Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesDarkloveMúsica

Como Geek Love influenciou o Lollapalooza

Livro de Katherine Dunn conta a história de um freakshow

24/03/2023

Eterno best-seller, Geek Love é um livro que rapidamente se tornou uma importante influência na cultura pop desde o seu lançamento, em 1989. A obra de Katherine Dunn serviu de inspiração para escritores e artistas, como Neil Gaiman e Kurt Cobain, e teve sua contribuição na criação de um dos maiores festivais de música do mundo: o Lollapalooza.

LEIA TAMBÉM: GEEK LOVE: COMO UMA FAMÍLIA DE ABERRAÇÕES INSPIROU A CULTURA POP

O livro conta a história da família Binewski, que viaja pelos Estados Unidos fazendo apresentações com o seu freakshow itinerante. Mas a maneira com que o clã “recruta” seus artistas é bem perturbadora: tomando substâncias tóxicas e radioativas no intuito de gerar suas próprias “aberrações”.

De Geek Love a Lollapalooza

Quando tinha 30 anos e estava viajando pela Europa como dublê de circo com a família circense da esposa, Jim Rose se deparou com Geek Love e foi fortemente impactado pela obra. O livro o inspirou a criar sua própria atração: The Jim Rose Circus.

Mais ou menos pela mesma época, um dos criadores do Lollapalooza, Perry Farrell, estava se inspirando em eventos como o britânico Reading Festival, no qual ele iria tocar em 1990. O novo evento originalmente serviria como uma despedida da banda Jane’s Addiction.

Diferentemente de outros festivais, como o Woodstock, baseados em uma única apresentação, em apenas um local, o Lolla nasceu com a missão de promover uma turnê pelos Estados Unidos e Canadá de meados de julho até o fim de agosto de 1991. As bandas do lineup eram de rock alternativo, música industrial e rap.

lolla 1991
Imagem: Wilkipedia

Mas além dos shows, o primeiro Lollapalooza abraçou o conceito de trazer atrações não musicais, e é aqui que Geek Love entra. Uma dessas apresentações era o Jim Rose Circus, que levou um freakshow alternativo para o festival. Além dele, outros programas não musicais envolviam monges Shaolin, tendas com exposição de obras de arte, jogos de realidade virtual e estandes informativos para organizações não governamentais voltadas a política e meio ambiente.

Segundo Farrell, o motivo de acrescentar tais atrações ao festival era porque ele estava entediado: “Eu só quero ver coisas que são inesperadas e levemente bizarras”. Bem no espírito de Geek Love.

LEIA TAMBÉM: O CIRCO MECÂNICO TRESAULTI E GEEK LOVE: A MAGIA DO CIRCO NA LITERATURA

4 Livros para entrar no clima do Lollapalooza

Que tal um festival musical dentro de casa com a sua coleção Dark? A Caveira separou algumas obras para ler no embalo da sua playlist favorita:

1. Inútil Magia

A sacerdotisa suprema do indie, Florence Welch, reuniu as letras de músicas dos primeiros quatro álbuns da banda Florence + The Machine em Inútil Magia. Além das canções, o livro traz poemas, bilhetes e muito material exclusivo em uma diagramação digna de um álbum bem particular. A banda inclusive já se apresentou na edição brasileira do Lollapalooza: foi em 2016, quando ela foi responsável pelo show de encerramento.

inútil magia

2. Robert Johnson: Pacto de Amor à Música

De “Crossroads Blues” a “Love in Vain”, de “Hellhound on My Trail” a “Come On In My Kitchen”, Robert Johnson escreveu algumas das canções mais duradouras e formativas da era original do blues e que ajudaram a moldar o nascimento do rock’n’roll na década de 1960 — e sem rock’n’roll não existiria Lollapalooza. Explorando as histórias e lendas que cercam sua vida e morte, a graphic novel Robert Johnson: Pacto de Amor à Música investiga sua alma atormentada e existência sulfurosa.

robert johnson

3. João Gordo: Viva La Vida Tosca

Narrado em primeira pessoa e com o linguajar típico de seu protagonista, João Gordo: Viva La Vida Tosca traz um relato inesquecível da vida de uma figura incomparável de nossa cultura pop, um punk que se tornou ídolo da molecada e que nunca mudou seu jeito de ser. Com seu jeito sincero e sem papas na língua, João fala de tudo: das brigas com o pai, da história do punk brasileiro, de sua trajetória incomum na TV, de sua transformação em ídolo infantojuvenil e dos excessos que quase lhe custaram a vida. 

joão gordo

4. The Beatles: Yellow Submarine

Embora o Lolla tenha sido criado muitos anos após o fim dos Beatles, a proposta alternativa captura um pouco do momento que a banda vivia quando fez o álbum e o filme Yellow Submarine. E tem adaptação oficial em quadrinhos do longa aqui na DarkSide®! The Beatles: Yellow Submarine traz a vibrante arte de Bill Morrison, capaz de transportar o leitor a Pepperland. Cada painel é ricamente detalhado e ajuda a contar a história que os fãs conhecem tão bem.

yellow submarine

LEIA TAMBÉM: POR DENTRO DA MENTE CRIATIVA DE FLORENCE WELCH

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Inútil Magia + Brindes Exclusivos
R$ 129,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
THE BEATLES: YELLOW SUBMARINE
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoFilmes

O Presente do Horror

Algo no nome do Clive Barker me causava muito medo. Era o ano de 1997 e eu morava em...

Por Roberto Denser
ArtigoFilmes

A arte perdida dos menus de DVDs de terror

A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...

Por Liv Brandão
DarksideNovidades

Vespeiro conquista Livro do Ano no 7º Prêmio Jacarandá

Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...

Por DarkSide
MacabraSéries

Podemos dizer que O Pinguim é a união de Batman com Família Soprano?

De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Cabo do Medo vai virar série estrelada por Javier Bardem

Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...

Por DarkSide