Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesMagicae

A magia das árvores na bruxaria natural

Conecte-se com as propriedades mágicas de diferentes árvores

26/09/2022

Os seres humanos e as árvores compartilham uma relação muito especial. Ela já foi homenageada na ficção, em obras como Pocahontas, O Senhor dos Anéis e Game of Thrones. Porém, no mundo real, interesses econômicos muitas vezes se sobrepõem a essa conexão, resultando em desmatamentos e cortes irresponsáveis simplesmente porque certas árvores se tornaram “inconvenientes” no lugar onde nasceram.

LEIA TAMBÉM: PRATICANDO MAGIA NA COZINHA DA BRUXA NATURAL

Na bruxaria natural essa interação fortalece laços com a natureza, com o universo e consigo mesma. Em Bruxa Natural, Arin Murphy-Hiscock dedica parte de seus ensinamentos à importância das árvores para a prática, listando as propriedades mágicas de algumas espécies e fornecendo dicas de como podemos estabelecer uma sintonia mágica com elas de maneira respeitosa.

A autora nos lembra que as árvores são os pilares do mundo. Ao mesmo tempo em que ancoram o chão, parecem sustentar o céu, formando a espinha dorsal da própria prática da bruxaria. A madeira das árvores está presente no cajado e na varinha, instrumentos importantes para a prática. Além disso, gravetos e varetas são utilizados para criar amuletos e acessórios como anéis entalhados com símbolos poderosos. 

A Caveira separou algumas árvores poderosíssimas para a prática da bruxaria natural ou simplesmente para estabelecer uma conexão especial ao se deparar com uma. 

Bétula

Encontrada principalmente no hemisfério Norte e pouco conhecida no Brasil, a bétula tem seus gravetos utilizados para confeccionar a tradicional vassoura de bruxa. Sua energia é associada à limpeza, proteção e purificação. 

Carvalho

Uma das espécies mais comuns no Brasil e no mundo, o carvalho é magicamente associado à defesa, à força, ao trovão, à cura, à longevidade, à proteção e à boa sorte. Sua madeira é conhecida pela força e resistência, o que explica sua utilização para a construção de casas e embarcações. O visco que é encontrado crescendo no carvalho era muito utilizado em trabalhos mágicos.

Carvalho
Reprodução treenewal.com

Pinheiro

Mais frequente no Sul do Brasil (mas que não deve ser confundido com as araucárias), o pinheiro também é uma árvore muito utilizada para construções. Na magia, sua seiva fossilizada dá origem ao âmbar, uma das pedrarias mais amadas no meio mágico. 

Com uma essência muito utilizada em produtos de limpeza, o pinheiro é associado à purificação, cura, clareza mental, prosperidade e proteção contra o mal.

Cedro

Presente em diversos estados brasileiros, as variações de cedro fornecem uma madeira poderosa, conhecida por suas propriedades protetoras e sua habilidade de repelir insetos e pragas. Magicamente, é associado à cura, espiritualidade, purificação, prosperidade e harmonia.

Salgueiro

A árvore que dá seu nome a uma escola de samba possui galhos longos e flexíveis que são tecidos no que chamamos de vime. Tradicionalmente associado à lua, o salgueiro também se conecta fortemente à água e costuma ser encontrado perto dela. 

Na sabedoria popular, é associado à Deusa e aos ciclos femininos. Essa árvore tem uma boa capacidade de se recuperar rapidamente após cortes, o que o associa ao crescimento e à renovação. Outras conotações mágicas incluem amor, harmonia, proteção e cura

Salgueiro
Imagem de domínio público

Sabugueiro

Nativa da Europa, a árvore de sabugueiro é cultivada em diversas partes do mundo. No Sul do Brasil há uma planta nativa muito semelhante à europeia. Na cultura popular está associada à face anciã da Deusa e às bruxas, por isso, sua madeira raramente é utilizada para fazer móveis ou fogueiras. Também acredita-se que a má sorte cairá sobre qualquer um que não pedir permissão três vezes antes de colher qualquer uma de suas partes

Na medicina, sua casca é utilizada como diurético, purgante e vomitivo; seu fruto é utilizado como laxante, diurético e para induzir a transpiração; e suas folhas dão origem a uma pomada para pele irritada, torções e machucados. No aspecto mágico, o sabugueiro é associado à proteção, prosperidade e cura.

LEIA TAMBÉM: A CASA DA BRUXA NATURAL: 5 DEIDADES PROTETORAS DO LAR

6 Passos para se sintonizar a uma árvore

Você está pronto para estabelecer essa conexão mágica? Siga esse passo a passo e faça o teste. Lembre-se de levar o seu diário mágico consigo para anotar todas as sensações desse momento. Com o tempo você perceberá essa sintonia se fortalecer e estabelecer uma troca de energia única com a natureza:

1. Em primeiro lugar escolha uma árvore e sente-se perto dela. De preferência uma árvore que você já conheça. 

2. Posicione sua mão a uns dois centímetros da casa. Estenda sua consciência e sinta a energia da árvore. Faça anotações do que você sentiu no diário.

3. Utilize os sentidos para se conectar. Toque a casca da árvore e perceba sua textura através do tato. 

4. Aproxime-se e sinta o cheiro da árvore

5. Feche os olhos e ouça os sons da árvore em resposta ao ambiente. Olhe atentamente para a árvore e observe os detalhes. 

6. Se for uma árvore de frutos comestíveis, saboreie-os atentamente e escreva todas as suas sensações no diário.

bruxa natural

Depois de estabelecer essa conexão mágica pela primeira vez, repita o processo em outras árvores, sejam elas da mesma família ou completamente diferentes. Anote tudo em seu diário e permita-se sentir as diferentes energias emitidas por elas. Por fim, lembre-se sempre de tratar as árvores e a natureza como um todo com muito respeito e reverência. Uma bruxa verde sempre honra as forças naturais que a cercam.

LEIA TAMBÉM: 5 PLANTAS MÁGICAS ESSENCIAIS PARA A BRUXA NATURAL

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Bruxa Natural + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
A Casa da Bruxa Natural + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesDarksideFilmes

Qual a verdadeira história de Valak?

O universo da franquia Invocação do Mal, ou InvocaVerso para os íntimos, é...

Por DarkSide
FilmesNovidadesSéries

Série de Halloween vai se basear no primeiro filme da franquia

Depois de um leilão acalorado com titãs do gênero como A24, a Miramax e o Trancas...

Por DarkSide
MacabraNovidades

Clive Barker vai parar de ir em convenções para se dedicar a novos livros

Criador de personagens como o Sacerdote do Inferno (famoso Pinhead) e de séries de...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Paperhouse: Uma fantasia sombria obrigatória a todo devoto do terror

Apesar de gostarmos muito do subgênero gore, não é só de sangue, tripas e gritos...

Por Cesar Bravo
Crime Scene FictionE.L.A.SSéries

Tudo o que sabemos da adaptação de Pedra Papel Tesoura para a Netflix

Provocativo, o lançamento de Alice Feeney no projeto E.L.A.S em Evidência já chega...

Por DarkSide