Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


MacabraNovidades

Artista reimagina os Addams como uma família negra

Conheça o trabalho de Dez Wilson

08/12/2022

Em tempos nos quais a Inteligência Artificial parece dominar as imagens que viralizam no meio digital, um artista nos relembra que a identidade, o sentimento e as influências humanas são incomparáveis, mesmo quando combinadas à tecnologia. O nome dele é Dez Wilson, que dominou as redes sociais ao reimaginar os Addams como uma família negra.

LEIA TAMBÉM: TODOS OS FILMES E SÉRIES DA FAMÍLIA ADDAMS (ATÉ O MOMENTO)

A família mais trevosa da TV voltou a ser o assunto da vez com o sucesso da série Wandinha da Netflix, estrelada por Jenna Ortega. Criados por Charles Addams em cartuns publicados periodicamente, eles também têm um lugar cativo nas estantes da Caveira, com o livro A Família Addams: Álbum de Família, que reúne ilustrações originais do criador, além de informações sobre a história e o sucesso do sinistro clã ao longo das décadas.

a familia addams

Um fato que vale a pena ser destacado é que, pela primeira vez, os Addams são retratados na TV como uma família latina — que é exatamente como eles tinham sido concebidos. Porém, o whitewashing, aquela prática de utilizar atores brancos em vez das ascendências originais dos personagens, fez com que até o momento os Addams fossem amplamente causasianos.

Mas não é apenas o hype de Wandinha que popularizou a arte de Dez Wilson. A beleza e qualidade de suas ilustrações chama a atenção e pode até confundir aqueles que desconhecem o conceito de fanart. As imagens desenvolvidas pelo artistas parecem material de divulgação de uma série de verdade.

LEIA TAMBÉM: QUAL A SUA FAMÍLIA? OS ADDAMS OU OS MONSTROS?

Inspirações para os Black Addams

Depois de ter assistido Wandinha e visto personagens tão icônicos sob uma perspectiva latina, Wilson se inspirou a recriá-los sob uma perspectiva negra. O artista sentiu que, ao mesmo tempo em que essa abordagem está gradativamente se tornando mais prevalente e popular nos tempos atuais, ainda há elementos em falta sob esse ponto de vista. Então, ele fez com que sua arte preenchesse essas lacunas, inspirando outros artistas a nunca se intimidarem a imprimir também a sua perspectiva.

familia addams negra
Artes: Dez Wilson

Em uma entrevista a um programa de TV, Wilson declarou que está recebendo vários comentários positivos de pessoas que estão se inspirando no seu trabalho e que nunca tinham parado para imaginar a Família Addams negra. “Essa é uma das coisas que a arte alcançou que me deixa feliz — ajudar a motivar as pessoas nesse sentido.”

Quem é o artista Dez Wilson

Natural do Alabama e criado no Sul dos Estados Unidos, Desmond Wilson é um contador de histórias, diretor de criação, fotógrafo, músico e diretor de fotografia que produz trabalhos de qualidade impressionante em diferentes áreas, da música à publicidade, passando também por órgãos governamentais e jornalismo. Em seu site, ele se propõe a inovar e revolucionar a indústria criativa e a sociedade através de sua paixão pelas artes.

Agora focado na arte digital, Wilson está explorando o crescimento exponencial dos geradores de arte através de IA. Por meio de uma combinação entre um software de IA e photoshop, ele criou as artes dos Black Addams apenas seis dias após a estreia de Wandinha.

Arquivo pessoal/LinkedIn

Essa não é a primeira vez que o artista reimagina personagens queridos do público sob uma perspectiva negra. Ele também já reimaginou Harry Potter sob esse ponto de vista no trabalho intitulado Hakim Potter. Você pode conferir o portfólio de Wilson na sua página oficial.

E se engana quem pensa que nesse trabalho Dez simplesmente muda a cor da pele e as feições dos personagens. Ele capturou a essência de cada membro do clã Addams, imprimindo sua perspectiva sobre quem eles seriam se fossem uma família negra, tornando-os facilmente reconhecíveis.

Quem sabe o trabalho de artistas como Dez Wilson não pode chamar a atenção da indústria para esse anseio dos fãs, de personagens mais inclusivos na cultura pop, não é mesmo? 

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA A ÁRVORE GENEALÓGICA DA FAMÍLIA ADDAMS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

4 Comentários

  • Gilson

    9 de dezembro de 2022 às 09:40

    ficou sensacional ficaria uma tattoo fantastica…rs

  • Simplesmente o máximo....arte aliada à IA...coisa de gênio!!! Come to the Dark Side you too!!!

    10 de dezembro de 2022 às 09:54

    Sou brasileira…afrodescente….moro na região Sul do Brasil….é também tem negro no Sul!!! Fiquei encantada com a genialidade do artista…parabéns pela matéria!

  • Liziane

    15 de dezembro de 2022 às 08:04

    Excelente! Incrível!
    Simplesmente Incrível!

  • Luisa

    16 de dezembro de 2022 às 20:53

    eu amei muito perfeito! eu amei
    a Wandinha foi a que eu mais gostei
    todos ficaram lindos

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Ela Seria o Rei + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Blanche em Apuros + Brindes Exclusivos
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Graphic NovelListas

8 Histórias em quadrinhos nacionais que você precisa conhecer

Quadrinhos são uma fonte rica de informação, entretenimento e de estímulos para a...

Por DarkSide
FilmesResenha

Caveira Viu: O Menu

A alta gastronomia possivelmente nunca esteve tão em alta como nos dias de hoje....

Por DarkSide
CuriosidadesGraphic Novel

Por que ler quadrinhos faz bem ao cérebro?

Houve um tempo em que histórias em quadrinhos eram desprezadas no meio literário....

Por DarkSide
ListasMedo Clássico

A influência de Orlando: Uma Biografia no mundo das artes

Não é novidade para ninguém que Virginia Woolf era uma escritora tão à frente de...

Por DarkSide
FilmesGraphic NovelSéries

Conheça os filmes e séries que inspiraram Hailstone

Horror, ficção científica, ficção histórica, faroeste e mistério se misturam...

Por DarkSide