Dark

BLOG

O UNIVERSO DARK DE FÃ PARA FÃ


FilmesMedo ClássicoNovidades

Guillermo del Toro e Nas Montanhas da Loucura: Um amor platônico

Conheça as idas e vindas desse sonho lovecraftiano do cineasta

18/11/2022

Recentemente Guillermo del Toro mandou um “oi, sumida” para sua paixão platônica de longa data, a novela “Nas Montanhas da Loucura”, de H.P. Lovecraft. E fez isso na frente de todo mundo, ao divulgar um “despretensioso” teste de efeitos visuais para uma possível adaptação,  feito há uma década, mas nunca exibido ao público.

O que isso poderia significar? Estaria o cineasta realmente trabalhando em uma adaptação da história? Ou será que ele está só jogando um verde para a indústria, para sentir a temperatura da repercussão e quem sabe vender o projeto de vez? No que depender da empolgação da Caveira, queremos esse filme para ontem. E del Toro também.

Um romance de longa data

Essa não é a primeira, nem a segunda e nem a terceira vez que o cineasta ventila a possibilidade de uma adaptação da novela lovecraftiana. Conhecido por explorar lados inusitados de monstros e criaturas fantásticas — criadas por ele ou personagens clássicos — del Toro também é conhecido por trabalhar em muitos projetos ao mesmo tempo e deixar a maioria pelo caminho. Por enquanto, “Nas Montanhas da Loucura” permanece com o rótulo de “infilmável”.

Lá em 2006, Guillermo del Toro e Matthew Robbins tinham um roteiro pronto para “Nas Montanhas da Loucura”, mas não conseguiram que a Warner Bros. financiasse o projeto. Segundo o cineasta mexicano, o estúdio estava preocupado com os custos e com o tom da história, que não tem um final feliz e nem qualquer tipo de plot romântico — e que seria um insulto ao clássico acrescentar qualquer um desses elementos. Tudo indicava um extravagante fracasso de bilheteria.

Casa de Guillermo del Toro

A ideia de del Toro ganhou novo fôlego em 2010, quando James Cameron pipocou como produtor e Tom Cruise seria o protagonista. O diretor chegou a confirmar que as filmagens teriam início em junho de 2011, mas outro estúdio cortou a frente: a Universal, lar dos monstros clássicos.

LEIA TAMBÉM: MONSTROS CLÁSSICOS DA UNIVERSAL: DOS LIVROS PARA O CINEMA

Porém, apesar de um histórico de ousadia no terror e na fantasia, a Universal decidiu barrar o projeto porque del Toro insistia que a classificação indicativa do filme fosse de 17 anos, em vez de 13 anos. 

Depois disso, o projeto foi parar na Legendary Pictures, mas com uma abordagem diferente. O cineasta concordou que a classificação fosse de 13 anos, desde que fosse o mais assustadora possível e que o orçamento não mudasse muito. Infelizmente essa mudança de tom não foi suficiente e o projeto foi cancelado.

Com a indústria cinematográfica mais tolerante ao conteúdo dos filmes com classificação de 17 anos e até mesmo ampliando o leque de gêneros para esse público, o terreno parece ideal para que del Toro finalmente tire seu projeto do papel. Será que agora vai?

Nas Montanhas da Netflix?

Em uma entrevista concedida ao podcast The Kingcast em 2021, o cineasta revelou que “Nas Montanhas da Loucura” foi um dos primeiros projetos que ele apresentou à Netflix após assinar um contrato com o serviço de streaming em 2020. 

Porém, del Toro apenas levaria o projeto adiante se pudesse reescrever o seu roteiro original: “O roteiro que eu escrevi quinze anos atrás não é o roteiro que eu faria agora, então eu preciso reescrevê-lo. Não apenas para reduzi-lo de alguma forma, mas porque naquela época eu estava formatando-o com elementos que o tornariam viável diante do maquinário da indústria. Mais blockbuster. E eu acho que não preciso mais conciliar isso”.

O diretor ainda acrescentou que poderia chegar a uma versão “mais esotérica, mais estranha e menor” e que poderia retomar algumas cenas que foram deixadas de fora. Mas a mudança não seria completa, del Toro garantiu que tudo o que for estranho e inquietante deve permanecer. Que bom!

gabinete de curiosidades lovecraft

Enquanto o filme não sai, o diretor já fez algumas experiências com Lovecraft que têm sido bem recebidas pelo público. Na série O Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro, que reúne curtas de terror de diferentes autores e cineastas, dois contos de H.P. Lovecraft viraram episódios: “O Modelo de Pickman” e “Sonhos na Casa da Bruxa”. Será que podemos esperar mais por aí?

LEIA TAMBÉM: O GABINETE DE CURIOSIDADES DE GUILLERMO DEL TORO DÁ VIDA A CONTOS DE H.P. LOVECRAFT

Sobre o que trata Nas Montanhas da Loucura

A novela de H.P. Lovecraft detalha os acontecimentos de uma expedição à Antártida com desfechos desastrosos em 1930 e o que o grupo, liderado pelo narrador dr. William Dyer, da Universidade Miskatonic, encontra por lá. Ao longo da história, Dyer detalha uma série de eventos até então desconhecidos, na esperança de evitar que outro grupo de exploradores retorne ao continente.

Tais acontecimentos envolvem a descoberta de uma antiga civilização, mais antiga que a própria espécie humana, e a descoberta de um passado da Terra contado através de várias esculturas e murais. A obra integra os Mitos de Cthulhu, o panteão de criaturas fantásticas criadas por Lovecraft.

Quem quiser conhecer a história e entender por que Guillermo del Toro é tão fascinado por ela, precisa ler H.P. Lovecraft: Medo Clássico vol. 1. O livro publicado pela DarkSide® Books reúne diversas narrativas do escritor, inclusive a novela “Nas Montanhas da Loucura”.

A Caveira fica na torcida para que o tal teste de efeitos visuais seja um indício de que mais coisas trevosas vêm por aí. Que Cthulhu abençoe esse projeto e que logo a gente possa conhecer a visão de Guillermo del Toro desse clássico lovecraftiano.

LEIA TAMBÉM: POLÍTICA, CIÊNCIA E CULTURA POP: O LEGADO DE CTHULHU

Sobre DarkSide

Avatar photoEles bem que tentaram nos vender um mundo perfeito. Não é nossa culpa se enxergamos as marcas de sangue embaixo do tapete. Na verdade, essa é a nossa maldição. Somos íntimos das sombras. Sentimos o frio que habita os corações humanos. Conhecemos o medo de perto, por vezes, até rimos dele. Dentro de nós, é sempre meia-noite. É inútil resistir. Faça um pacto com quem reconhece a beleza d’ O terror. O terror. Você é um dos nossos.

Website

0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Obrigado por comentar! Seu comentário aguarda moderação.

Indicados para você!

H.P. Lovecraft - Miskatonic Edition
R$ 79,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
O Chamado de Cthulhu + Brinde Exclusivo
R$ 89,90
5% de Descontono boleto
COMPRAR
  • Ela Não Pode Confiar

    Wicked
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
FilmesFirestar Videolocadora

Ghost Town: Os mortos estão mortos? Nem sempre…

A vida de um filme de terror em uma videolocadora não era uma tarefa fácil. Na...

Por Cesar Bravo
FilmesNovidades

Longlegs: terror estrelado por Nicolas Cage ganha teaser e data de estreia no Brasil

Longlegs, filme de terror estrelado pelo homem, a lenda Nicolas Cage, ao lado de Maika...

Por DarkSide
FilmesNovidades

Oldboy: Park Chan-wook vai participar da adaptação do filme para a TV

E vamos de mais adaptação. Desta vez, a obra é o clássico sul-coreano Oldboy, de...

Por DarkSide
DarkloveSéries

4 Séries que têm tudo a ver com Reino das Bruxas

O momento que tantos DarkSiders esperavam finalmente chegou: a trilogia Reino das...

Por DarkSide
NovidadesSéries

Steve Buscemi entra para o elenco da segunda temporada de Wandinha

Como vocês estão, amiguinhos? A Caveira está bastante animada com a notícia de que...

Por DarkSide