Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Cine Book ClubSéries

A 4ª temporada de Stranger Things já está entre nós

Desvende segredos do mundo invertido com a Caveira

27/05/2022

Chegou o grande dia: Após 3 anos de espera, os primeiros episódios da 4ª temporada de Stranger Things já estão disponíveis na Netflix. E a Caveira, que também é uma Stranger Fan, reuniu tudo que você precisa saber antes de começar a maratona.

Tudo cresceu na série

A nova temporada começa 6 meses após os os acontecimentos da temporada anterior e traz os amigos de Hawkins mais crescidos e enfrentando os problemas comuns a todos os adolescentes (além daqueles problemas criados pelos monstros que já apareceram na cidade). Eleven (Millie Bobby Brown) já está no high school e precisa aprender a lidar com os novos colegas da escola e também com os desafios do relacionamento amoroso com Mike (Finn Wolfhard).

O amadurecimento de todos os personagens é o elemento central na temporada. Alguns traumas precisam ser enfrentados (como a família desestruturada de Max — interpretada por Sadie Sink) e o abandono de hábitos do passado (como o jogos infantis que Lucas — interpretado por Calen McLaughlin — tanto gostava)

O visual dos personagens também mudou bastante, e parte disso é por conta do crescimento dos atores, que já não são mais as mesmas crianças que conhecemos lá na 1ª temporada.

No começo do ano, os criadores da série Matt e Ross Duffer divulgaram uma carta detalhada sobre a 4ª temporada, considerada por eles “a mais difícil de fazer — e a mais gratificante“. Foram mais de 800 páginas de roteiro e milhares de cenas com efeitos especiais. Isso também significa que os episódios cresceram e ultrapassam mais de uma hora de duração, somando cinco horas a mais em comparação com as temporadas anteriores.

Em entrevista, Gaten Matarazzo, que interpreta Dustin, falou sobre a demora da produção da nova temporada: “A pandemia foi um fator importante no atraso da nossa série e da maioria das produções, mas eu acho que a razão principal pra ter demorado tanto é o tamanho dessa temporada. É gigantesca. Acho que nem a gente tinha percebido isso até assistir.” 

Grandes mudanças

Eleven é uma das personagens que mais passou por mudanças desde que a série começou e, no final da 3ª temporada, ela passou por duas mudanças realmente significativas: a perda de seus poderes e a mudança de cidade.

Ao longo da temporada, Eleven se torna cada vez mais forte e capaz de controlar seus poderes, mas, após a batalha contra o Devorador de Mentes, seus poderes vão embora. A perda dos poderes não tem uma causa definida, mas as especulações envolvem o fechamento do portal para o mundo invertido e a mordida que o Devorador dá na perna da garota.

Com o desaparecimento de Hopper, Eleven passa a morar com os Byers, que resolvem abandonar Hawkins e se mudar para a ensolarada Califórnia. Com a mudança, Eleven precisa se adaptar à vida de uma garota “comum” e também à nova escola em que ela passa a estudar, longe da maior parte dos seus amigos.

LEIA TAMBÉM: 11 EASTER EGGS E TEORIAS DO TRAILER FINAL DA 4ª TEMPORADA DE STRANGER THINGS

Ao longo da 4ª temporada, a série vai explorar 4 cenários principais: a já conhecida Hawkins, a nova casa dos Byers e de Eleven na Califórnia, um lugar misterioso e gelado na Rússia (onde Hopper parece ser prisioneiro) e, claro, o Mundo Invertido.

Terror gráfico e referências

Em entrevista concedida antes da estreia, Millie Bobby Brown afirmou que a nova temporada é “um horror sangrento, bem gráfico, um terror do tipo ‘A hora do pesadelo’ (de 1984).” Os momentos engraçados e fofos ainda existem, mas em menor número, dando espaço para ameaças ainda mais assustadoras e macabras.

Os roteiristas também divulgaram algumas das referências usadas na história, mas sem especificar de que forma foram usadas. Dentre a lista, a Caveira separou 4 para todo Stranger Fan ficar de olho:

O Silêncio dos Inocentes

No filme de 1991, a jovem Clarice Starling (Jodie Foster) é uma talentosa agente do FBI que recebe conselhos do Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) — um psiquiatra brilhante e também um psicopata violento e canibal — durante a sua caçada a um assassino identificado como Buffalo Bill.

LEIA TAMBÉM: DE HEIDNIK A BUFFALO BILL: A INFLUÊNCIA DO ASSASSINO EM O SILÊNCIO DOS INOCENTES

Cisne Negro

O suspense de terror psicológico, lançado em 2010, aborda temas como obsessão, raiva e ambientes tóxicos. Nina (Natalie Portman) é uma bailarina brilhante que disputa com a novata Lily (Mila Kunis). Embora Nina seja perfeita para o papel do Cisne Branco, Lily personifica o Cisne Negro. A rivalidade entre as duas bailarinas se transforma em uma amizade distorcida e o lado obscuro de Nina começa a vir à tona.

Sobre Meninos e Lobos

Três amigos de infância, Dave (Tim Robbins), Sean (Kevin Bacon) e Jimmy (Sean Penn) acabam se separando quando um deles, Dave, é sequestrado e sofre terríveis abusos sexuais. Agora adultos, o passado volta a assombrá-los quando a filha de Jimmy é assassinada. Sean é o policial que investiga o caso, Jimmy quer revanche e Dave é o principal suspeito, fazendo com que os três precisem se encarar novamente.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Amélie (Audrey Tautou) é uma jovem do interior que se muda para Paris e logo começa a trabalhar em um café. Num belo dia, ela encontra uma caixinha dentro de seu apartamento e decide procurar o dono. A partir daí, sua perspectiva de vida muda radicalmente.

“O começo do fim.”

Já faz um tempo que os criadores da série, os irmãos Duffers, anunciam que a quinta temporada será a última e isso já começa a causar uma certa nostalgia no coração de todos. Aos poucos as despedidas começam e, como já foi noticiado também, a quarta temporada é “o começo do fim”.

Os episódios

A quarta temporada chega em duas partes na Netflix: No primeiro volume, que estreou hoje (27/05), foram liberados 7 episódios, com o último deles tendo uma duração total de 1h38.

O segundo volume chega no dia 01/07 e contará apenas com dois episódios, o 8º (com 1h25 de duração) e o 9º, com 2h30.

Como vem sendo feito desde a estreia, os primeiros episódios da temporada mostram a nova realidade em que os amigos se encontram, aos poucos introduzindo novos personagens e tramas. Com o passar dos episódios, o ritmo vai aumentando, até o ápice no último episódio.

Para relembrar o que aconteceu até aqui, os atores participaram de um recap das três temporadas. Assista aqui:

E para quem ainda não mergulhou de cabeça nessa nova temporada, a Netflix liberou o trailer poucos dias atrás:

Stranger Fans

Para muitos de nós, a década de 1980 significou bem mais do que um período de dez anos, e talvez o grande culpado por esse fenômeno seja o próprio tempo, que parecia avançar em um ritmo bem menos acelerado naqueles estranhos anos. Em Stranger Things, tudo remete a este período vivo, criativo e libertador: da trilha sonora do sintetizador às fontes retrô, dos nostálgicos acenos a Spielberg e Stephen King ao figurino impecável. E a DarkSide® Books, que é uma grande fã da série, trouxe o livro que é feito de Stranger Fan para Stranger Fan.

O autor Joseph Vogel criou um documento completo que é uma verdadeira homenagem ao universo dos Irmãos Duffer, mergulhando nos detalhes que tornaram essa década um terreno tão fértil para as ideias dos criadores de Stranger Things. Ele apresenta ainda informações preciosas e ilustrações de artistas que se inspiraram na sinergia sinistra que une a história, seus personagens e, é claro, os fãs. Um livro que evoca leitores e espectadores a compartilhar teorias e lembranças de uma série que veio para fincar raízes no imaginário pop mundial.

Stranger Fans — A década de 80 no universo da série Stranger Things é um livro completo que documenta quão imersa a série está na cultura dos anos 1980, desde sua trilha sonora até seus personagens, tecnologias e bicicletas. Entre as muitas curiosidades desvendadas por Joseph Vogel estão os videogames na casa de fliperamas Palace Arcade e como eles transformaram a cultura jovem nos anos 1980, os paralelos com et: O Extraterrestre, o contexto por trás de Dungeons & Dragons, como surgiram as caixinhas de leite com anúncios de crianças desaparecidas, os filmes e livros mais importantes para a série e muitas outras coisas que todo fã vai adorar saber. 

LEIA TAMBÉM: STRANGER THINGS: O QUE ERA SUCESSO NO ANO DE 1985

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

4 Comentários

  • Tiago Almeida

    30 de maio de 2022 às 18:15

    Esse blog é sensacional, é tão caprichado quanto os livros da editora! Parabéns pela matéria!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Stranger Fans + Brinde Exclusivo
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Tubarão + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesDarksideFilmes

Qual a verdadeira história de Valak?

O universo da franquia Invocação do Mal, ou InvocaVerso para os íntimos, é...

Por DarkSide
FilmesNovidadesSéries

Série de Halloween vai se basear no primeiro filme da franquia

Depois de um leilão acalorado com titãs do gênero como A24, a Miramax e o Trancas...

Por DarkSide
MacabraNovidades

Clive Barker vai parar de ir em convenções para se dedicar a novos livros

Criador de personagens como o Sacerdote do Inferno (famoso Pinhead) e de séries de...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Paperhouse: Uma fantasia sombria obrigatória a todo devoto do terror

Apesar de gostarmos muito do subgênero gore, não é só de sangue, tripas e gritos...

Por Cesar Bravo
Crime Scene FictionE.L.A.SSéries

Tudo o que sabemos da adaptação de Pedra Papel Tesoura para a Netflix

Provocativo, o lançamento de Alice Feeney no projeto E.L.A.S em Evidência já chega...

Por DarkSide