Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesListas

As 10 profissões mais comuns entre psicopatas

De religiosos a CEOs, trabalhadores do mundo inteiro dividem características com criminosos

21/08/2023

Já ouviu falar em DSM-5? É pela sigla pelo qual ficou conhecido o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, publicado pela Associação Americana de Psiquiatria. Segundo este guia, pessoas com tendências psicopatas manifestam Transtorno da Personalidade Antissocial, e têm uma imagem inflada e grandiosa de si mesmas, além de uma capacidade ímpar de manipulação.

LEIA TAMBÉM: PSICOPATAS AMERICANOS EM WALL STREET: MITO OU VERDADE?

Ou seja, muitos candidatos ideais a estrelar o próximo true crime da Netflix estão vivendo em sociedade. Segundo o psicólogo e escritor britânico Kevin Dutton uma das coisas que os psicopatas teriam em comum seriam as escolhas de carreira. O destemor, o raciocínio rápido e o charme faz com que muitos ocupem posições de liderança. 

De acordo com os estudos de Dutton, é muito mais difícil achar um psicopata trabalhando como enfermeiro, já que esta é uma profissão que exige empatia. “Psicopatas funcionais usam a personalidade carismática, imparcial e inflexível para serem bem-sucedidos na sociedade”, disse Dutton, em entrevista ao Business Insider. Segundo ele, é possível listar as profissões preferidas de quem tem tendência à psicopatia.

Advogados

No livro Confessions of a Sociopath: A Life Spent Hiding in Plain Sight [Confissões de um Sociopata: Uma Vida Passada às Escondidas”, em tradução livre], M. E. Thomas, autodeclarada sociopata, afirma que isso a ajudou a ser melhor no exercício da advocacia. Afinal, a autoconfiança, a frieza e o charme, comum em psicopatas, podem ajudar advogados em seu dia a dia.

advogado do diabo

Apresentadores de TV, rádio, internet…

O narcisismo é uma característica comum entre os psicopatas. Para desempenhar funções sob os holofotes, que exijam o foco do público — caso de apresentadores de TV, rádio, internet e o que mais vier —, a superexposição é tirada de letra.

LEIA TAMBÉM: 8 FILMES COM PSICOPATAS INSPIRADOS EM CRIMINOSOS REAIS

CEOs

A chamada “resiliência ao caos” é uma característica comum entre os psicopatas e está ligada à frieza e a capacidade de manter a calma em situações estressantes. Segundo o psicólogo, algumas pessoas usam esse traço para ascender na carreira.

Chefs de cozinha

Se você assistiu a The Bear, viu que a cozinha de um restaurante é puro caos. Os chefs de cozinha capazes de comandar e prosperar nesse cenário têm talento não só para as panelas, mas também para se tornarem psicopatas.

the bear

Cirurgiões

Estudo publicado pelo The Journal of The Royal College of Surgeons, da Inglaterra, mostra que cirurgiões, por precisarem tomar decisões difíceis rapidamente, são “imunes” ao estresse e, por isso, têm mais tendência à psicopatia.

Funcionários públicos

De acordo com dados do governo britânico, características como inteligência rápida e lógica, falta de empatia e a capacidade de manter a ordem servem tanto funcionários públicos quanto para psicopatas.

Jornalistas

Habilidades perfeitas para o exercício do jornalismo também são comuns em psicopatas: atenção, foco, charme, capacidade de ser cruel quando necessário, além da boa e velha manipulação para obter as respostas necessárias. Isso sem falar dos prazos apertados e a agilidade. 

o abutre

Policiais

Eles lidam com o perigo de forma calma e fria, sem se deixar afetar por fatores externos. Serve para policiais, mas também para psicopatas.

Religiosos

Cultos: A Linguagem do Fanatismo não me deixa mentir: pastores, padres, sacerdotes e religiosos em geral têm o dom da manipulação, conseguindo, assim, convencer os fiéis a acreditar em tudo o que dizem. Para Dutton, esse trabalho de persuasão é digno de psicopatas.

cultos

Vendedores

A ganância, a autopromoção e a dificuldade de trabalhar em equipe — afinal, costuma ser um trabalho solitário — são traços que se adequam a vendedores e também a psicopatas. 

LEIA TAMBÉM: 11 CELEBRIDADES QUE JÁ FORAM ASSOCIADAS A CULTOS

Sobre Liv Brandão

Avatar photoJornalista, criadora de conteúdo e roteirista. Passou por veículos como O Globo e UOL sempre falando de cultura e entretenimento. É especialista em séries de TV, mas também fala de filmes, música, literatura e o que mais vier.

1 Comentário

  • Luiz

    4 de outubro de 2023 às 11:48

    fui pesquisar sobre psicopatas para tentar entender porque pessoas comuns que tem que comer e beber para viver como qualquer ser humano se tornam pessoas tão desprezíveis quando em Altos cargos se tornam algozes dos menos favorecidos por seus atos por suas decisões sem o menor constrangimento sem sentir remorso ou culpa pois reparando a situação atual do país parece haver um pacto Entre todos os poderosos que mesmo agindo de forma diferenciada buscam o mesmo objetivo que é causar um caos para se auto promover como Salvador

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Advogado do Diabo + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Next of Kin: Mais perto do horror do que você imagina

Uma das formas mais efetivas para que um filme, um livro, ou outra produção...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

MaXXXine: Ti West e Lily Collins chocam fãs com sessão surpresa do filme

Era para ser uma sessão dupla de X e Pearl, mas então veio o plot twist. O diretor Ti...

Por DarkSide
LivrosMagicae

5 Reflexões valiosas do livro Inverno da Alma

Você já parou pra pensar o quanto as estações do ano estão associadas aos nossos...

Por DarkSide
CuriosidadesDarkside

4 Expedições polares que deram terrivelmente errado

Desde que entendemos o planeta do jeito que ele é (redondo, para que não fiquem...

Por DarkSide
CuriosidadesMacabra

Como morreu Harry Houdini?

Harry Houdini teve uma carreira tão prolífica na arte do ilusionismo que ganhou o...

Por DarkSide