Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


MacabraMagicae

Conheça a verdadeira história da Pedra Filosofal

Grande Obra da alquimia está em Grimório Oculto

Ela já foi tema de livros, filmes, novelas e até de videogames. Ao lado do Santo Graal, permanece um dos artefatos mais cobiçados e misteriosos da humanidade. Mas afinal, o que é a Pedra Filosofal e o que a torna tão poderosa aos olhos das pessoas?

Considerada a Grande Obra da alquimia, a Pedra Filosofal ganhou um capítulo dedicado a ela em Grimório Oculto, publicação da DarkSide® Books que reúne os principais acontecimentos históricos relacionados ao ocultismo. Ou seja, se ela está por lá é porque há alguma verdade sobre a existência do artefato.

LEIA TAMBÉM: LANÇAMENTO: GRIMÓRIO OCULTO, DE JOHN MICHAEL GREER

Diferentemente de rubis, esmeraldas, diamantes e outras pedras preciosas, o que torna a Pedra Filosofal tão desejada são suas propriedades transformadoras. Diz a lenda que ela é capaz de transformar qualquer metal em ouro, o que tornaria seu detentor uma pessoa muito rica. Outras histórias ainda defendem que ela seria capaz de produzir um elixir da juventude, podendo até mesmo promover a imortalidade de quem o consumisse com constância.

A Pedra Filosofal através da história

A primeira menção de um objeto com as mesmas propriedades da mítica pedra data do ano 300, mas autores alquimistas creem em uma história ainda mais antiga. É possível que suas origens remontem à própria Bíblia, quando Adão adquiriu conhecimento da Pedra diretamente de Deus

Tal conhecimento teria sido transmitido através de gerações pelos principais patriarcas bíblicos, o que justificaria sua longevidade. A lenda também pode ser comparada à história bíblica do Templo de Salomão e à pedra angular mencionada  no salmo 118.

A Pedra Filosofal também teria raízes na filosofia grega. Segundo Platão, os quatro elementos teriam sido derivados de uma fonte em comum, chamada de “primeira matéria”, associada ao caos. Os alquimistas também utilizam o termo para nomear o primeiro ingrediente utilizado na criação da Pedra Filosofal

Créditos: Michael Maier – Atalanta Fugiens

Entre os séculos VIII e XI o conceito da Pedra se tornou bem popular entre alquimistas bizantinos e árabes, que ficaram fascinados pela ideia de transmutação dos elementos. O alquimista muçulmano Jabir ibn Hayyan criou uma teoria de que todos os metais seriam uma combinação dos elementos fogo, terra, ar e água – dois de maneira interna e dois externamente. Para ele, conseguir rearranjar tais elementos seria o suficiente para transmutar um metal em outro.

A mudança seria possível graças a um elixir produzido a partir de uma lendária pedra: a Filosofal. O material seria um pó, considerado um componente essencial de transmutação por alquimistas árabes ao longo de vários anos. No século XI, o sábio persa Avicenna discordou destas teorias e defendeu que tais truques alquimistas não eram capazes de mudar a matéria em essência, apenas dar a aparência de tal mudança. 

LEIA TAMBÉM: A DESCOBERTA DA BRUXA QUE EXISTE DENTRO DE VOCÊ!

Como Nicolas Flamel entra na história

Se você leu Harry Potter e a Pedra Filosofal ou assistiu à novela Fera Ferida nos anos 1990 é provável que já tenha ouvido o nome de Nicolas Flamel. Ele realmente existiu e seu trabalho com a Pedra Filosofal foi desenvolvido com a esposa, Perenelle (Dumbledore é um personagem fictício mesmo).

Imagem de domínio público

Flamel era um escriba profissional que colecionava livros antigos e se deparou com um manuscrito com símbolos alquímicos incompreensíveis para ele. Ele e a esposa se interessavam por alquimia e passaram anos tentando decifrar tais símbolos, mas sem sucesso.

Para resolver a questão, ele viajou à Espanha e encontrou um velho alquimista judeu chamado Canches, que se propôs a explicar os símbolos, originários da cabala. Os dois viajaram para Paris, mas Canches faleceu durante a viagem. Ainda assim, ele havia ensinado o suficiente a Flamel.

Três anos após esta viagem, Nicolas e Perenelle teriam produzido a primeira matéria e em 1382 foram bem-sucedidos na criação da “pedra branca” e transformaram 250 gramas de metal básico em prata. Alguns meses depois, eles teriam criado a “pedra vermelha” e transformado outros 250 gramas de metal em ouro puro.

Se os dois conseguiram ou não criar a tal pedra ou um elixir capaz de transmutar metais, ninguém sabe afirmar com convicção. Mas o fato é que, de acordo com registros da época, depois de 1382 Nicolas e Perenelle Flamel se tornaram muito ricos e o motivo permanece motivo de especulação até hoje.

Para a comunidade esotérica, a existência de uma Pedra Filosofal está além do mundo material. Ou seja, ela existe, só que não fisicamente: seu elixir pulsa dentro de cada um de nós e é capaz de provocar a transmutação dentro do nosso processo de evolução espiritual. Se julgarmos apenas por este aspecto, a Pedra Filosofal existe, mas a única riqueza que ela produz vem de dentro.

LEIA TAMBÉM: 5 COISAS QUE VOCÊ VAI APRENDER COM GRIMÓRIO OCULTO

Sobre Macabra

Macabra Filmes é a fazenda do terror. Compartilhamos o horror e a beleza, a vida e a morte. Brindamos com sangue as alegrias de existir. Cultivamos o primeiro suspiro, o abrir de olhos, o frio na espinha, o grito na montanha russa, o crepúsculo e a eterna escuridão. Para nós, o medo é natural — e a vida, um presente sobrenatural. É puro terror. 100% macabra.

Website

1 Comentário

  • ANTÔNIO COLETTO

    28 de dezembro de 2021 às 19:35

    Seria ótimo descobrir o seu verdadeiro valor, mesmo sendo uma lenda

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Grimório Oculto + Brinde Exclusivo
R$ 69,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
O Ano das Bruxas + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Experiência Dark
  • Experiência Dark
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
DarksideEntrevistaPerfil

Agustina Bazterrica: “A literatura de terror é um canal das emoções sociais”

A distopia Saboroso Cadáver nos apresenta a um mundo em que a carne animal se tornou...

Por DarkSide
CuriosidadesMedo Clássico

Quem foi Vita Sackville-West, inspiração para Orlando

Algumas das maiores obras de todos os tempos foram inspiradas em paixões reais. Esse...

Por DarkSide
AnimaçãoDarksideFilmes

O poder da mitologia na cultura pop

Sempre vamos precisar de heróis para nos inspirar com feitos e desafios fabulosos. Das...

Por DarkSide
Coven MagicaeMagicae

Cozinha da Bruxa

Nossa cozinha tem o equilíbrio perfeito dos 4 elementos: a água, equilibrando nossas...

Por Dani Petrucci
Cine Book ClubFilmesListas

6 Máscaras de filmes de terror e suas inspirações reais

Desde os desenhos do Scooby-Doo nos acostumamos a vilões mascarados. Há certo...

Por DarkSide