Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


ListasMedo Clássico

A influência de Orlando: Uma Biografia no mundo das artes

Obra de Virginia Woolf ajudou a quebrar paradigmas de questões de gênero

25/01/2023

Não é novidade para ninguém que Virginia Woolf era uma escritora tão à frente de seu tempo que sua obra permanece assustadoramente atual. Quando escreveu Orlando: Uma Biografia, ela elaborou sua obra como uma homenagem e uma carta de amor à sua amiga e amante Vita Sackville-West, mas na verdade estava escrevendo um livro que ajudaria a quebrar paradigmas quanto à fluidez de gênero.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: ORLANDO: UMA BIOGRAFIA, DE VIRGINIA WOOLF

A trama de Orlando: Uma Biografia é centrada no jovem aristocrata que dá nome ao livro. Ele desfruta dos prazeres de uma vida abastada na Inglaterra do século XVI, uma trajetória acompanhada da adolescência até os 30 anos. Certo dia, em uma viagem, ele acorda no corpo de uma mulher.

A prosa lírica de Woolf acompanha o hábito de Vita de se vestir em trajes masculinos, principalmente durante o relacionamento com Violet Trefusis. Uma inserção corajosa da autora, principalmente se considerarmos o contexto em que o livro foi publicado, ainda no início do século XX.

Orlando é um marco de transformação e evolução social que inspirou outros trabalhos artísticos. Conheça alguns deles:

1. Orlando, a Mulher Imortal (1992)

Esse filme britânico de 1992 tem ninguém menos do que Tilda Swinton no papel principal. O longa é baseado na obra de Virginia Woolf, embora não seja uma adaptação muito fidedigna. Segundo a roteirista e diretora Sally Potter, Orlando, a Mulher Imortal se mantém fiel ao espírito proposto pela autora no original, embora tenha algumas mudanças impetuosas que “foram necessárias para fazer com que o livro funcionasse cinematograficamente”.

orlando a mulher imortal
Adventure Pictures/Divulgação

2. Um Romance nas Entrelinhas (2018)

O sucesso de Orlando, uma Biografia trouxe luz ao relacionamento de Virginia Woolf e Vita Sackville-West mais de quarenta anos antes da homossexualidade ser legalizada no Reino Unido. O filme Um Romance nas Entrelinhas aborda justamente os bastidores, a história por trás do livro. O longa conta a história de amor e amizade das duas, bem como os desafios da norma social, a saúde mental de Woolf e a impulsividade de Sackville-West.

um romance nas entrelinhas
Mirror Productions/Divulgação

LEIA TAMBÉM: 7 CURIOSIDADES SOBRE A VIDA DE VIRGINIA WOOLF

3. The Actress (2021)

O curta-metragem dirigido por Andrew Ondrejcak possui muitas influências cinematográficas, incluindo Barbarella e Laranja Mecânica. Mas a essência é completamente relacionada a Orlando, obra pela qual o cineasta se diz obcecado. Originalmente, ele queria fazer uma ópera do livro de Virginia Woolf, mas acabou pendendo para uma versão cinematográfica. O curta é estrelado pela atriz trans Isabel Sandoval no papel de uma aspirante a atriz que transcende tempo, espaço, gênero e aparência para ocupar os papéis mais icônicos do cinema.

the actress
Savannah College of Art & Design/Reprodução

4. Orlando (balé – 2021)

O clássico não se limitou à literatura e ao cinema. Orlando é um espetáculo de balé de dois atos que foi criado por Christian Spuck para a companhia Bolshoi, totalmente baseado no trabalho de Woolf. O número conta a história do jovem que atravessou séculos sem envelhecer e que magicamente se tornou uma mulher.

orlando balé
© Pavel Rychkov

5. Orlando (exposição fotográfica – 2019)

Além de ter interpretado Orlando no cinema, Tilda Swinton fez a curadoria de uma exposição fotográfica inspirada no livro quase trinta anos após o lançamento do longa. As fotografias desafiam as normas de gênero, tal qual ocorre com o protagonista de Virginia Woolf. Porém, para a atriz, Orlando: Uma Biografia não tem a questão transgênero como tema central, e sim as inevitáveis mudanças que nos acometem ao longo da vida, que podem ter a ver com diferentes aspectos da nossa identidade, sendo o gênero uma delas.

orlando exposição
Imagem: Zackary Drucker e Luis De Jesus

LEIA TAMBÉM: 8 ESCRITORAS QUE ESTÃO EM BRUXAS LITERÁRIAS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Orlando: uma Biografia + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
O Príncipe e a Costureira + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Apartment 7A: Prólogo de O Bebê de Rosemary vai estrear no próximo Halloween

Sem planos para o Halloween? Pois prepare-se para revisitar o edifício Bramford. O...

Por DarkSide
GamesNovidadesSéries

Série Fallout chama atenção pelo gore

Não é de hoje que o cinema e a televisão criam narrativas sobre o apocalipse. Desde...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Por que todo mundo está falando de Late Night with the Devil?

Conseguir um filme que seja sucesso de público e de crítica ao mesmo tempo nem sempre...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Critters: A fome que caiu do espaço

Não é segredo que ao longo dos anos o horror se provou um celeiro de artistas e uma...

Por Cesar Bravo
ArtigoCaveirinha

Enfrentar o medo é a possibilidade de nossas crianças negras existirem

Quando falamos sobre autoestima, a história de muitas pessoas se cruzam. Seja pelo...

Por Camilla Apresentação