Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesMedo ClássicoNovidades

Drácula: O que sabemos sobre The Last Voyage of the Demeter

Filme irá se basear numa viagem de navio feita pelo vampiro no clássico

20/04/2023

Vampirescos, vampirescas e vampiresques: finalmente saiu o esperado trailer de The Last Voyage of the Demeter. O filme dirigido por André Øvredal é baseado no segmento “Diário de bordo do Deméter”, do clássico Drácula, de Bram Stoker, e promete se manter fiel a ele. Ainda bem, né? Porque a gente tem um amor especial por esse livro, lançado por nós em duas edições ilustradas de maneira deslumbrante pelo premiado quadrinista e ilustrador brasileiro Samuel Casal.

LEIA TAMBÉM: 125 ANOS DE DRÁCULA: 8 CURIOSIDADES SOBRE O CLÁSSICO,

O trailer de The Last Voyage of the Demeter mostra a tripulação a bordo do navio Deméter, que transporta o vampirão, incluindo os atores Liam Cunningham (Game of Thrones), Corey Hawkins (Infiltrado na Klan) e Aisling Franciosi (The Fall).

O que esperar da adaptação e da trama

Øvredal, que dirigiu O Caçador de Troll (2010) e Mortal (2020) prepara uma aventura épica, repleta de sustos claustrofóbicos. Em entrevista ao Bloody Disgusting, o cineasta contou o que esperar do longa. 

“Nós nos esforçamos muito para tornar este filme o mais imprevisível e variado possível em certos aspectos. Sempre quis me manter muito próximo do texto original e tentei abraçar isso o máximo possível. Claro, há liberdades tomadas, porque é assim que funciona. É um meio diferente, mas acho que ainda estamos muito próximos da intenção, do sentimento e da história de Stoker. Você reconhecerá muitos, muitos pontos, sólidos e claros, do texto original.” (Nota da Caveira: ufa!)

Quem leu o livro, sabe, que esse segmento do capítulo 7 se passa durante uma longa viagem pelos mares da Europa, conforme relembra o diretor “É definitivamente para ser um épico de terror. É uma grande jornada pela Europa, de Varna, na Bulgária, à costa inglesa. É como uma casa mal-assombrada no mar, como Alien, mas no oceano, e em 1897. Essa é a sensação que buscamos. É uma história maior e mais ampla para um filme de terror, em vez de ser apenas assustador em um nível muito clássico. Acho também que há um horror existencial”.

the last voyage of the demeter
© 2023 Universal Studios and Amblin Entertainment/Divulgação

O que esperar do elenco

O trailer mostra ainda o ator “alto e magro” (como o descrito no original) Javier Botet (It, Invocação do Mal 2) em uma representação mais monstruosa de Drácula. Øvredal e Botet trabalharam juntos anteriormente em Histórias Assustadoras para Contar no Escuro (2019).

“Assim que começamos a falar sobre o filme, Botet despontou como favorito. Queríamos alguém que pudesse ser outra coisa, alguém que pudesse se comportar de uma maneira inesperada. Ele, claro, pode fazer tudo isso. Só o talento dele para interpretar criaturas e como ator já justificam a escolha. E, claro, eu o amo. Isso é uma grande vantagem”, disse o diretor.

LEIA TAMBÉM: DRÁCULA AO LONGO DAS DÉCADAS: UMA CRONOLOGIA IMORTAL

Comparação com Alien e representação de Drácula

Quando questionado se a representação mais monstruosa do vampiro mais famoso da história fazia parte do fascínio por este projeto, além da relação com a franquia Alien, Øvredal detalhou melhor: “Acho esse um dos aspectos mais originais dessa história, que é muito focada nessa jornada, transformando-a em um tipo de Alien no oceano. O inimigo é desconhecido para esses personagens. Eles são apenas a tripulação em um navio de carga levando umas caixas para a Inglaterra”, explica. 

Segundo Øvredal, o público poderá ver Drácula de uma maneira diferente: “Poder ver o Drácula do ponto de vista deles, como um monstro que está invadindo este mundo e não pode rescapar, é absolutamente um dos maiores apelos deste roteiro. Você não acompanha Drácula como um personagem, como o aristocrata sofisticado que ele é. Você o vê como um viciado em sangue, um selvagem.”

the loast voyage of the demeter
Universal Pictures/Reprodução

“Ele está desesperado durante esta jornada e precisa derrubar a tripulação, um a um, para sobreviver. Por esse aspecto, é uma história de sobrevivência. Acho isso um ótimo aspecto. Estou muito curioso para ver como o público vai se sentir com essa representação do Drácula, da qual estou muito orgulhoso”, garante o diretor.

O que esperar dos efeitos especiais

O trailer também dá boas pistas da qualidade dos efeitos especiais, que muitas vezes dispensam o uso de CGI. “Tanto o produtor Brad Fischer quanto eu adoramos esses efeitos mecânicos. Depois de fazer um filme com Guillermo [del Toro], nosso amor pela prática aumentou. Sempre tentamos manter isso vivo no set, ancorados em efeitos mêcanicos. Também há muita maquiagem envolvida. Fazer esse filme com certeza tem sido uma jornada muito intensa e empolgante”.

A premissa da viagem pelo oceano introduziu todo um conjunto de desafios para a utilização de efeitos mecânicos em Last Voyage of the Demeter. “Filmar no oceano ou filmar em um tanque tem seus desafios. Especialmente quando você está coordenando e fazendo acontecer uma cena com maquiagem especial, na chuva, com enormes máquinas de vento, em um barco que está balançando e depois espirrando água por todos os lados. E se vier uma rajada de vento do Mediterrâneo, porque estávamos filmando em Malta, de repente você precisa parar toda a operação porque o navio pode virar. Isso em plena pandemia de covid-19. Foi uma loucura”.

Ficou animado? Porque eu estou. The Last Voyage of the Demeter chega aos cinemas em agosto de 2023. Enquanto ele não chega, você pode e deve ler e reler esse clássico eterno.

drácula

LEIA TAMBÉM: 10 ESTEREÓTIPOS DE VAMPIRO DA CULTURA POP

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Drácula - Dark Edition + Brinde Exclusivo
R$ 99,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Carmilla + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
NovidadesWish

5 Motivos para apoiar A Montanha das Feras no Catarse

Prepare-se para conhecer as bestas ferais que habitam a colina amaldiçoada de...

Por DarkSide
FilmesLivrosMedo Clássico

10 Histórias de fantasmas horripilantes

Não existe nada mais assustador do que uma boa história de fantasmas. A ideia de que...

Por DarkSide
FilmesGraphic Novel

Qual a relação entre Pedacinhos e filmes de torture porn

Uma série de assassinatos grotescos em que corpos femininos são encontrados mutilados...

Por DarkSide
FilmesMedo ClássicoNovidades

Dracula: A Love Tale será dirigido por Luc Besson

A indústria cinematográfica não se cansa de versões de Drácula. Ainda bem, porque...

Por DarkSide
DarkloveLançamento

Lançamento: Lendas Japonesas, por Loputyn

No universo rico e cativante das lendas japonesas, criaturas misteriosas e seres...

Por DarkSide