Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListas

8 Filmes de terror com reality shows

Você se inscreveria nesses programas?

09/02/2024

Para os brasileiros, o começo do ano geralmente significa duas coisas: o fim das férias e o início do Big Brother Brasil. No ar há mais de 20 anos na TV brasileira, o reality show foi criado por John de Mol, um executivo holandês de televisão. A inspiração para o nome veio justamente do clássico 1984 de George Orwell, obra já conhecida pelos DarkSiders. 

LEIA TAMBÉM: 8 REFERÊNCIAS A 1984 NA CULTURA POP

Sucesso em diversos países, o formato conquistou o público brasileiro, que aguarda ansioso o início de cada temporada e movimenta as redes sociais com memes, opiniões e vídeos sobre o programa. Que o BBB se transformou em um fenômeno todos nós já sabemos, afinal adoramos um bom reality show. Seja com estranhos confinados em uma casa vigiada 24h por dia ou com um programa de namoro onde pessoas aceitam se casar sem nunca terem se visto, os realities mostram sua versatilidade em abordar todos os temas possíveis. 

Às vezes o formato chega a se encontrar com o horror, rendendo programas assombrosamente divertidos como Fear (2000-2002) e a competição de artistas drag, The Boulet Brothers’ Dragula (2016). Mas o que acontece quando filmes de terror utilizam o conceito dos reality shows incorporado em seus enredos? 

the boulet brothers dragula

A gente sabe a resposta: competições sangrentas, equipes assustadas, assassinos misteriosos, mortes e muitos, mas muitos gritos. Afinal, já pensou o que você faria se acabasse preso em um Big Brother do mal? Pensando nisso, a Caveira separou oito filmes com reality shows que vão te fazer pensar duas vezes antes de se inscrever em um. 

1. Halloween: Ressurreição (2002)

Ambientado após os eventos de Halloween H20: Vinte Anos Depois (1998), Halloween: Ressurreição marca mais um capítulo de Michael Myers. Após matar Laurie Strode logo no começo do filme, o assassino mascarado retorna para a casa abandonada de sua família em Haddonfield. Para a sua surpresa, o local se transformou no palco de um reality show on-line onde estudantes universitários precisam passar uma noite armados com câmeras de cabeça e sobreviver aos sustos arquitetados pela equipe técnica. 

halloween ressurreição

No entanto, eles logo começam a ser assassinados um a um por Michael. Apesar da premissa interessante, Halloween: Ressurreição é considerado um dos piores filmes da franquia e mostra que nem todos nasceram para ser estrelas de reality shows. 

LEIA TAMBÉM: TODOS OS FILMES DE HALLOWEEN EM ORDEM CRONOLÓGICA

2. Pânico na Floresta 2 (2007)

Segundo filme da franquia iniciada em 2003, Pânico na Floresta 2 marca o retorno da família canibal responsável pelo massacre do primeiro filme. Dessa vez o grupo de mutantes aterroriza concorrentes de um reality show que invade a floresta para testar as habilidades de sobrevivência dos inscritos. Para o azar dos participantes, o que era para ser um jogo de falsa sobrevivência rapidamente se transforma em uma verdadeira luta pela vida. 

PANICO NA FLORESTA

Pânico na Floresta 2 traz mortes sangrentas e um comentário ácido sobre reality shows, conquistando a fama de ser um dos melhores filmes da franquia. 

3. Reality da Morte (2011)

Existem filmes que incorporam o tema até mesmo em seu título. Esse é o caso de Reality da Morte, produção britânica de 2011 inspirada em Fear, programa da MTV exibido entre 2000 e 2002 que seguia competidores em um local supostamente assombrado onde deveria ser cumprida uma série de desafios.  

reality da morte

Partindo dessa premissa, Reality da Morte acompanha seis indivíduos que devem passar uma noite em uma prisão abandonada para disputar o prêmio de 20 mil dólares. Precisando cumprir diversas tarefas, eles rapidamente descobrem que o espírito do guarda da prisão, condenado à morte por assassinar detentos, ainda ronda o local e está sedento por sangue.

4. Fenômenos Paranormais (2011)

Fenômenos Paranormais é uma produção canadense que pega carona na explosão de reality shows paranormais dos anos 2000, como Caçadores de Fantasmas e Ghost Adventures. Apresentado em formato found footage, o filme tem um grupo de investigadores paranormais filmando um episódio para seu programa Grave Encounters

fenômenos paranormais

Dessa vez, a equipe se tranca em um hospital psiquiátrico abandonado buscando evidências de atividade paranormal. No entanto, eles começam a perder o controle da realidade quando se encontram presos junto a aparições fantasmagóricas. Como descobrimos no início de Fenômenos Paranormais, o que era para ser o sexto episódio do programa se tornou seu episódio final. 

5. Funhouse (2019)

Fruto de uma parceria entre a Suécia e o Canadá, Funhouse é um filme que une a temática dos reality shows com o fenômeno das redes sociais. Protagonizado por Valter Skarsgård, o longa mostra oito celebridades — entre elas, estrelas de televisão, blogueiras e youtubers — convidadas para competir em um reality on-line transmitido para o mundo todo.

funhouse

Os participantes serão filmados 24h por dia, devendo votar em quem menos gostam dentro da experiência. A cada três dias, o concorrente com menos votos precisa participar de um desafio para permanecer na casa. Porém, o grupo rapidamente percebe que está lutando por sua própria vida, já que aqueles que não conseguem cumprir o desafio sofrem consequências mortais

6. O Olho que Tudo Vê (2009)

Cinco participantes confinados em uma mansão vigiada 24h. Para faturar o prêmio de 1 milhão de dólares, eles precisam passar seis meses no local isolado tendo todos os seus movimentos capturados. Parece familiar? Esse é justamente o ponto de partida de O Olho que Tudo Vê, filme britânico inspirado diretamente no Big Brother. 

olho que tudo vê

Como todo reality show, o longa começa mostrando a rotina maçante dos participantes. No entanto, tudo muda quando um homem misterioso chamado Travis (interpretado por Bradley Cooper) chega na mansão afirmando estar perdido na floresta. Quando as coisas começam a tomar rumos drásticos e suas vidas são colocadas em risco, os competidores descobrem que o programa não é exatamente aquilo que eles acreditavam ser. 

7. Gonjiam: Manicômio Assombrado (2018)

Baseado no hospital psiquiátrico real de mesmo nome, Gonjiam: Manicômio Assombrado é uma produção sul-coreana que mistura os estilos de reality show on-line com found footage. O enredo acompanha os criadores de uma websérie que recrutam um grupo de participantes para uma transmissão ao vivo explorando o local supostamente assombrado

gonjiam

Buscando conquistar mais visualizações, a equipe encena sustos para amedrontar os outros participantes. Contudo, ninguém esperava que as coisas saíssem de controle quando o local se mostrasse realmente assombrado.

8. O Sobrevivente (2001)

Misturando um tom cômico e satírico com momentos de suspense e terror, O Sobrevivente é apresentado como a sétima temporada de um reality nomeado The Contenders. Ambientado em um futuro distópico onde uma guerra civil destruiu os Estados Unidos nos anos 1990, o filme traz um programa de televisão em que cinco pessoas, junto do vencedor da temporada passada, são escolhidas aleatoriamente e forçadas a caçar e assassinar umas às outras em frente às câmeras.

o sobrevivente

As regras são simples: todos são obrigados a jogar, o último sobrevivente vence e o competidor que ganhar três temporadas é libertado. É a partir desses preceitos que a narrativa destaca como protagonista Dawn, a atual campeã da quinta e sexta temporada do programa. Além da sátira aos reality shows, O Sobrevivente foi inspirado em longas famosos como Videodrome (1983), Rollerball (1975) e Westworld (1983).  

E aí, teria coragem de se inscrever em algum desses reality shows? Conta para a Caveira nos comentários quais desses filmes você já assistiu.

LEIA TAMBÉM: 40 ESTREIAS DE FILMES DE TERROR EM 2024 PARA FICAR DE OLHO

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

1984 +Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Hex + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesMúsica

15 Músicas para sentir a magia de Wicked

Nenhuma viagem para Oz está completa sem a playlist perfeita para embalar a jornada....

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Tremors: Vermes gigantes, pólvora e Kevin Bacon

Como cinéfilos devotados e praticamente moradores da Firestar & DarkBlog, sabemos...

Por Cesar Bravo
FilmesMúsicaNovidades

Beatlesverso: Sam Mendes irá fazer 4 filmes do Fab Four

Lembra quando a Marvel fez vários filmes de origem de seus super-heróis para depois...

Por DarkSide
DarklovePerfil

Loputyn: Uma aventura pelo mundo encantador da ilustração

Com traços mágicos e profundos, a arte de Loputyn nos conduz por uma dança...

Por DarkSide
DarkSide BooksNovidades

DarkSide lança canal no WhatsApp

A Caveira baixou a tia do Zap e incorporou o tio do Pavê só pra te chamar para um...

Por DarkSide