Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarksideFilmes

O que é real e o que é ficção nos filmes do casal Warren

Às vezes a realidade assusta mais do que a ficção

Muitas vezes os caracteres no início dos filmes que dizem “baseado em eventos reais” assustam mais do que a produção em si. Na maioria dos longas inspirados em casos investigados pelo casal Ed e Lorraine Warren estes avisos aparecem, mas isso também não significa que tudo o que será assistido a seguir realmente aconteceu.

LEIA TAMBÉM: SAIBA A ORDEM DOS FILMES DO UNIVERSO DE INVOCAÇÃO DO MAL [ATUALIZADO]

Ocorre nos livros, nas séries e nos filmes: até mesmo tramas que se propõem a mostrar eventos reais possuem algumas doses de ficção. Afinal, ainda estamos falando de uma indústria que precisa despertar o interesse do público e lucrar. Então, por que não dar uma esquentada nas coisas, não é mesmo?

Licenças poéticas são absolutamente comuns neste tipo de produção, até porque ainda estamos lidando com tramas de ficção e não com documentários. Até mesmo obras mais biográficas, como A Teoria de Tudo, O Jogo da Imitação e a série The Crown se valem da criatividade de roteiristas para deixar a história mais interessante.

No terror não é diferente. A maioria dos casos explorados nos filmes do universo de Ed & Lorraine Warren realmente ocorreram. Com doses de criatividade de roteiristas, em maior ou menor grau, alguns filmes são bem próximos da realidade enquanto outros aproveitam apenas um ou outro elemento.

A Caveira investigou o que realmente aconteceu e o que é ficção nestes filmes. Preparado?

Annabelle

Créditos: © 2019 Warner Bros. Entertainment Inc.

Real: sim, existe uma boneca diabólica que supostamente foi possuída pelo espírito de uma menina chamada Annabelle (ou por algo muito mais maligno). Ela pertencia a uma jovem enfermeira, que testemunhou acontecimentos estranhos com sua colega de apartamento: Annabelle mudava de posição e até mesmo de cômodo sozinha e deixava bilhetes com pedidos de socorro. O namorado da enfermeira afirmou que a boneca tentou estrangulá-lo. Annabelle permanece até hoje em uma caixa de vidro no museu do casal.

Ficção: praticamente todo o resto foi inventado por roteiristas. Começando pela aparência da boneca, que é bem menos assustadora na vida real. Fora os eventos com a enfermeira, todos os outros plots que envolvem Annabelle foram escritos para os filmes, incluindo sua origem: ela não foi feita artesanalmente por um fabricante autônomo. A boneca de pano era fabricada pela Knickerbocker Toys, baseada na personagem de um livro infantil, e era bem popular nos anos 1960 e 1970.

Invocação do Mal

Créditos: Michael Tackett – © 2013 Warner Bros. Entertainment Inc.

Real: existiu mesmo uma família Perron que morou em uma casa mal-assombrada em Rhode Island e que recorreu à ajuda dos Warren. O histórico da casa retratado no filme Invocação do Mal também tem muitos pontos verdadeiros, como o fato de gerações da mesma família terem vivido e morrido ali – em alguns casos, de forma trágica. Isso fez com que a casa realmente estivesse infestada de espíritos, que começaram a agir de forma benigna, mas que logo se tornaram uma ameaça para o casal e suas filhas, de acordo com relatos dos próprios e também do casal Warren. Ah! E existiu mesmo uma mulher chamada Bathsheba Sherman que morou na residência.

Ficção: apesar de a própria Lorraine ter levantado a possibilidade de Bathsheba ser uma bruxa, não há qualquer evidência de que isso fosse verdade. Havia algumas especulações na época, mas nunca passou disso – e se pararmos pra pensar em tudo o que era motivo para uma mulher ser acusada de bruxaria naquela época, é bem provável que não passassem de rumores mesmo. Como o túmulo da verdadeira Bathsheba Sherman fica no terreno de uma igreja, é pouco provável que um padre teria permitido isso se ela fosse bruxa. Outra coisa que é ficção neste filme é o sucesso do exorcismo dos Warren. Aliás, eles nem chegaram a fazer o exorcismo, apenas uma sessão espírita para se comunicar com os espíritos. Segundo a família Perron, a intervenção só tornou tudo pior e eles acreditam ser assombrados por Bathsheba até hoje.

LEIA TAMBÉM: 8 CASOS INVESTIGADOS POR ED & LORRAINE WARREN QUE IRÃO TE POSSUIR

Invocação do Mal 2 

Créditos: © 2016 Warner Bros. Entertainment Inc. and Ratpack-Dune Entertainment LLC.

Real: o casal Warren realmente investigou o caso do poltergeist de Enfield. Os relatos de levitação e móveis se movendo sozinhos chegaram aos jornais na época e mais de trinta pessoas relataram eventos semelhantes na casa – apesar de muitos ainda acreditarem se tratar de uma farsa orquestrada pelas jovens Janet e Margaret. 

Ficção: o envolvimento de Ed e Lorraine Warren é superestimado em Invocação do Mal 2. No filme, eles estavam bem investidos no caso, performando o exorcismo do demônio Valek e investigando o fantasma de Bill Wilkins. Porém, a verdade é que o caso já tinha se tornado conhecido muito antes da chegada deles e já estava sendo investigado por outras pessoas. Um dos pesquisadores paranormais envolvidos no caso disse que os Warren apareceram sem aviso e permaneceram no caso por apenas um dia.

A Freira

Créditos: Cos Aelenei – © 2017 Warner Bros. Entertainment Inc

Real: apenas o fato de que Lorraine se sentia perseguida por uma força maligna, como ocorre em Invocação do Mal 2, era verdade. 

Ficção: a força maligna não era causada por um demônio chamado Valek e muito menos assumia a forma de uma freira. Apesar de começar com os dizeres de “baseado em uma história real”, o filme é quase completamente fictício. Há registros de um demônio chamado Valek, mas ele não tem nada a ver com freiras.

Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio

Créditos: © 2021 Warner Bros. Entertainment Inc.

Real: o assassinato causado por Arne Johnson aconteceu mesmo e a defesa tentou mesmo argumentar possessão demoníaca no tribulal. É verdade ainda que um pouco antes do homicídio os Warren performaram um exorcismo no irmão da namorada de Arne e que acreditavam que o demônio pudesse ter migrado para o corpo do jovem. O fato de Johson ter sido encontrado perambulando coberto de sangue e sem lembrança do assassinato também é fiel à realidade.

Ficção: a própria sequência da morte de Bruno (na verdade chamado Alan Bono) não ocorreu exatamente daquela forma. Na realidade, não era apenas a vítima que estava embriagada naquele momento, Arne Johnson também estava. A morte não ocorreu dentro do canil apenas com Arne, Debbie e Bono, mas sim no jardim após Alan Bono ter se recusado a soltar a prima de Debbie, de apenas 9 anos. A defesa do acusado apenas tentou alegar possessão demoníaca, mas o juiz nem deixou que o advogado prosseguisse com este argumento. Além disso, toda a parte envolvendo um culto satânico e um artefato enterrado no quarto do irmão de Debbie é fictícia.

LEIA TAMBÉM: INVOCAÇÃO DO MAL 3: CONHEÇA O CASO ARNE CHEYENNE JOHNSON

Conheça detalhes dos casos investigados pelo casal nos livros: Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio, Ed & Lorraine Warren: Demonologistas e Ed & Lorraine Warren: Vidas Eternas.

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

2 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

  • Experiência Dark
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ListasLivros

Dicas de livros para presentear nesse fim de ano

O período de festas e confraternizações está chegando, e com ele aquela eterna...

Por DarkSide
DarkloveListasLivros

10 Livros com lições valiosas da marca DarkLove

Uma narrativa nunca se limita ao universo de seus personagens. Ela ressoa nas...

Por DarkSide
CuriosidadesGraphic NovelListas

Vampiros made in Brazil: Conheça 7 personagens

Quando se fala em vampiros, geralmente lembramos da Romênia e seu Conde Drácula ou...

Por DarkSide
Graphic NovelListas

10 Histórias em quadrinhos que vão te surpreender

Quadrinhos podem até ter sido uma das primeiras maneiras de prender a leitura das...

Por DarkSide
ListasLivrosMacabra

10 Livros macabros que você precisa conhecer

Até os DarkSiders mais trevosos já devem ter passado por isso: a sua leitura está...

Por DarkSide