Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarksideOssos do Ofício

Onde está a verdade autoral: a identidade de um texto

As primeiras linhas definem o texto

19/08/2021

O trabalho de edição de um livro, assim como o da escrita e o da leitura em si, muitas vezes é solitário, quase sempre discreto, e tamanha invisibilidade pode gerar uma série de dúvidas, inclusive sobre os passos que antecedem a prospecção e um primeiro rascunho de um jovem autor. Sob esse aspecto, uma das primeiras dúvidas que surgem é: “Como eu chamo a atenção das editoras?”.

Bem, na DarkSide® Books, minha principal colaboração é sempre estar de olho no que acontece fora da DarkSide® Books — sim, sei que parece um pouco estranho, mas essa é a verdade.

LEIA TAMBÉM: OS PRINCIPAIS ERROS E ACERTOS AO APRESENTAR UM LIVRO DE FICÇÃO

Isso inclui textos publicados em comunidades virtuais dedicadas à escrita, coletâneas impressas, livros já lançados fisicamente que por alguma razão não chegaram às mãos dos leitores; muitas vezes, livros lançados de forma independente, em formato eletrônico.

Isso vai parecer um pouco cruel, mas geralmente duas ou três páginas são o suficiente para definir se um autor irá ou não chamar a atenção de um editor.

“Nossa, mas isso é injusto! Em uma página eu não contei minha história!”

Normalmente, não mesmo. Mas você estava lá, inclusive no que deixou de apresentar. Em cada linha, em cada recurso de linguagem, em cada metáfora que pode ter sido única ou a mera repetição de fórmulas bem conhecidas entre os profissionais da edição.

LEIA TAMBÉM: O PERRENGUE DE CADA DIA

Se você já ouviu uma história, mesmo uma piada do seu tio Lourival, deve ter se interessado pelas duas primeiras frases ditas pelo contador, ou não? Sabe aquele momento em que você vai ao banheiro durante o stand-up para esperar o próximo comediante? Ou que decide sair no meio do filme? Na escrita também é assim.

De forma oposta, talentos como Verena Cavalcante e Paula Febbe, por exemplo, com poucas palavras sequestram totalmente nossa atenção. Essas duas autoras, tão completamente diferentes entre si, são talentos únicos na arte da síntese. Com cinco ou seis linhas de seus trabalhos, ambas evocam sensações que vão do arrepio ao choro.

Paula Febbe é pura adrenalina. Seu ritmo é frenético, mas suas inserções na mente do leitor funcionam com a precisão de um sniper. Já Verena Cavalcante nos pega pela mão e arrasta para sua floresta particular, e se fecharmos os olhos, poderemos ver com clareza as obscuras criações de sua mente. Sentimos os cheiros, os sabores, conheceremos até mesmo a temperatura do vento.

Quando percebemos isso? Nas primeiras linhas, são elas que nos mostram a identidade, a verdade autoral dessas duas potências da ficção.

LEIA TAMBÉM: MINHA VIDA DE EDITOR NA DARKSIDE, PARTE 1

VHS-Cesar-Bravo

Longe de ser uma tarefa fácil, encontrar a própria voz exige treino, anos de escrita e sobretudo muita humildade para reconhecer cada pecado da escrita e exorcizá-lo para sempre de nossas páginas. Então, as perguntas fundamentais a serem respondidas nesse mercado são:

Quem é você? Como sua voz é única e especial? Por que alguém pagaria pra ouvir suas histórias? 

Se o seu livro trouxer essas respostas, pode ter certeza que os editores farão fila para se sentar ao redor da fogueira.

Sobre Cesar Bravo

amplificador cesar bravoCesar Bravo é escritor, criador de conteúdo e editor. Pela DarkSide® Books, publicou Ultra Carnem, VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, DVD: Devoção Verdadeira a D., 1618 e Amplificador.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Ultra Carnem
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoFilmes

O Presente do Horror

Algo no nome do Clive Barker me causava muito medo. Era o ano de 1997 e eu morava em...

Por Roberto Denser
ArtigoFilmes

A arte perdida dos menus de DVDs de terror

A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...

Por Liv Brandão
DarksideNovidades

Vespeiro conquista Livro do Ano no 7º Prêmio Jacarandá

Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...

Por DarkSide
MacabraSéries

Podemos dizer que O Pinguim é a união de Batman com Família Soprano?

De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Cabo do Medo vai virar série estrelada por Javier Bardem

Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...

Por DarkSide