Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesResenha

Caveira Viu: Halloween Ends

Filme promete o fim de Michael Myers. Será?

13/10/2022

Há poucas certezas na vida: a morte, a pilha de louça pra lavar e o fato de que Michael Myers sempre volta. Os lendários atores Jamie Lee Curtis e Nick Castle retornam como Laurie Strode e Michael Myers, respectivamente, para dar um fim à noite do terror iniciada em 1978 com Halloween Ends, que deve marcar o confronto final entre os personagens.

LEIA TAMBÉM: 7 FILMES HOMENAGEADOS POR JOHN CARPENTER EM HALLOWEEN

Repleto de referências diretas ao primeiro filme da saga, mas com algumas diferenças brutais, o novo filme da franquia garante que o sangue e a violência estejam mais presentes do que nunca, honrando o subgênero slasher.

Halloween Ends encerra a última série da franquia, iniciada com Halloween em 2018. Dessa vez, o filme se passa quatro anos após os eventos do anterior, Halloween Kills (2021), com Laurie vivendo com sua neta Allyson (Andi Matichak) e terminando de escrever suas memórias. Michael Myers não foi visto durante todo esse tempo.

Hallowen Ends
Divulgação/Universal Pictures

Aqui temos uma Laurie decidida a se libertar do espectro do assassino silencioso que a assombrou desde a adolescência. Porém, quando um jovem chamado Corey Cunningham (Rohan Campbell) é acusado de assassinar um garoto que estava sob seus cuidados como babá, isso desencadeia uma sequência de violência e terror que obriga Laurie a enfrentar o mal que ela não consegue controlar, de uma vez por todas.

LEIA TAMBÉM: 7 FATOS SOBRE JOHN CARPENTER PARA QUEM AMA TERROR

O que esperar de Halloween Ends

É difícil não estabelecer comparações do tipo após maratonar os filmes da série antes de assistir à batalha final. Enquanto Halloween (1978) focava mais no suspense e no terror do que no gore dos slashers da época, Halloween Ends traz muitas cenas de ação e conflitos psicológicos dos personagens. Depois de passar quatro décadas numa incessante batalha contra a figura invencível de Michael Myers, é perceptível que a saúde mental de Laurie Strode já não é mais a mesma.

Essa luta também traz consequências diretas e indiretas às suas relações familiares — inclusive, com a sua neta Allyson, obcecada por relacionamentos claramente disfuncionais, que muitos diriam se tratar de daddy issues (ou grandma issues?). Ainda no campo da psicanálise, também é interessante notar como o Complexo de Jocasta afeta em partes Corey Cunningham (Rohan Campbell). Sem mais detalhes para evitar spoilers, mas Norma Bates aprovaria isso.

Voltando ao fato de que se trata de uma franquia de terror, Halloween Ends surpreende e frustra antigos fãs da saga na mesma medida. O filme acaba girando em torno de quatro locações e o fator surpresa parece ter se perdido para dar espaço quase que totalmente às cenas de ação e gore, com poucas chances para sustos e frios na barriga.

Halloween Ends
Divulgação/Universal Pictures

Por outro lado, o desenvolvimento de Corey Cunningham ao longo da sequência nos faz criar muitas expectativas, pois Michael Myers parece estar cansado e envelhecido. A batalha final também conta com referências épicas e performances incríveis, dignas de uma conclusão de respeito.

Com uma roupagem gore que alcança as novas gerações e referências suficientes para agradar aos fãs das antigas, Halloween Ends consegue puxar alguns truques da manga para justificar a sua existência. Agora, quanto a colocar um ponto final na franquia iniciada há mais de quarenta anos por John Carpenter, somente o tempo, as brechas no roteiro e o desempenho nas bilheterias irá dizer. Mesmo após as cenas explicitamente conclusivas, é possível sair do cinema se perguntando: será que a noite do terror acabou de verdade ou tivemos apenas mais um “Halloween Ends por enquanto”?

LEIA TAMBÉM: TODOS OS FILMES DE HALLOWEEN EM ORDEM CRONOLÓGICA [ATUALIZADO]

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Psicose - Limited Edition + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoFilmes

O Presente do Horror

Algo no nome do Clive Barker me causava muito medo. Era o ano de 1997 e eu morava em...

Por Roberto Denser
ArtigoFilmes

A arte perdida dos menus de DVDs de terror

A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...

Por Liv Brandão
DarksideNovidades

Vespeiro conquista Livro do Ano no 7º Prêmio Jacarandá

Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...

Por DarkSide
MacabraSéries

Podemos dizer que O Pinguim é a união de Batman com Família Soprano?

De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Cabo do Medo vai virar série estrelada por Javier Bardem

Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...

Por DarkSide