Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


MacabraMagicae

Afinal, o que significa ser uma bruxa nos tempos atuais?

O que é real e o que é mito sobre a prática da bruxaria atualmente.

22/03/2021

Ter um gato, não se casar, ter conhecimento sobre plantas, ser uma parteira ou ter uma marca de nascença. Estes são apenas alguns dos motivos que levaram mulheres a serem acusadas de bruxaria no passado. De lá para cá a cultura pop também nos ensinou que bruxas são geralmente feias, maléficas e têm uma risada estridente.

Em Grimório das Bruxas, Ronald Hutton retira o véu do misticismo para mostrar a bruxaria real praticada através dos séculos em diversas partes do mundo. Você pode não acreditar em bruxas, mas que elas existem, existem – só talvez não da forma que você imagina.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: GRIMÓRIO DAS BRUXAS, POR RONALD HUTTON

Assim como a cultura pop contribuiu com a demonização destas mulheres, de algumas décadas para cá ela tem dado uma roupagem mais moderna e ambígua às bruxas, mostrando que a relação com a magia não precisa ser algo necessariamente maléfico. Alguns exemplos são os filmes Jovens Bruxas, a saga Harry Potter, a série American Horror Story: Coven e a série O Mundo Sombrio de Sabrina.

Isso fez com que a bruxaria virasse uma espécie de moda. Como consequência, muitas pessoas entendem que a bruxaria contemporânea se limita a adolescentes com roupas pretas, pentagramas no pescoço e que sabem com 100% de certeza a sua casa em Hogwarts. Alguns praticantes até podem ter começado assim, mas ser uma bruxa ou um bruxo nos dias atuais vai além.

Os valores que guiam a bruxaria contemporânea

Ser bruxa nos dias de hoje é muito mais simples do que se pode imaginar. Em primeiro lugar você não precisa renunciar qualquer prática ou crença religiosa que tenha até aqui. Bruxaria tem mais a ver com espírito do que com religião e, se para você fizer sentido, suas crenças podem se fundir no que você entende que seja a sua conexão com o mundo espiritual.

Também não é necessário cumprir nenhum ritual definido de iniciação ou se juntar a um coven. Muitas bruxas optam pela prática solitária, em que elas se sentem mais livres para entrar em conexão consigo próprias, com a natureza e com o mundo espiritual.

A maioria dos praticantes de bruxaria nos dias de hoje começou por simplesmente ouvir o “chamado”, que pode se manifestar de diversas maneiras. Para algumas pessoas pode ser a intenção de querer se dedicar a alguma causa de preservação da natureza, como proteção animal ou reciclagem. Para outras, pode ser simplesmente o interesse em estudar e pesquisar sobre o tema ou confrontar algum sentimento que não esteja lhe fazendo bem.

Ou seja, a bruxaria não segue dogmas muito restritos, ela é justamente permeada pela liberdade. O que guiará o praticante é justamente a sua intuição e a sua intenção nesta busca por conexão consigo e com o mundo espiritual. Justamente por isso não é possível classificar a bruxaria como algo exclusivamente bom ou mau, porque isso dependerá da intenção do praticante – porém, quem lida com bruxaria sabe dos cuidados que devem ser tomados e das consequências que podem ocorrer dependendo de suas intenções perante o universo.

LEIA TAMBÉM: GUIA DA BRUXARIA VERDE: A MAGIA QUE VEM DA NATUREZA

Por que há um aumento no número de praticantes de bruxaria?

Se você tem a impressão de que de uns tempos pra cá se fala mais em bruxaria há vários motivos para isso. Além do estigma da bruxa malvada estar cada vez mais fraco e da cultura pop explorar mais o tema, as pessoas que se interessam pelo tema têm mais acesso à informação graças à internet.

Além disso, o caos que o mundo vive levou muitas pessoas a buscarem respostas além do mundo material e a se reconectarem com suas raízes. A pandemia foi um catalisador neste sentido: o isolamento levou os indivíduos a se reconectarem consigo próprios e a valorizarem mais o contato com a natureza.

Uma forma de promover essa conexão é cultivando plantas, ervas, temperos, dentro de casa e entender melhor como a natureza se comporta. A conexão entre o corpo e a mente, em atividades que envolvam atenção plena, por exemplo, também é outra forma de mergulhar para dentro de si.

Fortalecer a magia dentro de si próprio pode ser alcançado de maneiras simples, como apenas parar um pouco e admirar a natureza pelo que ela é: mexer com a terra utilizando as próprias mãos, tomar um chá observando a chuva cair lá fora ou ainda dedicar um momento especial ao seu pet, observando seu comportamento e realmente desfrutando deste momento de conexão. Observar as fases da lua e como isso rege o seu comportamento ou a sua disposição também é uma forma de se conectar com o universo.

Na internet ainda existe uma ampla variedade de rituais que podem ser praticados, mas como a bruxaria também é permeada pela liberdade, ela permite que você entenda os rituais que fazem sentido para você. Não existem palavras mágicas ou incensos milagrosos, lembre-se que o segredo está na intuição e na intenção daquilo que você faz.

Existem diversos tipos de bruxas e algumas delas dedicam anos de estudo à prática, tornando-se plenas conhecedoras da natureza e profundamente conectadas ao universo. Mas nem todo mundo precisa seguir por este caminho. Por hoje, a magia do seu dia pode estar em uma simples pausa, em uma respiração mais consciente e em buscar no universo força e foco para apreciar a beleza da natureza.

LEIA TAMBÉM: 10 BRUXAS PODEROSAS DA CULTURA POP

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

14 Comentários

  • Érika Silva

    24 de março de 2021 às 10:32

    O único livro da coleção Magicae que eu ainda não comprei foi o Grimório das Bruxas. Esse ficou para a próxima fatura do cartão de crédito rs. Ansiosa para receber meus livros e minha ecobag ^^.
    O post ficou incrível 😉

  • Stephany Vieira Fernandes

    24 de março de 2021 às 14:29

    sim

  • Mia Sales

    7 de outubro de 2021 às 18:26

    Excelente explicação! Grata!!!

  • Andrei

    16 de novembro de 2021 às 00:31

    Ola! sou novo aqui, estou começando agora aqui, nao sei muito sobre bruxaria, minha intenção e pesquisar mais e se aprofundando na bruxaria, minhas intenção não será para o mal

  • Rita

    26 de novembro de 2021 às 15:52

    Sou nova aqui. Moro em salvador. Estou com pensamentos e curiosidades sobre este assunto.

  • Luci Corbacho

    14 de maio de 2022 às 16:13

    Gostei muito desta matéria e explica de uma forma compreensível sobre Bruxas na atualidade e isto pode fazer toda diferença a muitos que veem as Bruxas na forma de pessoas más e entender que muitas prezam a paz e o amor …Gratidão

  • Mara

    25 de junho de 2022 às 12:56

    Sinto e sonho coisas. Não sei explicar. Tenho medo de me aprofundar. Aproximo e repelo pessoas. Gosto da solidão. Amo minha família. As defendo com briga.

  • TAYANA

    4 de agosto de 2022 às 13:39

    CONHEÇO A BRUXARI JÁ TEM UM TEMPO. NO ENTANTO ESSES ULTIMOS DIAS VENHO PENSANDO BASTANTE SOBRE ESSE ASSUNTO.

  • ISAAC LEÃO

    14 de agosto de 2022 às 17:13

    Eu sinto algo de diferente em mim faz bastante tempo, e hoje pela primeira vez tive coragem de pesquisar a respeito e pude entender bastante coisa do que seria ser um bruxo nos tempos atuais. Eu sonho coisas em forma de animais e quando vou ver os significados é exatamente oque tá acontecendo na minha vida ou na vida de algum amigo meu,que conversou sobre algum problema que esteja passando e eu confesso que isso me assusta e não sei se vou me aprofundar

  • Maria de Fátima

    18 de agosto de 2022 às 21:59

    Gosto muito do assunto e sempre mi senti uma bruxa do bem

  • Livia

    17 de novembro de 2022 às 14:41

    Eu sou nova aqui e gostaria de aprender mais sobre o assunto. Sempre me senti atraída pela bruxaria e sua história (claro, não pelo q as pessoas espalham sobre isso ser maléfico)

    • Avatar photo

      DarkSide

      17 de novembro de 2022 às 15:53

      Oi Livia. Que bom que você tem interesse pelos caminhos da bruxaria. A DarkSide conta com uma marca exclusiva sobre o tema, com livros que abordam a bruxaria sob várias óticas. Para você que gosta de história da bruxaria, O Grimório das Bruxas é uma obra essencial e que pode servir como ponto de partida para a prática. Continua pertinho da gente que sempre rolam publicações sobre o assunto aqui no DarkBlog 😉

  • Rizete

    6 de dezembro de 2022 às 08:10

    eu sou bruxa mas não gosto de fazer mal a ninguém

  • Rita

    6 de dezembro de 2022 às 21:11

    Acho que sou mas nunca quis saber disso mas hje tive a confirmação .porém nunca faria nada de mau c meu don .

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MagicaeMúsicaNovidades

Florence + The Machine fará shows no Brasil

A febre dançante de Florence + The Machine chegará ao Brasil. Foi divulgado nessa...

Por DarkSide
Novidades

Morre Lisa Loring, a primeira Wandinha da TV

A primeira atriz a interpretar Wandinha Addams faleceu no último dia 28 de janeiro....

Por DarkSide
Graphic NovelMúsica

Músicas para ouvir lendo a HQ O Fim da Noite

Três gerações de mulheres negras lutam pela sobrevivência, por direitos básicos, e...

Por DarkSide
NovidadesSéries

O que esperar da terceira temporada de Chucky

A sede de sangue de Chucky segue forte e ele continuará aterrorizando os fãs por mais...

Por DarkSide
EntrevistaGraphic Novel

Thiago Souto conta ao DarkBlog os caminhos de seu Labirinto

Da nostalgia da infância aos desafios do amadurecimento, Labirinto é um verdadeiro...

Por DarkSide