Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListas

8 Filmes de terror com reuniões de família

Quando encontrar os parentes se torna um verdadeiro pesadelo

12/12/2022

Então é Natal! E com a chegada do Papai Noel finalmente nos aproximamos do final de mais um ano. Para muitos, essa época é sinônimo de descanso, alegria e da esperada reunião de família. Já para outros, passar mais tempo com familiares é um verdadeiro pesadelo

LEIA TAMBÉM: 8 FILMES E SÉRIES QUE PROVAM QUE O NATAL É UMA ÉPOCA HORRIPILANTE

Filmes de terror geralmente deixam de lado a parte reconfortante dessas reuniões. Aqui, os encontros de famílias são marcados por traumas emocionais, segredos do passado, histórias perturbadoras e de vez em quando, até monstros perigosos. 

É justamente no clima de festas que a Caveira separou 8 filmes com reuniões de família que você precisa conferir. Chama a vovó, os primos e o infame tio da piada do pavê e vem com a gente. Depois dessa lista temos certeza de que nenhuma outra reunião com a sua família vai soar tão aterrorizante. Ou será que vai? 

1. Halloween H20: Vinte Anos Depois (1998)

Nada como o sonhado reencontro entre irmãos! Bem, o que Halloween H20 nos mostra é que é melhor pensar duas vezes se o seu nome for Laurie Strode e seu irmão se chamar Michael Myers

Na linha do tempo criada por Halloween 2 (1981), a icônica garota final interpretada por Jamie Lee Curtis ganhou parentesco com o assassino mascarado. Sim, eles eram irmãos! Depois de 20 anos sem se ver, Halloween H20 marca a emocionante e sangrenta reunião dos dois.

Infelizmente, Laurie e as outras vítimas de Michael não ficaram muito empolgadas com sua visitinha à Academia Hillcrest. 

halloween h20

2. Medo (2003)

Após ter alta do hospital psiquiátrico onde estava recebendo tratamento para psicose, a jovem Soo-mi finalmente retorna para casa e reencontra seu pai e sua irmã, Soo-yeon. Contudo, como nem tudo são flores, ela precisa também enfrentar sua madrasta e desenterrar trágicos segredos familiares para conseguir entender o que está acontecendo na residência. 

Dirigido por Jee-woon Kim, Medo é um clássico do terror sul-coreano. Partindo de uma reunião familiar para desenvolver uma trama ainda mais sinistra, o filme apresenta uma história traumática e aterrorizante

Medo

3. Você é o Próximo (2011)

Conhecer a família do seu namorado pode ser algo bastante assustador. Aquela sensação de desconhecido, de ser o novato no meio de muita gente que já se conhece faz anos…  Agora imagine se, além de conquistar seus sogros, você também precise lutar pela sua sobrevivência? É mais ou menos assim que as coisas acontecem em Você é o Próximo

No filme, dirigido por Adam Wingard, Erin viaja com o namorado para finalmente conhecer sua família em uma residência de férias. Infelizmente, as coisas não começam muito bem, já que os familiares parecem não gostar muito uns dos outros. Entre indiretas, implicâncias e ressentimentos, tudo piora quando durante o jantar uma flecha mortal é disparada pela janela

Logo, Erin e a família precisam lutar contra um grupo mascarado que invade a residência com um único objetivo: matar todos eles. Uma bela e sangrenta reunião familiar, Você é o Próximo é um slasher bastante original com uma protagonista para lá de durona. 

você é o próximo

4. O Convite (2015)

Reuniões familiares podem ser difíceis, mas reuniões com ex-cônjuges podem ser piores ainda. É isso que nos mostra O Convite, longa dirigido por Karyn Kusama

Após anos sem se encontrar, Will leva sua namorada para a residência de Eden, sua ex-esposa, e seu novo marido para um jantar com velhos amigos. O clima tenso e as memórias desconfortáveis deixam o ambiente pesado e tudo fica ainda mais perigoso quando Eden conta que entrou para um culto

Abordando o tema importante do trauma, O Convite traz personagens complexos e uma trama instigante que nos deixa com os nervos à flor da pele. Talvez não seja a reunião familiar mais convencional que conhecemos, mas afinal de contas, amigos também são nossa família, não é mesmo? 

o convite

5. Krampus: O Terror do Natal (2015)

Algumas famílias esperam a chegada do Papai Noel, outras precisam lutar contra Krampus para sobreviver à noite de Natal. 

Em Krampus: O Terror do Natal acompanhamos uma família disfuncional que desencadeia a ira de ninguém mais, ninguém menos, do que Krampus, uma criatura milenar que pune aqueles que perderam o espírito natalino. Agora, eles precisam deixar suas diferenças de lado e reunir forças para conseguir sobreviver à essa noite infernal.

Inclusive, Krampus está desembarcando aqui na DarkSide®. Krampus: O Senhor do Yule é a história perfeita para quem não gosta do Papai Noel e quer conhecer mais sobre essa entidade tão poderosa. Vamos juntos descobrir a história do verdadeiro Senhor do Natal?

krampus

LEIA TAMBÉM: PAPAI NOEL DO MAL: QUEM É KRAMPUS

6.A Visita (2015)

Geralmente, visitar a casa dos avós é sinônimo de diversão, comida gostosa e nenhuma regra. Infelizmente não é isso que acontece com os irmãos Becca e Tyler, que finalmente vão conhecer seus avós, enquanto sua mãe, que não conversa com os pais há anos, viaja com o novo namorado.  

Essa é a premissa de A Visita, longa dirigido por M. Night Shyamalan. Apesar de algumas regras estranhas, como ir para cama às 21h30 e nunca entrar no porão, tudo parece bem: os avós são carinhosos e Becca, uma aspirante a cineasta, resolve filmar a experiência. Tudo muda quando as coisas vão se tornando cada vez mais estranhas e extremamente aterrorizantes

Como todo filme de Shyamalan, espere por horror, momentos caóticos, humor e é claro, um belo plot twist.

a visita

7. Corra! (2017)

Todos sabemos o quão estressante pode ser conhecer os pais da namorada. Bem… para alguns pode ser até uma questão de vida e morte. É que o protagonista interpretado por Daniel Kaluuya enfrenta em Corra!, longa escrito e dirigido por Jordan Peele.  

No filme vencedor do Oscar® de melhor roteiro original, Chris é um fotógrafo que vai conhecer os pais de Rose, sua namorada, em uma festa anual de família. Seu receio inicial é enfrentar preconceitos por ser um homem negro namorando uma moça branca. Contudo, suas preocupações são afastadas por Rose, que garante que seus pais não são racistas e que seu pai, inclusive, votaria para um terceiro mandato de Barack Obama.

Preso em uma confraternização para lá de estranha e rodeado por gente branca esquisita, Chris começa a desconfiar que seus receios tinham fundamento. Entre o comportamento estranho dos funcionários, provas de que Rose tem mentido e avisos de seu amigo em casa, ele precisa fugir o mais rápido possível.  

corra

8. Casamento Sangrento (2019)

Casamentos são ótimas oportunidades para reunir a família em uma grande celebração cheia de tradições. O problema é que na família Le Domas, isso envolve uma pequena “competição” com jogos de tabuleiro após a festa, uma singela forma de honrar o império de jogos construído pelo clã. 

Em Casamento Sangrento, acompanhamos Grace, uma noiva que acredita ter ganhado na loteria ao se casar com o amor da sua vida, Alex Le Domas. Contudo, o romance acaba quando ela passa a ser perseguida pelos membros de sua nova família em um jogo mortal de esconde-esconde. 

Grace vai aprender da maneira mais difícil que quando você entra em uma nova família, acaba aderindo às suas tradições. Por mais violentas e sangrentas elas sejam. 

casamento sangrento

Ah, a família!

Esses filmes nos mostram que famílias vêm em todas as formas e composições. Algumas são do bem e apenas precisam daquele empurrãozinho para se unir, já outras… melhor manter a distância, não é mesmo?

A franquia O Massacre da Serra Elétrica é famosa por enfatizar a importância da família e cá entre nós, você definitivamente não vai querer encontrar esse clã por aí. Seja na infame cena de jantar do primeiro filme de 1974 ou na reunião familiar proporcionada pela continuação de 1986, os Sawyers sempre se mantêm unidos. Afinal, a serra é a família. 

Em A Sociedade dos Amigos do Diabo, lançado em 1989, um jovem rico que mora em Beverly Hills na Califórnia, suspeita que seus pais não são bem quem dizem ser e que sua família é parte de um repugnante culto destinado à elite. 

Mas não pense que reuniões familiares sempre são catastróficas! Em A Família Addams (1991), presenciamos o emocionante reencontro de tio Chico com o restante do clã Addams, enquanto desejamos fazer parte dessa família tão querida. Já Titane (2021) nos mostra que família não é só sangue e que podemos muito bem encontrar a nossa pelo caminho. 

No final, o que todos esses longas ensinam é que de vez em quando todos nós precisamos de um pouquinho de ajuda para sobreviver às reuniões familiares. Alguns mais do que os outros, é claro. 

LEIA TAMBÉM: QUAL A SUA FAMÍLIA? OS ADDAMS OU OS MONSTROS?

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Krampus: o Senhor do Yule + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Casos de Família
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 7: Temporada das Sombras, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Algo maligno retornou dos mortos e uniu forças com a família de Emmy para dar início...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Anamorfose, por Shintaro Kago

Depois de arrebatar os leitores com truques narrativos engenhosos em Pedacinhos,...

Por DarkSide