Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Crime SceneNovidades

Assassina da Família Manson pode sair da prisão

Leslie Van Houten foi condenada à prisão perpétua nos anos 1970

11/07/2023

Charles Manson não era um serial killer, mas seus crimes causam choque e repulsa até os dias de hoje. Fundador de um culto chamado de “Família Manson” no fim dos anos 1960 e início dos 1970, ele atraiu e convenceu diversos jovens a cometerem assassinatos em seu nome, incluindo os conhecidos homicídios Tate e LaBianca. Hoje uma de suas seguidoras assassinas poderá ser a primeira do culto a sair da prisão.

LEIA TAMBÉM: MITOS SOBRE GARY HEIDNIK E OUTROS 5 LÍDERES DE SEITAS

Leslie Van Houten hoje está com 73 anos de idade e está presa há 53 anos. Mas engana-se quem pensa que ela cumpriu sua pena ou tenha sido inocentada de alguma coisa. A ex-seguidora de Manson simplesmente atende os requisitos para cumprir o resto de sua sentença em liberdade condicional.

O gabinete do governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou que não irá revogar a decisão da Justiça estadual, apesar de discordar dela. Seu porta-voz declarou: “Mais de cinquenta anos após o culto de Manson ter cometido esses crimes brutais, as famílias das vítimas ainda sentem seu impacto, assim como todos os californianos”. Em sua gestão, o governador já havia barrado três vezes o pedido de condicional da condenada.

leslie van houten
Foto: Stan Lim/AP

A Suprema Corte de Justiça da Califórnia fez o pedido de liberdade condicional simplesmente porque Leslie Van Houten se enquadra no perfil a quem este direito pode ser concedido. Segundo a juíza do estado, Helen I. Bendix, “Van Houten tem apresentado esforços de reabilitação extraordinários, perspicácia, arrependimento, planos realistas de liberdade condicional, apoio da família e amigos, relatórios institucionais favoráveis”.

LEIA TAMBÉM: “DESDE PEQUENO CHARLES MANSON ERA MAU E PERIGOSO”, DIZ JEFF GUINN, AUTOR DA BIOGRAFIA SOBRE O ASSASSINO

Os crimes de Leslie Van Houten na Família Manson

Em meio a uma adolescência conturbada, incluindo um aborto por ordem de sua mãe, Leslie Van Houten seguiu uma amiga para se juntar ao culto de Manson aos 19 anos de idade, tornando-se uma das mais jovens em um grupo formado majoritariamente por jovens na casa dos 20 anos. Ela simplesmente havia ligado para a mãe dizendo que tinha abandonado a escola e que não faria mais contato.

No livro Manson: A Biografia, Jeff Guinn traz detalhes de como era a vida no culto do criminoso: como as mulheres eram vistas como “propriedade”, como tudo era controlado e regado a LSD e como Manson obrigou que seus seguidores cometessem atrocidades em seu nome.

manson a biografia cult

Leslie Van Houten participou de um dos crimes mais chocantes provocados por Manson e seu culto. Na noite de 9 de agosto de 1969, ela e mais seis membros do grupo (incluindo Manson) invadiram a casa de Leno e Rosemary LaBianca e assassinaram brutalmente o casal — um dia depois do massacre de Tate e mais quatro pessoas. 

Leslie confessou ter esfaqueado Rosemary cerca de quinze vezes na barriga. O grupo ainda escreveu frases na parede e na geladeira com o sangue das vítimas, como “morte aos porcos” e “helter skelter”, o nome que Manson dava às teorias apocalípticas de guerra racial dele. Ela foi detida três meses após o crime.

Em 1971 ela foi condenada à morte na câmara de gás pelo assassinato. Porém, em 1972 o estado da Califórnia aboliu este tipo de sentença, que foi então convertida para prisão perpétua. Vários recursos ainda seriam enviados pela defesa de Van Houten na tentativa de atenuar sua pena, alegando inclusive que ela não estaria em controle de seus atos devido ao uso de LSD.

família manson
Foto: George Brich/AP

Durante seu tempo de prisão, ela e outras seguidoras de Manson contaram com a ajuda de assistentes sociais para se afastar do culto. Leslie afirmou ter se arrependido por participar dos assassinatos. Segundo ela, naquela época estava enfrentando problemas mentais que eram agravados pelo uso do alucinógeno e que ela acreditava que Charles Manson era Jesus Cristo.

Suas entrevistas foram utilizadas como fonte para a rica pesquisa de Jeff Guinn no livro Manson: A Biografia. Com a condicional, Van Houten pode se tornar a primeira participante da Família Manson a sair da prisão.

LEIA TAMBÉM: 10 CURIOSIDADES ESTRANHAS SOBRE A CIENTOLOGIA

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Alessandro Rick

    15 de julho de 2023 às 01:30

    primeira vez no Blog
    muito bem escrito e organizado

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Manson: A Biografia
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesFilmes

Você sabia que Viagem Maldita foi inspirado num caso real?

Não existe nada mais aterrorizante do que um filme de terror baseado em uma história...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Dark Night of the Scarecrow: Frank De Felitta como você nunca imaginou

Vocês já pararam para se perguntar de onde vem nosso fascínio pelos filmes antigos?...

Por Cesar Bravo
DarksideMúsica

Celebre os Heróis do Blues, Jazz & Country com essa playlist

Além de um ilustrador brilhante, Robert Crumb era um apaixonado pela música dos anos...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidades

Crianças podem ser consideradas psicopatas?

O ser humano é mau até que prove o contrário ou ele nasce bom e a sociedade o...

Por DarkSide
Crime SceneCuriosidadesProfissionais da Morte

4 Profissões da morte que você não imaginava que existiam

Você já pensou em trabalhar diretamente com a morte? Quando pensamos em...

Por DarkSide