Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


DarkloveMagicae

Roda do Ano: Conheça as celebrações do calendário pagão

Sabbats celebrados no paganismo acompanham as estações do ano

02/03/2022

Páscoa, Halloween, Natal… você já está bem familiarizado com estas celebrações cristãs – e outras nem tão cristãs assim. Muitas delas foram inspiradas em celebrações muito mais antigas, cultivadas pelos celtas ou povos pagãos. Quando colocadas juntas, formam a Roda do Ano.

LEIA TAMBÉM: SOBRE MAGIA E ABRIR JANELAS

Embora a sequência de todos estes eventos não tenha sido organizada pelos celtas, a concepção de uma roda para enumerar de maneira cíclica as principais celebrações pagãs provavelmente teve participação de Gerald Gardner, pai da Wicca moderna, lá pelas décadas de 1950 e 1960.

Diferente do nosso calendário gregoriano (mas nem tanto), a roda é dividida em oito eventos principais, os sabbats, que refletem os movimentos da Terra e da Lua, resultando nas estações do ano e fenômenos astrológicos que ocorrem de maneira cíclica.

Sabbats são rituais, coletivos em algumas linhagens, em que é celebrada a passagem do ano de acordo com o que aquele momento representava em tempos antigos, quando as pessoas tinham uma dependência maior de fenômenos climáticos para obter suas colheitas e seu sustento. 

Até hoje eles são celebrados coletivamente ou até mesmo de maneira individual por bruxas naturais que orquestram seus rituais em casa. Mesmo que não tenhamos uma dependência tão forte da agricultura em nossas vidas, celebrar os sabbats da Roda do Ano ajuda a nos manter conectadas com a natureza, com o tempo e com o universo.

Semelhanças ao cristianismo e diferenças entre hemisférios

Você provavelmente já ouviu (ou percebeu sozinha) que muitas celebrações cristãs incorporaram datas e até mesmo simbologias de comemorações pagãs. O Natal tem grandes inspirações do Yule, assim como a Páscoa se assemelha a Ostara (a data em alemão se chama Oster) e as celebrações dos dias de Finados e de Todos os Santos ocorrem coladinhas com o Samhain, também conhecido como Halloween.

Porém, as bruxas que moram no hemisfério sul devem estar atentas ao fato de que aqui as estações do ano ocorrem de maneira oposta ao hemisfério norte. Por exemplo, o Yule está associado ao solstício de inverno, portanto, não podemos celebrá-lo em dezembro com o Natal, pois aqui estamos passando pelo solstício de verão nesta época, que é associado ao sabbat Litha. 

Alguns registros druidas mais antigos defendem que apenas os sabbats relacionados a solstícios e equinócios devam ser adaptados ao hemisfério, mantendo os outros em suas datas originais. Porém, isso quebraria a lógica da própria Roda, já que todas as celebrações apresentam características comuns à época do ano e algumas funcionam como consequência do sabbat anterior.

LEIA TAMBÉM: 5 COISAS QUE VOCÊ VAI APRENDER COM GRIMÓRIO OCULTO

Os 8 sabbats da Roda do Ano

Embora muitos dos sabbats fossem celebrados por diferentes grupos, como bruxos antigos, wiccanos, neopagãos, druidas e pelos celtas em geral, nem todas as comemorações da Roda recebiam a mesma atenção. Alguns grupos celebram apenas quatro destas datas, enquanto outros mais ecléticos abraçam as oito comemorações.

Os sabbats celebrados por todos são conhecidos como grandes ou principais. São eles: Imbolc, Beltane, Lammas e Samhain. Já os menores são Ostara, Litha, Mabon e Yule, ou seja, os equinócios e solstícios.

Veja a seguir quais são os oito sabbats e o que cada um deles significa. As datas são referentes ao hemisfério sul:

1. Samhain (30 de abril)

Na antiguidade, este era o festival que marcava um novo ano, ou seja, o início da Roda do Ano. Também conhecido como festival dos ancestrais, ele foi cristianizado como Halloween. A celebração envolve um tempo de meditação e de conexão com os nossos antepassados, por isso no hemisfério norte a data é tão próxima ao Dia de Finados (2 de novembro). 

Segundo a cultura pagã, é durante o Samhain que o véu que separa o mundo dos vivos e dos mortos se torna mais fino. Na tradição celta, a data também marca a morte do deus que se sacrifica para se tornar a semente do renascer, ou seja, do novo ano. A palavra Samhain significa “sem luz”.

2. Yule (21 e 22 de junho)

O festival que marca o solstício de inverno não é celebrado com o Natal aqui no Brasil. Na verdade ele está mais próximo das nossas festas juninas pela época do ano. É o tempo em que a Criança do Sol renasce, que os dias voltam a se tornar mais longos e que a parte mais tenebrosa do inverno fica para trás. Acredita-se que o Yule seja a festa sazonal mais antiga da Europa pré-cristã.

Yule significa “roda” em norueguês e a data também é conhecida como festival das luzes, por causa do costume de acender várias fogueiras, tochas e velas nesta noite. Qualquer semelhança com as nossas fogueiras de São João não devem ser mera coincidência.

3. Imbolc (1º de agosto)

Também conhecido como Oilmec, Candlemas ou simplesmente Noite do Fogo, o Imbolc marca a metade do tempo entre o solstício de inverno e o equinócio de primavera, já abrindo o caminho para a nova estação. Em irlandês antigo, Imbolc significa “na barriga”, em referência à gravidez das ovelhas. 

Este sabbat está associado aos novos começos, ao crescimento individual e ao afastamento do que é antigo, simbolizado por uma varredura, ou a tal da vassoura da bruxa. Na Europa, o Imbolc era celebrado com uma procissão à luz de archotes para purificar e fertilizar os campos antes da estação do plantio das sementes. 

4. Ostara (22 a 24 de setembro)

O equinócio da primavera marca dia e noite de igual duração, para que então o sol se torne predominante nos dias seguintes. O nome Ostara é relacionado à deusa da fertilidade, amor e nascimento, celebrada na mitologia nórdica e germânica. Para os wiccanos, é a época de começar a plantar e também do amor, pois a natureza está despertando para uma nova vida.

Os símbolos mais conhecidos de Ostara são as flores, o leite, a lebre e os ovos coloridos, que são símbolo de fertilidade e reprodução. Você talvez reconheça estes símbolos de outra comemoração cristã famosa: a Páscoa. Na Ostara, as flores simbolizam o ressurgimento da vida e a beleza da natureza, por isso nesta época é recomendado colher flores e enfeitar espaços sagrados e altares com elas.

5. Beltane (31 de outubro)

Enquanto o hemisfério norte comemora o Halloween, no hemisfério sul já estamos na metade da Roda do Ano celebrando Beltane. Este festival de origem celta celebra o amor e a primeira floração da primavera. Ele simboliza a união entre as energias masculina e feminina, a fertilidade da terra e os fogos do deus celta Belenos.

O festival de Beltane era marcado por fogueiras acesas nos topos de montes e lugares sagrados. As pessoas queimavam oferendas para que o poder do fogo fosse passado ao rebanho. A celebração marca o início do verão e o término do inverno, com direito a danças e banquetes.

6. Litha (21 e 22 dezembro)

Enquanto o mundo se prepara para o Natal, no hemisfério sul é hora de comemorar Litha, o solstício de verão e quando o poder do Sol chega ao seu ápice (o verão brasileiro que o diga!). Flores, folhagens e a relva se encontram abundantemente verdes e floridos, marcando a maturidade do deus após o enlace durante Beltane.

Aproveitando o máximo da energia da luz, Litha é uma boa época para materializar projetos e metas, que possam se expandir e dar frutos. Muitos círculos de pedras e monumentos megalíticos ao redor do mundo, como é o caso de Stonehenge, estão alinhados com o nascer do sol no solstício de verão. Esta época também é propícia para a colheita de ervas mágicas, que estarão especialmente energizadas.

7. Lammas (1º ou 2 de fevereiro)

Também chamado de Lughnasadh, o Lammas é o Festival da Primeira Colheita. Considerado um dos grandes sabbats, seu nome significa “massa de pão”, que representa o alimento feito com os grãos, simbolizando a colheita e a partilha do pão com os outros.

Além de partilhar a colheita, o Lammas marca a época de agradecer aos deuses pela fertilidade da terra e fazer oferendas a eles. Uma tradição envolve confeccionar bonecos de palha (de milho ou trigo) simbolizando os deuses, que serão carregados como amuletos.

8. Mabon (21 de março)

Sagrado no paganismo, o Mabon marca o equinócio de outono, que também é conhecido como Festival da Segunda Colheita. É uma época de equilíbrio e de agradecimento pela colheita, uma espécie de dia de ação de graças.

Também é a fase anciã do Rei Sol, que se prepara para morrer no Sammhain. Os rituais de Mabon são marcados pelas reuniões de amigos e pela celebração da velhice, com a aproximação do inverno.

LEIA TAMBÉM: DESCUBRA 7 MANEIRAS DE USAR O PODER DAS ERVAS NA BRUXARIA NATURAL

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

18 Comentários

  • Lara sofia

    24 de agosto de 2022 às 22:53

    Parabéns me ajudaram muito a entender essa parte,estou entrando para essa religião agr e fico muito agradecida por ter sites como estes

  • Rosane Kurzhals

    15 de setembro de 2022 às 00:03

    Que delícia de conteúdo! Posso compartilhar – com CRÉDITOS, claro – no meu blog de Tarot? http://www.rosanetarot.com.br. Ficarei muito feliz com seu aceite.

    • Avatar photo

      DarkSide

      15 de setembro de 2022 às 09:23

      Pode sim, Rosane 🙂

  • Karin Barboza

    27 de janeiro de 2023 às 14:19

    Adoei a matéria, estou entrando para essa religião, sempre estou estudando mais e mais sobre a religião, e também anoto tudo no meu caderninho, sempre voltarei nessa página. Blessed be a todos.

  • Juliana

    29 de janeiro de 2023 às 01:43

    É a primeira vez que visito o site e, existem informações incorretas.
    SAMHAIN é 1° de Maio. Não 30 de abril.

    • Avatar photo

      DarkSide

      30 de janeiro de 2023 às 09:54

      Oi Juliana, tudo bem? As festividades do Samhain na Roda Sul podem ter início na noite de sua véspera, que é em 30 de abril, da mesma forma que no Calendário Gregoriano as celebrações de ano novo se iniciam no dia 31 de dezembro, embora o ano só realmente se inicie em 1º de janeiro. Ou seja, o ano novo bruxo tem início em 1º de maio na Roda Sul, mas as festividades e rituais podem ser iniciados em 30 de abril. Da mesma maneira, na Roda Norte ele se inicia em 1º de novembro, embora a maioria das celebrações ocorra na noite de 31/10, dando origem ao tão famoso Halloween. Dark hugs!

  • Juliana

    29 de janeiro de 2023 às 01:53

    Essa tabela é apenas do hemisfério sul.
    Seria legal colocar do hemisfério norte também.

    • Avatar photo

      DarkSide

      30 de janeiro de 2023 às 09:58

      Oi Juliana. Nessa publicação a Caveira se concentrou na Roda Sul porque é a que representa o nosso hemisfério e está conectada às nossas estações do ano. Para encontrar o equivalente na Roda Norte, basicamente é só mover as datas dos sabbats em seis meses (pode haver alguma pequena variação de um dia, mas a lógica de conexão aos ciclos da Terra permanece a mesma). Para entender melhor com qual roda se conectar e seguir suas festividades, a Caveira recomenda os livros Bruxa Intuitiva e Ano Mágico, que são guias indispensáveis nessa jornada mágica de conexão com o universo.

  • Lunna

    20 de março de 2023 às 09:32

    A religião antiga é de uma beleza e de um saber infinito. Parabéns pela matéria.

  • Gisele Gonçalves Teixeira

    23 de março de 2023 às 21:35

    queria saber se alguém pode me ajudar com coisas que acontecem comigo, estou me acabando, sei que tem a ver com os ritos, pois mal entra dia 23/09 Eu começo a sofrer e demorou pra eu descobrir que existia a roda e os ritos, Vim de família católica e lá nada se falava a respeito, até mesmo as comemorações pagãs se fizerem alguma menção sobre a igreja ter feito de propósito as comemorações no mesmo dia capaz de ficar sem parentes, então, lá ninguém nem ouve nada sobre paganismo por pura intolerância, acontece, que eu começo a sofrer uma depressão debilitante com data marcada para 23/09 É só termina no dia 20/03, eu já começo a me sentir o duas caras, seis meses quero morrer e os outros seis meses tenho tanta euforia que mataria alguém sorrindo, nao estou sabendo como lidar com essa oscilação, nao fiz nenhum estudo a respeito, a unica coisa que eu fiz foi frequentar o Kardec, mas me afastei de tudo que era espiritual, ja achei ate que eu pudesse ser esquisofrenica, mas ai todas as coisas que eu escuto na minha linda orelha, mesmo sem querer é alguem me contando coisas que vao acontecer, mesmo quando eu me nego a ouvir e ainda digo, nao, isso tudo é criação da minha mente, kkk, vou ignorar, aí quando penso que não, lá vem a pancada, é tanta mediunidade que falto ficar realmente louca, e eu não aguento mais tudo isso sem conhecimento, alguém aí pode me dar uma mão?

    • Avatar photo

      DarkSide

      24 de março de 2023 às 14:56

      Oi Gisele, o primeiro passo para investigar essas oscilações seria conversar com um psicólogo (a). Esse profissional poderá avaliar melhor se isso não ocorre por alguma condição psicológica. A Caveira torce para que logo você encontre as respostas que busca. Dark hugs <3

  • Jake

    27 de outubro de 2023 às 09:44

    Obrigado por me ajudar na roda do ano,não tinha entendido muito bem,agora eu entendi,vou colocar no meu grimório

  • A magno

    31 de outubro de 2023 às 18:34

    buscando mentes livres para dividir conhecimento e sabedorias dos cultos pagãos.

  • Marcelo

    20 de novembro de 2023 às 13:43

    gostei muito do conteúdo de sabbath

  • Orion

    4 de dezembro de 2023 às 21:51

    eu já sabia o que me chama atenção é que a Darkside tem muito livro de magia natural e adoro ver isso nos dias de hoje como um mago Verde

  • C. Heinen

    22 de fevereiro de 2024 às 08:13

    O mesmo por aqui, difícil encontrar grupos de estudo sérios…

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

Bruxa Natural + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
O Ano das Bruxas + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
Grimório Oculto + Brinde Exclusivo
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesListas

8 Filmes que não parecem terror, mas são puro terror

“Esse filme não é de terror.” Quantas vezes você já escutou essa frase após...

Por Gabriela Müller Larocca
CuriosidadesMacabra

Os 10 cultos mais assustadores da história

Convenhamos, cultos podem ser bem assustadores. Principalmente quando falamos de...

Por DarkSide
CuriosidadesSociedade Secreta

7 Curiosidades sobre William Shakespeare

Um dos dramaturgos mais influentes da língua inglesa agora é DarkSide®. William...

Por DarkSide
LançamentoSociedade Secreta

Lançamento: Otelo, por William Shakespeare, ilustrado por Julien Delval

Uma história inesquecível sobre o veneno corrosivo do ciúme. Um drama sobre um amor...

Por DarkSide
MacabraPerfil

Susan Hill: Conheça a autora de Eu Sou o Rei do Castelo

Conhecida principalmente por suas histórias de fantasmas, Susan Hill é uma escritora...

Por DarkSide