Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarkloveMagicae

Guia da Bruxaria Verde: A magia que vem da natureza

Bruxaria natural é tema do livro de Arin Murphy-Hiscock, lançamento da coleção Magicae.

A conexão com a própria espiritualidade e com as energias que emanam da natureza são princípios fundamentais para praticantes da bruxaria natural, também conhecida como bruxaria verde, justamente pelo conhecimento específico sobre plantas. É sobre isso que Arin Murphy-Hiscock escreve em seu livro Bruxa Natural, que reúne também receitas, exercícios, sugestões de rituais e orientações sobre este tipo de magia. Conheça os primeiros capítulos do lançamento aqui.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: BRUXA NATURAL, POR ARIN MURPHY-HISCOCK

Em diversas partes do planeta a bruxaria está associada à cura pela natureza, seja por meio de plantas e ervas ou poções fabricadas com ingredientes obtidos da fauna e da flora que nos cercam. Chamadas também de curandeiras e benzedeiras, as bruxas naturais eram admiradas e temidas justamente pelo seu conhecimento aprofundado sobre as propriedades medicinais de diferentes compostos que, na falta de um adjetivo mais elucidativo, eram simplesmente chamados de “mágicos” ou “milagrosos”.

Mas nos dias de hoje esta conexão com a natureza vai além de usufruir aquilo que o ecossistema nos oferece. Ser uma bruxa verde em pleno século XXI também significa estar comprometida com a sustentabilidade do nosso planeta. Estar envolvida com iniciativas como reciclagem e compostagem, por exemplo, não deixa de ser um tipo de bruxaria.

A definição de bruxaria verde

Nas palavras de Arin Murphy-Hiscock, e de forma resumida, ser uma bruxa verde é essencialmente ser uma naturalista, herbalista, uma mulher sábia e uma curandeira. “Ela compreende o poder da natureza; ela busca energia da Terra e do universo; ela confia em objetos naturais, como pedras e joias para se tornar uma com a terra em que ela vive; ela utiliza plantas, flores, óleos e ervas para a cura; ela recorre à natureza para se orientar; e ela respeita cada ser vivo, não importa quão pequeno ele seja”.

Outra definição possível para bruxas e bruxos verdes envolve o trabalho com os elementos e espíritos da natureza. É dali que se busca a energia para se conectar com plantas, árvores e a vida selvagem do planeta.

LEIA TAMBÉM: 10 BRUXAS PODEROSAS DA CULTURA POP

4 Dicas para iniciar na bruxaria natural

A bruxaria verde é um retorno às origens desta prática, inspirando-se de tudo o que envolve o planeta e o universo em que vivemos. Algumas dicas para se conectar com esta forma de magia:

Atenção às fases da lua: você sabe em que fase da lua estamos agora? Assim como o satélite, nós próprios somos cíclicos e podemos reagir conforme a lua que rege o período. Assim como as marés, o solo também é influenciado por estas fases, por que seria diferente conosco, não é mesmo? Comece a observar como está o seu espírito de acordo com as lunações. Por exemplo, a lua minguante costuma configurar períodos mais introspectivos, enquanto a lua nova é benéfica para recomeços. A partir deste entendimento, você pode começar a identificar os momentos mais propícios para determinados feitiços e rituais.

Cerque-se de verde: você não pensa em começar a bruxaria verde sem ter qualquer tipo de contato com as plantas, certo? Sabemos que no mundo de hoje nem todo mundo dispõe de um bosque ou de um vasto jardim para cultivar suas plantinhas, mas há possibilidades até para quem vive em apartamento. Busque se informar sobre plantas que se adaptam bem em vasos, com o espaço e a iluminação natural que a sua casa permitir. Mas atenção: cada planta possui propriedades distintas, então busque se informar sobre aquelas que trarão as energias mais pertinentes à sua vida e onde elas devem ser posicionadas. Quem tiver animais em casa também deve tomar cuidado para que plantas potencialmente tóxicas não fiquem ao alcance deles.

Aprenda sobre o uso de pedras e cristais: encontrados na terra, pedras e cristais também são itens indispensáveis no altar da bruxa natural. Cada um deles possui propriedades específicas, como aquelas que atraem amor, saúde, afastam maus espíritos, trazem tranquilidade e tantas outras possibilidades. Além de contar com as pedrinhas que mais fazem sentido para você, também é necessário limpá-las e energizá-las para aproveitar suas propriedades.

Busque conexão: estar conectada ou buscar se conectar é um pré-requisito para a bruxa natural. E não estamos falando de conexão da internet. A bruxaria verde pressupõe uma conexão com o universo, com a terra, com os espíritos (ou deuses) que regem a vida. Além disso, pressupõe uma conexão consigo mesma, identificando-se como parte essencial desta energia que flui pelo planeta. A conexão com outras pessoas também é essencial na vida da bruxa verde, até mesmo daquelas que levam a prática de maneira solitária, pois tudo é vida e energia que estão conectadas a nós. Bruxas de covens também devem cultivar a conexão com seus colegas, que poderão auxiliá-la nos caminhos da magia.

Muitas outras orientações podem ser encontradas no livro Bruxa Natural, mas é importante lembrar que, assim como as demais práticas, a bruxaria verde deve ser utilizada com consciência e responsabilidade, de maneira que não causem o mal de maneira intencional. Ser uma bruxa natural é se reconectar com a natureza, afinal, existe algo mais mágico do que a manifestação da vida no planeta em que vivemos?

LEIA TAMBÉM: 10 MÚSICAS E VIDEOCLIPES QUE SÃO PURA MAGIA

Sobre DarkSide

Eles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

5 Comentários

  • Luma Elora Aislin

    29 de março de 2021 às 16:55

    Muito lindo. Não existe magia maior que um maravilhoso livro. Amo ooooooooo

  • Iuri Mulhian

    9 de abril de 2021 às 17:48

    Já foi lançado?

    • DarkSide

      13 de abril de 2021 às 10:26

      Já sim! Está disponível na versão impressa.

  • Kim Ferreira

    28 de maio de 2021 às 20:57

    Amo isso tudo

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Bruxa Natural + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Cine Book ClubListas

5 curiosidades sobre o filme Evil Dead

Evil Dead é uma das franquias mais amadas da história de terror, e une o gore e...

Por Macabra
Dark HouseDarkside

Casas assombradas

A DRK Empreendimentos Imobiliários, há nove anos oferece os melhores imóveis...

Por DarkSide
Crime SceneQue diabo de filme é esse?

Nó na Garganta, 1997

O medo transforma as pessoas. Quando vivemos em um ambiente rodeado pelo caos, por...

Por DarkSide
Cine Book ClubPerfil

Carrie Fisher: “Fique com medo mas faça mesmo assim”

Carrie Fisher é uma das grandes personalidades surgidas na 2ª metade do século XX, e...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Como a produção desenfreada de lixo afeta a saúde do planeta

Parece mágica: você coloca tudo aquilo o que não quer mais em um recipiente, leva o...

Por DarkSide