Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


NovidadesSéries

Dead Ringers: Série resgata clássico de David Cronenberg

Produção chega em abril na Amazon Prime Video

27/02/2023

Os fãs de David Cronenberg têm mais um motivo para comemorar. Após o anúncio da série Scanners, baseada no filme homônimo de 1981, outra obra do consagrado diretor canadense vai ser transformada em série. Agora é a vez de Dead Ringers, que no Brasil ganhou o título de Gêmeos – Mórbida Semelhança, produção de 1988. 

LEIA TAMBÉM: SCANNERS: RELEMBRE O CLÁSSICO DE DAVID CRONENBERG QUE VAI VIRAR SÉRIE NA HBO MAX

O filme de 1988, dirigido e roteirizado por Cronenberg, foi protagonizado por Jeremy Irons, que interpretou os gêmeos idênticos Elliot e Beverly Mantle, dois médicos ginecologistas extremamente bem-sucedidos que se aproveitam do fato de ninguém conseguir distingui-los para seduzir e manter relações sexuais com diversas mulheres. Os dois irmãos trabalham em um clínica de fertilidade na cidade de Toronto, mas têm seu relacionamento e prática profissional abalados pelo surgimento de uma mulher, a atriz Claire Niveau (interpretada por Geneviève Bujold). 

dead ringers
© 1988 – Warner Bros./Divulgação

O roteiro foi baseado no livro Twins, escrito por Bari Wood e Jack Geasland, uma versão fictícia do caso real dos irmãos Marcus, dois irmãos gêmeos que trabalhavam como ginecologistas e foram encontrados mortos em seu apartamento em Manhattan em 1975. Gêmeos – Mórbida Semelhança chegou nos cinemas em 1988 e desde então recebeu inúmeros prêmios, inclusive entrando no ranking de melhores filmes canadenses de todos os tempos

Considerado um dos clássicos de Cronenberg, o longa brilhantemente confunde não apenas os personagens da trama, mas também os espectadores sobre qual dos dois irmãos estamos assistindo em ação. Uma curiosidade dos bastidores é que Jeremy Irons tinha dois camarins separados com os respectivos figurinos dos personagens. Para passar melhor essa confusão de quem é quem, o ator resolveu utilizar apenas um cômodo, misturando as diferentes peças de figurino de Beverly e Elliot. Irons também desenvolveu um método de atuação interno para interpretar os dois irmãos e dar a cada um uma postura própria.  

É claro que o filme não deixa de lado o horror corporal, marca registrada do cineasta canadense, que já nos angustiou com filmes como A Mosca, Videodrome: A Síndrome do Vídeo e Os Filhos do Medo. Diferente do que estamos acostumados a ver nas produções de Cronenberg, Gêmeos – Mórbida Semelhança traz o horror corporal como uma forma de ressaltar o frágil e perigoso estado psicológico dos irmãos.

Depressão, paranoia e abuso de substâncias fazem com que Beverly tenha delírios envolvendo mulheres mutantes com genitálias anormais em sua mesa de operação. Procurando combater essas mutações, ele encomenda uma série de bizarros instrumentos ginecológicos. Acontece que tais mutações nunca aparecem na tela, pois estão apenas na cabeça do médico, e a única coisa que Cronenberg nos oferece é um vislumbre das ferramentas que o médico encomendou, criando um clima para lá de bizarro e desconfortável em uma cena que é visualmente deslumbrante

dead ringers
© 1988 – Warner Bros./Divulgação

LEIA TAMBÉM: POLÍTICA INFERNAL: 10 FILMES PARA BAGUNÇAR AS SUAS CONVICÇÕES

O que sabemos sobre a série Dead Ringers

Lá em 2020, foi anunciado que a Amazon havia autorizado a produção de uma série baseada em Gêmeos – Mórbida Semelhança. A série limitada seria escrita por Alice Birch e produzida e protagonizada por Rachel Weisz, que ocuparia o papel interpretado por Jeremy Irons tantos anos antes. Após inúmeros anúncios de novos integrantes do elenco, como Poppy Liu e Michael Chernus, a série finalmente ganhou uma data de estreia: 21 de abril no Prime Vídeo.

Nesta reimaginação do clássico de Cronenberg, os irmãos Mantle se transformam nas irmãs Mantle, interpretadas por Weisz, duas médicas ginecologistas excepcionais (e gêmeas idênticas, obviamente) que estão em uma missão para mudar a saúde das mulheres e a saúde reprodutiva. Saindo de Toronto para Manhattan, elas são descritas como as pessoas mais “bem-sucedidas, brilhantes e extraordinárias” que você já conheceu. 

dead ringers
Amazon/Divulgação

A série vai explorar a questão da saúde das mulheres, focando na prática profissional das gêmeas Mantle, ao mesmo tempo em que mostra as duas mulheres vivendo sua vida fora do trabalho. Assim como no original de 1988, a dupla divide tudo: parceiras sexuais, substâncias ilícitas e pesquisas médicas ilegais, forçando os limites da ética em um esforço para desafiar práticas que enxergam como antiquadas. Podemos esperar então uma sombria e perturbadora jornada pelo mundo do sexo, do romance, das drogas e da medicina.

Vale lembrar que esta também não é a primeira vez de Rachel Weisz em um papel duplo. Em Constantine de 2005, a atriz interpretou Angela Dodson, uma perturbada detetive da polícia que está investigando o suicídio de sua irmã gêmea, Isabel (também interpretada por Weisz). Já sendo uma veterana no quesito gêmeas, agora nos resta esperar para ver o que Weisz vai ser capaz de fazer com as irmãs Mantle.

Dead Ringers chega dia 21 de abril no Prime Video e as imagens divulgadas mostram as irmãs lado a lado, aumentando consideravelmente nossas expectativas para a série.

dead ringers
Amazon/Divulgação
Amazon/Divulgação
dead ringers
Amazon/Divulgação
dead ringers
Amazon/Divulgação

Um teaser recém-publicado também está fazendo a Caveira contar os dias para essa estreia:

Enquanto abril não chega e ficamos aguardando o trailer da série, que tal revisitar o filme de 1988? Caso você ainda precise de um empurrãozinho, dê uma conferida no trailer original: 

LEIA TAMBÉM: PALAVRAS MÁGICAS: POR QUE ALAN MOORE É O MAGO DOS QUADRINHOS

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Medicina Macabra 2 + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Tom Savini: Vida Monstruosa + Brindes Exclusivos
R$ 129,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Brad Dourif anuncia aposentadoria (com uma exceção)

O homem, o mito por trás de alguns dos personagens mais famosos do terror está...

Por DarkSide
LançamentoWish

Lançamento: A Lagoa Azul, por Henry De Vere Stacpoole

Intimista, A Lagoa Azul acompanha a história de Emmeline e Dick, dois jovens que,...

Por DarkSide
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide