Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesDarkSide Records

Como os tempos musicais se relacionam às emoções

Música para Morrer e Renascer recorre aos tempos para denunciar totalitarismo

20/09/2024

Música e poesia se misturam em Música para Morrer e Renascer, da bielorussa Valzhyna Mort, mas não de uma maneira convencional. No livro lançado pela DarkSide® Books a autora recorre a movimentos musicais como metáforas para denunciar histórias de totalitarismo e violência contra seu país.

LEIA TAMBÉM: Lançamento: Música para Morrer e Renascer, por Valzhyna Mort

Além disso, a música é usada como uma forma de homenagear os mortos. “Allegro para fugir da polícia”, ela escreve em um verso, em referência ao ritmo enérgico e ligeiro. Adágio, um tempo musical mais lento e triste, é dedicado a “lavar os corpos”.

Sons estimulam áreas do cérebro

O tempo musical, na música clássica, é frequentemente pensado para evocar emoções nos ouvintes — assim como cores, texturas e enquadramentos em outras formas de arte. Isso acontece por que, segundo estudos, ritmos específicos ativam diferentes áreas do cérebro responsáveis por nossos sentimentos. É claro que, na música, inúmeros outros fatores, como instrumentos, vocais, arranjos e melodias, podem influenciar. Mas há estímulos básicos que cada tempo musical pode evocar.

Allegro significa “alegre” em italiano, e, por ser leve e rápido, é um movimento que engaja e “prende” quem ouve. Antonio Vivaldi é um dos mestres do estilo: basta lembrar das cordas velozes e inconfundíveis de As Quatro Estações.

Adagio, do lado oposto, é lento e remete a sentimentos de tristeza. Certamente você já ouviu Moonlight Sonata, de Beethoven, tocando em cenas melancólicas em inúmeros filmes e séries.

De forma geral, pesquisas comprovam que ritmos mais rápidos — pelo menos num primeiro momento, de forma instintiva — estimulam um sentimento de empolgação, enquanto aqueles menos apressados causam o efeito contrário.

Música como tratamento e terapia

Foi a partir de todo esse conhecimento que surgiu a musicoterapia, prática clínica que usa a música para o tratamento e reabilitação de pacientes com inúmeros transtornos. É, inclusive, usada em UTIs neonatais para ajudar a estabilizar a temperatura corporal e a saturação de oxigênios, além de reduzir o estresse em recém-nascidos por meio de canções de ninar e músicas clássicas.

Sons influenciam até mesmo a forma como você come. Pesquisas apontam que a mastigação fica mais lenta e a refeição dura por mais tempo se no fundo houver música calma. E já que estamos falando de cuidados com a saúde, você deve saber muito bem que a música que você ouve durante o exercício físico faz toda a diferença no seu desempenho.

Em Música para Morrer e Renascer, Valzhyna Mort cita ainda dois tipos de composição: scherzo (do italiano “piada”) e rondó, caracterizados por uma atmosfera solta, divertida, graciosa e até brincalhona. “Scherzo para risos suaves e lágrimas, e rondó para cobrir o corpo com boa terra”, ela completa.

música para morrer e renascer

LEIA TAMBÉM: 10 Músicas inspiradas em filmes de terror

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Nação Tomada Pelo Medo + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoE.L.A.S

Por que livros de mistério são tão satisfatórios

Por Tana French, autora de Árvore de Ossos Eu tinha apenas 6 anos quando me apaixonei...

Por DarkSide
CuriosidadesE.L.A.S

A inspiração de Megan Miranda para escrever Sobreviventes

Quando Megan Miranda estava passando suas férias em Porto Rico com a família, jamais...

Por DarkSide
Conto ExclusivoMúsica

A mixtape perfeita para ouvir lendo os Contos de Natal Dark

Então é Natal e ninguém mais aguenta essa música. Ainda bem que os autores dos...

Por DarkSide
Conto ExclusivoDarkside

Contos de Natal Dark: uma mixtape de aguçar os sentidos

Parte da magia desta época do ano está na nostalgia que ela carrega. Um turbilhão de...

Por DarkSide
FilmesSériesSociedade Secreta

Entrevista com o Vampiro: O livro, o filme, a série

Quando o assunto são vampiros, poucos nomes são tão emblemáticos quanto Anne Rice....

Por DarkSide