Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


MacabraMagicae

Afinal, o que significa ser uma bruxa nos tempos atuais?

O que é real e o que é mito sobre a prática da bruxaria atualmente.

Ter um gato, não se casar, ter conhecimento sobre plantas, ser uma parteira ou ter uma marca de nascença. Estes são apenas alguns dos motivos que levaram mulheres a serem acusadas de bruxaria no passado. De lá para cá a cultura pop também nos ensinou que bruxas são geralmente feias, maléficas e têm uma risada estridente.

Em Grimório das Bruxas, Ronald Hutton retira o véu do misticismo para mostrar a bruxaria real praticada através dos séculos em diversas partes do mundo. Você pode não acreditar em bruxas, mas que elas existem, existem – só talvez não da forma que você imagina.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: GRIMÓRIO DAS BRUXAS, POR RONALD HUTTON

Assim como a cultura pop contribuiu com a demonização destas mulheres, de algumas décadas para cá ela tem dado uma roupagem mais moderna e ambígua às bruxas, mostrando que a relação com a magia não precisa ser algo necessariamente maléfico. Alguns exemplos são os filmes Jovens Bruxas, a saga Harry Potter, a série American Horror Story: Coven e a série O Mundo Sombrio de Sabrina.

Isso fez com que a bruxaria virasse uma espécie de moda. Como consequência, muitas pessoas entendem que a bruxaria contemporânea se limita a adolescentes com roupas pretas, pentagramas no pescoço e que sabem com 100% de certeza a sua casa em Hogwarts. Alguns praticantes até podem ter começado assim, mas ser uma bruxa ou um bruxo nos dias atuais vai além.

Os valores que guiam a bruxaria contemporânea

Ser bruxa nos dias de hoje é muito mais simples do que se pode imaginar. Em primeiro lugar você não precisa renunciar qualquer prática ou crença religiosa que tenha até aqui. Bruxaria tem mais a ver com espírito do que com religião e, se para você fizer sentido, suas crenças podem se fundir no que você entende que seja a sua conexão com o mundo espiritual.

Também não é necessário cumprir nenhum ritual definido de iniciação ou se juntar a um coven. Muitas bruxas optam pela prática solitária, em que elas se sentem mais livres para entrar em conexão consigo próprias, com a natureza e com o mundo espiritual.

A maioria dos praticantes de bruxaria nos dias de hoje começou por simplesmente ouvir o “chamado”, que pode se manifestar de diversas maneiras. Para algumas pessoas pode ser a intenção de querer se dedicar a alguma causa de preservação da natureza, como proteção animal ou reciclagem. Para outras, pode ser simplesmente o interesse em estudar e pesquisar sobre o tema ou confrontar algum sentimento que não esteja lhe fazendo bem.

Ou seja, a bruxaria não segue dogmas muito restritos, ela é justamente permeada pela liberdade. O que guiará o praticante é justamente a sua intuição e a sua intenção nesta busca por conexão consigo e com o mundo espiritual. Justamente por isso não é possível classificar a bruxaria como algo exclusivamente bom ou mau, porque isso dependerá da intenção do praticante – porém, quem lida com bruxaria sabe dos cuidados que devem ser tomados e das consequências que podem ocorrer dependendo de suas intenções perante o universo.

LEIA TAMBÉM: GUIA DA BRUXARIA VERDE: A MAGIA QUE VEM DA NATUREZA

Por que há um aumento no número de praticantes de bruxaria?

Se você tem a impressão de que de uns tempos pra cá se fala mais em bruxaria há vários motivos para isso. Além do estigma da bruxa malvada estar cada vez mais fraco e da cultura pop explorar mais o tema, as pessoas que se interessam pelo tema têm mais acesso à informação graças à internet.

Além disso, o caos que o mundo vive levou muitas pessoas a buscarem respostas além do mundo material e a se reconectarem com suas raízes. A pandemia foi um catalisador neste sentido: o isolamento levou os indivíduos a se reconectarem consigo próprios e a valorizarem mais o contato com a natureza.

Uma forma de promover essa conexão é cultivando plantas, ervas, temperos, dentro de casa e entender melhor como a natureza se comporta. A conexão entre o corpo e a mente, em atividades que envolvam atenção plena, por exemplo, também é outra forma de mergulhar para dentro de si.

Fortalecer a magia dentro de si próprio pode ser alcançado de maneiras simples, como apenas parar um pouco e admirar a natureza pelo que ela é: mexer com a terra utilizando as próprias mãos, tomar um chá observando a chuva cair lá fora ou ainda dedicar um momento especial ao seu pet, observando seu comportamento e realmente desfrutando deste momento de conexão. Observar as fases da lua e como isso rege o seu comportamento ou a sua disposição também é uma forma de se conectar com o universo.

Na internet ainda existe uma ampla variedade de rituais que podem ser praticados, mas como a bruxaria também é permeada pela liberdade, ela permite que você entenda os rituais que fazem sentido para você. Não existem palavras mágicas ou incensos milagrosos, lembre-se que o segredo está na intuição e na intenção daquilo que você faz.

Existem diversos tipos de bruxas e algumas delas dedicam anos de estudo à prática, tornando-se plenas conhecedoras da natureza e profundamente conectadas ao universo. Mas nem todo mundo precisa seguir por este caminho. Por hoje, a magia do seu dia pode estar em uma simples pausa, em uma respiração mais consciente e em buscar no universo força e foco para apreciar a beleza da natureza.

LEIA TAMBÉM: 10 BRUXAS PODEROSAS DA CULTURA POP

Sobre DarkSide

Eles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

3 Comentários

  • Érika Silva

    24 de março de 2021 às 10:32

    O único livro da coleção Magicae que eu ainda não comprei foi o Grimório das Bruxas. Esse ficou para a próxima fatura do cartão de crédito rs. Ansiosa para receber meus livros e minha ecobag ^^.
    O post ficou incrível 😉

  • Stephany Vieira Fernandes

    24 de março de 2021 às 14:29

    sim

  • Mia Sales

    7 de outubro de 2021 às 18:26

    Excelente explicação! Grata!!!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Cine Book ClubListas

5 curiosidades sobre o filme Evil Dead

Evil Dead é uma das franquias mais amadas da história de terror, e une o gore e...

Por Macabra
Dark HouseDarkside

Casas assombradas

A DRK Empreendimentos Imobiliários, há nove anos oferece os melhores imóveis...

Por DarkSide
Crime SceneQue diabo de filme é esse?

Nó na Garganta, 1997

O medo transforma as pessoas. Quando vivemos em um ambiente rodeado pelo caos, por...

Por DarkSide
Cine Book ClubPerfil

Carrie Fisher: “Fique com medo mas faça mesmo assim”

Carrie Fisher é uma das grandes personalidades surgidas na 2ª metade do século XX, e...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Como a produção desenfreada de lixo afeta a saúde do planeta

Parece mágica: você coloca tudo aquilo o que não quer mais em um recipiente, leva o...

Por DarkSide