Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


MacabraMagicae

Afinal, o que significa ser uma bruxa nos tempos atuais?

O que é real e o que é mito sobre a prática da bruxaria atualmente.

22/03/2021

Ter um gato, não se casar, ter conhecimento sobre plantas, ser uma parteira ou ter uma marca de nascença. Estes são apenas alguns dos motivos que levaram mulheres a serem acusadas de bruxaria no passado. De lá para cá a cultura pop também nos ensinou que bruxas são geralmente feias, maléficas e têm uma risada estridente.

Em Grimório das Bruxas, Ronald Hutton retira o véu do misticismo para mostrar a bruxaria real praticada através dos séculos em diversas partes do mundo. Você pode não acreditar em bruxas, mas que elas existem, existem – só talvez não da forma que você imagina.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: GRIMÓRIO DAS BRUXAS, POR RONALD HUTTON

Assim como a cultura pop contribuiu com a demonização destas mulheres, de algumas décadas para cá ela tem dado uma roupagem mais moderna e ambígua às bruxas, mostrando que a relação com a magia não precisa ser algo necessariamente maléfico. Alguns exemplos são os filmes Jovens Bruxas, a saga Harry Potter, a série American Horror Story: Coven e a série O Mundo Sombrio de Sabrina.

Isso fez com que a bruxaria virasse uma espécie de moda. Como consequência, muitas pessoas entendem que a bruxaria contemporânea se limita a adolescentes com roupas pretas, pentagramas no pescoço e que sabem com 100% de certeza a sua casa em Hogwarts. Alguns praticantes até podem ter começado assim, mas ser uma bruxa ou um bruxo nos dias atuais vai além.

Os valores que guiam a bruxaria contemporânea

Ser bruxa nos dias de hoje é muito mais simples do que se pode imaginar. Em primeiro lugar você não precisa renunciar qualquer prática ou crença religiosa que tenha até aqui. Bruxaria tem mais a ver com espírito do que com religião e, se para você fizer sentido, suas crenças podem se fundir no que você entende que seja a sua conexão com o mundo espiritual.

Também não é necessário cumprir nenhum ritual definido de iniciação ou se juntar a um coven. Muitas bruxas optam pela prática solitária, em que elas se sentem mais livres para entrar em conexão consigo próprias, com a natureza e com o mundo espiritual.

A maioria dos praticantes de bruxaria nos dias de hoje começou por simplesmente ouvir o “chamado”, que pode se manifestar de diversas maneiras. Para algumas pessoas pode ser a intenção de querer se dedicar a alguma causa de preservação da natureza, como proteção animal ou reciclagem. Para outras, pode ser simplesmente o interesse em estudar e pesquisar sobre o tema ou confrontar algum sentimento que não esteja lhe fazendo bem.

Ou seja, a bruxaria não segue dogmas muito restritos, ela é justamente permeada pela liberdade. O que guiará o praticante é justamente a sua intuição e a sua intenção nesta busca por conexão consigo e com o mundo espiritual. Justamente por isso não é possível classificar a bruxaria como algo exclusivamente bom ou mau, porque isso dependerá da intenção do praticante – porém, quem lida com bruxaria sabe dos cuidados que devem ser tomados e das consequências que podem ocorrer dependendo de suas intenções perante o universo.

LEIA TAMBÉM: GUIA DA BRUXARIA VERDE: A MAGIA QUE VEM DA NATUREZA

Por que há um aumento no número de praticantes de bruxaria?

Se você tem a impressão de que de uns tempos pra cá se fala mais em bruxaria há vários motivos para isso. Além do estigma da bruxa malvada estar cada vez mais fraco e da cultura pop explorar mais o tema, as pessoas que se interessam pelo tema têm mais acesso à informação graças à internet.

Além disso, o caos que o mundo vive levou muitas pessoas a buscarem respostas além do mundo material e a se reconectarem com suas raízes. A pandemia foi um catalisador neste sentido: o isolamento levou os indivíduos a se reconectarem consigo próprios e a valorizarem mais o contato com a natureza.

Uma forma de promover essa conexão é cultivando plantas, ervas, temperos, dentro de casa e entender melhor como a natureza se comporta. A conexão entre o corpo e a mente, em atividades que envolvam atenção plena, por exemplo, também é outra forma de mergulhar para dentro de si.

Fortalecer a magia dentro de si próprio pode ser alcançado de maneiras simples, como apenas parar um pouco e admirar a natureza pelo que ela é: mexer com a terra utilizando as próprias mãos, tomar um chá observando a chuva cair lá fora ou ainda dedicar um momento especial ao seu pet, observando seu comportamento e realmente desfrutando deste momento de conexão. Observar as fases da lua e como isso rege o seu comportamento ou a sua disposição também é uma forma de se conectar com o universo.

Na internet ainda existe uma ampla variedade de rituais que podem ser praticados, mas como a bruxaria também é permeada pela liberdade, ela permite que você entenda os rituais que fazem sentido para você. Não existem palavras mágicas ou incensos milagrosos, lembre-se que o segredo está na intuição e na intenção daquilo que você faz.

Existem diversos tipos de bruxas e algumas delas dedicam anos de estudo à prática, tornando-se plenas conhecedoras da natureza e profundamente conectadas ao universo. Mas nem todo mundo precisa seguir por este caminho. Por hoje, a magia do seu dia pode estar em uma simples pausa, em uma respiração mais consciente e em buscar no universo força e foco para apreciar a beleza da natureza.

LEIA TAMBÉM: 10 BRUXAS PODEROSAS DA CULTURA POP

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

23 Comentários

  • Érika Silva

    24 de março de 2021 às 10:32

    O único livro da coleção Magicae que eu ainda não comprei foi o Grimório das Bruxas. Esse ficou para a próxima fatura do cartão de crédito rs. Ansiosa para receber meus livros e minha ecobag ^^.
    O post ficou incrível 😉

  • Stephany Vieira Fernandes

    24 de março de 2021 às 14:29

    sim

  • Mia Sales

    7 de outubro de 2021 às 18:26

    Excelente explicação! Grata!!!

  • Andrei

    16 de novembro de 2021 às 00:31

    Ola! sou novo aqui, estou começando agora aqui, nao sei muito sobre bruxaria, minha intenção e pesquisar mais e se aprofundando na bruxaria, minhas intenção não será para o mal

  • Rita

    26 de novembro de 2021 às 15:52

    Sou nova aqui. Moro em salvador. Estou com pensamentos e curiosidades sobre este assunto.

  • Luci Corbacho

    14 de maio de 2022 às 16:13

    Gostei muito desta matéria e explica de uma forma compreensível sobre Bruxas na atualidade e isto pode fazer toda diferença a muitos que veem as Bruxas na forma de pessoas más e entender que muitas prezam a paz e o amor …Gratidão

  • Mara

    25 de junho de 2022 às 12:56

    Sinto e sonho coisas. Não sei explicar. Tenho medo de me aprofundar. Aproximo e repelo pessoas. Gosto da solidão. Amo minha família. As defendo com briga.

  • TAYANA

    4 de agosto de 2022 às 13:39

    CONHEÇO A BRUXARI JÁ TEM UM TEMPO. NO ENTANTO ESSES ULTIMOS DIAS VENHO PENSANDO BASTANTE SOBRE ESSE ASSUNTO.

  • ISAAC LEÃO

    14 de agosto de 2022 às 17:13

    Eu sinto algo de diferente em mim faz bastante tempo, e hoje pela primeira vez tive coragem de pesquisar a respeito e pude entender bastante coisa do que seria ser um bruxo nos tempos atuais. Eu sonho coisas em forma de animais e quando vou ver os significados é exatamente oque tá acontecendo na minha vida ou na vida de algum amigo meu,que conversou sobre algum problema que esteja passando e eu confesso que isso me assusta e não sei se vou me aprofundar

  • Maria de Fátima

    18 de agosto de 2022 às 21:59

    Gosto muito do assunto e sempre mi senti uma bruxa do bem

  • Livia

    17 de novembro de 2022 às 14:41

    Eu sou nova aqui e gostaria de aprender mais sobre o assunto. Sempre me senti atraída pela bruxaria e sua história (claro, não pelo q as pessoas espalham sobre isso ser maléfico)

    • Avatar photo

      DarkSide

      17 de novembro de 2022 às 15:53

      Oi Livia. Que bom que você tem interesse pelos caminhos da bruxaria. A DarkSide conta com uma marca exclusiva sobre o tema, com livros que abordam a bruxaria sob várias óticas. Para você que gosta de história da bruxaria, O Grimório das Bruxas é uma obra essencial e que pode servir como ponto de partida para a prática. Continua pertinho da gente que sempre rolam publicações sobre o assunto aqui no DarkBlog 😉

  • Rizete

    6 de dezembro de 2022 às 08:10

    eu sou bruxa mas não gosto de fazer mal a ninguém

  • Rita

    6 de dezembro de 2022 às 21:11

    Acho que sou mas nunca quis saber disso mas hje tive a confirmação .porém nunca faria nada de mau c meu don .

  • Thamires

    21 de fevereiro de 2023 às 23:13

    conteúdo perfeito. Mas ainda tenho dúvidas se sou uma.

  • Beatriz

    12 de março de 2023 às 00:03

    artigo muito explicativo… me ajudou muito em uma nova jornada que se inicia em minha vida…

  • Bia

    17 de abril de 2023 às 22:46

    Sou nova, mas gosto muito do assunto, quero aprofundar os estudos sobre bruxaria não sei se sou mas sempre gostei de ouvir, assistir, ler sobre assuntos assim, gostei da explicação

  • Tainá

    26 de abril de 2023 às 21:50

    oi , tô começando a me interessar pela bruxaria , sou muito ligada a natureza e aos animais , mais o problema e q n sei como contar isso para minha família católica.

  • Luana

    13 de agosto de 2023 às 10:35

    ola,não sei me explicar bem mas as vezes os animais param e me encaram e eu entendo o olhar deles e vejo coisas como se quisessem me mostrar sinto energia da natureza como se me carregasse,muitas coisas inexplicaveis quando to em.alguma rua deserta perigosa aparece um animal pra me seguir como aves ou cachorros e somem quando chego em.casa isso pra mim é bem confuso…to procurando explicações etc

  • Luiz Corrêa

    13 de agosto de 2023 às 17:15

    Encantos. Encantadora a Bruxaria. Estamos precisando de muitos, mas muito mais bruxos e bruxas mesmo. Percebo que o Mundo precisa. Tainá, ser bruxa não significa abdicar ou contradizer crenças. Sua primeira magia, quem sabe, será convencer sua família disso, com doçura e amor.

  • Lucas w

    4 de outubro de 2023 às 12:49

    eu quero ser um bruxo

  • DENISE

    6 de outubro de 2023 às 23:44

    QUERO INICIAR NESTE MUNDO, E CONHECER MAIS

  • Ana carla

    25 de outubro de 2023 às 23:10

    Eu quero ser uma bruxa por que elas podem fazer quase tudo o que quise meu sonho de criança

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoCaveirinha

Enfrentar o medo é a possibilidade de nossas crianças negras existirem

Quando falamos sobre autoestima, a história de muitas pessoas se cruzam. Seja pelo...

Por Camilla Apresentação
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 7: Temporada das Sombras, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Algo maligno retornou dos mortos e uniu forças com a família de Emmy para dar início...

Por DarkSide