Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


MacabraNovidades

Artista reimagina os Addams como uma família negra

Conheça o trabalho de Dez Wilson

08/12/2022

Em tempos nos quais a Inteligência Artificial parece dominar as imagens que viralizam no meio digital, um artista nos relembra que a identidade, o sentimento e as influências humanas são incomparáveis, mesmo quando combinadas à tecnologia. O nome dele é Dez Wilson, que dominou as redes sociais ao reimaginar os Addams como uma família negra.

LEIA TAMBÉM: TODOS OS FILMES E SÉRIES DA FAMÍLIA ADDAMS (ATÉ O MOMENTO)

A família mais trevosa da TV voltou a ser o assunto da vez com o sucesso da série Wandinha da Netflix, estrelada por Jenna Ortega. Criados por Charles Addams em cartuns publicados periodicamente, eles também têm um lugar cativo nas estantes da Caveira, com o livro A Família Addams: Álbum de Família, que reúne ilustrações originais do criador, além de informações sobre a história e o sucesso do sinistro clã ao longo das décadas.

a familia addams

Um fato que vale a pena ser destacado é que, pela primeira vez, os Addams são retratados na TV como uma família latina — que é exatamente como eles tinham sido concebidos. Porém, o whitewashing, aquela prática de utilizar atores brancos em vez das ascendências originais dos personagens, fez com que até o momento os Addams fossem amplamente causasianos.

Mas não é apenas o hype de Wandinha que popularizou a arte de Dez Wilson. A beleza e qualidade de suas ilustrações chama a atenção e pode até confundir aqueles que desconhecem o conceito de fanart. As imagens desenvolvidas pelo artistas parecem material de divulgação de uma série de verdade.

LEIA TAMBÉM: QUAL A SUA FAMÍLIA? OS ADDAMS OU OS MONSTROS?

Inspirações para os Black Addams

Depois de ter assistido Wandinha e visto personagens tão icônicos sob uma perspectiva latina, Wilson se inspirou a recriá-los sob uma perspectiva negra. O artista sentiu que, ao mesmo tempo em que essa abordagem está gradativamente se tornando mais prevalente e popular nos tempos atuais, ainda há elementos em falta sob esse ponto de vista. Então, ele fez com que sua arte preenchesse essas lacunas, inspirando outros artistas a nunca se intimidarem a imprimir também a sua perspectiva.

familia addams negra
Artes: Dez Wilson

Em uma entrevista a um programa de TV, Wilson declarou que está recebendo vários comentários positivos de pessoas que estão se inspirando no seu trabalho e que nunca tinham parado para imaginar a Família Addams negra. “Essa é uma das coisas que a arte alcançou que me deixa feliz — ajudar a motivar as pessoas nesse sentido.”

Quem é o artista Dez Wilson

Natural do Alabama e criado no Sul dos Estados Unidos, Desmond Wilson é um contador de histórias, diretor de criação, fotógrafo, músico e diretor de fotografia que produz trabalhos de qualidade impressionante em diferentes áreas, da música à publicidade, passando também por órgãos governamentais e jornalismo. Em seu site, ele se propõe a inovar e revolucionar a indústria criativa e a sociedade através de sua paixão pelas artes.

Agora focado na arte digital, Wilson está explorando o crescimento exponencial dos geradores de arte através de IA. Por meio de uma combinação entre um software de IA e photoshop, ele criou as artes dos Black Addams apenas seis dias após a estreia de Wandinha.

Arquivo pessoal/LinkedIn

Essa não é a primeira vez que o artista reimagina personagens queridos do público sob uma perspectiva negra. Ele também já reimaginou Harry Potter sob esse ponto de vista no trabalho intitulado Hakim Potter. Você pode conferir o portfólio de Wilson na sua página oficial.

E se engana quem pensa que nesse trabalho Dez simplesmente muda a cor da pele e as feições dos personagens. Ele capturou a essência de cada membro do clã Addams, imprimindo sua perspectiva sobre quem eles seriam se fossem uma família negra, tornando-os facilmente reconhecíveis.

Quem sabe o trabalho de artistas como Dez Wilson não pode chamar a atenção da indústria para esse anseio dos fãs, de personagens mais inclusivos na cultura pop, não é mesmo? 

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA A ÁRVORE GENEALÓGICA DA FAMÍLIA ADDAMS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

4 Comentários

  • Gilson

    9 de dezembro de 2022 às 09:40

    ficou sensacional ficaria uma tattoo fantastica…rs

  • Simplesmente o máximo....arte aliada à IA...coisa de gênio!!! Come to the Dark Side you too!!!

    10 de dezembro de 2022 às 09:54

    Sou brasileira…afrodescente….moro na região Sul do Brasil….é também tem negro no Sul!!! Fiquei encantada com a genialidade do artista…parabéns pela matéria!

  • Liziane

    15 de dezembro de 2022 às 08:04

    Excelente! Incrível!
    Simplesmente Incrível!

  • Luisa

    16 de dezembro de 2022 às 20:53

    eu amei muito perfeito! eu amei
    a Wandinha foi a que eu mais gostei
    todos ficaram lindos

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Ela Seria o Rei + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Blanche em Apuros + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Histórias Fantasmas, por Borja González

Em 2016, Gloria, Laura e Cristina querem formar uma banda punk chamada The Black Holes,...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Azolla, por Karine Bernadou

Azolla e seu companheiro, um caçador, vivem nas profundezas da floresta. Esposa...

Por DarkSide
LançamentoMacabra

Lançamento: Condado Maldito Vol. 7: Temporada das Sombras, por Cullen Bunn e Tyler Crook

Algo maligno retornou dos mortos e uniu forças com a família de Emmy para dar início...

Por DarkSide
Graphic NovelLançamento

Lançamento: Anamorfose, por Shintaro Kago

Depois de arrebatar os leitores com truques narrativos engenhosos em Pedacinhos,...

Por DarkSide