Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListasLivrosSéries

10 Bruxas poderosas da cultura pop

Para o bem ou para o mal, estas personagens enfeitiçam a todos por onde passam. (contém spoilers)

04/03/2021

Perseguidas e demonizadas por muitos séculos, as bruxas levaram algum tempo para serem compreendidas. Independentes e conhecedoras dos segredos da natureza, elas são ícones do feminismo que defendiam sua autonomia quando a sociedade e a religião lhes diziam para ir no caminho oposto – e justamente por isso ganharam a fama de vilãs.

LEIA TAMBÉM: 5 LIVROS DA DARKSIDE® PARA AMPLIAR O SEU ENTENDIMENTO SOBRE BRUXAS

Com alguns destes estigmas deixados para trás (nunca por completo, é claro), as bruxas estão com tudo em obras da cultura pop. Seja na literatura, no cinema ou nas séries de TV, elas lançaram um feitiço no público, que fica intrigado com sua natureza ambígua e não as vê somente como a fonte de todo o mal. 

Confira a seguir algumas das bruxas mais queridas da atualidade:

1. Emmy, de Condado Maldito

A bruxaria nem sempre é uma escolha. Na véspera de seu aniversário de 18 anos, Emmy descobre que a conexão que sempre sentiu com a floresta e com as criaturas que ali habitam pode ter um motivo mais profundo, até então desconhecido por ela.

Porém, tal descoberta veio acompanhada de uma ameaça à sua vida – vinda dos moradores da região, com quem até então ela mantinha uma relação amigável. A única saída para salvar sua vida e conhecer suas verdadeiras origens é fugir daquele lugar, inclusive de seu próprio pai.

A história de Emmy pode ser acompanhada na HQ Condado Maldito, que já possui dois volumes publicados.

2. Sabrina Spellman, de O Mundo Sombrio de Sabrina

Diferentemente de Emmy, Sabrina sempre soube que a bruxaria faz parte da sua vida. Porém, ao completar 16 anos ela se vê dividida entre se dedicar completamente às artes das trevas ou manter sua rotina com os amigos na escola de Greendale.

A série da Netflix se trata de uma nova adaptação das histórias em quadrinhos publicadas pela Archie Comics. A versão mais recente apresenta tons mais sombrios do que a série de comédia dos anos 1990, estrelada por Melissa Joan Hart.

3. Margaret, de A Bruxa Margaret

Margaret é uma mulher que vive sozinha e marginalizada, abandonada e esquecida em sua casa distante, no meio das águas, que tenta sobreviver com a venda de enguias na feira. Tudo isso, claro, com a manifestação da magia e de um entendimento muito singular que ela tem sobre si mesma e sobre a realidade do mundo ao seu redor.

A história em quadrinhos A Bruxa Margaret, é livremente inspirada no quadro Dulle Griet de Pieter Bruegel que retrata uma lenda do folclore flamenco sobre uma camponesa fora dos padrões da época: ela briga com o marido, invade o inferno e volta de lá ilesa.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA A LENDA DE DULLE GRIET

4. Thomasin, de A Bruxa

Na Nova Inglaterra do século 17, uma família é banida de sua comunidade sob acusações de bruxaria. Unidos e tentando sobreviver isoladamente próximos a uma floresta, os membros da família começam a se tornar uns contra os outros quando o bebê deles desaparece – o que só poderia ter sido obra de uma bruxa. As suspeitas recaem sobre Thomasin, a filha adolescente.

No filme A Bruxa, de Robert Eggers, o suspense é construído na paranoia dos personagens e nas próprias desconfianças do espectador sobre a natureza de Thomasin: seria ela realmente uma bruxa?

5. Katherine, de HEX

Algumas bruxas só querem ser deixadas em paz, como é o caso de Katherine, do romance de terror HEX. No pacato vilarejo de Black Spring há apenas um problema que causa um pouco de chateação aos seus moradores: as aparições de Katherine, uma bruxa morta na região há muitos anos.

Longe de ser uma ameaça, muitos moradores apenas lidam com a situação jogando uma toalha sobre o rosto dela para não serem perturbados com sua presença e reportando as aparições de Katherine num aplicativo próprio dos locais. Há apenas uma regra que nunca deve ser quebrada: não perturbe a bruxa!

6. A Bruxa Má do Oeste, de O Mágico de Oz

Uma das vilãs mais conhecidas da literatura e do cinema, a Bruxa Má do Oeste é a antagonista de Dorothy em O Mágico de Oz. Ela e seu exército de macaquinhos voadores tentam acabar com a novata e recuperar os sapatinhos de rubi que pertenciam à irmã da bruxa – tragicamente morta quando a casa de Dorothy cai em cima dela trazida pelo tornado.

No cânone original de L. Frank Baum, ela aparece apenas no primeiro livro e pouco se fala da bruxa nas obras seguintes. Porém, a cultura pop trouxe a bruxa verde de volta em outras obras, como no filme Oz: Mágico e Poderoso, que narra a chegada do Mágico a Oz, e no musical Wicked. Há quem argumente, inclusive, que a Bruxa Má do Oeste no final das contas nem seja tão má assim e que sua busca por vingança seja legítima.

LEIA TAMBÉM: 7 FILMES E PEÇAS INSPIRADOS EM O MÁGICO DE OZ

7. Melina, de Francis

Nesta fábula em quadrinhos, Melina é uma bruxa que se depara com um espírito traiçoeiro que reside em cada átomo da montanha. Seu nome é Francis. A bruxa conjura este espírito com seus poderes e lhe dá um corpo físico na forma de uma raposa.

A missão de Francis é ajudar Melina na prova mais importante da sua vida, para que ela não fracasse. A jornada faz com que as personalidades mesquinhas e egoístas de ambas entrem em sintonia, o que muda a visão de Melina quanto a quebrar algumas regras. Afinal, doçura e escuridão existem lado a lado.

8. Agatha Harkness, de WandaVision

Agnes aparentemente é uma vizinha intrometida que acaba se tornando amiga da Feiticeira Escarlate na série WandaVision. Porém, sua verdadeira identidade acabou sendo revelada: trata-se de Agatha Harkness, uma bruxa já conhecida pelos fãs da Marvel Comics.

Criada pelo próprio Stan Lee na década de 1970 e estreante de uma HQ do Quarteto Fantástico, Agatha é uma bruxa poderosa que ajuda Wanda a desenvolver seus poderes nos quadrinhos. 

9. Hermione Granger, da franquia Harry Potter

O Harry pode até dar nome à saga e ser “o menino que sobreviveu”, mas a gente sabe que ele não teria passado do primeiro livro sem a ajuda da amiga Hermione Granger. Inteligente, dedicada e com zero interesse em levar desaforo pra casa, Mione é um exemplo para muitas meninas não se intimidarem com os desafios que surgirem pelo caminho.

A personagem levou toda a sua sagacidade para as telonas através da atriz Emma Watson, que leva o feminismo muito a sério. Ela constantemente recomenda autoras e promove o girl power com ações, declarações e na escolha dos papéis que interpreta.

10. As irmãs Sanderson, de Abracadabra

Sim! As irmãs bruxas de Abracadabra não estão apenas confinadas às nossas memórias de infância: logo elas voltarão às telonas em uma sequência que já está em produção. Apesar de serem vilãs, Winifred, Sarah e Mary conquistaram multidões com seu humor ácido, algumas trapalhadas e um figurino pronto para arrasar em qualquer festa de Halloween.

Com direito a poções, livros de feitiços, gatos pretos, vassouras voadoras, zumbis e maldições, as personagens reúnem vários elementos do imaginário das bruxas dos contos de fadas. Como será que elas lidariam com o século 21?

Boas, más ou de intenções duvidosas, a verdade é que todas estas bruxas encantam gerações e nem precisam de um feitiço para tanto.

LEIA TAMBÉM: 5 DEUSAS DE DIVINAS MULHERES PARA CONHECER E SE INSPIRAR

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

3 Comentários

  • Karen Moraes

    5 de março de 2021 às 16:35

    Gostei da seleção! Mas está faltando Diana Bishop, de A Trilogia das Alma, de Deborah Harkness. Livros que deram origem a série A Discovery of Witches.

    Beijos, e muito sucesso!

  • Jacques

    6 de março de 2021 às 12:20

    Só esqueceram de mencionar Fionna (Jessica Lange) e Cordelia (Sarah Paulson)!

  • Leonardo Melo

    16 de março de 2021 às 13:10

    Faltaram também as irmãs Owens, vividas por Sandra Bullock e Nicole Kidman nas telonas em 1998. Sally e Gillian Owens nos encantam e enfeitiçam com tamanha beleza e fraternidade ao lidar com infortúnios de suas ações.

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Francis + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
A Bruxa Margaret +Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

White of the Eye: Segredos grandes demais para serem revelados

Verdade seja dita: o gênero horror possui muitas farpas. Mais do que isso, o gênero...

Por Cesar Bravo
CuriosidadesMagicae

O significado do ovo na magia

Símbolo da Páscoa, pós-treino de milhões e um item indispensável em uma dieta...

Por DarkSide
Crime Scene FictionE.L.A.SMúsica

15 Músicas para entrar no clima de Garotas na Escuridão

The Runaways, Pink Floyd, Led Zeppelin, Fleetwood Mac, The Doors, Blondie e tantas...

Por DarkSide
Graphic NovelNovidades

Oli Sykes se une a Junji Ito em coleção da Drop Dead

A Drop Dead, marca de roupas de Oli Sykes, acaba de anunciar uma colaboração com...

Por DarkSide
Crime Scene FictionCuriosidadesE.L.A.S

Por que mulheres gostam de ler sobre crime e suspense?

Livros com histórias de crime e suspense estão entre os preferidos dos leitores. Mas...

Por DarkSide