Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


CuriosidadesDarkSide Records

Como os tempos musicais se relacionam às emoções

Música para Morrer e Renascer recorre aos tempos para denunciar totalitarismo

20/09/2024

Música e poesia se misturam em Música para Morrer e Renascer, da bielorussa Valzhyna Mort, mas não de uma maneira convencional. No livro lançado pela DarkSide® Books a autora recorre a movimentos musicais como metáforas para denunciar histórias de totalitarismo e violência contra seu país.

LEIA TAMBÉM: Lançamento: Música para Morrer e Renascer, por Valzhyna Mort

Além disso, a música é usada como uma forma de homenagear os mortos. “Allegro para fugir da polícia”, ela escreve em um verso, em referência ao ritmo enérgico e ligeiro. Adágio, um tempo musical mais lento e triste, é dedicado a “lavar os corpos”.

Sons estimulam áreas do cérebro

O tempo musical, na música clássica, é frequentemente pensado para evocar emoções nos ouvintes — assim como cores, texturas e enquadramentos em outras formas de arte. Isso acontece por que, segundo estudos, ritmos específicos ativam diferentes áreas do cérebro responsáveis por nossos sentimentos. É claro que, na música, inúmeros outros fatores, como instrumentos, vocais, arranjos e melodias, podem influenciar. Mas há estímulos básicos que cada tempo musical pode evocar.

Allegro significa “alegre” em italiano, e, por ser leve e rápido, é um movimento que engaja e “prende” quem ouve. Antonio Vivaldi é um dos mestres do estilo: basta lembrar das cordas velozes e inconfundíveis de As Quatro Estações.

Adagio, do lado oposto, é lento e remete a sentimentos de tristeza. Certamente você já ouviu Moonlight Sonata, de Beethoven, tocando em cenas melancólicas em inúmeros filmes e séries.

De forma geral, pesquisas comprovam que ritmos mais rápidos — pelo menos num primeiro momento, de forma instintiva — estimulam um sentimento de empolgação, enquanto aqueles menos apressados causam o efeito contrário.

Música como tratamento e terapia

Foi a partir de todo esse conhecimento que surgiu a musicoterapia, prática clínica que usa a música para o tratamento e reabilitação de pacientes com inúmeros transtornos. É, inclusive, usada em UTIs neonatais para ajudar a estabilizar a temperatura corporal e a saturação de oxigênios, além de reduzir o estresse em recém-nascidos por meio de canções de ninar e músicas clássicas.

Sons influenciam até mesmo a forma como você come. Pesquisas apontam que a mastigação fica mais lenta e a refeição dura por mais tempo se no fundo houver música calma. E já que estamos falando de cuidados com a saúde, você deve saber muito bem que a música que você ouve durante o exercício físico faz toda a diferença no seu desempenho.

Em Música para Morrer e Renascer, Valzhyna Mort cita ainda dois tipos de composição: scherzo (do italiano “piada”) e rondó, caracterizados por uma atmosfera solta, divertida, graciosa e até brincalhona. “Scherzo para risos suaves e lágrimas, e rondó para cobrir o corpo com boa terra”, ela completa.

música para morrer e renascer

LEIA TAMBÉM: 10 Músicas inspiradas em filmes de terror

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Nação Tomada Pelo Medo + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Árvore de Ossos

    Sobreviventes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ArtigoFilmes

A arte perdida dos menus de DVDs de terror

A essa altura do campeonato você já deve ter ouvido falar no termo “demolição...

Por Liv Brandão
DarksideNovidades

Vespeiro conquista Livro do Ano no 7º Prêmio Jacarandá

Os jurados do 7º Prêmio Jacarandá sentiram a potência das ferroadas da obra de Irka...

Por DarkSide
MacabraSéries

Podemos dizer que O Pinguim é a união de Batman com Família Soprano?

De um lado temos o Cavaleiro das Trevas, o Morcegão que conquistou os quadrinhos e os...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Cabo do Medo vai virar série estrelada por Javier Bardem

Depois de um livro, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e de dois filmaços —...

Por DarkSide
DarkloveLivros

Frases poderosas de Vozes Negras: A Arte e o Ofício da Escrita

Ninguém pode promover o bem-estar literário da escritora negra melhor do que ela...

Por DarkSide