da mímica. 

LEIA TAMBÉM: O QUE É MITO E O QUE É MITOLOGIA?

3. As Moiras

São as deusas do destino. Segundo o poeta grego Hesíodo, pertenciam à primeira geração de deuses e eram filhas de Nix, a deusa da noite. As Moiras, cujo nome significa “porções” ou “frações” da vida, eram três irmãs — Cloto, Láquesis e Átropos — responsáveis por determinar o destino, atribuindo frações de bem e mal a um indivíduo quando nascesse. 

Segundo o mito, ficavam ao redor da Roda da Fortuna e eram responsáveis por fabricar, tecer e cortar o fio da vida tanto dos deuses quanto dos seres humanos. Cloto era a “fiandeira”, que tecia o fio da vida que as irmãs mediam e, logo em seguida, cortavam em um determinado comprimento. Láquesis era “a que lança a sorte”, ou seja, distribuía a sorte que determinava o destino e Átropos era a “inflexível”, cuidando para que o destino de uma pessoa não fosse alterado. 

as moiras

Por serem deusas relacionadas à morte, as Moiras tinham laços estreitos com espíritos da vingança — as Erínias — e com espíritos da morte — as Queres.

4. Tiché

Deusa da fortuna e da sorte. Nos antigos cultos gregos, Tiché é uma deusa cega, sendo frequentemente representada com uma venda nos olhos. Isso indicava que não discriminava a quem concedia sorte e que seguia mais sua intuição do que visão para determinar o destino e fortuna lançados.

deusa grega tiche
Ann Shen/Reprodução

Tiché é uma das Oceânides, filha de Oceano e Tétis, recebendo imortalidade e sendo elevada à posição de deusa por Zeus, após ter ajudado a salvar o Olimpo de Gaia. Muitas vezes é retratada com uma roda da fortuna e uma cornucópia, regendo tanto a sorte — boa ou ruim — quanto a abundância de vida. É uma deusa instável que pode mudar de ideia rapidamente e desviar a sorte das pessoas

5. Afrodite

Uma das deusas mais famosas e cultuadas, Afrodite é a deusa do amor, sexualidade e beleza. É uma das doze deusas do Olimpo, assim como Atena, sendo relacionada à fertilidade de humanos, animais e da terra. Existem duas histórias sobre seu nascimento. Em uma delas, é filha de Zeus com a deusa titânide Dione. Já em outra, a mais famosa, Afrodite teria surgido das espumas do mar, dentro da concha de uma vieira, após Cronos ter castrado seu pai Urano e atirado sua genitália nas águas. Isso se reflete em seu nome, que significa “dádiva da espuma do mar” ou “aquela nascida das ondas”.

Como deusa do amor e desejo, Afrodite era responsável pelos relacionamentos de deuses e mortais. Também era conhecida por seu cinturão mágico bordado, o qual era capaz de seduzir qualquer amante que quisesse. Casada com Hefesto, deus da forja, teve vários relacionamentos amorosos, sendo que alguns dos mais notáveis foram com Ares, deus da guerra, e com Adônis, mortal transformado em deus após ser morto pelo ciúmes de Ares. 

afrodite
Reprodução

Frequentemente viajava acompanhada pelas Três Graças, Tália (a que faz brotar as flores), Eufrosina (o sentido da alegria) e Aglaia (a esplendorosa), as quais exemplificam os dons que Afrodite concedia aos mortais que desejava beneficiar: alegria, esplendor e abundância. No entanto, aqueles que ousassem despertar sua ira eram punidos com paixões avassaladoras e trágicas. 

6. Eos

Eos é a deusa do amanhecer e, consequentemente, da luz do dia. Filha dos deuses titãs Teia e Hiperion, é a responsável por puxar a cortina da noite, levando embora sua irmã Selene (a lua) e trazendo seu irmão, Hélios (o sol). É descrita como uma bela deusa com dedos rosados, túnicas da cor de açafrão ungidas em ouro, asas emplumadas e uma tiara brilhante. 

Eos costumava raptar os mortais que lhe agradavam, frequentemente belos jovens. No entanto, seu consorte original era Astreu, deus titã do crepúsculo. Foi com ele com quem teve quatro filhos, os quatro ventos: Bóreas (vento norte); Nótus (vento sul); Zéfiro (vento oeste) e Eurue (vento leste). Foi com Astreu também que concebeu estrelas dos céus, como Eósforo (Lúcifer), a Estrela da Manhã. 

imagem da deusa eos
Reprodução

Eos geralmente se locomove com uma carruagem de ouro ou aparece voando com suas próprias asas. Além disso, carrega uma tocha para iluminar os céus e afugentar os espíritos noturnos malignos, trazendo consigo o amanhecer. É justamente por isso que para os romanos ficou conhecida como Aurora. 

LEIA TAMBÉM: 5 DEUSAS NÓRDICAS E SUAS LIÇÕES

7. Gaia

Também chamada de Ge ou Gaea, Gaia é a personificação da deusa-mãe que criou a vida. Extremamente importante no pensamento greco, é originária do caos universal anterior a tudo e a todos. Por isso é representada como a mãe de todas as coisas vivas e a mais antiga entre todos os deuses. Nisso, Gaia é anterior a Zeus e a todos os outros deuses, que são seus derivados em onipotência, recebendo uma porção de seus poderes. 

Deusa da terra, foi responsável por criar as montanhas, o mar e o céu, sendo associada ao sustento das criaturas. Junto com o Urano, teve filhos poderosos, como o titã Cronos, responsável pelo tempo e também por destronar o próprio pai ao lhe cortar as genitais. 

deusa gaia
Ann Shen/Reprodução

É uma divindade que representa a natureza, estando associada a rompantes de raiva que causam terremotos, nos lembrando que a Terra é viva. Gaia era honrada em cultos por todo o mundo grego, sendo que seu templo mais sagrado era localizado em Delphi. Antes das colheitas ou de qualquer extração da terra, seus seguidores lhe ofereciam bolos de cevada e mel, os quais eram depositados em cavernas sagradas ou buracos no solo.

8. Hécate

Rainha das encruzilhadas e deusa da magia, Hécate é uma divindade lunar associada à lua nova. Filha dos deuses titãs Astéria e Perses, seu poder era honrado acima de todas as outras divindades por Zeus. É responsável pela riqueza e boa fortuna, por vitórias nas batalhas e competições atléticas, fertilidade dos rebanhos e crescimento dos jovens. 

Hécate é comumente relacionada a magia, necromancia e reuniões de bruxas, já que esses aspectos foram enfatizados por autores clássicos que escreveram sobre ela. Na maioria das vezes é retratada tendo três cabeças, portando tochas e acompanhada por cachorros. É detentora de uma chave capaz de abrir qualquer portal, o que a torna guardiã do Submundo e mediadora entre os vivos e os mortos. Por isso, Hécate comanda espectros e pode ser encontrada entre três vias, cemitérios e cenas de crime, dos quais é testemunha. 

hecate

Também atua como mensageira das outras divindades. Na mitologia, Hécate desempenhou um papel crucial na busca de Jasão pelo velocino de ouro, principalmente por meio de sua sacerdotisa, Medeia. Foi perseguida por Hera, esposa de Zeus, após roubar seu unguento de beleza para entregá-lo à sua rival. A deusa conseguiu escapar, fugindo primeiro para o leitor de uma mulher que dava à luz, depois para um funeral e por último mergulhando no lago de Hades, de onde saiu purificada e forte. Depois disso, tornou -se a deusa do nascimento, da morte e da regeneração.

Conheça e busque o conselho das deusas

O panteão grego é tão vasto e interessante que é impossível abordar todas as deusas ali presentes em uma única lista. Protagonizando as mais diferentes histórias e com personalidades marcantes, essas deusas evidenciam toda a riqueza da mitologia grega.

Mas se engana quem acha que elas ficaram presas em algum passado distante e mitológico. Essas deidades estão presentes em nossa sociedade, povoando o cinema, a literatura e a televisão, e também nos ensinando valiosas lições. Com coragem, resiliência e suas lendas fantásticas, elas nos mostram nossas próprias origens e forças. Nos inspiram e protegem. Deixam a vida mais mágica e colorida, mostrando que todas possuímos um pouco de deusa dentro de nós.

É por isso que a DarkSide® Books trouxe para seu panteão literário Divinas Mulheres, um livro de descobertas e conexões que traz 50 divindades femininas com diferentes origens e matrizes culturais para você conhecer. Belamente ilustrado e escrito por Ann Shen, Divinas Mulheres é um guia de conhecimento, inspiração e até mesmo orientação. 

origens da mitologia

Já para aquele DarkSider entusiasmado por mitologia grega que deseja se aventurar mais por essas deusas, assim como pelo seu mundo e por seus companheiros, a Caveira trouxe uma adição ao seu panteão com Origens da Mitologia da pesquisadora Annette Giesecke. Uma enciclopédia de A a Z, a obra traz mais de 700 personagens, lugares e histórias importantes da mitologia em verbetes com referências cruzadas que com certeza vão complementar seu conhecimento e experiência. 

Divinas Mulheres e Origens da Mitologia são dois guias indispensáveis para os DarkSiders curiosos e interessados em divindades e mitologia grega. Recheados de informação e com edições impecáveis, temos certeza de que até as deusas mais exigentes vão aprovar essas obras do panteão Dark.

LEIA TAMBÉM:  12 FILMES PARA CONHECER A MITOLOGIA GREGA

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Divinas Mulheres + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Origens da Mitologia + Brinde Exclusivo
R$ 129,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
No Coração da Bruxa + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Brain Dead: Seu cérebro nunca será desligado

Depois de tudo o que foi feito pelo horror nos anos 1980, nosso gênero mais amado (e...

Por Cesar Bravo
Graphic NovelNovidades

Spa, de Erik Svetoft, é finalista do Prêmio Eisner

Tem história publicada pela DarkSide® Books entre os finalistas do Prêmio Eisner...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Alpha: terceiro filme de Julia Ducournau vem aí

A cineasta francesa Julia Ducournau se estabeleceu como uma verdadeira visionária do...

Por DarkSide
CuriosidadesMagicae

Quais são os 7 chakras e o que eles significam

Você provavelmente já ouviu algum comentário sobre “desalinhar os chakras” e...

Por DarkSide
CuriosidadesMagicae

O que é a linguagem secreta das flores da Era Vitoriana?

Quanta emoção uma flor pode carregar? Não é de hoje que elas acompanham nossos...

Por DarkSide