Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ

DarksideOssos do Ofício

Onde está a verdade autoral: a identidade de um texto

As primeiras linhas definem o texto

O trabalho de edição de um livro, assim como o da escrita e o da leitura em si, muitas vezes é solitário, quase sempre discreto, e tamanha invisibilidade pode gerar uma série de dúvidas, inclusive sobre os passos que antecedem a prospecção e um primeiro rascunho de um jovem autor. Sob esse aspecto, uma das primeiras dúvidas que surgem é: “Como eu chamo a atenção das editoras?”.

Bem, na DarkSide® Books, minha principal colaboração é sempre estar de olho no que acontece fora da DarkSide® Books — sim, sei que parece um pouco estranho, mas essa é a verdade.

LEIA TAMBÉM: OS PRINCIPAIS ERROS E ACERTOS AO APRESENTAR UM LIVRO DE FICÇÃO

Isso inclui textos publicados em comunidades virtuais dedicadas à escrita, coletâneas impressas, livros já lançados fisicamente que por alguma razão não chegaram às mãos dos leitores; muitas vezes, livros lançados de forma independente, em formato eletrônico.

Isso vai parecer um pouco cruel, mas geralmente duas ou três páginas são o suficiente para definir se um autor irá ou não chamar a atenção de um editor.

“Nossa, mas isso é injusto! Em uma página eu não contei minha história!”

Normalmente, não mesmo. Mas você estava lá, inclusive no que deixou de apresentar. Em cada linha, em cada recurso de linguagem, em cada metáfora que pode ter sido única ou a mera repetição de fórmulas bem conhecidas entre os profissionais da edição.

LEIA TAMBÉM: O PERRENGUE DE CADA DIA

Se você já ouviu uma história, mesmo uma piada do seu tio Lourival, deve ter se interessado pelas duas primeiras frases ditas pelo contador, ou não? Sabe aquele momento em que você vai ao banheiro durante o stand-up para esperar o próximo comediante? Ou que decide sair no meio do filme? Na escrita também é assim.

De forma oposta, talentos como Verena Cavalcante e Paula Febbe, por exemplo, com poucas palavras sequestram totalmente nossa atenção. Essas duas autoras, tão completamente diferentes entre si, são talentos únicos na arte da síntese. Com cinco ou seis linhas de seus trabalhos, ambas evocam sensações que vão do arrepio ao choro.

Paula Febbe é pura adrenalina. Seu ritmo é frenético, mas suas inserções na mente do leitor funcionam com a precisão de um sniper. Já Verena Cavalcante nos pega pela mão e arrasta para sua floresta particular, e se fecharmos os olhos, poderemos ver com clareza as obscuras criações de sua mente. Sentimos os cheiros, os sabores, conheceremos até mesmo a temperatura do vento.

Quando percebemos isso? Nas primeiras linhas, são elas que nos mostram a identidade, a verdade autoral dessas duas potências da ficção.

LEIA TAMBÉM: MINHA VIDA DE EDITOR NA DARKSIDE, PARTE 1

VHS-Cesar-Bravo

Longe de ser uma tarefa fácil, encontrar a própria voz exige treino, anos de escrita e sobretudo muita humildade para reconhecer cada pecado da escrita e exorcizá-lo para sempre de nossas páginas. Então, as perguntas fundamentais a serem respondidas nesse mercado são:

Quem é você? Como sua voz é única e especial? Por que alguém pagaria pra ouvir suas histórias? 

Se o seu livro trouxer essas respostas, pode ter certeza que os editores farão fila para se sentar ao redor da fogueira.

Sobre Cesar Bravo

Cesar Bravo é escritor, criador de conteúdo e editor. Pela DarkSide® Books, publicou Ultra Carnem, VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue e DVD: Devoção Verdadeira a D.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Ultra Carnem
R$ 59,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Crime SceneFilmesSéries

Raphael Montes: Das páginas para as telas

Raphael Montes sempre demonstrou seu interesse pela Literatura e, embalado por livros...

Por DarkSide
HalloweenLançamentoMacabra

Lançamento: Halloween – O Legado de Michael Myers, de Dustin McNeill e Travis Mullins

A Macabra Filmes, em parceria com a DarkSide® Books, realiza um sonho antigo da...

Por Macabra
Graphic NovelVários

Stephen King assombra o mundo há 74 anos

Stephen King é um dos maiores mestres do terror e vem aterrorizando gerações com...

Por DarkSide
Dark HouseDarksideLançamento

Dark House: Uma coleção de casas diabolicamente assombradas

Para celebrar nove anos de histórias assombrosas, a Caveira convida os darksiders a um...

Por DarkSide
DarksideLançamento

Nova edição: Amityville, de Jay Anson

Depois de passar um período fechada, a propriedade no número 112 da Ocean Avenue...

Por DarkSide