Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


ListasMagicae

5 Plantas Mágicas essenciais para a Bruxa Natural

Saiba utilizar as propriedades destes elementos naturais no dia a dia

20/05/2021

Longe dos contos de fada, as bruxas da vida real eram mulheres que normalmente optavam por viver sozinhas e que possuíam um profundo conhecimento da natureza. Às vezes atuando como curandeiras locais, elas sabiam as propriedades de diversas plantas, bem como seus benefícios e riscos para o corpo.

Em Bruxa Natural, Arin Murphy-Hiscock resgata esta relação com a natureza em um guia para quem pretende despertar a magia de dentro de si através desta conexão. Afinal, há algo de mágico em tudo o que nos cerca, seja no cair da chuva, na calidez do sol ou na calmaria das plantas.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA ARIN MURPHY-HISCOCK, AUTORA DE BRUXA NATURAL

Inspirado pela nossa ligação com a natureza, o DarkBlog reuniu algumas plantas com propriedades mágicas que são essenciais na prática da bruxaria verde. Confira quais são e como podem ser utilizadas:

1. Alecrim

Esta erva é bem fácil de ser encontrada e pode ser utilizada tanto na culinária como para fins mágicos. O alecrim também é usado para repelir insetos, em tingimentos, cosméticos e com fins medicinais. Sua fragrância refrescante é utilizada em aromaterapia como estimulante, melhorando a memória, combatendo a exaustão nervosa e ajudando na concentração.

Créditos: Getty Images/iStockphoto

Uma grande vantagem do alecrim é seu fácil cultivo, produzindo pequenos arbustos verdes que podem gerar florzinhas roxas que atraem insetos polinizadores. Seus atributos mágicos estão associados a poções do amor, proteção e como afrodisíaco.

2. Artemísia

Esta planta tem um histórico de ser utilizada para regular o ciclo menstrual, além de servir como antisséptico e capaz de acalmar o sistema digestivo. Mudas e folhas de artemísia podem ser empregadas em receitas, enquanto suas folhas e flores ressecadas rendem chás que ajudam a digerir comidas gordurosas.

Créditos: Nancy Kennedy

Na magia, a artemísia estimula a arte da adivinhação e sonhos reveladores. Quando suas folhas são colocadas nos sapatos elas podem ajudar a reduzir a fadiga em longas caminhadas. A planta também forma arbustos e tem folhas verde-acinzentadas esvoaçantes, com florzinhas amarelas que lembram margaridas.

3. Sálvia

Esta erva tem sido utilizada desde o período medieval com fins medicinais. É uma planta de aparência peculiar, com belas florzinhas lilás, aspecto de arbusto e folhas de toque felpudo. Quando ressecada, pode afastar o mal e por isso costuma ser utilizada em rituais de purificação.

Créditos: The Spruce / Kara Riley

A sálvia ainda possui propriedades anti-inflamatórias, pode auxiliar no controle da febre e também como diurético. Já chegou a ser utilizada para curar picadas de cobras e paralisia, além de ser utilizada para melhorar a memória e a cognição.

4. Menta

Praticamente qualquer variação da menta, como a hortelã, tem papel de destaque em rituais de magia e feitiços. É uma planta fácil de cultivar e que é capaz de tomar conta de um canteiro quando não é controlada. Na culinária, ela acrescenta aroma e sabor a bebidas, sobremesas, assados e é um ingrediente bem comum em pratos indianos, asiáticos e mediterrâneos.

Créditos: Stock_Colors / Getty Images

A menta auxilia na digestão e acalma o estômago. Também é utilizada na aromaterapia com propriedades curativas. Seus óleos essenciais presentes nas folhas podem repelir alguns insetos e seu aroma costuma ser bem agradável em casa, tanto para refrescar o ar como no uso de cosméticos. 

Os óleos mais picantes da erva podem ajudar a aliviar a fadiga muscular e as dores nas juntas, quando aplicados nestas áreas. Na magia, costuma ser usada para atrair riqueza, afastar o mal e trazer amor.

5. Lavanda

Com seu aroma inconfundível, a lavanda é amplamente utilizada em cosméticos, produtos de limpeza e outros itens para o lar. É uma planta capaz de compor as mais belas paisagens, com suas vibrantes flores roxas em formato de espiga e seus arbustos verde-azulados. 

Créditos: © Plantography / Alamy

Assim como muitas ervas, seus óleos naturais são conhecidos por repelir infestações de insetos. Tanto os óleos como as flores ressecadas têm propriedades relaxantes e são frequentemente utilizados em aromaterapia.

Com fins medicinais, a planta tem reputação de auxiliar na digestão e de possuir propriedades antissépticas. Para as bruxas, a lavanda é utilizada em rituais de proteção e para aumentar a clareza, encorajar a fertilidade e atrair amor.

LEIA TAMBÉM: GUIA DA BRUXARIA VERDE: A MAGIA QUE VEM DA NATUREZA

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

10 Comentários

  • Eliete

    30 de agosto de 2022 às 10:07

    Gratidão por compartilhar seus conhecimentos.

  • Dolileia

    3 de abril de 2023 às 21:50

    Eu amo isso tudo

  • Rosana

    22 de junho de 2023 às 19:12

    amei!!! enfim alguém sitou que a artemísia ( losna) regula fluxo menstrual, além de digestiva.
    parabéns

  • Ana Carolina

    7 de agosto de 2023 às 10:34

    amo muito chá de lavanda!!

  • Alexandra de Almeida Leite

    20 de agosto de 2023 às 12:35

    temos de concordar que o reino vegetal, tem os seus inigmas , a sua magia, e para culminar, uma beleza, propriedades e utilizações unicas, a nivel da medicina tradicional, conhecimento que se está a perder no tempo. Alexandra leite.

  • carlos barbosa

    14 de setembro de 2023 às 16:18

    muito bom mas poderia nos informar sobre outras ervas também como o tomilho

  • Leandro

    27 de setembro de 2023 às 22:52

    A “erva da bruxa “( Artemísia ), verdade que o chá das flores pode causar visões “sabendo do lado de lá” ???

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Critters: A fome que caiu do espaço

Não é segredo que ao longo dos anos o horror se provou um celeiro de artistas e uma...

Por Cesar Bravo
ArtigoCaveirinha

Enfrentar o medo é a possibilidade de nossas crianças negras existirem

Quando falamos sobre autoestima, a história de muitas pessoas se cruzam. Seja pelo...

Por Camilla Apresentação
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide