Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Fábulas DarkGraphic Novel

Conheça lendas relacionadas aos felinos + 5 gatinhos famosos

Eles aparecem das histórias infantis ao terror

17/02/2022

Os gatos são amados por pessoas do mundo inteiro e eles parecem saber muito bem disso, já que são reverenciados desde o Antigo Egito. Um levantamento publicado em 2016 mostrou que os gatos domésticos só estão atrás dos peixes em números totais. O amor pelos gatos atravessa fronteiras, com lendas ligadas a eles em diversas culturas. Confira algumas dessas lendas + 5 obras com gatos bastante curiosas.

Gatos tem 7 (ou 9) vidas

Essa é a lenda mais famosa relacionada aos gatos e é difundida por diversas culturas, sofrendo variação no número de vidas de acordo com a região. Não se sabe ao certo qual a sua origem, mas a versão mais aceita é de que, como os gatos são muito independentes e têm corpos adaptados tanto para a vida doméstica quanto para a vida selvagem (eles sabem como subir em árvores, sempre caem de pé e têm ótima visão noturna), são capazes de fugir de situações que coloquem sua vida em risco.

LEIA TAMBÉM: DIA MUNDIAL DO GATO: A MITOLOGIA E OS ESTIGMAS SOBRE ESTES ANIMAIS

Cat-sìth

Apesar do nome, este gato não está ligado a Star Wars. Derivado da Mitologia Celta, o Cat-sìth está presente no folclore escocês e irlandês como um ser espectral do mundo das fadas e existem lendas bem diferentes ligadas a ele. Enquanto uma lenda conta que o Cat-sìth seria capaz de “roubar a alma” de uma pessoa morta ao cruzar com o corpo que ainda estivesse sendo velado, uma outra lenda conta que ele poderia ser invocado para realizar desejos de quem o chamasse.

Ilustração de More English Fairy Tales — “The King of the Cats” | Créditos: Wikipedia

Tanto no folclore irlandês quanto no folclore escocês, o Cat-sìth é representado como um grande gato preto com uma mancha branca em seu peito.

Maneki Neko

A estátua de uma gato com a pata levantada é muito comum e mundialmente conhecida como “gato da fortuna”. Na Ásia, acredita-se que o Maneki Neko é capaz de atrair dinheiro e prosperidade, sendo apontadas duas principais origens para a sua lenda:

Uma das lendas mais conhecidas faz referência ao Gōtoku-ji, um templo budista cujo monge era muito pobre, mas que não deixava de compartilhar seu alimento com um gato que ali vivia. Um dia um samurai se abrigou debaixo de uma árvore nesse templo para fugir de uma tempestade, e enxergou o gato fazendo um sinal como se o estivesse chamando. Curioso, o samurai seguiu o gato e, assim que se afastou da árvore, um raio a atingiu em cheio. Por ter sido salvo pelo gato, o samurai decidiu doar muito dinheiro para ajudar o templo.

Créditos: iStock

Outra lenda diz respeito a uma anciã que, ao se ver em uma situação de muita dificuldade financeira, foi obrigada a doar seu gatinho de estimação. Na mesma noite em que o doou, a anciã pediu ajuda aos deuses e sonhou que o seu gatinho a orientava a fazer estátuas de barro com o seu rosto e com a patinha levantada, como que acenando, para que ela pudesse vender e sair da situação em que se encontrava. Atendendo ao sonho, no dia seguinte ela começou a trabalhar nas estátuas e passou a vendê-las em grande número, alcançando uma situação financeira bem mais confortável.

Gato preto

Existe uma crença que, infelizmente, perdura até os dias de hoje de que o gato preto dá azar. Essa lenda está ligada a mitos da Idade Média que relacionavam as bruxas aos gatos: segundo a cultura da época, as bruxas poderiam se transformar em gatos e, assim, poderiam andar pelas ruas e cometer maldades. Caso um gato preto cruzasse o seu caminho, você estaria amaldiçoado.

Créditos: Animal Cafes

Em diversos países da Ásia e da Europa, o gato preto é sinal de boa sorte: cruzar com um pelas ruas significa que boas notícias estão a caminho. Em Himeji, no Japão, existe o Nekobiyaka — o 1º e único café do mundo de gatos pretos. Além de poder desfrutar de cafés especiais, o cliente também pode brincar com os gatos do local.

Atravessadores dos mundos

Como foi citado antes, os gatos eram muito cultuados no Antigo Egito, sendo considerados divinos (a Deusa Bastet tem cabeça de gato). Um dos motivos para isso é a crença de que os gatos conseguem atravessar do mundo dos vivos para o mundo dos mortos. Essa lenda se espalhou pela Europa conforme as regiões foram sendo conquistadas.

Créditos: Hollywood Gothique

Em 2005 a lenda ressurgiu na cultura pop com o filme Constantine em que o protagonista usa um gato para abrir os portões do inferno.

Agora que você já conhece essas lendas relacionadas aos gatos, que tal relembrar 5 gatos famosos da cultura pop?

1. Gato de Cheshire

Em Alice no País das Maravilhas, Alice se depara com um gato diferente de todos os que ela já encontrou em sua vida: além de ter a capacidade de sorrir, o gato consegue aparecer e desaparecer quase que instantaneamente.

LEIA TAMBÉM: COMO ALICE CHEGOU AO PAÍS DAS MARAVILHAS?

Créditos: John Tenniel

Apesar de ser mais conhecido pelo livro de Lewis Carroll, publicado pela DarkSide® Books, o Gato de Cheshire aparece na cultura popular inglesa de outra forma: Cheshire é um grande pólo produtor de leite, o que faria os gatos da região sorrirem mais que os gatos de outros locais.

2. Garfield

Um dos gatos mais amados do mundo está prestes a completar 45 anos. Garfield, criado por Jim Davis, é um gato laranja com uma personalidade única: além de gostar muito de lasanha, adora brigar com Odie, o cachorro com quem divide a casa e o dono.

Créditos: Jim Davis

Originalmente publicado em tirinhas de jornais, Garfield ganhou o mundo e foi para a tv, cinema, quadrinhos e livros.

3. Gatônibus

Em um dos longas mais famosos do Studio Ghibli, Meu Amigo Totoro, uma estranha criatura é usada como meio de transporte: o Gatônibus.

Créditos: Studio Ghibli

Com seu trajeto podendo ser adaptado de acordo com a necessidade dos passageiros, o Gatônibus é usado por Satsuki enquanto busca sua irmã desaparecida, Mei.

4. Salém

Em 1962, em sua estreia na HQ Archie’s Mad House, Salém era uma gato laranja que não falava. Ele já era companheiro de Sabrina, mas a bruxinha ainda não tinha sua própria revista, que foi lançada apenas em 1971. Para a versão de TV, Salém virou um gato preto e ganhou a capacidade de falar, além de um senso de humor bastante sarcástico.

Créditos: Vanity Fair

Salém, na verdade, era um bruxo que foi condenado a passar 100 anos na forma de gato. Com as diferentes versões da história, surgiram diferentes versões para a origem da sua punição: em uma das versões, Salém foi condenado por usar magia para fazer uma mortal se apaixonar por ele, em outra versão, ele foi condenado por abandonar uma bruxa.

5. Mascavo

O gatinho Mascavo viveu por 18 anos com seu dono, o quadrinista e ilustrador Serge Baeken. Sua vida foi transformada no quadrinho Vida de Gato, publicado pela DarkSide® Books, e mostra o mundo do seu ponto de vista.

Créditos: Serge Baeken

Há muitas histórias para conhecer neste quadrinho. Amizades que vêm e vão, mudanças para lugares distantes, a beleza da independência dos bichanos, o aconchego de um cotidiano cheio de travessuras, ronronadas e miados. Um quadrinho indispensável para todos os amantes de gatos.

LEIA TAMBÉM: VIDA DE GATO: UM QUADRINHO EMOCIONANTE E DIVERTIDO

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

1 Comentário

  • Niggasaurus

    23 de fevereiro de 2024 às 08:57

    adoro gatos e este artigo é muito interÉsaemte!111!!1!

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Vida de Gato + Brinde Exclusivo
R$ 64,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide
LançamentoSociedade Secreta

Lançamento: Otelo, por William Shakespeare, ilustrado por Julien Delval

Uma história inesquecível sobre o veneno corrosivo do ciúme. Um drama sobre um amor...

Por DarkSide
MacabraPerfil

Susan Hill: Conheça a autora de Eu Sou o Rei do Castelo

Conhecida principalmente por suas histórias de fantasmas, Susan Hill é uma escritora...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide