Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


Coven MagicaeMagicae

Escrevendo a Magia

Uma conversa sobre livros mágicos

11/10/2021

Se você está lendo esse texto agora, com certeza já deve estar familiarizado com os termos DIÁRIO MÁGICO, LIVRO DAS SOMBRAS e GRIMÓRIO. Mas, bem provável também, que em algum momento da sua jornada tenha surgido a dúvida se existe alguma diferença entre eles. E a resposta é sim! Na jornada da bruxa, cada livro é simbólico, e possui um significado específico que se relaciona com cada passo dado na busca pelo conhecimento ancestral, desenvolvimento pessoal e com o despertar de sua própria magia. A partir disso, a classificação mais comum entre os livros são:

DIÁRIOS MÁGICOS: Geralmente utilizados para registros pessoais no sentido de anotação de experiências mágicas, registros de sonhos, e todo tipo de informação que diz respeito a situações importantes na vida de uma bruxa, em que ela possa registrar para acompanhar o próprio desenvolvimento no caminho que escolheu seguir.

LIVROS DAS SOMBRAS: Geralmente utilizados para anotações teóricas no sentido de estudo e de pesquisas sobre a bruxaria, sobre os deuses, sobre os dogmas da religião, registros sobre mitologia e história, tabelas de correspondências mágicas, pequeno dicionário/glossário de bruxaria, alfabetos, fases da lua, sabats e celebrações específicas entre outras questões de estudo.

GRIMÓRIOS: Geralmente utilizados para anotações práticas no sentido de execução de rituais, orações, feitiços, poções, encantamentos, sortilégios e consagrações, sempre focando o sentido da ação e execução e nos exercícios a serem realizados dentro da arte.

LEIA TAMBÉM: O ARMÁRIO DAS VASSOURAS E A JORNADA DA BRUXA

Cottonbro – Via Pexels

Essa diferença acompanha o desenvolvimento da bruxa dentro de seu caminho mágico, começando pelo diário mágico, representando seu período de autoconhecimento, logo após passando para o livro das sombras, representando a teoria da magia, e finalmente chegando ao grimório, o qual representa a prática dentro da arte.

Outro fator muito importante quando falamos sobre livros mágicos é que, ao longo de quase uma década praticando bruxaria e confeccionando livros mágicos artesanalmente, pude ter a certeza de que não somente a bruxa escolhe seu livro mágico mas o seu livro também a elege.

LEIA TAMBÉM: URBAN MAGICK – COMO A BRUXARIA PODE SER PRATICADA EM TEMPOS MODERNOS?

Ainda que possa parecer superstição ou misticismo, você mesmo pode observar na comunidade mística como a energia do livro que as bruxas usam para registrar seus ofícios é exatamente a mesma que a de suas donas. E vale lembrar que um livro para ser mágico não precisa necessariamente ser aqueles modelos que parecem ter saído de um filme. 

Você pode escolher registrar seus estudos em um caderno simples, fácil de encontrar em papelarias, pode optar por fazer suas anotações no bloco de notas de um dispositivo eletrônico como tablet, celular ou computador, caso tenha condições financeiras, pode de encomendar um livro exclusivo e, se possuir habilidades artísticas, pode dar vida ao seu livro confeccionando artesanalmente com suas próprias mãos.

Depois de aprender o que é um livro mágico e identificar o propósito de cada um deles, a dúvida mais comum é a respeito do conteúdo, o que de fato podemos escrever em um livro mágico?

Cottonbro – Via Pexels

Bruxas que foram iniciadas em tradições de bruxaria ou que sejam hereditárias (nascidas em famílias de linhagem pagã), herdam de suas ancestrais todo o conteúdo armazenado e registrado ao longo de gerações. E justamente por isso é comum que a bruxa solitária, por ser independente em seu caminho mágico, tenha que começar seus próprios livros.

Se esse for o seu caso, não se preocupe, pois nós criamos uma estrutura básica para você iniciar seu roteiro de estudos de forma a se organizar e aproveitar o máximo de cada tema.

Os principais assuntos são: A HISTÓRIA DA BRUXARIA, ALTARES E INSTRUMENTOS MÁGICOS, A RODA DO ANO, OS 4 ELEMENTOS, AS FASES DA LUA, O USO DE ERVAS, CRISTAIS, VELAS E PLANTAS, SÍMBOLOS MÁGICOS, PLANETAS, DIAS DA SEMANA, TABELA DE CORES, LIMPEZA MÁGICA, PROTEÇÃO E BANIMENTO e, por fim, MITOLOGIA, PANTEÕES e OFERENDAS.

O tempo de estudar cada tema varia de acordo com o seu próprio ritmo, porque mais importante que aprender tudo de uma vez, é você conseguir extrair o máximo de informações e assimilar todo o conteúdo!

Então lembre-se que não se trata de decorar estes assuntos, mas de desenvolver uma conexão por meio da experiência, então pesquise em diversas fontes, analise o que faz sentido ou não pra você e construa sua própria jornada.

LEIA TAMBÉM: SEM TEMPO PARA PRATICAR BRUXARIA?

Nossa dica é que você opte por escritores de referência e conteúdos confiáveis, e por isso podemos afirmar que os livros da editora DarkSide® Books sempre são o melhor lugar pra você aprofundar seus estudos.

Para basear suas pesquisas, nossas indicações são: GRIMÓRIO DAS BRUXAS e o GRIMÓRIO OCULTO.

Para desenvolver suas habilidades mágicas e exercitar sua criatividade, nossas indicações são: BRUXAS LITERÁRIAS e O ANO DAS BRUXAS.

Para construir suas práticas de forma segura e responsável, nossas indicações são: O LIVRO MÁGICO PARA JOVENS BRUXAS e BRUXA NATURAL.

Sobre Jeff e Lucas

Avatar photoJefferson e Lucas são Banda Bruxedo. Casal gay, interracial, periférico e pagão. Dois artistas independentes, responsáveis por produzir o primeiro álbum musical de bruxaria com letra em português sobre os 08 sabbats da roda do ano. Criadores de conteúdo sobre espiritualidade e recortes sociais, trazendo inclusão e representatividade, desconstruindo estereótipos e rompendo os padrões conservadores da religião.

5 Comentários

  • Victória Baixo Batista

    12 de novembro de 2021 às 20:15

    Conteúdo perfeito como sempre!!! E vindo do Bruxedo ainda

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Bruxa Natural + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Grimório Oculto + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
GamesNovidadesSéries

Série Fallout chama atenção pelo gore

Não é de hoje que o cinema e a televisão criam narrativas sobre o apocalipse. Desde...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Por que todo mundo está falando de Late Night with the Devil?

Conseguir um filme que seja sucesso de público e de crítica ao mesmo tempo nem sempre...

Por DarkSide
FilmesFirestar Videolocadora

Critters: A fome que caiu do espaço

Não é segredo que ao longo dos anos o horror se provou um celeiro de artistas e uma...

Por Cesar Bravo
ArtigoCaveirinha

Enfrentar o medo é a possibilidade de nossas crianças negras existirem

Quando falamos sobre autoestima, a história de muitas pessoas se cruzam. Seja pelo...

Por Camilla Apresentação
DarksideLançamento

Lançamento: Nas Montanhas da Loucura Vol. 2, por H.P. Lovecraft e François Baranger

O universo de H.P. Lovecraft se tornou gigante e enraizado em toda a literatura de...

Por DarkSide