Longe dos contos de fada, as bruxas da vida real eram mulheres que normalmente optavam por viver sozinhas e que possuíam um profundo conhecimento da natureza. Às vezes atuando como curandeiras locais, elas sabiam as propriedades de diversas plantas, bem como seus benefícios e riscos para o corpo.
Em Bruxa Natural, Arin Murphy-Hiscock resgata esta relação com a natureza em um guia para quem pretende despertar a magia de dentro de si através desta conexão. Afinal, há algo de mágico em tudo o que nos cerca, seja no cair da chuva, na calidez do sol ou na calmaria das plantas.
LEIA TAMBÉM: CONHEÇA ARIN MURPHY-HISCOCK, AUTORA DE BRUXA NATURAL
Inspirado pela nossa ligação com a natureza, o DarkBlog reuniu algumas plantas com propriedades mágicas que são essenciais na prática da bruxaria verde. Confira quais são e como podem ser utilizadas:
Esta erva é bem fácil de ser encontrada e pode ser utilizada tanto na culinária como para fins mágicos. O alecrim também é usado para repelir insetos, em tingimentos, cosméticos e com fins medicinais. Sua fragrância refrescante é utilizada em aromaterapia como estimulante, melhorando a memória, combatendo a exaustão nervosa e ajudando na concentração.
Uma grande vantagem do alecrim é seu fácil cultivo, produzindo pequenos arbustos verdes que podem gerar florzinhas roxas que atraem insetos polinizadores. Seus atributos mágicos estão associados a poções do amor, proteção e como afrodisíaco.
Esta planta tem um histórico de ser utilizada para regular o ciclo menstrual, além de servir como antisséptico e capaz de acalmar o sistema digestivo. Mudas e folhas de artemísia podem ser empregadas em receitas, enquanto suas folhas e flores ressecadas rendem chás que ajudam a digerir comidas gordurosas.
Na magia, a artemísia estimula a arte da adivinhação e sonhos reveladores. Quando suas folhas são colocadas nos sapatos elas podem ajudar a reduzir a fadiga em longas caminhadas. A planta também forma arbustos e tem folhas verde-acinzentadas esvoaçantes, com florzinhas amarelas que lembram margaridas.
Esta erva tem sido utilizada desde o período medieval com fins medicinais. É uma planta de aparência peculiar, com belas florzinhas lilás, aspecto de arbusto e folhas de toque felpudo. Quando ressecada, pode afastar o mal e por isso costuma ser utilizada em rituais de purificação.
A sálvia ainda possui propriedades anti-inflamatórias, pode auxiliar no controle da febre e também como diurético. Já chegou a ser utilizada para curar picadas de cobras e paralisia, além de ser utilizada para melhorar a memória e a cognição.
Praticamente qualquer variação da menta, como a hortelã, tem papel de destaque em rituais de magia e feitiços. É uma planta fácil de cultivar e que é capaz de tomar conta de um canteiro quando não é controlada. Na culinária, ela acrescenta aroma e sabor a bebidas, sobremesas, assados e é um ingrediente bem comum em pratos indianos, asiáticos e mediterrâneos.
A menta auxilia na digestão e acalma o estômago. Também é utilizada na aromaterapia com propriedades curativas. Seus óleos essenciais presentes nas folhas podem repelir alguns insetos e seu aroma costuma ser bem agradável em casa, tanto para refrescar o ar como no uso de cosméticos.
Os óleos mais picantes da erva podem ajudar a aliviar a fadiga muscular e as dores nas juntas, quando aplicados nestas áreas. Na magia, costuma ser usada para atrair riqueza, afastar o mal e trazer amor.
Com seu aroma inconfundível, a lavanda é amplamente utilizada em cosméticos, produtos de limpeza e outros itens para o lar. É uma planta capaz de compor as mais belas paisagens, com suas vibrantes flores roxas em formato de espiga e seus arbustos verde-azulados.
Assim como muitas ervas, seus óleos naturais são conhecidos por repelir infestações de insetos. Tanto os óleos como as flores ressecadas têm propriedades relaxantes e são frequentemente utilizados em aromaterapia.
Com fins medicinais, a planta tem reputação de auxiliar na digestão e de possuir propriedades antissépticas. Para as bruxas, a lavanda é utilizada em rituais de proteção e para aumentar a clareza, encorajar a fertilidade e atrair amor.
LEIA TAMBÉM: GUIA DA BRUXARIA VERDE: A MAGIA QUE VEM DA NATUREZA
A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...
Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...
De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...
Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...
Ninguém pode promover o bem-estar literário da escritora negra melhor do que ela...
12 Comentários
Eliete
30 de agosto de 2022 às 10:07
Eliete
30 de agosto de 2022 às 10:07
Gratidão por compartilhar seus conhecimentos.
Dolileia
3 de abril de 2023 às 21:50
Dolileia
3 de abril de 2023 às 21:50
Eu amo isso tudo
Rosana
22 de junho de 2023 às 19:12
Rosana
22 de junho de 2023 às 19:12
amei!!! enfim alguém sitou que a artemísia ( losna) regula fluxo menstrual, além de digestiva.
parabéns
Ana Carolina
7 de agosto de 2023 às 10:34
Ana Carolina
7 de agosto de 2023 às 10:34
amo muito chá de lavanda!!
Alexandra de Almeida Leite
20 de agosto de 2023 às 12:35
Alexandra de Almeida Leite
20 de agosto de 2023 às 12:35
temos de concordar que o reino vegetal, tem os seus inigmas , a sua magia, e para culminar, uma beleza, propriedades e utilizações unicas, a nivel da medicina tradicional, conhecimento que se está a perder no tempo. Alexandra leite.
carlos barbosa
14 de setembro de 2023 às 16:18
carlos barbosa
14 de setembro de 2023 às 16:18
muito bom mas poderia nos informar sobre outras ervas também como o tomilho
Leandro
27 de setembro de 2023 às 22:52
Leandro
27 de setembro de 2023 às 22:52
A “erva da bruxa “( Artemísia ), verdade que o chá das flores pode causar visões “sabendo do lado de lá” ???
catarina
22 de maio de 2024 às 11:31
catarina
22 de maio de 2024 às 11:31
obg sempre quis sber sobre isso!
Marilda
15 de setembro de 2024 às 11:14
Marilda
15 de setembro de 2024 às 11:14
amo lavanda, mas é difícil encontrar, geralmente acho lavandim devido a falta de alguns nutrientes no solo brasileiro. ela tem a aparência da lavanda mais não possui as mesmas propriedades terapeuticas que a lavanda.