Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesMúsicaNovidades

Beatlesverso: Sam Mendes irá fazer 4 filmes do Fab Four

Produções vão focar nas vidas de cada Beatle

23/02/2024

Lembra quando a Marvel fez vários filmes de origem de seus super-heróis para depois reuni-los no mesmo universo cinematográfico com Vingadores? Bom, os Beatles podem não ser bem esse tipo de super-heróis, mas contarão com seu próprio universo cinematográfico, filmado pelo premiado cineasta Sam Mendes.

LEIA TAMBÉM: QUAL A RELAÇÃO ENTRE OS BEATLES E ALICE ATRAVÉS DO ESPELHO?

A ideia do diretor é rodar quatro filmes separados, cada um deles focado no ponto de um dos Beatles, Paul, John, George e Ringo. Essas histórias irão se sobrepor para “contar a surpreendente história da maior banda da história”, culminando até a separação em 1970. Paul McCartney, Ringo Starr e as famílias de John Lennon e George Harrison já concederam os direitos musicais e biográficos para os filmes.

Em um anúncio, o diretor de Beleza Americana e 1917 disse estar honrado de contar a história da maior banda de rock de todos os tempos: “Estou animado para desafiar a noção do que constitui um passeio aos filmes”.

Todos os filmes sobre os Beatles devem chegar aos cinemas em 2027

A menção de Mendes ao “desafiar” noções de ir ao cinema tem relação com o fato de que os quatro filmes serão lançados nas salas de cinema no mesmo ano: 2027. A produção e distribuição está nas mãos da Sony Pictures Entertainment e os detalhes sobre os lançamentos ainda serão divulgados, mas o estúdio promete que a estratégia será “inovadora e sem precedentes”.

sam mendes
Getty Images/Reprodução

Por mais arriscado que seja lançar os quatro filmes no mesmo ano, há certo otimismo na indústria ao observar a popularidade de biografias musicais nas bilheterias, com exemplos recentes de Elvis do Baz Luhrmann e Bob Marley: One Love, que superaram as expectativas, sem contar que o The Eras Tour, que mostra o show de Taylor Swift, deixou várias produções de Hollywood para trás no box office.

Nessa onda, há vários outros filmes em produções de outras lendas da música. Antoine Fuqua está transformando a história de Michael Jackson num filme, Amy Winehouse está com a biopic Back to Black quase estreando e Ridley Scott está em negociações para dirigir um filme sobre os Bee Gees.

LEIA TAMBÉM: O LADO DARK DOS BEATLES

Sam Mendes terá liberdade total nos filmes

Além de dirigir, Mendes irá produzir os filmes com sua sócia Pippa Harris e Julie Pastor. Jeff Jones será o produtor executivo pela Apple Corps Limited, a organização fundada pelos Beatles em 1968. “Queremos que essa seja uma experiência cinematográfica única e empolgante: quatro filmes, contados de diferentes perspectivas e que contam a história da banda mais celebrada de todos os tempos”, disse Harris em um pronunciamento. “Ter os Beatles e a Apple Corps dando sua bênção ao projeto é um privilégio imenso.”

beatles

Essa é a primeira vez que os Beatles deram apoio total a um filme roteirizado sobre eles. Ao Deadline, Pippa Harris acrescentou:  “O que é realmente emocionante é que Sam tenha a liberdade de mergulhar na vida de cada um dos Beatles, sem qualquer limite e sem a sensação de que a banda quer que ele conte uma versão ‘autorizada’ específica de sua ascensão”. Ou seja, podemos esperar algo mais livre do que Bohemian Rhapsody, por exemplo.

Outras produções sobre os Beatles

A banda já foi tema de vários documentários, incluindo o documentário de 1970 Let It Be, que narrou o fim do grupo, além de Get Back, de Peter Jackson, que capturou os bastidores do álbum Let It Be. As canções dos Beatles também já inspiraram musicais como Across the Universe e Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band. Isso sem contar, é claro, dos filmes lançados na época em que a banda ainda existia, como A Hard Day’s Night, Help! e Yellow Submarine — que tem uma adaptação em graphic novel publicada aqui no Brasil pela Caveira.

yellow submarine

Produções recentes que envolvem o Quarteto de Liverpool incluem o documentário George Harrison: Living in the Material World, dirigido por Martin Scorsese; a comédia Yesterday, de Danny Boyle, que imagina um mundo em que os Beatles não tivessem existido; e o curta Now and Then: The Last Beatles Song, que mostra os bastidores do lançamento de uma música inédita com letra de John Lennon e lançada de maneira póstuma em 2023.

Sobre o desafio de lançar os quatro filmes, o CEO da Sony Motion Picture Group, Tom Rothman, se mostra confiante: “Eventos de filmes em cinemas hoje em dia devem ser culturalmente sísmicos. A ideia ousada e de larga escala de Sam é isso e mais um pouco. Juntar o time de cineastas dele para a estreia com a música e as histórias de quatro jovens que mudaram o mundo, vai sacudir audiências no mundo inteiro”. 

LEIA TAMBÉM: BILL MORRISON FALA SOBRE O DESAFIO DE ADAPTAR CLÁSSICO DOS BEATLES PARA QUADRINHOS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

THE BEATLES: YELLOW SUBMARINE
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Inútil Magia + Brindes Exclusivos
R$ 129,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
E.L.A.SFilmesListas

8 histórias de cidades com túneis subterrâneos

Já faz algum tempo que narrativas ambientadas no subsolo mostram uma incrível...

Por DarkSide
CuriosidadesDarkloveWish

7 Contos pouco conhecidos dos Irmãos Grimm

Chapeuzinho Vermelho. Rapunzel. João & Maria. Branca de Neve. Você provavelmente...

Por DarkSide
LançamentoWish

Lançamento: A Montanha das Feras, por Juliet Marillier

Whistling Tor é uma colina amaldiçoada que abriga a fortaleza em ruínas de Anluan....

Por DarkSide
LançamentoWish

Lançamento: Princesas Quase Esquecidas

As princesas e seus contos de fadas fazem parte do imaginário popular em diversas...

Por DarkSide
LançamentoWish

Lançamento: Histórias Secretas dos Irmãos Grimm

Cabeças decepadas, crianças assassinas, elfos mutilados e madrastas que querem...

Por DarkSide