Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarkloveLançamentoMagicae

Entenda o seu lar como um espaço sagrado

Livro A Casa da Bruxa Natural explora a magia sem sair de casa

11/03/2022

Como você se sente quando está em casa? Protegida, relaxada, conectada consigo mesma? Ou está sempre inquieta, procurando algo para fazer, uma louça para lavar, uma roupa para passar ou uma desculpa para sair dali? Na bruxaria natural estar em contato com o meio ambiente é importante, mas também é fundamental estabelecermos uma conexão com o meio onde vivemos: o nosso lar.

LEIA TAMBÉM: CONHEÇA ARIN MURPHY-HISCOCK, AUTORA DE BRUXA NATURAL

Em A Casa da Bruxa Natural, Ann Murphy-Hiscock (autora de Bruxa Natural) traz a magia para dentro de casa para honrarmos o nosso lar como o refúgio que ele realmente deve ser. Uma das primeiras lições pela autora e sacerdotisa é a de compreender a nossa casa como um espaço sagrado, afinal, ao cuidar do seu lar e ao mantê-lo saudável, você melhora a santidade do espaço.

Em primeiro lugar é preciso compreender o conceito do que é ser sagrado. A raiz da palavra, “sacar”, vem do latim e significa santo. Ou seja, aquilo que é sagrado está conectado a uma deidade e, por isso, é merecedor de veneração. O sagrado não pertence mais a esse mundo, e por isso deve ser reverenciado e homenageado.

Trazendo esta definição para o lar, um espaço sagrado é aquele onde você pode tocar o Divino, comunicar-se com ele ou ser influenciado de um jeito mais explícito do que em outros locais. Parte do mistério do espaço sagrado é ele ser familiar e, ainda assim, sentirmos que há algo “além”.

Como honrar a sacralidade do lar

No plano físico você protege a sua casa com fechaduras, cercas e alarmes. Mas honrar a sacralidade do seu lar também é protegê-lo em outros planos. Uma das formas de fazer isso é escolhendo muito bem quem você convida para visitá-lo, para que os convidados não tragam bagagens energéticas indesejadas.

Os japoneses, por exemplo, demonstram o seu respeito pela sacralidade do lar deixando os calçados do lado de fora antes de entrar. Além de não trazer sujeiras indesejadas e evitar danificar o piso, o ato de retirar os sapatos simboliza deixar as preocupações e problemas do lado de fora

Um hábito ocidental que também representa este respeito está no ato de tirar o chapéu antes de entrar em uma residência. A simbologia por trás de tirar o chapéu indica reverência por uma pessoa, um lugar ou para ilustrar o reconhecimento de uma posição mais humilde.

Além do lar como um todo ser sagrado, um refúgio do mundo exterior, há espaços dentro dele que possuem sua sacralidade peculiar. E nem estamos falando apenas do seu altar mágico, mas de qualquer cantinho que seja especial, ou até mesmo um objeto sagrado, que tenha um significado mais profundo e carregue uma aura – que pode se originar no próprio item ou quando você o designa como algo sagrado – como porta-retratos ou uma lembrança de alguma viagem especial, por exemplo.

LEIA TAMBÉM: A MAGIA NA COZINHA DA BRUXA NATURAL

A lareira e o fogo sagrado para o lar

A bruxaria do lar muitas vezes é chamada apenas de bruxaria de lareira porque este espaço é onde as pessoas habitualmente se recarregam e buscam conforto. Por questões climáticas, aqui no Brasil não é muito comum as pessoas terem lareiras em casa, mas isso não impede que você pratique a bruxaria de lareira no seu lar.

Você não precisa sair correndo atrás de tijolos e cimento para construir uma lareira e nem mesmo improvisar com a churrasqueira. Busque o que a lareira representa para as pessoas e, acima de tudo, preocupe-se mas com o fogo, com a chama sagrada que irá iluminar seus pensamentos, sentimentos e rituais.

Créditos: Erica Feldman

O fogo é um elemento sagrado em muitas culturas. Ele é um símbolo de vitalidade, de ação. Quando queima, simboliza a faísca de vida que nos anima. De todos os quatro elementos é o mais vivo, parece ter uma mente própria. A humanidade precisa respeitar tanto suas propriedades úteis quanto as destrutivas: ao mesmo tempo que nos permite cozinhar e nos aquecer, pode queimar casas e florestas inteiras.

Além de seus diferentes significados nas religiões, simbolizando o divino, o fogo é um símbolo de energia espiritual, assim como o sol. Ele é capaz de iluminar a escuridão pessoal, emocional e espiritual. Não é à toa que muitas crenças e religiões tenham simbologias associadas a velas nas demonstrações de fé.

Você pode evocar a sacralidade do fogo para o seu lar através de velas ou até mesmo da cozinha. Há magia em tudo o que você prepara no fogão. Não é por acaso que a cozinha muitas vezes é considerada o coração do lar. Este é um ótimo ponto de partida para praticar magia de lareira, honrando a sua casa como um espaço onde o sagrado se manifesta.

Em A Casa da Bruxa Natural, Arin Murphy-Hiscock dá dicas sobre a magia de cozinha e ensina a montar uma fogueira em segurança e como utilizá-la para honrar a sacralidade do lar. Lembre-se de que a casa é o nosso refúgio e que podemos contribuir com a energia que ela emana para nós. Faça da sua casa o seu santuário, o seu altar e a sua fonte de conexão consigo mesma e com o universo.

LEIA TAMBÉM: 5 PLANTAS MÁGICAS ESSENCIAIS PARA A BRUXA NATURAL 

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

4 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Bruxa Natural + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
A Casa da Bruxa Natural + Brindes Exclusivos
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesNovidades

Brad Dourif anuncia aposentadoria (com uma exceção)

O homem, o mito por trás de alguns dos personagens mais famosos do terror está...

Por DarkSide
LançamentoWish

Lançamento: A Lagoa Azul, por Henry De Vere Stacpoole

Intimista, A Lagoa Azul acompanha a história de Emmeline e Dick, dois jovens que,...

Por DarkSide
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide