Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesListas

Além do Invocaverso: filmes baseados em casos investigados pelo casal Warren

Explore esses títulos sobrenaturais enquanto esperamos por Invocação do Mal 4

25/03/2024

Não é segredo algum que a franquia Invocação do Mal é inspirada nos casos paranormais investigados pelo casal Warren, que ganhou fama na vida real averiguando assombrações e outras perturbações demoníacas. Apelidado de “Invocaverso” pelos fãs, o universo cinematográfico nasceu em 2013 com o filme dirigido por James Wan e protagonizado por Vera Farmiga e Patrick Wilson como Lorraine e Ed. Com o rótulo de “baseados em fatos reais”, o sucesso foi imediato, gerando uma das franquias de terror mais bem-sucedidas de todos os tempos.

LEIA TAMBÉM: O QUE É REAL E O QUE É FICÇÃO NOS FILMES DO CASAL WARREN

A série de filmes Invocação do Mal não apenas aumentou a popularidade dos Warren, como também apresentou o casal para muitos espectadores — céticos, curiosos e fãs de filmes de terror — que não sabiam de sua existência. Embora a franquia seja a aventura mais lucrativa de Ed e Lorraine nos cinemas, ela está longe de ser a primeira a utilizar suas histórias nas telonas. Muitos antes do Invocaverso sequer pensar em existir, já existiam filmes baseados em casos investigados pela dupla. A Caveira separou alguns para você conferir. Se tiver coragem, é claro.

1. Terror em Amityville (1979)

Baseado no livro homônimo de Jay Anson, Terror em Amityville também foi o primeiro filme a abordar um caso investigado pelo casal Warren. Protagonizado por James Brolin e Margot Kidder, o longa narra as experiências paranormais vividas pela família Lutz em seu novo endereço, a casa 112 Ocean Avenue em Amityville, Nova York.

amityville

Por mais que os Warren não sejam mencionados no filme, eles investigaram o local brevemente em 1976, algo que foi retratado no início de Invocação do Mal 2 (2016). Posteriormente, Lorraine contou que ficou extremamente abalada com a visita, de forma que nunca mais voltaria ao local. Considerado um clássico do gênero casa assombrada, Terror em Amityville iniciou uma franquia prolífica de filmes e chegou a ganhar uma refilmagem em 2005. 

2. Poltergeist: O Fenômeno (1982)

Ok, todos sabemos que Poltergeist: O Fenômeno não é adaptação de nenhum caso investigado pelos Warren. O roteiro do filme dirigido por Tobe Hooper e concebido por Steven Spielberg é original, o que não significa que a história não tenha se inspirado no trabalho e métodos de Ed e Lorraine. Para começo de conversa, pouco antes de Spielberg e Hooper começarem a trabalhar na produção, os Warren ganharam bastante exposição midiática com o famoso caso do Poltergeist de Enfield, que aterrorizou uma família britânica entre 1977 e 1979 (e serviu de base para o roteiro de Invocação do Mal 2).

fantasma poltergeist assombração

Embora a inspiração nunca tenha sido confirmada, é impossível não enxergar semelhanças entre os Warren e Poltergeist, como a equipe de investigadores que se fixa na residência para ajudar a família Freeling a recuperar Carol Anne. Também foi apontado que a personagem da Dra. Lesh, interpretada por Beatrice Straight, foi diretamente inspirada em Lorraine, assim como a médium Tangina Barrons, vivida por Zelda Rubinstein.

LEIA TAMBÉM: QUAL A RELAÇÃO ENTRE POLTERGEIST E ED E LORRAINE WARREN

3. A Casa das Almas Perdidas (1991)

Engana-se quem acha que Patrick Wilson e Vera Farmiga foram os primeiros a interpretar Ed e Lorraine. A primeira aparição do casal aconteceu muito antes disso, em 1991 com A Casa das Almas Perdidas, longa produzido diretamente para a televisão. Baseado em um caso verídico, o filme contou a história da família Smurl, que entre 1974 e 1989 foi atormentada por forças sinistras que causavam incidentes horríveis em sua residência. Ed e Lorraine investigaram o local e chegaram à conclusão de que a casa estava sendo habitada por quatro espíritos diferentes, incluindo um demônio muito poderoso.

casa das almas perdidas

Embora seja baseado em um caso verídico da dupla, o casal tem pouco tempo de aparição, sendo interpretado por Diane Baker e Stephen Markle. A Casa das Almas Perdidas teve boas críticas quando foi lançado, mas infelizmente acabou esquecido com o tempo. Apesar disso, vale ressaltar que quando se trata de semelhança, Stephen Markle é muito mais parecido com Ed Warren do que Patrick Wilson. Para o DarkSider interessado, o caso da família Smurl foi objeto de investigação do jornalista Robert Curran no livro Ed & Lorraine Warren: Vidas Eternas.

4. Evocando Espíritos (2009)

Vagamente inspirado no caso real da família Snedeker, Evocando Espíritos acompanha os tormentos vividos pelo fictício clã Campbell após sua mudança para uma casa em Connecticut onde antigamente funcionava uma funerária. Embora o material promocional do filme afirme ser “baseado em eventos reais”, o casal Warren não aparece nem é mencionado no enredo, provavelmente porque não estava presente durante os eventos paranormais. Ed e Lorraine conduziram suas próprias investigações na residência em 1986, depois das alegações da família de que o local era assombrado. De acordo com a dupla, a antiga funerária era palco de práticas de magia maligna e necromancia. O caso foi minuciosamente relatado em Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio.

evocando espíritos

Ed e Lorraine vão voltar para as telonas

Os fãs do Invocaverso podem ficar tranquilos que o casal Warren vai retornar em The Conjuring: Last Rites. O quarto filme protagonizado por Patrick Wilson e Vera Farmiga foi anunciado em 2022, prometendo ser o grande desfecho para o casal. Apesar disso, poucos detalhes foram divulgados, o que levanta muitas especulações sobre o caso que será utilizado pelo roteiro. Muitos fãs apontam que o caso da família Smurl, retratado em A Casa das Almas Perdidas, é um forte candidato a chegar nas telonas. Já outros apontam que a assombração vivida pela família Donovan na década de 1970 seria um bom ponto de partida para este filme. 

A boa notícia é que enquanto esperamos pela volta do casal de investigadores paranormais mais amado do cinema de terror, o DarkSider pode matar as saudades abrindo os arquivos sobrenaturais dos Warren na coleção completa da Caveira, começando por Ed & Lorraine Warren: Demonologistas. A biografia definitiva da dupla, escrita por Gerald Brittle, permite acesso exclusivo a relatos de poltergeist, possessões demoníacas e casas mal-assombradas averiguados por Ed e Lorraine. E aí, vamos embarcar nessa investigação de outro mundo?

ed e lorraine warren

LEIA TAMBÉM: SAIBA A ORDEM DOS FILMES DO UNIVERSO DE INVOCAÇÃO DO MAL

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Critters: A fome que caiu do espaço

Não é segredo que ao longo dos anos o horror se provou um celeiro de artistas e uma...

Por Cesar Bravo
ArtigoCaveirinha

Enfrentar o medo é a possibilidade de nossas crianças negras existirem

Quando falamos sobre autoestima, a história de muitas pessoas se cruzam. Seja pelo...

Por Camilla Apresentação
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide